• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Não consegui achar quase nada sobre Aztec Tanoan :(
Alguém aqui faz faculdade? Porque assim dá pra ir na parte de letras, e quem sabe, tenha algo sobre essas línguas ameríndias... Eu sei que na USP tem aula de Tupi Guarani, que meu professor de português cursou, então é possivel que tenha algumas dessas línguas ameríndias.
 
A propósito, estou preparando um apanhado sobre Hebraico, já que o Sano sugeriu de eu falar sobre línguas semitas:

Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad.

Avinu ShabaShamayim
yikdash Shmecha
Tavo Malchutecha
Ye'aseh Retzonechah
Kmoh VaShamayim ken baaretz
Es Lechem chukeinu ten lanu hayom
U'Slach lanu es chovateinu kaasher salachnu
Gam anachnu laChayaveinu
V'al Tvi'einu lidey nisayon
Ki im chaltzeinu min harah
Ki Lchah haMamlachah
V'hagvurah
V'hattiferet
L'almei olamin


E também farei uma introdução a maravilhosa língua Aramaico:

avoon d-vashmayo
Nethqadash shmokh
u-Tithe malkoothokh
u-Nehwun tsevyonokh
b-Ar'a aykh d-vashmayo
u-Lekhmen emina
d-Yéwa hév lén
u-Shvuq len khewbeyn
Eykena d-af enkhnen
Nshveqen l-kheyaveyn
U-la teythin l-nesyuna
Ela petsan men bisha
Meghul d-dhilah hi mélkutha
u-Theshbukhta
I-'Alem 'almin.

Emin.


E também Árabe:

El jar ábêl ê dar
Êli iêkber hájaru lá iêdrob
Uêj-ha iê H-mod el labem
Min taht ê-dálfe taht el mazráb
Mêtel êli bebía sâmak fil báher
Hábel al kízb kassír
lá dekhán bidún nar
Iben têtrek Aamel lioum íla al'ghad
Êli iêssroq el'bâida iêssroq el'jámal
:)

E o que exatamente isso significa? Isso me parece, vaguíssimamente, com o Pai Nosso, rincipalmente por causa do "Emin" no Aramaico. :think:
 
E o que exatamente isso significa? Isso me parece, vaguíssimamente, com o Pai Nosso, rincipalmente por causa do "Emin" no Aramaico. :think:

Sim, nas línguas originais, e já no árabe entretanto, versos populares de moralidade. :)
 
Última edição:
Lobo, se me permite a pergunta, quantos idiomas você fala?:eh:

:think:
Bem, isto é complicado definir, tipo, que eu fale fluentemente, por enquanto só alguns, mas estudo seriamente 14, e leio tudo que posso sobre quaisquer idiomas, é uma paixão para mim, a linguística. Mas falar fluentemente mesmo, deixa eu ver, uns 4, 5 com o português. Alguns eu falo um pouquinho, mas ainda não escrevo tão bem, ou vice-versa, uma hora vejo se tiro tempo para aprender espanhol, que até hoje não sei muito sobre, apesar de já ter morado na fronteira brasileira-argentina, anos atrás. :)

Tem uns bem difíceis. holandês, difícel, mas bem legal. Gostaria de achar alguém que soubesse bem o armênio, para me ensinar e praticar diálogos, seria bom poder conversar em chinês com alguém também. Logo, logo, estarei dando palestras de alguns idiomas antigos, (aramaico, hebraico bíblico, grego clássico ou antigo, e latim), quero me especializar bem para oferecer cursos muito bons. Mas alguns idiomas, eu aprendo puramente por prazer, outros podem ter utilidade empresarial, como o alemão e italiano. Francês eu também nunca aprendi, nem russo. Mas talvez um dia, tudo depende... :think: Mandarim estou aprendendo bem, mas é difícel ao extremo, ainda não comecei a estudar os caracteres do kanji a fundo, somente o pinyn, e além do mandarim, tem o cantonês, aí complica tudo... :)) É difícel, mas recompensa... Hard work, but high bonus! :think:
 
Última edição:
Eu comecei a aprender o leto (por causa de minha descendência), mas não fui muito adiante. Tenho até uns livros de gramática e dicionários, mas pronúncia é a parte que eu julgo ser mais complicada!
 
:think:
Bem, isto é complicado definir, tipo, que eu fale fluentemente, por enquanto só alguns, mas estudo seriamente 14, e leio tudo que posso sobre quaisquer idiomas, é uma paixão para mim, a linguística. Mas falar fluentemente mesmo, deixa eu ver, uns 4, 5 com o português. Alguns eu falo um pouquinho, mas ainda não escrevo tão bem, ou vice-versa, uma hora vejo se tiro tempo para aprender espanhol, que até hoje não sei muito sobre, apesar de já ter morado na fronteira brasileira-argentina, anos atrás. :)

Tem uns bem difíceis. holandês, difícel, mas bem legal. Gostaria de achar alguém que soubesse bem o armênio, para me ensinar e praticar diálogos, seria bom poder conversar em chinês com alguém também. Logo, logo, estarei dando palestras de alguns idiomas antigos, (aramaico, hebraico bíblico, grego clássico ou antigo, e latim), quero me especializar bem para oferecer cursos muito bons. Mas alguns idiomas, eu aprendo puramente por prazer, outros podem ter utilidade empresarial, como o alemão e italiano. Francês eu também nunca aprendi, nem russo. Mas talvez um dia, tudo depende... :think: Mandarim estou aprendendo bem, mas é difícel ao extremo, ainda não comecei a estudar os caracteres do kanji a fundo, somente o pinyn, e além do mandarim, tem o cantonês, aí complica tudo... :)) É difícel, mas recompensa... Hard work, but high bonus! :think:

Você é um provável candidato a fazer uma conlang, se você quiser.

E você também é um provável candidato a ser um master em lingüística, e eu serei seu pupilo!!! :joy:

Btw, e aquela MP que você ficou de me mandar, hein, Lobo? :chibata:

:mrgreen:
 
Eu comecei a aprender o leto (por causa de minha descendência), mas não fui muito adiante. Tenho até uns livros de gramática e dicionários, mas pronúncia é a parte que eu julgo ser mais complicada!

Leto? Da Letônia? Puxa, que legal. Olha, não desista não, é difícel muitas vezes, isto é o mesmo para diversas línguas, poucas são fáceis, mas depois que aprende-se, acaba valendo a pena. :D Então você tem descendência letã? Isto é muito legal. poderia postar algo que ainda lembre sobre o idioma, por favor, para desfrutarmos de sua sapiência?


Ah, uma curiosidade legal, sobre o holandês, notem que curioso, ele se parece com uma mistura de alemão e inglês, vejam só:

Goede nacht, ben ik flando in het Nederlands, zie ik allen aangezien deze taal wettelijk en nieuwsgierig is, daarom kijkt het als zich de Duitser en tezelfdertijd de Engelsen alsof allebei zij in een liquidificador, hehe waren geplaatst.
Muito estranho, não? :)

Abraços. :)

Ps: já mandei a MP, Sano.
 
Última edição:
Leto? Da Letônia? Puxa, que legal. Olha, não desista não, é difícel muitas vezes, isto é o mesmo para diversas línguas, poucas são fáceis, mas depois que aprende-se, acaba valendo a pena. :D Então você tem descendência letã? Isto é muito legal. poderia postar algo que ainda lembre sobre o idioma, por favor, para desfrutarmos de sua sapiência?
Eu não me lembro de muita coisa, mas lá vai um versículo da bíblia:

"Jo tik ļoti Dievs pasauli mīlējis, ka viņš devis savu vienpiedzimušo Dēlu, lai neviens, kas viņam tic, nepazustu, bet dabūtu mūžīgo dzīvību."
Jāņa Evanġelijs 3.16
 
Jetzt bin ich gut glücklich, now I'am well happy, que legal!Dit is een geliskkige dag!

Aqui vai outro versículo, em alemão:

Im anfangengott stelite die Himmel und das Land her. (GN 1-1)

Agora o mesmo em latim: In principium creatur Deus de coelum et de Terra.

Em italiano; in principio, creou Dio il cielos e la Terra. E la terra era senza forma e vuota; e avia tenebras sopra la faccia di il abisso; e il Spirito di Dio sè muovia sopra la faccia di las acquas. :)

Muito legal. =)
 
Aiiiii!!!
Lobo, está de parabéns meu caro...:clap:
Sinceramente, sabia que encontraria topicos interessantes no fórum, mas jamais imaginei que aprenderia esse tipo de coisa.

(queria pegar seus conhecimentos por osmose :oops: )
Mas ok, isso não foi relevante ao tópico.​

Encontrei um site bom falando sobre a lingua grega
 
Última edição:
Curioso como me falaram que filologia é inútil num fórum Tolkien-based... :hihihi:

Meus pais já aprenderam, estou sempre soltando os idiomas... Grande parte da paixão vem de minha família, aprendendo Grego Moderno desde criança, e ficando enrolado com algumas declinações desde então. A outra parte veio de Tolkien, Tolkien e suas obras é uma parte importante da minha vida...

Lobo, Koiné, eu sei o básico do básico, só o necessário para aprender os temíveis espíritos e expressões idiomáticas, que o Grego Moderno insiste em pedir emprestado do Koiné...

Kainof, você não perturba...

Aliás, eu e o Lobo, caso assim deseje, estamos com um planinho de divulgar lições para aprender o Grego Moderno, inspiradas no meu livro é "glaro". Será bem interessante... Aqueles que se interessarem, istimo_ainencaitor@hotmail.com, ou MP-me.

Até agora, creio que o Kainof e Oropher estejam com vontade...

Sei algumas obscenidade em Grego, mas geralmente não as uso... O máximo é Αι γαμίσου*! Fala-se /Ê GamÍssu/.

Estudar línguas é legal, ou πάρα πολύ ωραία**! Fala-se /pÁra pôlÝ orÊa/

* Aquela palavra com F***-se!
** Legal, maravilha, significa que a coisa é boa...
 
Última edição:
Χωρίς μια αμφιβολία είναι θαυμάσιος να μελετήσει τις γλώσσες, δοκιμάζω πολύ αυτού.

Realmente, filologia é o máximo! :)

πάρα πολύ ωραία too much beautifully

Acho que este tópico será muito proveitoso.

Agora, quanto aos palavrões, hehe, não são a minha praia, mas as vezes eu falo:

Abscheulichkeit, huahuahua!

:)

Εκείνο το αγαθό ότι εμφανιστήκατε Istimo, έπρεπε να πούμε λίγο των ελληνικών επίσης, αυτό το θέμα δίνει εδώ ορισμένο, βρίσκω που θα είμαι ένα μεγάλο όργανο για τη μελέτη των γλωσσών, εκ μέρους όλων των ενδιαφερόμενων συμβαλλόμενων μερών του fσrum. Boa idéia, hein Istimo?
 
Última edição:
Εκείνο το αγαθό ότι εμφανιστήκατε Istimo, έπρεπε να πούμε λίγο των ελληνικών επίσης, αυτό το θέμα δίνει εδώ ορισμένο, βρίσκω που θα είμαι ένα μεγάλο όργανο για τη μελέτη των γλωσσών, εκ μέρους όλων των ενδιαφερόμενων συμβαλλόμενων μερών του fσrum. Boa idéia, hein Istimo?
Desse grego aí, a única coisa que eu acho que eu consegui entender foi fσrum (eu penso significar fórum, né...):think:
 
Desse grego aí, a única coisa que eu acho que eu consegui entender foi fσrum (eu penso significar fórum, né...):think:

Sim, fórum. :D Este é o grego-moderno. :D O grego antigo se divide em ático e koiné ("comum", "geral", ou "simplificado", literalmente"). :think: "Fórum" é uma palavra que não conseguí transcrever ao grego... :mrgreen:
 
Sim, fórum. :D Este é o grego-moderno. :D O grego antigo se divide em ático e koiné ("comum", "geral", ou "simplificado", literalmente"). :think: "Fórum" é uma palavra que não conseguí transcrever ao grego... :mrgreen:
Ah, então é por isso que eu consegui entender...:roll:
Eu sou um completo idiotai em grego.:oops:
 
Ora, que nada. tudo se aprende... :) Animus ferrilis...

Nhai, postem as traduções quando vocês botarem algo em outras línguas, ok? Senão ficamos tontos :yep:

Btw, eu também estaria interessado em Grego Moderno, Istimo. :yep:
 
Última edição:
Eu não entendi nada do que você disse, Lobo. XD Mas achei lindo o que voce disse. :grinlove: Adoro Grego Moderno, e queria muito aprende-lo. :joy:

Especialmente que preciso urgentemente de saber alguma coisa desta língua. :roll:

Na realidade queria que o Grego Moderno fosse a terceira língua que melhor falo. :obiggraz:

Bem, isto é complicado definir, tipo, que eu fale fluentemente, por enquanto só alguns, mas estudo seriamente 14, e leio tudo que posso sobre quaisquer idiomas, é uma paixão para mim, a linguística. Mas falar fluentemente mesmo, deixa eu ver, uns 4, 5 com o português. Alguns eu falo um pouquinho, mas ainda não escrevo tão bem, ou vice-versa, uma hora vejo se tiro tempo para aprender espanhol, que até hoje não sei muito sobre, apesar de já ter morado na fronteira brasileira-argentina, anos atrás.

Eu falo Espanhol desde que tenho 12 anos *se não estou em erro :think:* e foi bastante fácil aprende-la. Claro, que por lógica, o Espanhol é uma língua muito agressiva. Tem palavras que distas no contexto errado podem chegar a ofender.

Além disso, como conheço pessoas do México, da Argentina e do Chile, o meu espanhol vai se desenvolvendo cada vez mais. :joy:

Mas posso dizer que por experiência própria, os espanhóis escrevem bem piore que nos. Ouço comentários como forma de defesa bastante absurdos, e o pior é que quem o diz tem consciência do esta a fazer e que mesmo com as criticas construtivas que recebe continua de ridicularizar a sua língua materna ao extremo.

Mas isso são assuntos a parte, que nada tem a haver com o Fórum Valinor.

Bem, tirando minha língua materna (que acho bastante suave e se sensuall) acho o Grego uma língua a lindíssima. =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo