• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Oie... eu gostaria de saber a pronuncia de:
Mago Nobre

Existe alguma lista de palavras Portugues-Quenya, Quenya-Portugues?
 
Mago Nobre - Aristar, Araistar

Salvo engano, a tônica recai sobre o primeiro e sobre o segundo "a" respectivamente.

Na primeira, recai sobre o i, por conta do encontro consonantal st. Na segunda recai sobre o ditongo ai.


Tenn' enomentielva!
 
Nunca lembror essas regras... mas um dia eu consigo...

Slicer, sempre um prazer topar contigo...

EDIT: A construção ?Númenólar?, com o sentido de Nólar Númenon, é correta?
 
Última edição:
Está aí. Não sei se estará completamente certo, tenho bastantes dúvidas na formação «Héraseldë», «Sam», entre outras, por isso espere que alguém reveja:

Á tulë nínna málorinya quesseva morna, á tulë heruldanna. Héraseldë sí ar cánase samelda quácor hyarmenello. Haryanya túrë or lé ar nányë herulda, heru celvaron!

á: Imperativo
tulë: Infinitivo de tul-, «vir»
ní: Forma indepentente do pronome «eu»
-nna: Alativo, «na direcção de»
málor: Género neutro de «amigos»
-(i)nya: possessivo 1ª pessoa singular «meu(s)»
quessë: pena
-va: possessivo (quesseva - que possuem pena)
morna: negra (adj)
heru: (como nome) mestre
-lda: possessivo 2ª pessoa plural «vosso»
heru-: (como verbo) dar instruções, «comandar»
Alongamento da vogal raíz e +a: Presente continuativo de um verbo que não termine em -a; logo heru>héra «estar comandando (neste momento)»
-se: «ele», logo heru>héra>hérase «ele está comandando»
-lde: «vocês»
sí: «agora»
ar: «e»
can-: «buscar» (no sentido do inglês demand, mais próximo de «mandar, pedir» do que de «necessitar». Contudo, o único need que eu tenho na minha lista de palavras é um nome «necessidade», por isso, tenho de usar can-).
Alongamento da vogal raíz e +a: Presente continuativo de um verbo que não termine em -a; logo can>cána «estar buscando (neste momento)»
*sam-: «*ajuda»; formado a partir de ?sámo, «ajudador». Provavelmente esta palavra está incorrecta ou assim... :S
-lda: possessivo 2ª pessoa plural «vosso»
quáco: corvo
-r: plural
hyarmen: Sul
-ello: Ablativo, «vindos do»
harya-: possuir
túrë: poder, maestria
or: sobre
lé: «vocês»
ar: e
nányë: «eu sou»
celvar: «animais»
-on: genitivo «dos»


Mago: Istar
Magos: Istari
Rei: Aran
Rei dos magos: Aran Istarion

Nussa vlws aí colega...:D
 
Oie gostaria de saber tradução de: Rei do Elfos
Elfo nobre
Rei dos Guerreiros
Guerreiro NObre

Rei dos Elfos - Aran Eldaro, Aran Quendio
Elfo Nobre - Arelda, ?Arael?, Arquendë, Araquendë
Rei dos Guerreiros - Aran Ohtario:blah:
Guerreiro Nobre - Arohtar, Araohtar
 
Com base em um dicionário Quenya, eu simplismente posso juntar as palavras Élficas para criar um novo nome ?

Gil - Estrela
Aina - Sagrado

Se eu juntar ficará Gilaina, a Estrela Sagrada

Novamente, eu posso apenas juntar ? ou tem que mudar letra acento ou algo do tipo ?
E se tiver, essa "regra" vale para todos ?
 
Às vezes pode juntar, as vezes tem que mudar alguns elemento, depende.

Mas Gil, é uma termo Sindarin e não Quenya.

Em também não sou bom em aglutinação talvez seja uma dessas opções, mas aguarde confirmação.

Q., "Estrela Sagrada" Aistel, Ainel, Elaista, Elaina
 
Na verdade, não, a fonologia do Quenya não permite certos encontros consonantais e outras combinações. Assim como eu não posso ter uma palavra em Português com um encontro -mrl-, eu não poderia ter, por exemplo, em Quenya, atarlya, mas atarelya.

Temos um mundo de regras que afetam a ordem das palavras em compostos. Com estudo fica muito simples, mas só juntar as palavras nos levaria para um Quenya macarrônico (sim, estou falando do nosso Hrívealassë).

E ainda a questão das palavras em si - a palavra Gil sequer é do mesmo idioma que Aina (que aliás tornou-se obsoleta desde os tempos dos Ainur -, combinações de idiomas são encontradas nas obras (Fëanor e Boromir, meio-Sindarin-meio-Quenya), mas não fica legal misturar; quero dizer, que gostaria de se chamar brilhante*?!

Assim, estudando chega-se lá, mas só juntar não é legal. Estrela Sagrada = Airelen ou Airel.

* Cúbrilhante é uma mistura de Quenya-Português; = lua crescente e/ou arco.

EDIT: Erundur, a palavra aina é tratada como obsoleta, sobrevivendo apenas no nome dos Ainur e aista foi usada por Tolkien para Espírito Santo (Fairë Aista); contudo, ele mudou a forma para Airefëa, transformando "sagrado" em airë, exceto para os Ainur.

Não está errado, quando se referir aos Ainur, usar aina (assim como meu nome Ainencaitor).

Ótimo, vamos usar todos airë, certo? Talvez não, mesmo sendo tratada como obsoleta, a palavra aina aparece em um sem-número de frases e compostos após virar obsoleta. O.O
 
Última edição:
Filho, te add no MSN..viu... kd tu que não aparece???


EDIT:
EDIT: Erundur, a palavra aina é tratada como obsoleta, sobrevivendo apenas no nome dos Ainur e aista foi usada por Tolkien para Espírito Santo (Fairë Aista); contudo, ele mudou a forma para Airefëa, transformando "sagrado" em airë, exceto para os Ainur.

Mas um bom motivo para não se recomendar a tatoo, da última vez que traduzi sacrado, me deram o sermão contrário... nem os teóricos se definem....:blah:
 
Última edição:
E o que seria isso ?

Exemplo do Dicinário:

tel - "Encerrar; Terminar; Ser o último" - Em Teleri

Não diz se é Quenya ou Sindarin, pelo menos pra quem é bem leigo em linguas Élficas, não consegue diferenciar, como eu.
 
De forma básica e superficial, Sindarin é o idioma dos elfos que ficaram em Beleriand. O Quenya o idioma dos Elfos que foram para Aman.

O Q. tem três dialetos, o vayarin (falado pelos Vanyar), o telrin (falado pelos Teleri) e o noldorin (falado pelos Noldor) esse último dialete é o que usamos como "Quenya padrão", pois foi esse dialeto que chegou até nós. Pouca coisa é conhecida dos demais dialetos, não sendo possível fazer grandes traduções para eles.

Mas o dicionário se refere ao fato do elemento Tel-, está presente na palavra Teleri, que quer dizer "os último", por terem sido os últimos a atravessarem o mar atendendo ao chamado dos Valar.
 
Certo, então alguns nomes que eu montei, simplismente não são viáveis como:

Fëahim
Melwen
Ar-Huon
Draugnár
Hínifuin

Certo ?
 
Huon - Cão

Fuin - Escuridão; Penumbra

Draug - Não é lobo em Quenya ?

Him - Frio

Toda informação que eu passo, eu somente estou retirando do vago dicionário Élfico do livro "Silmarillion"
 
1º- Telerin era tão diferente de Quenya, considerado por muitos uma língua separada. Na verdade o grau de parentesco entre Sindarin e Telerin é maior que o Telerin com Quenya.

Telerin Antigo, língua dos Teleri durante a Grande Marcha se separou no Telerin de Aman e nas trocentas formas do Sindarin. De fato, alguns estudiosos acham o Telerin mais parecido com o Eldarin Primitivo que com o próprio Quenya ou whatever.

2º- Teleri é o nome Quenya do Terceiro Clã dos Eldar, sendo apenas um nome Quenya. A forma em Telerin era Lindai.

Explico: Os Teleri foram os últimos, os mais lerdos, durante a Grande Marcha. Os Noldor e Vanyar, mais apressados (Fion?!), colocaram o apelido do Terceiro Clã de Teleri ("os últimos"). Obviamente, os Teleri não gostaram do apelido (quem gosta de ser chamado de lerdo?!), não se chamando de Teleri, mas de Lindai (em Telerin, "os cantores").

3º- Nunca, sob nenhuma hipótese, se guie através do pequeno dic. do Silma... Algumas palavras foram canceladas e/ou esquecidas. Temos fontes melhores para nossas palavras. Uma fácil, talvez não a melhor, mas a mais fácil de se usar, é a da Ardalambion (ambas, Sindarin e Quenya são encontradas). Como tudo no mundo, você não vive sem Inglês.

Duvidas sanadas?! (Sano?!)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo