• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Muito obrigada!!! Como smepre vocês me ajudaram muito ^^
Bem tenho mais uma pergunta de vocabulario:
Como se diz Obrigada?

Eu queria saber o básico sabe, aprender coisas comos audações e despedidas, coisas cordiais, que eu uso muito em meu dia a dia, espero qeu você possam me ajudar.
Obrigada!
Sérë
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Lessandri disse:
Muito obrigada!!! Como smepre vocês me ajudaram muito ^^
Bem tenho mais uma pergunta de vocabulario:
Como se diz Obrigada?

Eu queria saber o básico sabe, aprender coisas comos audações e despedidas, coisas cordiais, que eu uso muito em meu dia a dia, espero qeu você possam me ajudar.
Obrigada!
Sérë
Obrigado em Quenya é "Hantalë", Les. Pronuncie "rrÁ-n-ta-lê".

Como você, eu tbm me preocupo mais com os detalhes mais básicos das línguas élficas, como saudações, termos comuns, etc. :)
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

ola sou novo e gostaria de tirar uma duvida qual e a difrença entre sindarin e quenya
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Porfavor pressiso de uma ajudinha acho q to falando no lugar certo ...bem e a seguinte.....vi em algum luga q existem nomes prontos em elfico e outros q fasen tipo os q terminam em -ar eu tiro o ar e coloco ON para masculino e feminino Ë, bem em fim eu gostaria de saber se isso esta ceerto pois vejo pessoas juntando palvras sem se importar com isso ...porfavor me responta.obrigado

EX: Ohtar = Guerreiro Ohton = Homen guerreiro? certo?
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Ohton... não tenho certeza, mas acho que isso não tem nada a ver. O escudeiro de Isildur se chamava Ohtar, e apesar disso era considerado homem. :mrgreen:

O sufixo -on é usado como se houvesse um "de", "das", "dos", antes do radical. Assim, "Silmarillion" = Das Silmarilli, "Aldaron" = [senhor] Das Árvores.

Quanto ao -ë para nomes femininos, acho que isso tem uma certa verdade sim, embora não necessariamente só valha para nomes de sufixo -ar. Veja o caso de Ancalima x Ancalimë.
 
Última edição:
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Eriadorion disse:
Quanto ao -ë para nomes femininos, acho que isso tem uma certa verdade sim, embora não necessariamente só valha para nomes de sufixo -ar. Veja o caso de Ancalima x Ancalimë.

Eria, agora vc me deixou confuso :think:... O Ë é para nomes femininos e eu já vi muitas vezes o nome VEON escrito como Vëon e Veon (:D) agora, qual é o certo?
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Statues Argonath disse:
Eria, agora vc me deixou confuso :think:... O Ë é para nomes femininos e eu já vi muitas vezes o nome VEON escrito como Vëon e Veon (:D) agora, qual é o certo?

Tanto faz. O trema é apenas um indicativo para os anglófonos de que a vogal deve ser pronunciada cheia e não reduzida =]
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Deriel disse:
Tanto faz. O trema é apenas um indicativo para os anglófonos de que a vogal deve ser pronunciada cheia e não reduzida =]

Nossa! Isso agora faz um grande sentido... Muitas palavras em Quenya possúem o ë, e eu achava que tinha haver mais com o significado do que com a pronúncia... :think:
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Acho estranho a formação do nome Fëanor. Fëa é Quenya, mas Anor n é Sindarin? :think:
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Calma Eria. =]
A questão é, Fëanor é uma forma reduzida do nome, que tem como origem Fëanáro. [fëa = espírito; nárë = fogo]
Sua forma ainda mais primitiva é Fayanáro.

Abraços.
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Ahhhhh. :obiggraz:

Não sabia que essas "reduções" eram possíveis. :)
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Sabendo que

Ear = Mar
Taurë = Floresta
Lie = Povo
-da = Do (pelo menos eu acho pelo q li =X)

Então está certo fazer o seguinte:

Povo do Mar = Eardalië
Povo da Floresta = Taurëdalië

Se estiver certo tem alguma forma de diminuir ou algo do tipo?
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

oi, alguem pode me dar uma mão e traduzir o nome Elisangela não consegui encontrar nada ou em quenia ou sindarim. Obrigado!
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

*laninha* disse:
oi, alguem pode me dar uma mão e traduzir o nome Elisangela não consegui encontrar nada ou em quenia ou sindarim. Obrigado!
Não tenho certeza, mas acredito que Elisangela venha de Elisa, do grego, e para esse caso acredito que fique, em quenya, Fanyarë :mrgreen:
 
Re: Dúvidas de Quenya AQUI!!!

Alguem pode responder a duvida q eu postei um post antes da laninha?
 
Almarë venho mais uma vez cheia de dúvidas!!!
Quero saber se o "s" deve ser pronunciado sempre com son se "sapo" ou se tem outro som, li em um livro que "s" tinha som se z como em "casa" mas não sei quando usar.
Ah! quero saber também sobre a pronúncia do g, é "gu" ou "g" de "girafa"?
Outra duvida! O "h" tem som variado de acordo com o que? pois o "h" de hantalë e som de r nao?
Sei que são dúvidas meio simples,mas gostaria que alguém me indicasse onde posso achar a resposta!
 
Última edição:
O "s" é sempre como em sapo. E "g" é sempre como em "guerra".

Quanto ao "h", tem várias pronúncias, mas "hantale" e "mithrandir" não são bons exemplos para indicá-las. Em "mithrandir" o "h" não é uma letra com um som por si, mas sim parte do dígrafo "th" que tem um som único, o mesmo do "th" na palavra inglesa "thin".

Para os sons do "h", consulte o curso de quenya ou outros posts por aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo