• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Ulca: Oiovanima seria minha tradução (vanya tem mais a ver com palidez e cores claras vs. cores escuras).

nema: Eu teria de ver se, pelo contexto das fontes originais, seria quainel ou yunquentë. O estudioso Helge Fauskanger dá a primeira forma como a "oficial" dele, mas dá a segunda como provavelmente preferida por Tolkien.

Keila: Como expliquei hoje mais cedo, o seu nome vem de "Catarina", que tem diversos significados possíveis. Eu vou simplesmente citar a Behind the Name aqui, listando os possíveis e você me aponta qual o que você acha mais plausível:

Behind the Name disse:
From the Greek name Αικατερινη (Aikaterine). The etymology is debated: it could derive from the earlier Greek name ‘Εκατερινη (Hekaterine), which came from ‘εκατερος (hekateros) "each of the two"; it could derive from the name of the goddess HECATE; it could be related to Greek αικια (aikia) "torture"; or it could be from a Coptic name meaning "my consecration of your name"


Tenn' enomentielva!
 
Olá Rodrigo! Obrigado pelo post com os possiveis significados etmológicos do meu nome, realmente é complicadinho de entender, mas eu gostei mais do significado da Deusa Hecate.

Mais uma vez obrigado!;)
 
Olha Nema, pra começar você tá pedindo no fórum errado. Tem de pedir no fórum de escritas pra alguém lhe ajudar. Quando chegar lá, também diz que significa "treze", porque as Tengwar têm numerais.
 
Olá, pessoal.

Usem esse tópico para as dúvidas gramaticais gerais de quenya, e evitem abrir um tópico para cada dúvida isolada, ok?

[]'s

AWEE KARA COMO FASSO PRA PEGAR O
TRADUTOR Quenya, Sindarin e outras ? PRECISO
MUITO AJUDA FALOW......................:mrgreen:
 
AWEE KARA COMO FASSO PRA PEGAR O
TRADUTOR Quenya, Sindarin e outras ? PRECISO
MUITO AJUDA FALOW......................:mrgreen:

Não existe tradutor automático para Quenya e Sindarin. Ou você aprende, ou depende da boa vontade daqueles que sabem.
 
Ola, gostaria que me ajudassem a passar as frases abaixo para Quenya e Sindarin:

"Meu coração canta para lhe ver"

"Estou muito cansada"

E qual o significado exato de "Eterre Namárië" ? Sei que Namárië significa "Adeus", mas gostaria de saber como ficaria a traduçao se a frase fosse "Eterre Namárië" mesmo e nao so Namárië.

Agradeço ;)
 
Ola, gostaria que me ajudassem a passar as frases abaixo para Quenya e Sindarin:

"Meu coração canta para lhe ver"

"Estou muito cansada"

E qual o significado exato de "Eterre Namárië" ? Sei que Namárië significa "Adeus", mas gostaria de saber como ficaria a traduçao se a frase fosse "Eterre Namárië" mesmo e nao so Namárië.

Agradeço ;)

Angel, você já fez uma tentativa própria de traduzir essas frases?

Sobre "eterre namárië", fiz um Google e encontrei que essa frase é de um jogo chamado Grand Chase, falado pela personagem Lire. Obviamente não há tradução, haja vista a idéia da LevelUp é aproximar-se do élfico sem tomar um processo da Tolkien Trust nas costas.

Em outras palavras, "eterre namárië" não significa coisa alguma em Quenya ou Sindarin ou qualquer língua de Tolkien, enquanto frase.


Tenn' enomentielva!
 

Obrigado.

Eu pensei que deveria acrescentar alguma coisa a palavra Rómen (que, até onde sei, o que não é muito, é simplesmente Leste).

Achei que ficaria algo como Romenan, Rómen + an. Mas pensei errado.

Valeu.
 
Última edição:
Qual a melhor tradução para as seguintes frases:

Senhor do Tempo;
Senhor do Destino;
Asas Prateadas;
Águia de Ferro;

Obrigado!
 
Obrigado.

Eu pensei que deveria acrescentar alguma coisa a palavra Rómen (que, até onde sei, o que não é muito, é simplesmente Leste).

Achei que ficaria algo como Romenan, Rómen + an. Mas pensei errado.

Valeu.

Ah! Eu compreendi errado a sua pergunta. A palavra que você quer é Rómenna (substantivo + caso alativo).


Tenn' enomentielva!
 
Olá, saudações a todos.
Sou novo no fórum e iniciando meus estudos em Quenya, gostaria de saber se existe algo similar a Fênix no universo de Tolkien, e como se chamaria tal ser.
Todo caso, como ficariam em quenya as seguintes frases:

- Anel do Pássaro de Fogo
- Anel da Roda
- Festival dos Gatos
- Festival dos Dragões

Muito obrigado!
 
Olá, pessoal
Sei que havia um tópico por aqui que explicava a regra de como formar nomes masculinos e femininos para elfos, em quenya.
Alguém saberia dizer qual o tópico, ou elucidar as regras?
Obrigado!
 
Oi... alguem pode me ajudar com a pronuncia em Quenya????
as regras gramaticais eu ja estou entendendo, so que a pronuncia ta meio travada...

Obrigado!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo