• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Talvez dê para arriscar um marher lit. "senhor da morada", seguindo o exemplo do nome Ostoher *"Senhor da Cidade". Acho que o encontro RH deve ser válido, pois temos o verbo terhat- "quebrar" nas Etimologias, embora seja o único caso de RH que tenha encontrado nas listas de palavras do Helge.

Mais do que isso, eu acho difícil fazer. Desculpe. Pode colocar um ë no fim para fazer o "anfitriã".


Tenn' enomentielva!
 
Muito bom Slicer, valeu pela presteza!
Não querendo abusar, como eu posso escrever 'convidado'?

Valeu! :joinha:
 
Difícil. Eu teria dois pontos de partida: o ing. "guest" (< PIE *ghostis "estranho") e o port. "convidado", que se formou do particípio do verbo "convidar", cuja própria etimologia é dada pelo Dicionário Houaiss:

lat.vulg. *convitáre, por alt. do pref. in- do lat. invitáre 'chamar para a mesa, receber, convidar' para con-, prov. por infl. de convivìum,ìi 'convívio, banquete, convite'; ver convid- e viv-; f.hist. sXV comuidar, sXV comviidar, sXV comvindar

Infelizmente, acho que uma construção como tulto lit. "[indivíduo] chamado" seria incompreensível a um leitor despreparado. Desculpe, mas não tenho idéia de por onde poderia começar a criar uma palavra plausível.


Tenn' enomentielva!
 
Olá...

Queria MTO saber se existe alguma coisa parecida com meu nome em Quenya=> Hélida. Nunca encontro nada sobre seu significado... =/ Se alguém puder me ajudar! =)

bjk
 
Queria MTO saber se existe alguma coisa parecida com meu nome em Quenya=> Hélida. Nunca encontro nada sobre seu significado... =/ Se alguém puder me ajudar! =)

Eu achei isso..eh bem parecido!!

HÉLIDE
Origens do nome:
Originário do Hebraico: de Deus
Traduções:
Tradução para Quenya: ERULLË ("Eru" - Deus + "-llo" - de)
 
Eu achei isso..eh bem parecido!!

HÉLIDE
Origens do nome:
Originário do Hebraico: de Deus
Traduções:
Tradução para Quenya: ERULLË ("Eru" - Deus + "-llo" - de)

Aee!!! Brigadinha!!!

Eu acabei achando umas traduções em inglês, fora isso nada!

Mto obrigada!

Bjk
 
Já respondi no tópico de nomes. Não poste pedidos duplicados, por favor, isso não fará com que seu nome ou qualquer outra palavra/frase sejam traduzidos mais rapidamente.

Tenn' enomentielva!
 
Olá! Gostaria de saber como são os pronomes de tratamento em quenya. Mais especificamente o termo utilizado por um elda a outro de linhagem real ou muito mais velho, e por isso, considerado sábio. Não sei se existem palavras equivalentes a vossa excelência, majestade ou outras que demonstram um profundo respeito ou reverência.
 
Fora aranya *"meu rei", não lembro de qualquer outro pronome de tratamento. Fora isso, o Quenya utiliza -lye como o pron.pess. da 2ª pess. do sing., junto com o independente elye, que deve ser utilizado quando está falando com alguém de posto/cargo mais alto.

Distinção similar acontecia no Westron e que os hobbits não usavam mais, por isso Pippin era considerado um príncipe em Gondor. Ele parecia falar com Denethor de igual para igual.


Tenn' enomentielva!
 
O verbo ser/estar é *na-, pres. (pl. nár), pret. (ane- quando utilizando desinências), fut. nauva, perf. anaië. Isso é informação relativamente nova, então não está nas apostilas em português.

Há o verbo de negação que significa não sou/não estou. Até onde sabemos, ele tem o pres. *úma, aoristo umë, pret. úmë, fut. *úva.

Se não cobri alguma informação que você queria, por favor avise.


Tenn' enomentielva!
 
Re: Algumas palavras em Quenya

Olha, se ele não recebeu resposta em março, não acho que seja mais de alguma valia para ele. Sem contar que estamos no fórum errado para pedir isso.

Sempre: illumë (VT44:9)
Nunca: Talvez *úlumë
Tudo: subst. independente illi (VT47:30); ilya "como um grupo particular de coisas" (concorda em número ilya > ilyë: ilyë tier [Namárië])
Nada: PE14:81 tem munta, mas isso é tão antigo que eu não me arriscaria. Talvez *lanat, mas eu tenho um sentimento de estar bem longe da marca aqui.
Amor: melmë
Ódio: yelmë "detestar, odiar, abominar" (VT45:11)

Tenn' enomentielva!
 
Eu sou um gaúcho, então não há diferença na pronúncia entre os dois Rs que você mencionou. Na dúvida, fique com o R de caroço.

Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo