• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Tauraherion disse:
AGORA, temos mais uma coisa. Um elfo que não é mortal pode ser considerado um homem, nao é? A "mágica" dos elfos reside no fato deles serem imortais (além é claro daquela coisa lá toda de serem os primeiros a aparecerem no mundo, e terem seus destinos traçados no momento no qual nascem, etc. ). Portanto, podemos talvez considerar Elfo Mortal um Homem. Homem Mortal, por exemplo, é firë. Podemos talvez considerar um Elfo Mortal simplesmente um Homem, nér. Fica a gosto do cliente.

na minha concepção um elfo mortal é apenas um meio-elfo...e não um homem...já que ainda tem orelhas pontudas e blablabla...

Se for assim, considere um Elfo Mortal Perelda, plural Pereldar, e em Sindarin Peredhil (eu não entendo nhecas de sistema de pluralização em Sindarin :D ).
 
Mithrandir the White disse:
EDIT (já pela 4ª vez em 6 minutos)--

Agora sim vem a parte que eu adoro...

Tilion disse:
Tu poderia usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto.

Tilion, isso é português incorreto. O certo seria:
"Tu poderias usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto."

8-)

Como eu amo essa parte... :grinlove:

putz..agora ele tá corrigindo o português tb!!!
 
Mithrandir the White disse:
Tilion disse:
Tu poderia usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto.

Tilion, isso é português incorreto. O certo seria:
"Tu poderias usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto."

8-)

Como eu amo essa parte... :grinlove:

Uma vez mala, sempre mala... *sigh*

Seu tosco, como eu não estou defendendo nenhuma tese de mestrado nesse fórum, me dou ao luxo de escrever como bem entendo, e escrevo principalmente como eu falo.
Os gaúchos usam "tu" mas não fazem a concordância verbal, por pura praticidade e costume, de modo que "tu poderia" está correto no melhor gauchês. 8-)

Ah, mas eu esqueci: tu é (sem "s" mesmo :obiggraz: ) canadense... o que tu poderia (sem "s" de novo!! :obiggraz: ) saber de "gauchês", não é? :lol:

Continue tentando pronunciar o th sindarin sem cuspir em tudo num raio de 1km que tu ganha (sem "s" mais uma vez, que coisa! :obiggraz: ) mais.

8-)
 
Acho

Mithrandir the White disse:
Se for assim, considere um Elfo Mortal Perelda, plural Pereldar, e em Sindarin Peredhil (eu não entendo nhecas de sistema de pluralização em Sindarin :D ).

Bom, eu acho que Peredhil seria plural, né??
Singular talvez fosse Peredhel....
 
Quase.

Sem dúvida Lindir é formado pelo mesmo radical, LIN²-, que significa "cantar".

"Cantor" pode ser nyello ou lindo(a) (Ver lindar, nome que os teleri davam a si mesmos, e que significa "cantores").
 
Tá!

Tilion disse:
Quase.

Sem dúvida Lindir é formado pelo mesmo radical, LIN²-, que significa "cantar".

"Cantor" pode ser nyello ou lindo(a) (Ver lindar, nome que os teleri davam a si mesmos, e que significa "cantores").

Tá, mas a questão principal não foi repondida!!
O que que significa???
Seria uma variação de Lindo???
Ou uma coisa sem lógica como uma variação de Lin-dîn??
Cantor-silencioso???

Meio improvável, não??? Mas, então, o que seria???
:o?: :o?: :o?: :o?:
 
Como o próprio Tolkien disse, os nomes de seus personagens não precisam ter necessariamente um significado possível de ser traduzido.

Lindir possui o elemento relacionado a "cantor", mas isso não quer dizer que seu nome signifique exatamente isso. Pode ser apenas um indício de que o elfo seja um cantor... mais precisamente um bardo.... ou que simplesmente ame o canto a ponto de levá-lo no nome.
 
como e fada ou rainha das fadas em sindarin,quenya...qqr um.

Ainda estou fazendo o curso e sei q rainha em Quenya eh "tári". Naum sei se isso eh de muita ajuda mas eh o q eu sei. :roll:

E + uma coisa, tenho uma dúvida qt aos adjetivos de Quenya:
O adjetivo sempre precisa vir antes do substantivo, ou pode ser o substantivo depois o adjetivo?
ex:
I ando ninquë. "O portão branco"
Pode ser como aí emcima, ou precisa ser assim:
I ninquë ando.
??? :o?: [/b]
 
The Blackberry Lady: _Inwilis_ é fada, _Inwilisitárion_ é Raínha das Fadas, mas não tenho certeza absoluta sobre o acento agudo.

DjrCrazy: Tanto faz quanto tanto fez. Se precisar modificar a ordem para ficar mais poético ou rime melhor... O Quenya por ter desinências é algumas vezes bom e ruim com o poeta, use toda a oportunidade e licença poética que quiser.
 
Slicer disse:
The Blackberry Lady: _Inwilis_ é fada, _Inwilisitárion_ é Raínha das Fadas, mas não tenho certeza absoluta sobre o acento agudo.

Não é bem assim: do jeito que tu construiu, ficou "Fada das Rainhas". :eek:

"Rainha das Fadas" pode ser Tári Inwilison ou Inwilison Tári. (a primeira forma sendo mais usada em poemas). :wink:

Mas na verdade, na verdade MESMO, Inwilis não significa "fada", e sim Faëry, que é o nome do país das fadas de muitas lendas e contos de fadas, o qual Tolkien usou no início da criação de sua mitologia.

Vale lembrar também que isto seria "qenya", e não quenya maduro. :wink:
 
Eu sabia que era o infame "qenya", mas como eu falhei em achar uma tradução para Sininho... :lol: Na verdade era um mato sem cachorro, ou eu pegafa Faery ou talvez tivesse que fazer uma montagem de Mulher-Borboleta. :mrgreen:
Quanto a montagem eu tenho que realmente confessar que a construção de frases com o genitivo nunca foi meu forte.
 
Vieram com essa dúvida pra mim hoje:

"eu acredito que batalha e dagor...e eu quero saber como seria ''a batalha das batalhas''"


E aí?


(Acho que é meu primeiro post aqui 8O )
 
Ora, "Batalha das Batalhas" é a nossa clássica e bem conhecida no Obras Dagor Dagorath, em sindarin. :wink:
 
Alguem sabe...

Alguem sabe como e' dragao em sindarin e em quenya, eu preciso muito saber.
Quem souber poste aki!!! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo