• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

  • Dilma

    Votos: 28 39,4%
  • Aécio

    Votos: 29 40,8%
  • Branco / Nulo / Abstenção

    Votos: 14 19,7%

  • Total de votantes
    71
  • Votação encerrada .
Mitos do PT.

Aliás, eu tenho uma dúvida: Onde estão os economistas do PT? Os economistas da Dilma? A única pessoa que ainda fala sobre economia é o Mantega - um futuro ex-ministro. Brincadeira, né? Infelizmente ninguém se importa muito em rebater os argumentos do Armínio Fraga.
 
Aliás, eu tenho uma dúvida: Onde estão os economistas do PT? Os economistas da Dilma? A única pessoa que ainda fala sobre economia é o Mantega - um futuro ex-ministro. Brincadeira, né? Infelizmente ninguém se importa muito em rebater os argumentos do Armínio Fraga.

Nem é negócio para eles rebaterem. A situação econômica da população não é tratada com muita relevância para a maioria do eleitorado em um período curto de menos do que um mês.

Vão ignorar as constatações e perspectivas catastróficas da economia do país, e vão se restringir ao discurso "Vocês querem votar no governo dos pobres ou no governo dos ricos?", e outras falácias a respeito do governo FHC. Eu só queria relembrar a quem ainda tem essa visão limitada sobre as duas propostas de governar o país nos próximos 4 anos, que o PT não governou para os pobres. Governou para esse tipo de gente:

EikeB.jpg

Vendedores de sonhos, banqueiros, falsos investidores com informações privilegiadas e empreiteiros que gozavam de exclusividade nas licitações. Populismo demagogo, para favorecimento de empresários mal intencionados que os pudessem manter no poder. Essa é a proposta da Dilma, de novo.
 
Última edição:
Essa pobreza e desonestidade intelectual de vender conflitos de classes, cores, gêneros, sexualidades em TODO e qualquer assunto é o que fode com a paciência.
 
E na boa, quem quiser criticar o autor, que traga argumentos minimamente decentes, ok?

O Ministério da Fazenda, Aécio e um psicólogo amador, por J. Carlos de Assis
JOSÉ CARLOS DE ASSIS

Eis o resumo do que Armínio Fraga disse em entrevista de ontem ao Estado de S. Paulo:


“O ex-presidente do BC no governo de Fernando Henrique diz que a situação do país já é muito ruim, e tenderá a piorar em 2015 caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita e atual política econômica tenha continuidade. Fraga acha que o resgate da confiança no caso da vitória de Aécio pode “mudar de forma radical a cabeça das pessoas e das empresas”, pavimentando o terreno para se reequilibrar a economia e se retomar o crescimento de uma forma bem mais suave do que as pessoas imaginam. “Se um veículo caminha para o despenhadeiro e alguém assume o volante e muda a direção, é natural que isso acalme bastante o espírito dos passageiros”, ele resume.”


Agora releia com atenção. Trata-se de um conjunto de banalidades e afirmações gratuitas que não se sustentam em qualquer tipo de fundamento na realidade concreta. O único elemento invocado como instrumento de retomada do crescimento é “o resgate da confiança no caso de vitória do Aécio”, o que levará a “mudar de forma radical a cabeça das pessoas e das empresas”. Portanto, estamos no campo exclusivo da psicologia. É o mantra da “confiança” que determina o futuro da economia, não a marcha das relações econômicas reais.


Se Aécio ganhar, teremos um psicólogo amador no Ministério da Fazenda. Não precisaremos cuidar da questão da demanda efetiva, da sustentação do emprego, da necessidade de retomada dos investimentos públicos em infraestrutura, da estagnação nos países industrializados avançados que limitam nossa capacidade de exportação de manufaturados, da concorrência chinesa, do esgotamento do ciclo do crédito interno. Tudo isso é secundário. Basta que Aécio seja eleito para que a “confiança” retomada do empresariado cuide do resto.


É preciso ter claro que esse tipo de doutrinação banal baseada no mantra da “confiança” não é exclusividade de Armínio. Esse é o cerne de toda uma doutrina econômica baseada na chamada “teoria das expectativas racionais” de matriz norte-americana. Já rendeu Prêmio Nobel, o que é deprimente para o velho Nobel. Entre outras coisas essa doutrina se apoia na ideia de que a ação governamental é inútil para direcionar a economia contra as forças do mercado porque o mercado, sabendo de tudo antes, inclusive das intenções do governo, opera no sentido de anular seus objetivos.


No caso concreto do debate em torno da sucessão presidencial, isso significa em essência o seguinte: o “mercado”, esse ente de razão dos neoliberais, sabendo que Aécio vai fazer tudo o que está perfeitamente dentro de seu gosto, vai alegremente tomar múltiplas iniciativas de investimento e por a economia para funcionar a plena carga, dada a “confiança” restaurada no governo, que fará, como dito, o que ele quer. Ninguém vai examinar perspectivas de vendas internas e externas, situação concreta do mercado de trabalho, comportamento da renda da população. Tudo isso é insignificante. A restauração da “confiança” é tudo. Ela gera milagres econômicos, segundo Armínio.


Não é difícil para qualquer pessoa de senso comum, mesmo sem muitas noções de economia, concluir que essa história de restauração de “confiança” para estimular a retomada da economia é uma balela. Puro charlatanismo. Não consigo ver nisso uma teoria econômica consistente, mas apenas uma doutrina ideológica. É verdade que Keynes falava no “animal spirit” dos capitalistas como um elemento para a efetivação da retomada dos investimentos, mas isso se entende como parte de um processo complexo de retomada do ciclo de negócios, estimulada pelo investimento público, e não como algo auto-realizado. A “confiança” esperada por Armínio é um engodo. Um jogo eleitoral que não teria qualquer consequência relevante para a retomada da economia brasileira. Muito provavelmente, com os neoliberais no Governo, estaremos num barco furado em termos de perspectiva econômica.


*Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB
Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/o-m...o-e-um-psicologo-amador-por-j-carlos-de-assis


 
Trata-se de um conjunto de banalidades e afirmações gratuitas que não se sustentam em qualquer tipo de fundamento na realidade concreta. O único elemento invocado como instrumento de retomada do crescimento é “o resgate da confiança no caso de vitória do Aécio”, o que levará a “mudar de forma radical a cabeça das pessoas e das empresas”. Portanto, estamos no campo exclusivo da psicologia. É o mantra da “confiança” que determina o futuro da economia, não a marcha das relações econômicas reais.

Votação em Aécio no 1º turno faz bolsa subir e dólar cair

Mercado é confiança. Quem tem o capital só vai investir se tiver terreno firme; se estiver convicto de que as regras serão respeitadas e de que o governo será previsível em suas políticas econômicas.

Mas é claro que isso não é tudo. Tem muitas medidas equivocadas no campo econômico que o governo atual está tomando. Tem que corrigir isso, atrair os investidores de novo e estimular o aumento da produção. No momento, no Brasil a demanda tá maior do que a oferta, e isso provoca inflação. Com a inflação, sobra menos dinheiro para o governo investir em educação, saúde, infraestrutura e programas sociais. O Brasil ainda tem dinheiro, e é possível prosperar, mas o governo federal está tomando um ciclo inverso do virtuoso que precisamos.
 
Também me perguntei esses dias sobre a parte da economia. De entender o porquê de o PT com todos os 12 anos de recursos acumulados simplesmente não comprar um projeto profundo e pronto de um economista (ou equipe) pra implementar ações mais substanciosas (não precisaria nem mexer nos cargos políticos como o de ministro).

A visão que tenho é que a relação de confiança com a base que apoia a política econômica parece estar estranha (não apenas abalada). Como se os políticos pensassem que mudar a política econômica fosse dar uma facada nos apoiadores da política econômica antiga (que ainda ganham dinheiro com ela). Porque colocando medidas diferentes temem cortar lucro de setores de apoio. O problema é que se não fizerem as mudanças o lucro dos setores pode até se manter, mas ao alto custo de penalizar a economia global do país. (o mesmo problema da elitização dos outros países de regime e ideologia semelhante ao atual brasileiro)

Se for isso então a base tá frágil e sangrando dinheiro. Vamos ver o que o partido da Marina influencia (li que ela tinha dito que não abriria mão do seu programa se fosse apoiar Aécio) então pra mim o racha no partido dela parece que ser cada vez menos por causa de programa e mais por questão interna.
 
não sei se vocês acompanham a BOVESPA e sobretudo as ações das estatais/semi-estatais.
Anteontem (principalmente) e ontem tais ações subiram bastante.
Hoje o pregão abriu subindo e agora está caindo fortemente - PETR4 -5% , PETR3 -6%, BBAS3 (Banco do Brasil) -3%.
Pode ser que seja os acionistas realizando o lucro dos dois dias anteriores, mas pela força da queda acredito que não, acho que teremos alguma notícia muito boa pra Dilma ou algum podre do Aécio será anunciado por aí, aguardemos!!
 
Na boa, eu falei argumentos decentes, @ricardo campos. O Armínio Fraga escreve um artigo falando sobre política econômica, política industrial, flexibilização dos preços de energia - e a melhor crítica que conseguem fazer é sobre o fator psicológico? Que piada, mas vamos lá.

Existe uma coisa chamada expectativa de mercado. A ação de uma empresa aumenta quando os investidores acreditam que a empresa está investido bem e que seu lucro aumentará no futuro. O preço da ação hoje representa o valor futuro da empresa.

Os investidores olha hoje para a Petrobras, por exemplo, e acreditam que pode ser possível que um novo governo permita que os preços de gasolina se aproximem do preço internacional. Aí a ação aumenta. Pq isso acontece? Pq nós importamos gasolina - e isso é uma informação pública, está nos jornais.

A expectativa para o governo Dilma é, por exemplo, que a inflação convirja para a meta no dia de São Nunca. Ninguém acredita nas previsões econômicas do Mantega pq... elas nunca se realizam. Ninguém acredita na política econômica do governo pq ela é imprevisível, pontual, idiossincrática.

Divertido o texto. Quando chegar na parte técnica me avisa.
 
Posicionamento oficial do PSOL aqui.
Como esperado, o PSOL não apoiará ninguém. O posicionamento é semelhante ao que o comentário do Milton Temer já indicava. Veto ao Aécio, indica as razões para não apoiar o PT e, na prática, deixa a militância livre para escolher entre o voto crítico em Dilma ou o voto nulo.
 
Mitos do PT.

Aliás, eu tenho uma dúvida: Onde estão os economistas do PT? Os economistas da Dilma? A única pessoa que ainda fala sobre economia é o Mantega - um futuro ex-ministro. Brincadeira, né? Infelizmente ninguém se importa muito em rebater os argumentos do Armínio Fraga.

Só pra constar, jaá até rolou um debate entre economistas dos presidenciáveis, mas naquela oportunidade o Armínio não pode ir e foi o Mansueto Almeida no lugar dele.

Mas seria interessante agora um no segundo turno com o a presença do Armínio versus o futuro ministro da Dilma (que é o que se espera), mas se não tem ausência deste vai o Guido mesmo.
 
Só pra constar, jaá até rolou um debate entre economistas dos presidenciáveis, mas naquela oportunidade o Armínio não pode ir e foi o Mansueto Almeida no lugar dele.

Mas seria interessante agora um no segundo turno com o a presença do Armínio versus o futuro ministro da Dilma (que é o que se espera), mas se não tem ausência deste vai o Guido mesmo.

Essa treta entre os economistas foi muito boa mesmo, pena que foi pouco divulgada e que não tem vídeo. Acho que faz falta esse tipo de coisa, mas, ao mesmo tempo, parece que as equipes econômicas não tem tem tanta autonomia para falar pelos presidenciáveis. Aí fica mais difícil fazer esse tipo de debate.
 
não sei se vocês acompanham a BOVESPA e sobretudo as ações das estatais/semi-estatais.
Anteontem (principalmente) e ontem tais ações subiram bastante.
Hoje o pregão abriu subindo e agora está caindo fortemente - PETR4 -5% , PETR3 -6%, BBAS3 (Banco do Brasil) -3%.
Pode ser que seja os acionistas realizando o lucro dos dois dias anteriores, mas pela força da queda acredito que não, acho que teremos alguma notícia muito boa pra Dilma ou algum podre do Aécio será anunciado por aí, aguardemos!!
a BOVESPA fechou com uma queda pequena. Pra quem é investidor, principalmente trader, está fácil de ganhar e principalmente perder dinheiro nessa época de eleição. A volatilidade está lembrando a crise de 2008.
 
Essa pobreza e desonestidade intelectual de vender conflitos de classes, cores, gêneros, sexualidades em TODO e qualquer assunto é o que fode com a paciência.

Pior que eu também acho, @Grimnir . Apesar da necessidade de debater esses pontos, alguns usam isso à la Kruschev dando sapatada na ONU. :P
 
pesquisa encomendada pela época tá colocando aécio em primeiro com 54% contra 46% da dilma considerando os votos válidos. >> http://epoca.globo.com/tempo/eleico...-primeira-pesquisa-sobre-o-segundo-turno.html
O Instituto que realizou a pesquisa é meio desconhecido e tal, mas era esperado esse cenário nessa primeira pesquisa. Acredito que o cenário esteja excessivamente otimista pro Aécio e pessimista para a Dilma, acredito que o empate técnico seja o cenário provavel para as próximas pesquisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo