• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

  • Dilma

    Votos: 28 39,4%
  • Aécio

    Votos: 29 40,8%
  • Branco / Nulo / Abstenção

    Votos: 14 19,7%

  • Total de votantes
    71
  • Votação encerrada .
Paz do Senhor! Espada de São Jorge!

O Armínio Fraga escreve um artigo falando sobre política econômica, política industrial, flexibilização dos preços de energia

Apresenta um melhor porque, o Sr. Armínio Soros Fraga tem no curriculum uma taxa de juro de 45% uma das medidas que tomou (conter a inflação) em março de 1999 quando presidente do BC. Esse é o cara que vai arrumar a casa? Sua piada é pior que a minha! :lol:

A expectativa para o governo Dilma é, por exemplo, que a inflação convirja para a meta no dia de São Nunca. Ninguém acredita nas previsões econômicas do Mantega pq... elas nunca se realizam.

A equipe do Fraga cumpria metas de inflação? Qual a situação que deixou o país depois que saiu do governo? Qual a explicação técnica para ida ao FMI em 2002? "Efeito Lula"? :eek: Tu vai ter que sacar muitos gráficos da cartola, @Grimnir :dente: . O problema do Fraga é psicológico porque a política econômica/neoliberal dele foi um fracasso. Outra piada! :lol:
 
Apresenta um melhor porque, o Sr. Armínio Soros Fraga tem no curriculum uma taxa de juro de 45% uma das medidas que tomou (conter a inflação) em março de 1999 quando presidente do BC. Esse é o cara que vai arrumar a casa? Sua piada é pior que a minha! :lol:



A equipe do Fraga cumpria metas de inflação? Qual a situação que deixou o país depois que saiu do governo? Qual a explicação técnica para ida ao FMI em 2002? "Efeito Lula"? Tu vai ter que sacar muitos gráficos da cartola, @Grimnir :dente: .

Eu posso até tentar, mas me responde com sinceridade: Você estaria disposto a ser convencido?
 
Se você não me convencer poderá convencer outros. Fique a vontade. :)
P.S Minha internet tá osso .Talvez eu sobreviva...rs

Tá bom, vou tentar fazer uma resposta o mais didática possível. O problema em economia é que raramente uma resposta é simples, dependente de uma única variável. Te garanto que o argumento para os juros elevados não é "pra dar lucro aos banqueiros".
 
pesquisa encomendada pela época tá colocando aécio em primeiro com 54% contra 46% da dilma considerando os votos válidos. >> http://epoca.globo.com/tempo/eleico...-primeira-pesquisa-sobre-o-segundo-turno.html

Posso até estar errado, mas achei estranha essa vantagem toda, e não duvidaria de interesses paralelos atuando para se dar bem com a abertura da bolsa amanhã. Mas como também tenho um pé e meio atrás com teorias da conspiração, fica essa minha dúvida no ar.


Apresenta um melhor porque, o Sr. Armínio Soros Fraga tem no curriculum uma taxa de juro de 45% uma das medidas que tomou (conter a inflação) em março de 1999 quando presidente do BC. Esse é o cara que vai arrumar a casa? Sua piada é pior que a minha! :lol:

A equipe do Fraga cumpria metas de inflação? Qual a situação que deixou o país depois que saiu do governo? Qual a explicação técnica para ida ao FMI em 2002? "Efeito Lula"? :eek: Tu vai ter que sacar muitos gráficos da cartola, @Grimnir :dente: . O problema do Fraga é psicológico porque a política econômica/neoliberal dele foi um fracasso. Outra piada! :lol:

Sério mesmo que você acha períodos totalmente distintos são assim comparáveis por um mero número como taxa de juros?

Aliás, defina aí o que é o tal neoliberalismo e, se possível, alguns pensadores dessa corrente do pensamento econômico.
 
O Instituto que realizou a pesquisa é meio desconhecido e tal, mas era esperado esse cenário nessa primeira pesquisa. Acredito que o cenário esteja excessivamente otimista pro Aécio e pessimista para a Dilma, acredito que o empate técnico seja o cenário provavel para as próximas pesquisas.

eu acho que buscaram um menos conhecido por causa dos erros dos mais conhecidos no primeiro turno. mas eu acho que até que procede: mesmo quem votou em candidatos de outros partidos de esquerda o fez no mínimo acreditando que a alternância no poder pode ser benéfica (é meio o que me fez não votar na dilma no primeiro turno, confesso). não faria sentido acreditar nisso no primeiro turno e simplesmente passar a desacreditar no segundo - ainda mais quando os outros partidos passam a apoiar o aécio e/ou não apoiar claramente a dilma (vide o caso do psol, que embora tenha vetado o aécio, não vai apoiar a dilma).

li num artigo que a dilma vai mirar nos indecisos - age corretamente. daqueles votos todos que rolaram no primeiro turno, se ela tem alguma chance de conseguir mais, é puxando essa galera do branco e nulo para ela. já que perder voto do primeiro turno ela não perde. não vejo ninguém que vote pt num primeiro turno pensando "ah é, petralhas, vou votar no aécio", não faz sentido.
 
Rede recomenda voto em Aécio, branco ou nulo, diz Feldman
Diretório nacional do partido reuniu-se na noite desta quarta-feira (8).
Recomendação de voto em Aécio não significa aderir ao programa do PSDB.


A Rede Sustentabilidade vai recomendar ao seu grupo político e filiados o voto em Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, o voto branco ou nulo, de acordo com Walter Feldman, porta-voz do partido. O diretório nacional da Rede se reuniu no início da noite desta quarta-feira (8) em São Paulo para tomar uma posição em relação ao segundo turno das eleições presidenciais.

Ao menos 120 integrantes do diretório, distribuídas em 80 localidades distintas do país, debateram o assunto por meio de teleconferência. A reunião que decidiu o rumo do partido nas eleições terminou no início da madrugada desta quinta (9), à 0h10.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleico...voto-em-aecio-branco-ou-nulo-diz-feldman.html

se o partido não vai aderir/programa o que eles vão fazer lá? Sinceramente não entendo o posicionamento desse partido/Rede. Já começaram em cima do muro. Sei lá...
 
Pena que o Ricardo não respondeu o Feanor

Esperando sua didática. Feanor nunca respondeu nada que postei aqui. Porque teria que responder. Fica pra quem quiser responder. Eu passo. Você tem uma vantagem no fórum: é aberto ao embate/um agente provocador(faz parte e também utilizo a tática), mas que está aberto ao dialogo com todas as frentes. Abraços!
 
Última edição:
Esperando sua didática. Feanor nunca respondeu nada que postei aqui. Porque teria que responder. Fica pra quem quiser responder. Eu passo. Você tem uma vantagem no fórum: é aberto ao embate/um agente provocador(faz parte e também utilizo a tática), mas que está aberto ao dialogo com todas as frentes. Abraços!

Ok então.
 
Feanor nunca respondeu nada que postei aqui. Porque teria que responder.

Quer dizer que as pessoas só tem que responder àquelas que lhes respondam antes? Se for assim, ninguém nunca responderá nada.

E, apesar de não me lembrar de alguma vez você ter me dirigido alguma pergunta direta, não é bem verdade que não lhe respondo né. [1][2][3]

Mas se você prefere formar a imagem de que sou uma pessoa não aberta ao debate, que não tenho disposição para o diálogo, paciência. Talvez seja apenas um reflexo da sua própria indisposição em debater comigo.
 
@ricardo campos, o texto abaixo é meio longo, mas é o melhor resumo que consegui fazer. Talvez pelo excesso de simplificações eu possa ter cometido alguns erros grosseiros. @Fëanor, sinta-se livre para comentar.

Assim como para falar do governo Lula é preciso falar do governo FHC, a mesma comparação é necessária entre os governos da década de 80 e 90. De forma bem simplificada, o governo Collor, para financiar os crescentes gastos públicos basicamente aumentou de forma astronômica a quantidade de dinheiro circulando na economia (a tal história de imprimir dinheiro). A inflação não é um fenômeno mágico dos deuses, mas uma variável econômica com origem nas ações dos indivíduos e, principalmente, dos governos. Como o dinheiro circulando na economia aumentou mais do que a produção de bens e serviços, o valor do dinheiro diminuiu. Isso significa que você precisava cada vez de mais dinheiro para comprar um mesmo produto - e isso é a inflação.

O Tesouro tem um relatório que parece bem interessante que cobre seis décadas da dívida pública. Num dado momento é dito que:

Com efeito, a parcela do déficit operacional financiado por emissão monetária subiu de 1,4% do PIB em 1983 para nada menos que 5,0% do PIB em 1989, ano em que a inflação atingiu patamares hiperinflacionários. Para se ter uma ideia, a taxa de inflação anual, medida pelo IGP-DI, passou de 211,0% em 1983 para 1.782,9% em 1989.

Traduzindo: O governo gastou muito, imprimiu dinheiro para pagar a conta, mas a economia não cresceu no mesmo ritmo, de modo que a inflação acelerou drásticamente.

O Plano Real teve como base (1) a redução da dívida pública e (2) a mundaça da forma de indexar a economia. O primeiro ponto consistiu em atacar a raíz do problema. No passado o governo gastou mais do que arrecadou e a imprudência de imprimir dinheiro gerou pressão inflacionária. O segundo ponto é basicamente o seguinte: A indexação da economia significa que os preços e salários são automaticamente corrigidos por um determinado número índice. Antes do Plano Real esse índice era a própria inflação, o que gera um problema já que a inflação gera ajustes grandes, que aumentam a inflação, que vai gerar novos ajustes grandes e assim em frente. Isso se chama inércia inflacionária, ou seja, a inflação causada pela própria inflação. A idéia do Plano Real era criar uma moeda nova, mas indexar a economia ao dólar. Nós poderíamos ter dolarizado a economia, mas isso ia significa que ficaríamos totalmente dependente de como os EUA gerenciavam a sua própria moeda.

Enfim, continuando. A dívida pública em relação ao PIB de fato foi reduzida, saindo de 46,5% do PIB em 1989 para 30% do PIB em 1994. O governo diminui a dívida pública ou cortando gastos ou aumentando receitas. No nosso caso, acredito que o principal efeito foi o aumento de receitas, como o aumento de impostos e com as privatizações.

O segundo ponto, indexar a economia ao câmbio, significa que o governo teria a necessidade de se comprometer a manter a estabilidade dos preços e salários através da estabilidade do câmbio. Ao invés dos preços e salários da economia serem reajustados pela inflação, eles seriam reajustados pelas variações do câmbio. A lógica dessa estratégia é encontrar um índice mais confiável e estável para tentar equlibrar os preços da economia.

Para tanto, o governo precisou acumular muitas reservas de moeda estrangeira e aí finalmente chegamos na questão dos elevados juros. Primeiro, qual é a relação entre reservas de moeda estrangeira e a taxa de câmbio. De forma bem grosseira e simplificada, o câmbio é o preço de uma determinada moeda estrangeira em termos da moeda local. Se pensarmos em termos de oferta e demanda, o governo pode tentar controlar o câmbio comprando e vendendo dólares. Quando maior forem as reservas de dólares do governo, maior será a sua capacidade afetar o comportamento do câmbio. Só que essa não é a única forma de afetar o câmbio, já que o governo não é o único que tem dólares dentro do país - os investidores externos também tem. E é por isso que controlar o câmbio é difícil, caso o governo não queira proibir a livre entrada e saída de capital do país.

O resumo da ópera é que o governo precisou manter os juros elevados para estimular a entrada de recursos externos e manter as reservas de dólares elevadas. Essas reservas elevadas permitiram que o governo mantivesse o câmbio sob controle, além de proteger a economia de ataques especulativos. Se não me engano, o saldo comercial brasileiro ficou negativo no começo do Plano Real, o que significa (de novo, em termos bem simplistas), que o país estava perdendo dólares através do comércio internacional. Esse fator só aumentou a dificuldade de controlar as reservas internacionais, teoricamente justificando os juros elevados.

Talvez esse final do texto não tenha ficado muito bom, mas o meu ponto é que quase nada em economia é tão simples quanto parece. E eu acho extremamente leviano vomitar, como fez a presidente Dilma, de que Armínio é o cara dos juros altos, como se ele fosse do mal e tivesse aumentado os juros só de sacanagem, para fuder com a vida de todos.

Por fim, ninguém tem obrigação de saber economia e eu mesmo devo ter falado algumas ou muitas besteiras acima. Só que eu prefiro tentar gerar um raciocínio completo ao invés de comparar números isolados. Se você (ou @Mercúcio ou @Felagund) quiserem comentar ou mandar o texto para algum amigo economista, fiquem a vontade.

Fim.
 
o que me é estranho é que o Manteguinha já tá com os dias contados segundo a presidenta, não?
 
Manteguinha tá tão queimado, mas tão queimado, que está até topando fazer campanha de graça, mesmo sendo futuro ex. Mas vai ser ótimo ver esse debate.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo