Chegando atrasado! Bem aqui deve ser o primeiro fórum que eu participo que a maioria do pessoal acha D&D 4ºED melhor que o 3.5. Bem a minha opinião é a mesma. Vou aqui ressaltar uns pontos que eu acho que o 4.0 é bem melhor que o 3.5.
1º Equilíbrio: acabou a diferença brutal de "casters"/não-casters, as classes acho que todas conseguem cumprir seu papel muito bem, a não ser no lvl 11 em diante que os strikers levam uma certa vantagem sobre as demais, mas nada desequilibrante (ranger, pitfighter, armor splinter + blade cascade lvl 16 da uns 500 de dano fácil).
2º Simplicidade: chega de movimentos complicados, magias que ocupavam paginas, chega de personagens inúteis de níveis baixos, chega de classes que superam em muita coisa classes similares, deixando estas inúteis (mago/sorcerer por exemplo).
3º Nada de perda de XP: agora qualquer personagem que gaste uns talentos e tenha dinheiro pode fazer itens mágicos e o sistema de ressurreição ficou melhor e mais simples.
4º Personagens Independentes: antigamente sempre que tinha que ter um caster que curava no grupo pra aventura andar, agora não, se quiser montar um grupo com 4 strikers vai ficar ruim, mas da pra jogar, os jogadores não precisam mais fazer personagens pensando no andamento da aventura.
5º Jogo de Grupo: com o fim do desequilíbrio das classes e reformulação dos monstros, o jogo passou de grupo vs. monstro, para grupo vs. grupo, deixando os combates mais interresantes.
6º Itens Magicos: agora ficou simples, não cai mais 10000 pedras preciosas em uma aventura level alto nem é preciso sortear tesouros, é fixo e apesar de existirem uns itens mágicos que combinados com outros deixam certos personagens muito fortes, a mecânica melhorou.
7º Atributos: com a variação de atributos/defesas mesmo que uma classe tenha apenas dois atributos para serem aumentados, não existem mais classes que precisam de 1 atributo ou de 4 como no 3.5 (vide mago/monge).
8º Perícias: ainda bem que mudou, não aguentava mais ter falsificação como perícia num jogo de fantasia baseado em um cenário medieval, e também acabaram com os inúteis talentos, existem talentos ruins na 4.0 ED mas são poucos.
9º Criação de personagens: novo sistema de criação muito melhor, todas as raças podem ser aproveitadas, sem penalidades e com valores de atributos muito melhores dão uma margem muito melhor para criação de personagens variados
10º Sem morte automática: nada de save or die nesta edição, apesar de existirem poderes e habilidades que reduzem um personagem a 0 pontos de vida, nada de não passar em um save e morrer, explodir, ir pra outro plano, virar pedra, etc.
Apesar de tudo a 4ºED não me agradou nos seguintes aspectos:
1º Apesar da mecânica de encontros nova, geralmente encontros do nível dos jogadores são muito fáceis, sendo somente desafiante os encontros de níveis acima dos dos personagens. Alem disso do lvl 11 em diante os personagens dão um salto de poder enorme, enquanto os monstros não acompanham este incremento de poder.
2º Dano automático: alguns poderes de dano automático entre outros, transformam certos encontros, de morte certa para manejáveis, algumas combinações de poderes que dão bônus até o final do encontro com outros que causam dano automático são extremamente fortes (vou apenas citar alguns que ocorreram comigo jogando fighter/rain of steel + paladin/wrath of the gods + wizard/flame sphere + cleric/consecrated ground e beacon of hope essa combinação curava mais ou menos 1D6 +10 pontos de vida automaticamente de qualquer personagem que iniciasse a rodada bloodied e dava mais ou menos 2D6 + 1D4 +14 de dano automático em inimigos perto por rodada isto level baixo 6 ou 7)
3º RPGA: apesar de ser uma ótima ideia tem que ser revista, o RPGA preza por tudo, menos pelo equilíbrio, aventuras muito mal niveladas ( um grupo de lvl 4 pode enfrentar os mesmo desafios de um grupo lvl 1 pois a nivelação inicial é aventuram lvl1-4 ) e drops itens extremamentes fortes, se não me engano no RPGA tem como uma personagem lvl 2 ou 3 ter um espada vicious +2, isto é um item lvl 6 ou 7 que dificilmente viria pela regra padrão de tesouros, sendo ainda por cima que os personagens podem escolher os itens, podem customizar a vontade, sempre com os melhores itens.
4º Alguns poderes extremamente fortes, que deixam pouca escolha para os jogadores, ou você pega o melhor ou o outro é muito abaixo (exemplo seria os poderes lvl 2 de fighter, o boundless endurance é o melhor de longe, é um daqueles poderes que transformam um encontro morte certa em vitoria)