1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas sobre o sistema da 4ª edição!

Tópico em 'D&D 4ª Edição' iniciado por KADU, 27 Jun 2008.

  1. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Estou abrindo este tópico para colocarmos as dúvidas sobre o novo sistema.

    Para inalgurar: a habilidade Shield de mago diz o seguinte:

    Immediate Interrupt
    Trigger: you are hit by an attack.
    Effect: you gain +4 power bonus to AC and Reflex defense until the end of you next turn.

    Minha dúvida é se você recebe o bônus depois de ter recebido o dano ou se você recebe o bônus e volta pra ver se este ultimo ataque que ativou a habilidade ainda acertaria??

    Na versão 3.5 a primeira opção seria natural mas notei que na nova as habilidades realmente permitem que você "volte" ou "espere" uma ação. O dano do ataque furtivo do ladino por exemplo, você pode decidir por usá-lo após ter acertado e ter rolado o dano normal, coisa que antes não podia.
     
  2. Handel

    Handel Usuário

    Pelo que eu sei Immediate Interrupt é resolvido antes da ação que ativa ele. Ele interrompe a ação, aplica seus efeitos, e a ação interrompida é concluída se ainda for possível (porque as vezes efeitos de deslocamento acabam impossibilitando a conclusão das ações).
    Então no caso o bônus seria aplicado antes de se comparar com o ataque.
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Vamos pela lógica.

    Se ativar quando acertado, fazendo atuar sobre o acerto, o acerto pode não ser mais um acerto (o AC aumentou) e se não foi um acerto o escudo não se ativaria, logo não poderia ter evitado o acerto.

    Ou seja, o mago toma o golpe sim e o escudo vale a partir daí.
     
  4. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Também acredito que seja assim, mas fiquei em dúvida por três motivos: posso considerar que uma vez que o "gatilho" tenha sido ativado não interessa o que aconteça depois (mesmo que estes eventos inviabilizem o gatilho), seria realmente algo como voltar "no tempo" e refazer a ação. Segundo porque achei a magia ficaria fraca. E terceiro porque, achei esse gatilho besta se não for pra evitar o dano...não precisava deste gatilho bastava poder usar a habilidade que duraria até o final do seu próximo turno.
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu acho que deveriam trocar o fraseamento pra algo do tipo: "se você receber um ataque que o acertaria, ativa o escudo e reverifique se o ataque acerta mesmo, já somado o valor doescudo".

    Pergunta capciosa demais :|
     
  6. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Discordo com você, Deriel.

    Existem dois tipos de imediates no jogo. O reaction acontece depois do trigger, enquanto o Interrupt acontece antes do trigger.

    Logo essa magia do mago pode, sim, cancelar o ataque. E não é o único poder que faz isso. Por exemplo, o poder do ranger 16 Evade the Blow permite que você dê shift como imediate interrupt quando é atacado, podendo até mesmo evitar o ataque.
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    atacado ou acertado?

    estamos correndo um sério risco de acabar com a causalidade no universo. Ó os buracos negros, hein? :g:
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Pra mim é claro. É uma magia de efeito imediato e que interrompe a ação do cara que te ataca.

    O trigger é: Ser acertado por um ataque. Tu foi atacado? Acertou? Se eu usar shield, o ataque não vai mais me acertar? Ok. Plim! Shield. O ataque não me acertou mais.

    Existe esse lance de "volta no tempo"? Sim, existe. É o típico (e não único) caso da aplicação da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    na 4E.
     
  9. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    O Sky anda vendo demais o Big Bang Theory.

    Um outro exemplo, ainda melhor. É só ver o poder racial do Halfling: é imediate interrupt e força o cara a re-rolar o ataque. E o trigger é ser atingido pelo ataque.

    A idéia é exatamente essa: ah, ele acertou o ataque? Então eu uso esse poder pra ele errar.

    E vou te falar que essa magia shield é uma das melhores pra ser dado pro guerreiro com multiclasse.
     
  10. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu vi um episódio dessa série e achei uma bosta. Apesar de eu querer uma cortina de chuveiro com a tabela periódica.
     
  11. Din

    Din Undead Evil Nerd Pirate

    Eu achei extremamente facil de explicar a ação dessa habilidade shield

    Primeiro que se não deu dano é porque não tocou ainda...

    Descrição:
    "Um arqueiro lança uma flecha que vai diretamente no peito do mago e quando está para acertar é desviada por um escudo de poder arcano"

    Significa que teria acertado, mas quando tava pra acertar o mago falou "iiiiii agora fud*"...ai aciona sua carta na manga simples e não é preciso nem se quer voltar no tempo né?
     
    Última edição: 27 Jun 2008
  12. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    É Din, só que se você ler a descrição não diz que se alguém de atacar (attack) você ganha AC, diz que se alguém te ACERTAR (hit) você ganha AC. Voltar a ação de um ataque que já tinha sido rolado pra ver se acertou novamente, é uma novidade em termos de sistema sim. E eu concordo com o Deriel que o texto não ficou bom, e extendo isso a outros poderes, em alguns casos ficou resumido demais.
     
  13. Handel

    Handel Usuário

    É pra que a habilidade não seja usada desnecessariamente, mesmo assim isso ainda pode acontecer.

    Fazer o que... é a filosofia da nova edição :P
     
  14. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Pois é, é que não teria porque gastar um encounter action e tu acabar não sendo atacado, né? É por isso que o shield tem essa mecânica.

    Isso é inteligente, IMHO.
     
  15. Deriel

    Deriel Administrador

    É meio jacu o lance pq quebra a causalidade - mas não jogamos D&D por causa o realismo né?
     
  16. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    É que é aquela coisa: tu não pode jogar D&D pensando na seqüência lógica de "eu ataco, tu defende". É mais no sentido de "vou te atacar com X" "vou defender o teu ataque com Y". Mesmo que o ataque seja feito antes e depois se veja a defesa (mesmo com um modificador posterior, como é o caso do shield), devemos considerar que as duas ações (o ataque e o uso do shield) aconteceram ao mesmo tempo.
     
  17. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Interrupt: interrompe. Uma ação de interrupção que não interrompe a ação de gatilho é que não faz sentido... O gatilho é "você é atingido". O efeito é "você ganha uma proteção mágica capaz de repelir ataques." Incluindo esse. Como é um escudo (se chama shield e aumenta CA e reflexos como um escudo normal), considere a seguinte situação: o ataque acerta, mas não te machuca porque você tinha uma proteção mágica. Não há violação da causalidade (outra forma de pensar que evita paradoxo: o golpe acerta ou erra quando começa, você previne ele enquanto está vindo). Ou uma terceira forma de pensar: mago agora controla o tempo!
     
  18. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Não é uma dúvida mais sim uma opinião: o talento Expanded Spellbook é quase obrigatório pros magos, e muito bom por sinal. Eles que já tem o dobro de opções para poderes diários passam a ter 3 vezes mais. Isso deixaa a classe bem flexível uma vez que a cada descanso maior você pode trocar os poderes diários que vai usar.
     
  19. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    A resposta pra primeira dúvida do tópico tá na pag.268 do PHB...

    "An immediate interrupt lets you jump in when certain trigger condition arises, acting before the trigger resolves."

    Parece que a magia bloqueia o ataque "quando ele ia acertar", got it?
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu entendi, mas continua não fazendo sentido, por mais que queiram dar sentido.

    Se o troço ativa quando o personagem é acertado evitando que este seja acertado, logicamente o evento que ativou o troço não aconteceu e não teria ativado o troço.

    É ilógico de qualquer maneira.
     

Compartilhar