• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duna (Frank Herbert)

Se liga, tô lendo o primeiro livro agora, tô lá pela página 250.

É... não é confuso. Mas também não é pra qualquer um.

E eu entendo o porquê das falhas tanto na série quanto no filme.

A questão é que Duna é um livro de sutilezas. Qualquer transposição para a tela (grande ou pequena) tende a ficar maçante, pois o legal do livro é a trama, os diálogos, as intrigas.

Só acho que o estilo dele fica meio forçado pra quem não está acostumado, já que ele fica mostrando toda hora o que os personagens estão pensando.

Mas eu tô gostando. Quando terminar de ler, quero ver o filme do Linch, e depois a minisssérie.

P.S.: se continuarem falando de videogame aqui... já sabem, né? :eek:
 
Putz!! Vim aqui por acaso atrás de informações sobre a trilha do ADT e acho isso! Uma discussão sobre meu livro predileto. Me cadastrei só pra responder.

E ainda por cima é galera nova. Muito legal! (estou me sentindo um velho... Só o moderador ganhou de mim... hehehehe)

Vamos lá. De cara a msg em cima da minha fala pra nao falar de video-game, mas só pra resolver logo isso...

Antes da Westwood ter inventado (acho q foi ela mesmo) o estilo de jogo RTS (jogos estilos C&C) ela fez um jogo chamado "Dune", em q vc é Paul e meio q refaz tudo q acontece no livro e no filme (claro q bem resumido), nesse jogo vc conversa, etc... Era muito bom pra epoca, divertido e bem pequeno em kbytes.

Depois desse veio "Dune II: The Building of a Dinasty", q foi o PRIMEIRO RTS até onde eu sei. (sei disso tudo pq eu joguei todos eles na minha época). Esse jogo é estilo o C&C. Algum tempo atrás REFIZERAM o jogo, com gráficos MUITO melhores. É o "Dune 2000" (é só lembrar, é o Dune II, mil vezes melhor). E a pouco tempo teve o "Emperor", q é semelhante, mas todo em 3D.

Agora vamos aos livros.

A ordem é:
- Duna
- O Messias de Duna
- Filhos de Duna
- O Imperador-Deus de Duna
- Os Hereges de Duna
- As Herdeiras de Duna

O primeiro se sustenta sozinho. O 2º e o 3º são meio q continuações. Uma fala sobre Paul uns 3 anos depois (esse é um livro bem 'psicológico'), e outro fala sobre os filhos dele (esse é mais estilo o primeiro).

O 4º é considerado (Imperador-Deus) o mais chato. E foi na minha opiniao! (preciso reler algum dia pra ver se mantenho). Mas eu sou tão chato quanto ele e fiz questao de ler. Leiam! Pq sem ele acho q o 5º e o 6º perderiam muito a graça.

E esses 2 são excelentes! (os unicos q já reli fora o 1º) E tem bastante ação.

Ahh... O 4º se passa "muitos" anos depois dos 3 primeiros. E os dois ultimos "não tantos anos" depois do quarto. O 6º é uma continuação *mesmo* do 5º, praticamente continua onde o outro parou. Os dois ultimos nao seguem exatamente a mesma linha dos 4 primeiros, vamos dizer q na epoca do livro, o universo já nao é mais o mesmo. Mas são ótimo, se pelo q eu disse vcs pensaram q não, entao desculpem.

Lugar para comprar. Todos os meus eu comprei na Saraiva. O segundo foi o pior de todos. Acho q foi alguma sobra de estoque de antes dos outros meus, pq quanto comprei no site, primeiro nao tinha, e depois tinham 2 livros com o mesmo nome. Sei lá, até a fonte usada na capa é diferente, mas o tradutor é o mesmo, e isso q importa.

Quem mora no Rio, pegue o hábito de visitar as Saraiva Mega Stores, comprei 2 na internet, o resto eu comprei no Rio Sul ou na Rua do Ouvidor. E sempre q vou nas sessões de Ficção Cientifica, sempre tem algum deles lá, até o fatídico segundo, q me tomou 4 meses pra conseguir (mas realmente faz tempo q não vejo o primeiro).

E aqui no Rio tb uma vez eu vi os 6 (de uma vez só, em fila) a venda naquelas barraquinhas azuis q as vezes ficam na Carioca as vezes ficam na Uruguaiana.

Nao tenho o link agora, mas se procurarem na internet por "Dune 7th" vcs vao descobrir q o filho do cara achou manuscritos do pai, e está pra tentar fazer o sétimo livro da série.

Enquanto isso, ele cria as séries dele.

Os da primeira trilogia são:
- House Atreide
- House Harkonnen
- House Corrino

(já vi os 3 em edições de bolso EM INGLES na Livraria Sodiler) Sobre esses não posso falar muito, aindan não os li. Possuem algumas incongruencias quando à 'Hexalogia' original, mas nada demais. As criticas sao boas.
Os 3 se passam uns 10/20 anos antes dos originais. Cada um centrado numa das 3 familias: a do Paul, a dos inimigos dele, e a do Imperador.

Ele agora está fazendo mais uma, e um deles eu sei q é sobre o "Jihad Buttleriano" (alguns milhares de anos antes - vejam o q é isso no glossário ao final do primeiro livro). Acabei de ir no site, vcs podem ver lá o nome dos outros 2 q ainda estão sendo feitos: http://www.dunenovels.com/legends.html

A trilha sonora do filme é legal. Não excelente, mas quem for tarado por Duna como eu, pode comprar. O filme eu gostei, vi quando criança ainda, nem sabia q existia livro, mas o q é pior, adorei! Algumas cenas são dispensaveis, mas eu acho q pegou bem o clima da coisa. A serie de TV eu achei medonhamente ruim. Acho q todo mundo gostou menos eu... :) (mas é q sou chato, só de ver uma Reveranda Madre usando branco...) A segunda serie eu tb nao sei se já saiu.

Eu ia falar mais alguma coisa, mas nao lembro o q era. Bem, se lembrar eu falo.

AAhh... nao era isso, mas serve. Do Herbert tb já li o "Dosadi Experiment" (a venda na Sodiler), quem gostou do estilo, pode tentar. Nao sei qual foi escrito antes, mas algumas idéias até aparecem nos dois, como as cadeiras-cão. (obs: o Dosadi NÃO se passa no mesmo 'universo' de Duna)

Vou nessa. Vamos ver se visito esse fórum mais vezes. Desculpem a msg longa, mas só de ter parado pra escrever sobre Duna... Ganhei o dia. :D

ps: meu deus, ainda bem a colei pro Bloco de Notas antes de Enviar... Deu tilt e o back não funcionava... Ia ter um treco! :x :lol:
 
Estou até zonza depois de ler esse mega post :obiggraz: ! De qq maneira me empolguei pra ler de novo... o problema é q os q li eram do meu primo, agora lá vou eu caçar tudo outra vez.... agora adaptações são meio difíceis mesmo... eu fico com a do Linch q é bem mais Dark...
 
Eu vi o filme de 84 antes de ler o livro, muuuuuuito legal. o Sting faz um papael muito bom. Eu li os livros entre 89 e 90, é uma das melhores coisas que já li
 
O Sting faz o papel do sobrinho do Barão Harkoneen, que agora não lembro o nome. Para mim, um dos melhores atores no filme é o Patrick Stewart (mais conhecido como Cap. Picard), que faz o papel do Mentat da Casa Artreides.

OBS: estou me referindo ao filme de David Lynch, de 1984, caso alguém não tenha entendido.
 
Ual! Bem eu acabei de ler o 5º livro e achei fantástico! Achei que eh o que mais se aproxima do 1º. Mto bom mesmo.

Outra coisa, o 5º livro passa a 10 mil anos a frente do 4º, ou seja, eh quase uma nova estoria.

Mais outra coisa, acho impossivel se fazer um filme decente do livro, exatamente pelo que o V disse, eh mta intriga, mtos pensamentos, como eles vao reproduzir o que as "Bene Gesserits" reparam soh em olhar pra a pessoa????

Bem, eh isso
 
O Patrick Stewart faz o papel de Gurney Alleck, que é o CAPITÃO da casa Artreides, não o papel do mentat.

O Sting faz o papel do Feyd-Rauta, sobrinho do Barão
 
Terminei o livro hoje.

Não tive saco de ler todos os apêndices...

Olha, eu tenho uma dúvida: o segundo livro se passa quanto tempo depois do primeiro?

E outra coisa: SPOILERS

O destino da irmã do Paul fica incerto no fim do livro... o segundo vai se ocupar dessa questão... certo?

THE END OF SPOILERS
 
O segundo livro (O Messias de Duna) se passa aproximadamente 12 anos após o primeiro...

O destino de Alia é inteiramente mostrado a partir desse 2° livro, então vc vai ter que ler.
 
Boca de Sauron disse:
O destino de Alia é inteiramente mostrado a partir desse 2° livro, então vc vai ter que ler.

Sim, eh verdade. Mas, a historia dela nao termina no segundo livro. Tem mto mais água pra rolar sobre a Alia no terceiro (mta mesmo!!!!)
 
Eu li só até o terceiro. (2 vezes)

Vale a pena ler mais adiante? Fui meio influenciada pelas pessoas que disseram que depois fica chato. Ah sim, e pela minha conta bancária tb (nossa como os livros estão caros!)
 
Bachelorette disse:
Eu li só até o terceiro. (2 vezes)

Vale a pena ler mais adiante? Fui meio influenciada pelas pessoas que disseram que depois fica chato. Ah sim, e pela minha conta bancária tb (nossa como os livros estão caros!)

Acho q vale sim!!!!! hehehe eu to meio viciado nessa série, o 4º eh mais ou menos. Mas o quinto eh fenomenal!!!!!! Parece q eh uma historia nova, e vc ainda conhece melhor a Bene Gesserit. O sexto eu nao posso te dizer pq eu ainda nao li (e vai ser dificil ler pq tao sempre esgotado...).
E esses livros sao mto caros mesmo, apesar de o acabamento deles ser de péssima qualidade (num deles, a capa descolou, enquanto eu tava lendo pela primeira vez...)
 
Realmente o acabamento é tosco.

O meu Duna eu só li uma vez e já tá todo torto. A lombada deu aquelas enrugadas, quando a cola quebra por dentro. O miolo tá com uma "barriga"...

P.S: Black Pilot, acho que o Natal já passou... :mrgreen:
 
hahahaha
verdade, os meus estão todos sem capa, só nas cordas. E as capas ainda rasgaram, então tá aquela coisa pior que livro de biblioteca (tb, livro pra durar comigo tem que ser bom, porq eu carrego pra tudo que é canto!)
 
Eu cuido dos meus livros com tanto carinho... Todos os meus tao inteiros (aquele q saiu a capa eu fui lah na Saraiva trocar!!! hehehehehe
Eu naum diria mto se o acabamento você ruim, mas o preço fosse baixo... Mas eh kra pacas! O primeiro agora tah sendo vendido a 54 reais! Eh impossivel esse livro vender bem assim...

P.S: Black Pilot, acho que o Natal já passou... :mrgreen:
Mto obrigado por me lembrar!!!!!!! :evil: :evil: :evil:


Ps.: V, vc acabou o livro neh? E o que achou dele? Soh pra saber hehehehe
 
Vale a pena ler mais adiante? Fui meio influenciada pelas pessoas que disseram que depois fica chato.
Só pq depois vem o malfadado quarto livro. Mas leia, o 5º e o 6º ficam melhor tendo lido ele. De qq forma, vale a pena ler sim. :D

Outra coisa, o 5º livro passa a 10 mil anos a frente do 4º
Não eram só 1.000? Eu lembro q lendo o livro teve uma passagem em que eu fiquei exatamente nessa dúvida de 1.000 ou 10.000... (teria q procurar, mas eles não estão aqui comigo), mas acho q era só 1000...
Tentei achar isso na internet, mas ninguém fala direito. Um dos site até fala que o quarto são só 1000 anos depois do primeiro. Até onde lembro, nós vemos no livro os último dos 3.500 anos do governo do Tirano...

Mas o quinto eh fenomenal!!!!!! Parece q eh uma historia nova, e vc ainda conhece melhor a Bene Gesserit. O sexto eu nao posso te dizer pq eu ainda nao li
É muito bom mesmo! :) E entao vc vai adorar o sexto!! Pq é a continuação direta do quinto. :D :D :D Se seu inglês for bom, vc pode achar ele pelo Kazaa, mas acho q vc ainda acha ele sim nos site da Siciliano ou Saraiva.
 
nelson disse:
Outra coisa, o 5º livro passa a 10 mil anos a frente do 4º
Não eram só 1.000? Eu lembro q lendo o livro teve uma passagem em que eu fiquei exatamente nessa dúvida de 1.000 ou 10.000... (teria q procurar, mas eles não estão aqui comigo), mas acho q era só 1000...
Tentei achar isso na internet, mas ninguém fala direito. Um dos site até fala que o quarto são só 1000 anos depois do primeiro. Até onde lembro, nós vemos no livro os último dos 3.500 anos do governo do Tirano...

Eu vo pegar o livro 5 denovo, mas eu li a menos de um mes ele. E tenho certesa (vc me deixou em dúvida, mas continuo com a minha opiniao) que foram 10000 (dez mil) anos a frente... Mil anos seriam muito pouco pras mudanças q ocorreram. Enfim, depois eu pego o livro e vejo isso...
 
Errrrr, desculpa ae pessoal, valew Nelson!!!!!
Quem quiser a página 14 (5º livro) tem a seguinte passagem:

**SPOILERS**

"E nos 1500 anos desde a morte do Tirano a Irmandade permanecera impotente para desfazer o nó central daquela terrível realização"

**FIM DOS SPOILERS**

Bem, enfim, foram 1500 anos desde o livro 4. Naum sei da onde eu tirei 10000 anos, hehehe mas de algum lugar foi! rs. Devia estar com sono hehehehe
Ok? Resolvido, um abraço...
 
Nao se preocupe, vc não está maluco. :D Teve algum lugar no livro onde eu tb li algo sobre 10.000 anos. Eu lembro q tive a mesma dúvida. Vou ver depois, acho q foi num daqueles trechos que abrem os capítulos.
 
Achei!!! Até q não foi difícil. Página 76. Primeira coisa da página, exatamente num dos trechos.

** SPOILER! :) **

"10.000 anos já se passaram desde que Leto II iniciou sua metamorfose..."

** FIM **

Isso colocaria o 5º livro 6.500 anos após o 4º. Mas explica o pq nós dois ficamos com isso de 10.000 na cabeça. A única conclusão possível é q esse trecho é de algum livro "escrito" em algum ponto 5.000 anos depois do fim do Hereges (e do Herdeiras tb).
Nao estamos malucos. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo