• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dimensão de Poderes entre o Rei Bruxo, Gandalf e Saruman

Re: Duvida;

Melhor que tenha sindo mesmo. Porque ela nem passou nos cinemas e já tem toda uma confusão sobre quem é mais poderoso que quem. Rei_Bruxo assustava mais pelo nome do que pelo poder. Era um espectro do anel apenas, e talvez até tivesse contemplado algo da magia de Sauron, mas não ao ponto de desafiar Gandalf ou Saruman. O problema é que Sauron no filme é um vilão paradão, sem presença física, exceto o olho, e foi enfatizado para diminuir essa falta o poder do Rei Bruxo. Mas como bem foi visto, ele foi morto pela Éowyn, que passa longe do nivel de poder os Istari.

Uma pergunta....será que Elrond...conseguia competir com ele? Digo, como elfo experiente que era..será que se os dois se enfrentassem...o elfo levaria a melhor?
 
Essa questão de poder é bem relativa, não necessariamente o mais poderosos é o mais forte, poder sub-criatico é uma coisa e força é outra, um pode derrubar o outro, ão necessariamente um tem vantagem sobre o outro, Morgoth era mais poderosos que Tulkas e perdeu no combate corpo a corpo pra ele, assim como sauron era mais poderosos que Huan e também perdeu no combate corpo a corpo com ele.

Saruman e Gandalf, São os mais poderosos depois de Sauron na terra média, os nazghuls e o rei-bruxo não são pareos para eles. na sociedade do Anel Gandalf fala que enfrentou os nove e eles fugiram, isso sem o faná, ainda de Hröa,, ma enfrentou por que não tinha jeito, ele foi cercado e tals, já Saruman, estava na Torre completamente protegido e não iria se arriscar a sair para enfrentar os 9, até por que ele tinha que manter a maquiagem de que estava do lado de Saurom, pelo menos até uma posivel obtenção do um como ele desejava, ainda assim ele não ficou parado, usou sua voz e ludibriou os 9, enganando-os sem esforço algum na tentativa de ganhar tempo e buscar o um.
 
De maneira nenhuma nessa ordem (Saruman e Gandalf) mas sim, não existe nenhuma comparação em absoluto. O PJ me convenceu a n comprar as versões extendidas por causa dessa maldita cena malfeita, não sei como o Cristopher deixou isso passar...
Mas realmente, o pobre do Rei Bruxo perdeu pra Éowyn, Gandalf enfrentou os 9 no Topo do Vento como o Cinzento, os Nazgul correm do Glorfindel e do Aragorn com os Hobbits segurando tochas...Acho que não existe possibilidade nenhuma de se explicar (de acordo com o legendarium) a idéia infeliz do PJ de colocar o Gandalf perdendo pro Rei dos Bruxos, o que ficou até inconsistente, uma vez que no próprio filme Gandalf espanta todos eles "acenando com a mão"...Enfim...O Tópico é bom uma vez que muitos tem essa dúvida, mas não existe comparação entre os poderes do Rei Bruxo com os de Gandalf/Sarum e até mesmo Radagast...Ainda que "covarde" era um Maia...Na verdade a única comparação possível na Terra-Média em relação aos magos é O Balrog e Sauron.
 
Como já dito aqui, o Rei-Bruxo era somente um espectro de um homem corrompido por Sauron por conta dos 9 Anéis que tinha algum poder por conta do motivo de sua corrupção (um dos anéis), mas que não é comparável ao que Gandalf e Saruman tinham, já que estes eram Maiar com poderes mais limitados, e cuja limitação ainda assim era maior que o Rei-Bruxo. Tanto é que Gandalf, ainda nessa "situação", não foi derrotado pelos 9 Nazgûl juntos no Topo do Vento.

The_Withe_Wizard_German disse:
não sei como o Cristopher deixou isso passar...

Bem, os direitos estavam nas mãos da New Line, se não me engano, por isso Christopher chiou mas não pôde fazer nada. Se dependesse dele acho que não haveria nenhum filme.
 
Última edição:
Até que os Filmes ficaram ótimos, mas algumas coisas foram um duro golpe pra quem já havia lido os livros, só pra ser rápido, Elfos no Abismo de Helm e o Rei Bruxo ganhando do Gandalf, são simplesmente absurdos =/
 
Mas apesar de bizzaro os elfos no abismo de Helm, eu aproveitei bem isso, já que apesar de tudo a cena foi muito bonita (Eu lí os livros). A m&#%@ da questão, é que eles morrem muito rapido e o Aragorn comandando o Haldir é bem tosco.
 
Bom, o filme traz mesmo muitos erros, mas é comum de adaptações, já que são, como o nome diz, adaptações, e por não haver a possibilidade de mostrar todas as tramas num único filme, acaba que algumas coisas são inventadas para que a história faça sentido. Mas mesmo sabendo de tudo isso e tal, uma coisa não muda, e isso na opinião de todos aqui. Saruman a Gandalf eram deveras mais poderosos que os nazgûl, qualquer um deles. Mas uma coisa me deixou intrigado. O pessoal disse que o Rei-Bruxo foi morto por Éowyn e têm usado isso como parâmetro de comparação. Bom, na minha opinião a força de Éowyn era muito inferior à dele. Mesmo Aragorn tinha dificuldades de enfrenta-lo, quissá perderia para ele. No episódio da travessia do rio para Valfenda (putz, não lembro o nome do rio e não tenho o livro) os nazgûl fugiram mais por conta de estarem encurralados e pela presença de Glorfindel que, nada nada, matou um Balrog em tempos antigos.

Então não da pra dizer que o Rei-Bruxo era fraco só porque ele foi morto por Éowyn, porque isso seria uma inverdade. Éowyn tinha tanta força para derrotá-lo quanto Frodo tinha para derrotar Sauron. Frodo derrotou o Senhor do Escuro e isso não faz de Sauron um fraco e nem do hobbit um Super-Man. O negócio é que foi uma mistura de acaso com determinação, em ambos os casos, e essa mistura foi subestimada pelo inimigo, também em ambos os casos, e resultou em vitória.

O Rei-Bruxo era sim bastante poderoso, não obstante ser o braço direito de Sauron, um cargo que exigia o mínimo de poder. Mas continua inegável que essa força não se pode comparar à de um Maiar e acho que nem mesmo à de Elrond e seu anel, como sujeriram alguns antes do meu post.

É isso aí pessoal, espero ter colaborado!

Ulmo...o mais nada!
 
Mais ai e que tá. Saruman poderia ser mais poderoso que o Rei dos Bruxos, o que não significa que em um mano a mano ele venceria. É por isso que eu gosto dos livros de Tolkien, neles, ninguem é invencivel.
 
Bem, é que mesmo no filme, a forma como o próprio Saruman fala, dá a entender que ele teme os Nazgûl

Não só ele como gandalf temiam os nazghuls, eles estavam de hröa e podiam ser mortos assim como qualquer outro ser, Gandalf so enfrentou os 9 no topo do vento pq estava cercado, e usou muita "magia", relata-se no livro não me lembro se foi frodo que falou, que, quando caminhavam a noite viu muitos flashs de luz, como relâmpagos que surgiam do topo do vento, era gandalf usando tudo que podia para afastas-los.

Após adquirir o fána, ele não mais os temia para consigo, mas para com os demais humanos comuns na guerra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo