• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dimensão de Poderes entre o Rei Bruxo, Gandalf e Saruman

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Provavelmente, este tópico morrerá num instantinho, porque é uma pergunta bem simples

Então, qual é a dimensão dos poderes do Rei Bruxo? Ele era superior a Gandalf e Saruman?

Isso me atormenta, agradecia que alguem respondesse por favor :D
 
Re: Duvida;

Ele era um espectro de um Homem. Logo, não era mais poderoso que os dois magos, que eram Maiar, mesmo com o incremento que recebeu de Sauron.
 
Re: Duvida;

No livro eles apenas trocam duas palavrinhas e logo o Rei Bruxo vai-se embora, sem confrontar Gandalf, o Branco.

Já o filme deturpa bem essa passagem. Primeiro mostra Gandalf temeroso com relação ao Rei Bruxo, ao conversar com Pippin. Depois, nas estendidas, o Rei Bruxo confronta Gandalf e ainda quebra seu cajado.

Isso acaba por confundir bastante, mas o Nazgul era bem fraquinho perto dos Istari.
 
Re: Duvida;

Verdade a posição colocada do Rei Bruxo no filme foi de dar medo para Gandalf e para colocar ele lá em baixo como um fraco perto do Er-Mürazor.
Porém no livro é bem diferente essa narração. Por isso vale muito mais a pena ler o livro.
 
Re: Duvida;

Er-Mürazor não é o nome do Rei-Bruxo.

Isso é um nome inventado para o rpg MERP. Não foi inventado pelo próprio Tolkien.
 
Re: Duvida;

Sim eu sei que foi inventado futuramente pelo RPG. Porém se não o chamarmos assim então teremos que apenas citar "Rei Bruxo" porque Tolkien não especificou um nome para ele.
 
Re: Duvida;

Porém se não o chamarmos assim então teremos que apenas citar "Rei Bruxo" porque Tolkien não especificou um nome para ele.

Exato, e qual o problema disso, se é o correto? =]

Prefiro usar os termos originais do que me prender a coisas de fanfics, que é o que boa parte do material presente no MERP é.
 
Re: Duvida;

Bom, Gandalf enfrentou sozinho mais de um nazgul. Agora não lembro quem e quantos eram no topo do vento. Mas nenhum nazgul ousou partir pra cima do velho Gandalf, o cinzento.
 
Re: Duvida;

Isso não diz nada, na verdade.

Morgoth também não estava nem um pouco a fim de ir enfrentar Fingolfin quando o Elfo foi bater na porta dele para desafiá-lo, mas nem por isso o Vala era menos poderoso que ele.
 
Re: Duvida;

Mas Morgoth tava todo ferrado, sabia que já não era mais invencível. E Saruman estava no seu auge na Terra-Média. Mas enfim, eu entendo a sua opnião, mas os niveis de poder de ambos não era tão diferente no mano a mano.
 
Última edição:
Re: Duvida;

Se Saruman usasse um fána, não teria por que ter medo. Como usava um hröa, um corpo físico como os dos Filhos de Ilúvatar, o medo era justificado. Vide Gandalf antes (com hröa) e depois (com fána) da morte.

Saruman teria acesso mais direto ao seu poder, mas não significa o poder não estivesse nele mesmo em uma forma física menor.

Já o Rei-Bruxo era pouco mais que um Homem, mas ainda assim estava muito longe de chegar perto de um Maia.
 
Re: Duvida;

O Rei Bruxo de Angar possuia os poderes muito limitados, por ter sido apenas um homem mortal, corrompido pelas forças que reinavam à oeste.Não sei, com muita profundidade, os poderes ou desígnios que tal criatura tinha acesso, mas não é muito grande ou igual à de um Maia, Olórin, ou Saruman.Muito menos de Sauron; mas creio que ele nem foi citado.

Peter Jackson enfatizou muito o Rei Bruxo de Angmar, e acho que isso não foi muito bom para os fãs que levam Tolkien com certa profundidade.Quero dizer que ele é mais imponente do que é, e parece, no filme, ter mais poderes.

Não sei se foi falha de adaptação, se foi feito propositalmente por Peter ou coisa do gênero.Do mesmo jeito, ele é limitado, com poderes contidos!
 
Re: Duvida;

E outra: o Rei-Bruxo tinha um dos Nove Anéis, o que já explicaria boa parte do poder dele.

Saruman era poderoso por natureza, sem anel algum (embora tenha tentado criar alguns também com planos a la Sauron).
 
Re: Duvida;

Então,
Quer dizer que ele recebeu um dos 9 anéis, dados por Sauron.Não sabia disso, e obrigado, Tilion;pois, se o que dizes for verdade, não há dúvidas quanto ao seu poder.Acho que todos sabem que os Corrompidos são fracos, perseguidores do anel e sem alma, sentimentos.Não só por isso, acho que ele já se torna certamente fraco.
 
Re: Duvida;

Saruman também foi corrompido, e nem foi preciso um anel para isso, mas mesmo assim é bastante poderoso.

Acho que algum poder ele deveria ter, ou não seria o Nâzgul #1 e principal tenente das forças de Sauron, provavelmente grande parte desse poder vinha do anel, mas sempre tive a impressão de que, querendo ou não, ele sempre foi poderoso. Claro, nada comparável a Gandalf, mas seria um embate interessante.
 
Re: Duvida;

Yeap, mas o tempo durante o qual o Rei-Bruxo o usou foi o suficiente para transformá-lo em Nazgûl e ligá-lo ao anel (e, por tabela, à vontade de Sauron) para sempre, independente de estar usando o artefato no dedo ou não.
 
Re: Duvida;

bem, realmente não posso usar fontes nenhumas pois não me lembro onde li isso, mas acho que o nome Rei-Bruxo nos dá algumas pistas sobre o seu poder!

O rei é obviamente uma lembrança do seu reino de Angmar no Norte, mas o Bruxo, creio que será para nos indicar que mesmo sendo homem, ele já não era um homem normal, e talvez alguém com algum poder diferente!

A magia de tolkien, como pode ser visto em muitos outros tópicos, é muito misteriosa e revela-se de formas variadas! Seres extraordinários como Tom Bombadil e Beorn continuam a quebrar-nos a cabeça!

Gandalf também menciona um necromancer
Sauron, como quem já leu as obras saberá
em Dol Guldur! Acho que necromancer é um sinónimo de feiticeiro (não no sentido tolkien, mas no sentido comum), um manipulador de poderes ocultos! O Bruxo do nome do chefe dos nazgûl pode indicar-nos que ele seria algo desse género, um necromancer, um homem com poderes diferentes do normal! Provavelmente obtidos de formas pouco correctas e dignas!

Se estiver a dizer alguma barbaridade, principalmente relacionada com o necromancer, com certeza alguém corrigirá!

;D
 
Re: Duvida;

Acho que nem se o Rei-Bruxo colocasse o Um (isso é, nos seus tempos de homem E considerando que nada foi acrescentado à sua força depois que ele recebeu um dos Nove, que provavelmente não foi o que aconteceu) ele não seria páreo para os Maiar Olórin e Curunir, uma vez que eles estavam muito além dele.

Mas concordo com os que falaram aí que o Rei-Bruxo foi muito "superestimado" (nem sei se existe essa palavra) no filme. Mas isso provavelmente tem uma explicação: o livro tem um vilão, que é Sauron, mas este não aparece "em pessoa" durante todo o livro, o que o torna apenas um rumor, quase uma lenda. Já o Rei-Bruxo aparece luta e, na falta de Sauron, acaba se erguendo como principal vilão, enfrentando Gandalf e coisa e tal. Acredito que seja isso ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo