1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dimensão de Poderes entre o Rei Bruxo, Gandalf e Saruman

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tywin Lannister, 27 Nov 2008.

  1. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Provavelmente, este tópico morrerá num instantinho, porque é uma pergunta bem simples

    Então, qual é a dimensão dos poderes do Rei Bruxo? Ele era superior a Gandalf e Saruman?

    Isso me atormenta, agradecia que alguem respondesse por favor :D
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Ele era um espectro de um Homem. Logo, não era mais poderoso que os dois magos, que eram Maiar, mesmo com o incremento que recebeu de Sauron.
     
  3. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Duvida;

    No livro eles apenas trocam duas palavrinhas e logo o Rei Bruxo vai-se embora, sem confrontar Gandalf, o Branco.

    Já o filme deturpa bem essa passagem. Primeiro mostra Gandalf temeroso com relação ao Rei Bruxo, ao conversar com Pippin. Depois, nas estendidas, o Rei Bruxo confronta Gandalf e ainda quebra seu cajado.

    Isso acaba por confundir bastante, mas o Nazgul era bem fraquinho perto dos Istari.
     
  4. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Re: Duvida;

    Verdade a posição colocada do Rei Bruxo no filme foi de dar medo para Gandalf e para colocar ele lá em baixo como um fraco perto do Er-Mürazor.
    Porém no livro é bem diferente essa narração. Por isso vale muito mais a pena ler o livro.
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Er-Mürazor não é o nome do Rei-Bruxo.

    Isso é um nome inventado para o rpg MERP. Não foi inventado pelo próprio Tolkien.
     
  6. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Re: Duvida;

    Sim eu sei que foi inventado futuramente pelo RPG. Porém se não o chamarmos assim então teremos que apenas citar "Rei Bruxo" porque Tolkien não especificou um nome para ele.
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Exato, e qual o problema disso, se é o correto? =]

    Prefiro usar os termos originais do que me prender a coisas de fanfics, que é o que boa parte do material presente no MERP é.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Re: Duvida;

    Mas nos "Contos inacabados" Saruman não fica nem um pouco afim de enfrentalo.
     
  9. Menello

    Menello Usuário

    Re: Duvida;

    Bom, Gandalf enfrentou sozinho mais de um nazgul. Agora não lembro quem e quantos eram no topo do vento. Mas nenhum nazgul ousou partir pra cima do velho Gandalf, o cinzento.
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Isso não diz nada, na verdade.

    Morgoth também não estava nem um pouco a fim de ir enfrentar Fingolfin quando o Elfo foi bater na porta dele para desafiá-lo, mas nem por isso o Vala era menos poderoso que ele.
     
  11. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Re: Duvida;

    Mas Morgoth tava todo ferrado, sabia que já não era mais invencível. E Saruman estava no seu auge na Terra-Média. Mas enfim, eu entendo a sua opnião, mas os niveis de poder de ambos não era tão diferente no mano a mano.
     
    Última edição: 27 Nov 2008
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Se Saruman usasse um fána, não teria por que ter medo. Como usava um hröa, um corpo físico como os dos Filhos de Ilúvatar, o medo era justificado. Vide Gandalf antes (com hröa) e depois (com fána) da morte.

    Saruman teria acesso mais direto ao seu poder, mas não significa o poder não estivesse nele mesmo em uma forma física menor.

    Já o Rei-Bruxo era pouco mais que um Homem, mas ainda assim estava muito longe de chegar perto de um Maia.
     
  13. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Re: Duvida;

    O Rei Bruxo de Angar possuia os poderes muito limitados, por ter sido apenas um homem mortal, corrompido pelas forças que reinavam à oeste.Não sei, com muita profundidade, os poderes ou desígnios que tal criatura tinha acesso, mas não é muito grande ou igual à de um Maia, Olórin, ou Saruman.Muito menos de Sauron; mas creio que ele nem foi citado.

    Peter Jackson enfatizou muito o Rei Bruxo de Angmar, e acho que isso não foi muito bom para os fãs que levam Tolkien com certa profundidade.Quero dizer que ele é mais imponente do que é, e parece, no filme, ter mais poderes.

    Não sei se foi falha de adaptação, se foi feito propositalmente por Peter ou coisa do gênero.Do mesmo jeito, ele é limitado, com poderes contidos!
     
  14. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    E outra: o Rei-Bruxo tinha um dos Nove Anéis, o que já explicaria boa parte do poder dele.

    Saruman era poderoso por natureza, sem anel algum (embora tenha tentado criar alguns também com planos a la Sauron).
     
  15. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Re: Duvida;

    Então,
    Quer dizer que ele recebeu um dos 9 anéis, dados por Sauron.Não sabia disso, e obrigado, Tilion;pois, se o que dizes for verdade, não há dúvidas quanto ao seu poder.Acho que todos sabem que os Corrompidos são fracos, perseguidores do anel e sem alma, sentimentos.Não só por isso, acho que ele já se torna certamente fraco.
     
  16. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Re: Duvida;

    Sauron tomou os aneis dos Nazgul. Silmarillion se não me engano.
     
  17. Tonso

    Tonso Hum! Carne de

    Re: Duvida;

    Saruman também foi corrompido, e nem foi preciso um anel para isso, mas mesmo assim é bastante poderoso.

    Acho que algum poder ele deveria ter, ou não seria o Nâzgul #1 e principal tenente das forças de Sauron, provavelmente grande parte desse poder vinha do anel, mas sempre tive a impressão de que, querendo ou não, ele sempre foi poderoso. Claro, nada comparável a Gandalf, mas seria um embate interessante.
     
  18. Tilion

    Tilion Administrador

    Re: Duvida;

    Yeap, mas o tempo durante o qual o Rei-Bruxo o usou foi o suficiente para transformá-lo em Nazgûl e ligá-lo ao anel (e, por tabela, à vontade de Sauron) para sempre, independente de estar usando o artefato no dedo ou não.
     
  19. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Re: Duvida;

    bem, realmente não posso usar fontes nenhumas pois não me lembro onde li isso, mas acho que o nome Rei-Bruxo nos dá algumas pistas sobre o seu poder!

    O rei é obviamente uma lembrança do seu reino de Angmar no Norte, mas o Bruxo, creio que será para nos indicar que mesmo sendo homem, ele já não era um homem normal, e talvez alguém com algum poder diferente!

    A magia de tolkien, como pode ser visto em muitos outros tópicos, é muito misteriosa e revela-se de formas variadas! Seres extraordinários como Tom Bombadil e Beorn continuam a quebrar-nos a cabeça!

    Gandalf também menciona um necromancer
    Sauron, como quem já leu as obras saberá
    em Dol Guldur! Acho que necromancer é um sinónimo de feiticeiro (não no sentido tolkien, mas no sentido comum), um manipulador de poderes ocultos! O Bruxo do nome do chefe dos nazgûl pode indicar-nos que ele seria algo desse género, um necromancer, um homem com poderes diferentes do normal! Provavelmente obtidos de formas pouco correctas e dignas!

    Se estiver a dizer alguma barbaridade, principalmente relacionada com o necromancer, com certeza alguém corrigirá!

    ;D
     
  20. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Re: Duvida;

    Acho que nem se o Rei-Bruxo colocasse o Um (isso é, nos seus tempos de homem E considerando que nada foi acrescentado à sua força depois que ele recebeu um dos Nove, que provavelmente não foi o que aconteceu) ele não seria páreo para os Maiar Olórin e Curunir, uma vez que eles estavam muito além dele.

    Mas concordo com os que falaram aí que o Rei-Bruxo foi muito "superestimado" (nem sei se existe essa palavra) no filme. Mas isso provavelmente tem uma explicação: o livro tem um vilão, que é Sauron, mas este não aparece "em pessoa" durante todo o livro, o que o torna apenas um rumor, quase uma lenda. Já o Rei-Bruxo aparece luta e, na falta de Sauron, acaba se erguendo como principal vilão, enfrentando Gandalf e coisa e tal. Acredito que seja isso ;)
     

Compartilhar