• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desarmamento: você vai votar! (Enquete atualizada.)

O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?

  • Sim

    Votos: 47 41,6%
  • Não

    Votos: 63 55,8%
  • Nulo

    Votos: 3 2,7%
  • Branco

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    113
Tisf disse:
Eu não vou poder votar... vou ter que justificar. Tenho que levar meu título? :eh: Como devo proceder?
Tisf, vc só vai poder justificar o voto se estiver fora do município de onde vc vota e tem que estar com o seu título sim, OBRIGATORIAMENTE.
Quem vai justificar precisa do título.
No dia das eleições, compareça a qualquer seção eleitoral pra justificar o voto (lembrando mais uma vez, fora da sua cidade).

Quem vai votar pode usar qualquer documento ORIGINAL, OFICIAL e COM FOTO, quando não estiver em posse de seu título.

Isso exclui:
- Xérox de quaisquer documentos, mesmo que autênticada
- Certidão de Nascimento

Feanor disse:
O que você pode considerar um bom motivo?
Bandido pode matar por qualquer futilidade, na hora eles nem sequer pensam em 30 anos de prisão, e etc. Ainda mais por que a eficácia do sistema penal no Brasil é ridícula. Não impõem temor aos bandidos.
Feanor, bandidos não matam por nada.
Mesmo que eles não temam o sistema penal, matar uma pessoa implica em arranjar problemas com diversas outras (muitas vezes parentes, policiais, amigos influentes da vítima, ou pior de tudo: outros bandidos).
 
Varatar disse:
Feanor, bandidos não matam por nada.
Mesmo que eles não temam o sistema penal, matar uma pessoa implica em arranjar problemas com diversas outras (muitas vezes parentes, policiais, amigos influentes da vítima, ou pior de tudo: outros bandidos).

Claro que não Varatar. Eles podem matar por emoções, por não ter gostado da cara da vítima, por querer "déi reau"... motivos não faltam. Mas o que você pode considerar um bom motivo?
Quão bom deve ser um motivo para valer a vida de alguém? Defesa própria e de entes queridos, provavelmente seria um.

Mas que não me venham dizer que bandido só mata com um bom motivo.
 
Feanor disse:
Eles podem matar por emoções, por não ter gostado da cara da vítima, por querer "déi reau"...
Feanor, isso não acontece, não, cara. Só se o bandido for acima de tudo um deficiente mental.
Eu conheço bandidos e bandidos, e vou te falar, isso é extremamente raro, cara. Até pq, se alguém mexer com a pessoa errada por mera "emoção", no dia seguinte vai amanhacer todo cortado, carbonizado ou com uma bala na cabeça.

Mas o que você pode considerar um bom motivo?
São 10 mandamentos:

1. Dívidas (geralmente morre com tiro na cara)
2. X9 (esse certamente morre queimado em pneu, e às vezes tem uma plaquinha escrito "x9")
3. Se matou alguém que não devia (morre de qualquer jeito)
4. Se tentou reagir a um assalto ou qualquer coisa assim
5. Se comeu a mulher dos outros
6. Se mexou com mulher dos outros
7. Vítima de covardia, por ter feito qualquer coisa errada
8. Se roubou na favela (vira picadinho)
9. Se roubou a favela "dos outros"
10. Tiroteio (bala perdida ou não)
 
Última edição:
deathie disse:
É diferente você pegar e liberar a arma pra um filhinho de papai que tem medo de morrer e se acha todo espertão e vai acabar fazendo uma merda, mais cedo ou mais tarde. Não vou dizer liberar arma pra bandido, pq bandido não precisa de nada disso, certo?
QUOTE]


Certo, mas o que vc tem q perceber é que se não for proibido, não vai virar caos, ninguem vai poder andar por aí com arma cara, vai continuar exatamente como está agora. Vc vê muitos filhinhos de papai queimando os outros na rua? Vc vê nego andando com arma na cintura?

Não vai virar faroeste não. Quem quer matar mata cara, independendo de qual arma usa. Bandido é bandido.

Novamente repito: PORTE não é POSSE. ¨

Porte: Documento que te permite PORTAR uma arma com vc a qualquer momento. Andar com uma arma na cintura por exemplo. Está proibido a anos, e só tendo uma condição particular vc pode tirar, ainda sim submetido a diversos exames e restrições exemplo: juizes, policiais, ministros.

Posse: Direito de ter uma arma em sua propriedade. Vc não pode transportá-la nem transportar munição dela, se n tiver as devidas guias de tráfego. E ainda sim se tiver, tem que andar com as armas desmuniciadas, e desmontadas em seus respectivos estojos.


Oq eu luto pra tentar mostrar às pessoas é que a esmagadora maioria dos brasileiros é pacifista, e não gosta de armas, no entanto tem que perceber que isso é um direito de quem quer ter. Vc pode votar NÃO e nem por isso querer comprar uma arma entende? Um referendo é algo muito grande que mexe com todos, mas a população n tem noção dessa decisão, por isso que jogar uma responsabilidade dessa nas costas do povo é muita sacanagem e politicagem.
 
população brasileiraNão tinha visto esta mensagem antes.

Morpheu disse:
O problema é que além de morrer, você pode errar o alvo e acertar mais alguém, talvez até mesmo eu. Melhor dificultar esta possibildade...
Se você tiver a infelicidade de ser meu vizinho ou estar passando pela frente da minha porta do apartamento bem no momento em que ladrões estiverem arrombando minha porta, sim, eu posso errar o bandido e te acertar. Mas o que você estaria fazendo alí, afinal de contas?

Diminuirá pouco a criminalidade, óbvio, mas reduzirá os acidentes domésticos e mortes ao reagir, especialmente através "cidadãos-de-bem" que não sentirão-se confortáveis cometendo crimes e abandonarão suas armas. Acredito que se uma vida for salva a lei já valerá a pena.
Eu considero um acidente doméstico onde uma criança dá um tiro em si mesma é equivalente a um acidente doméstico de uma criança que começa a brincar com as facas de carne na cozinha ou começa a tomar remédios pensando que é bala. O erro está em comprar facas para cozinhar e remédios para se curar de doenças, ou está relacionado aos pais guardarem os itens citados em local inadequado? Adicionado a esse fato, uma arma de fogo só é letal quando carregada, e acho que todo mundo aqui tem consciência de que não se guarda arma de fogo carregada!
Antes que você comece a dizer que isso é por causa da imperícia das pessoas com armas legalizadas, foi por isso que as regras para obtenção de uma arma legalizada foram modificadas. A sociedade cobrou e o Governo cumpriu sua parte - dificultou as regras. Se existe ou não corrupção é outra história - deve-se acabar com a corrupção nestes casos.

Bandido não mata à toa, não se arrisca a pegar até 30 anos de prisão por homicídio sem um bom motivo. Resistência armada é um bom motivo. Se cada um dos assaltados sacasse uma arma, garanto que morreriam muitos mais deles. Não é estatística, é raciocínio lógico.
Fernandinho Beira-Mar, preso, em uma rebelião no presídio em que estava preso mandou assassinar um de seus inimigos e foi flagrado pelas câmeras da televisão dando risadas em uma conversa amistosa com seus comparsas. Vai me dizer que esse tipo de gente não mata à toa?
Aliás, um dos motivos mais recorrentes da criminalidade é o uso de drogas, que em vários casos é a causa de furtos e latrocínios. Pergunte a um usuário de drogas, do tipo que precisa roubar para comprar drogas, não esses filhinhos de papai, se ele saberia do que ele é capaz para conseguir o dinheiro para drogas em uma crise de abstinência?

Não, porque quase ninguém faz o treinamento completo. Mesmo policiais são mal treinados, mas dependemos deles para combater o crime. Já o cidadão comum não tem motivo algum para manter-se armado.
Foi cobrado do lado do "não" anteriormente, então cobro agora do lado do "sim": que evidências você pode me dar de que desde a mudança da legislação com relação à aquisição de armas "quase ninguém fez o treinamento completo"? E mais, o que tem o fato dos policiais serem mal-treinados a ver com isso? E sua frase não ficaria correta se fosse "EU não vejo qualquer motivo para um cidadão comum manter-se armado"? Eu vejo vários motivos para vários civis se manterem armados, várias já expostas por outros membros do fórum neste tópico.


Lembra do "exija que o governo faça a parte dele."? Em qualquer país realmente civilizado a população sairia imediatamente em protesto exigindo a demissão e punição dos policiais envolvidos. Mas aqui no Brasil impera a lei do "se não é comigo, então se dane".
A beleza da Democracia Representativa se apresenta nesse fato: eu creio que o nosso Secretário de Justiça e Segurança, José Otávio Germano, esteja fazendo um bom trabalho na medida que os recursos do Estado lhe permite. O vice-governador já afastou o comandante da operação e já foram afastados mais seis PMs identificados pelas imagens.
Neste meio-tempo a Dep. Luciana Genro, aquela "criatura canina" (pra não dizer outra coisa), não faz outra coisa que sentar em sua nova cadeira de líder da bancada gaúcha na Câmara e promover a degola do secretário Germano. Ao mesmo tempo, achei louvável que através de um encorajamento dela o governador Rigotto resolveu agir e jogar pesado com a União, e assim 900 milhões foram liberados finalmente para os Estados exportadores.

Veja bem então: Ao mesmo tempo que eu acho a atuação da BM lamentável, acho que estão apurando os fatos. Ao mesmo tempo que acho a Luciana Genro uma agitadora inconseqüente, acho que esse ímpeto acabou nos ajudando em uma queda-de-braço com a União. Ao mesmo tempo que acho que o Sr. Henrique Meirelles me ferra em minhas compras na Amazon.com, acho que ele vem auxiliando realmente as exportações do Brasil toda vez que intervém no mercado, embora ache que isso não possa continuar a longo prazo.
Finalmente, acho que o Brasil ideal é o Brasil sem armas, mas acho que desarmar a população e proibir a venda legal não são as medidas corretas a se tomar, pelo menos não em ordem cronológica.


É diferente de entrar para fazer negócios...
Definitivamente, por isso acho que esses "negócios" irão se concretizar de outras maneiras menos arriscadas para ambos os lados.

Não é possível garantir que todos os portadores de arma de fogo são responsáveis, treinados e emocionalmente equilibrados, ao contrário do que você diz.
Quantos médicos vão querer forjar um atestado de sanidade mental e arriscar perder a licença? Isso não inibe em muito a possibilidade do forjamento?
Quantas escolas de tiro vão forjar certificados de treinamento? Quem tem dinheiro pra subornar esse tipo de estabelecimento pode pagar uma escola de tiro, não é mesmo?
Quantas pessoas responsáveis que você conhece se dariam tanto trabalho? E mais, depois de tanto trabalho, sacrifício e gastos para comprar uma só arma, você acha que alguém vai simplesmente começar a dar tiros para todos os lados?

E ninguém será lesado, pois o direito à proteção da polícia e do protesto contra a possível ineficiência dela estende-se a todos. Isto é que chamam de Estado democrático de direito.
O direito à proteção da polícia e do protesto contra uma possível ineficiência dela era dos torcedores colorados no momento em que essa ineficiência estava sendo tão grotescamente apresentada em rede nacional. Contudo, pergunte a qualquer um que esteve naquele jogo, eles com certeza sairam lesados.


Se o tal cara pode cometer crimes, mais um motívo para deixá-lo desarmado. Quem garante que ele não irá tomar umas e sair metendo bala no que vê pela frente? Prefiro fazer algo e impor dificuldades à compra da arma, do que enfiar a cabeça na areia e dizer que não vai mudar.
Cassa-se o direito de posse DESSE cidadão, não dos outros 181.585.999 cidadãos do Brasil inteiro.


Abraços!
 
Última edição:
Varatar disse:
Feanor, isso não acontece, não, cara. Só se o bandido for acima de tudo um deficiente mental.

Eu conheço bandidos e bandidos, e vou te falar, isso é extremamente raro, cara. Até pq, se alguém mexer com a pessoa errada por mera "emoção", no dia seguinte vai amanhacer todo cortado, carbonizado ou com uma bala na cabeça.

Agora é preciso ser um deficiente mental para sofrer de um desequilíbrio emocional e cometer uma cagada? Sério Varatar, há casos e casos. Não dá para falar que bandido mata só por bons motivos ou somente sem os mesmos.

Vou citar outro exemplo de minha minúscula cidade: no início desse ano, dois sujeitos estavam num boteco, quando se desentenderam. Um deles atravessou a rua em direção a uma daquelas lojas de R$1,99, onde ele comprou uma faca, voltou ao boteco e matou o cara a facadas. E ele não era nenhum deficiente mental. Nem bandido era, e mesmo assim matou a pessoa por motivos banais. Quem dirá de bandidos ainda mais inescrupulosos.

Sanidade mental não é a única coisa a ser avaliada, mesmo por que pode ser bem relativa. Depende muito dos conceitos morais incutidos. Há por exemplo, os "machões" que acham que vivem em terras sem lei, numa espécie de faroeste, e matam sim se der na telha e por motivos banais.

Já tive amigo assassinado em porta de boate simplesmente por se desentender com um bandido que andava por lá. E o cara não amanheceu carbonizado nem nada. Demorou mais de uma semana para ser preso e fugiu da cadeia.

Ainda digo que esse tipo de crime não é raro nã, pois estou cansado de presenciar, mesmo aqui numa região pouco populosa.

Ainda em conceitos morais, vai outro exemplo: teve tempos atrás, se não me engan no nordeste, um caso de um cara que matou o outro a tiros, e quando indagado por que matou, ele respondeu que na verdade ele não havia matado. Ele só tinha feitos os "furinhos" no outro. Quem matou foi Deus.

E ele não estava brincando, tampouco era um deficiente mental. Ele falou sinceramente, pois aquilo era a verdade nos conceitos morais dele.



Varatar disse:
São 10 mandamentos:

1. Dívidas (geralmente morre com tiro na cara)


É. Mas é um dos motivos mais estúpidos que podem existir. Morto não paga a dívida.

Você considera todos estes 10 como bons motivos? Ver o cara que mexeu com sua mulher morto em troca de 30 anos de prisão?

Não, eu creio. Mas para eles é diferente. E a maioria deles não é doente mental. Eles simplesmente não tem medo das conseqüências, talvez por que elas não sejam realmente ameaçadoras, e tampouco encaram o ato de assassinar alguém como moralmente errado, em boa parte dos casos.
 
Um deles atravessou a rua em direção a uma daquelas lojas de R$1,99, onde ele comprou uma faca, voltou ao boteco e matou o cara a facadas. E ele não era nenhum deficiente mental. Nem bandido era, e mesmo assim matou a pessoa por motivos banais. Quem dirá de bandidos ainda mais inescrupulosos.
É .. em cidades menos populosas eu não sei bem, Feanor. Mas aqui isso acontece pouco, só se o cara tiver muita moral pra fazer isso, ou então se for PM. Ninguém fez nada com ele??? Vem fazer isso aqui pra ver ... !

Aqui no subúrbio do Rio, se um zé mané atravessa a rua e enche um rapaz de facadas, no dia seguinte tem meia dúzia de caboclos levando ele pra ser desovado.
Bandidinho por aqui não mexe com a comunidade de graça, não. Se mexer, pode ter certeza q não fica barato.

Um cara aqui matou alguém há algum tempo. Em pouco tempo, veio um traficante de outra favela (que conhecia a região aqui) e largou três pregos nele, na praça, pra todo mundo ver.

Você considera todos estes 10 como bons motivos?
Bom motivo eu não considero nenhum deles. Eu não mataria ninguém, e nem acho q qualquer coisa justifique matar um irmão.

Feanor disse:
Eles simplesmente não tem medo das conseqüências, talvez por que elas não sejam realmente ameaçadoras
Cara, bandido q faz besteira na zona urbana, morre, e morre feio (consequência mais ameaçadora q vc pode imaginar).
Imagina o q é um pai ver seu filho (q andou pelo caminho errado e fez besteira), morto com tiro na cabeça, amarrado igual frango de aviário?! Imagina morrer queimado dentro de uma pilha de pneus?

O pessoal da boca zela pelo "mercado" deles, de modo q não vire bagunça e alguém venha fazer o q quiser. Pode acreditar. Se aqui se faz, aqui se paga sim, e paga caro.
 
Última edição:
Acho que eu não tenho muito a acrescentar a discussão, mas enfim:

- O Referendo não é sobre desarmamento. O referendo é sobre a PROIBIÇÃO do comércio de armas de fogo. O Estatudo do Desarmamento é sobre desarmamento, e ele por sí só já tem feito um excelente trabalho.
- O jornal O Globo publicou uma matéria falando sobre dados absurdos de armas registradas envolvidas em homicidios. Lembrem-se que as armas da polícia e do exército são registradas, o que torna completamente infundada qualquer afirmação da matéria no sentido de tentar justificar que pessoas com porte de arma matam. A pesquisa só seria válida se fossem removidos dos dados esse tipo de homicidio.
- Os maiores fornecedores de armas são os próprios policiais, que vendem armas da polícia, que são registradas.

Não sei se já postaram aqui, mas vale a pena conferir a matéria da Veja no link:

http://veja.abril.com.br/051005/p_076.html

O interessante dessa matéria é que ela apresenta argumentos sobre vários aspectos do referendo (como a falta de sensatez do referendo em si, por não poder cumprir sua própria proposta), não tenta somente dizer o porque de se votar não.
 
Varatar disse:
É .. em cidades menos populosas eu não sei bem, Feanor. Mas aqui isso acontece pouco, só se o cara tiver muita moral pra fazer isso, ou então se for PM. Ninguém fez nada com ele???

Não. Eram dois senhores de 50 e poucos anos cada um. No máximo a família do morto ficou indignada e essas coisas de sempre, mas não rolou vingança nenhuma, como em (chutando) 95% das vezes por aqui.


Varatar disse:
Aqui no subúrbio do Rio, se um zé mané atravessa a rua e enche um rapaz de facadas, no dia seguinte tem meia dúzia de caboclos levando ele pra ser desovado.
Bandidinho por aqui não mexe com a comunidade de graça, não. Se mexer, pode ter certeza q não fica barato.

Essas coisas também podem ser bem relativas, assim como as que eu coloquei, não nego.
Veja bem:
- Há muitas comunidades que não tem esse senso de auto proteção a ponto de ir à forra por alguém morto. Também varia de onde está localizada a comunidade, seu tamanho, e as pessoas que a compõe.
- Há muitas pessoas que não tem amigos ou parentes que tenham caráter de realizar alguma espécie de vingança.
E por aí vai..

Varatar disse:
Um cara aqui matou alguém há algum tempo. Em pouco tempo, veio um traficante de outra favela (que conhecia a região aqui) e largou três pregos nele, na praça, pra todo mundo ver.

Provavelmente quem ele matou não devia valer muita coisa também. Se você matar alguém "barra pesada" é bem mais provável que você sofra conseqüências mais graves. E o traficante da outra favela, sofreu alguma retaliação por ter matado esse aí? Sempre existem dois lados, lembre-se.


Varatar disse:
Bom motivo eu não considero nenhum deles. Eu não mataria ninguém, e nem acho q qualquer coisa justifique matar um irmão.

Claro. Mas daí para alguém querer falar que um motivo é "bom" para alguém matar outra pessoa....
Bom motivo para um bandido pode ser qualquer coisa. Além de que, lembremos sempre que esses conceitos de bom e mau muitas vezes são estereótipos muito relativos e particulares.


Varatar disse:
Cara, bandido q faz besteira na zona urbana, morre, e morre feio (consequência mais ameaçadora q vc pode imaginar).
Imagina o q é um pai ver seu filho (q andou pelo caminho errado e fez besteira), morto com tiro na cabeça, amarrado igual frango de aviário?! Imagina morrer queimado dentro de uma pilha de pneus?

O pessoal da boca zela pelo "mercado" deles, de modo q não vire bagunça e alguém venha fazer o q quiser. Pode acreditar. Se aqui se faz, aqui se paga sim, e paga caro.

Pois é, as vezes acontece isso mesmo, e às vezes não. Talvez aí sofrer as conseqüências por matar alguém seja mais comum do que por aqui. Mesmo assim isso me parece ser mais uma visão da sua comunidade específica, e talvez de algumas outras. Assim como a minha, sobre o local onde moro.

O que só mostra que questões assim são complexas, e envolvem assuntos que o povo em geral não tem capacidade de entender ou refletir sobre, fazendo com que a decisão do tal referendo fique em mãos de pessoas que possuem na maioria das vezes apenas impressões superficiais, muitas vezes distorcidas, da realidade, dos fatos, das diversas variáveis por trás de uma questão aparentemente simples como essa.
 
Feanor disse:
Provavelmente quem ele matou não devia valer muita coisa também. Se você matar alguém "barra pesada" é bem mais provável que você sofra conseqüências mais graves.
Basta vc matar o filho de um amigo de alguém barra pesada. Só com essa já dá pra ter problemas pro resto da vida.

Feanor disse:
E o traficante da outra favela, sofreu alguma retaliação por ter matado esse aí?
Ele foi visto com um cara q andava aqui. Mas eu não sei que fim levou essa história, não ...
 
O que só mostra que questões assim são complexas, e envolvem assuntos que o povo em geral não tem capacidade de entender ou refletir sobre, fazendo com que a decisão do tal referendo fique em mãos de pessoas que possuem na maioria das vezes apenas impressões superficiais, muitas vezes distorcidas, da realidade, dos fatos, das diversas variáveis por trás de uma questão aparentemente simples como essa.

Vou responder apenas isto. Você quer dizer que o povo brasileiro é burro e facilmente manipulável (vide artistas na campanha do SIM), e portanto o referendo não é a via mais adequada? Muito bem, vejo muitos dos pretensos inteligentes defendendo o NÃO... apenas porque é o NÃO, é contra o governo, etc.. Incluindo alguns que eu respeitava muito no Fórum. Vamos lembrar que há vidas em jogo, na visão dos dois lados. ;)
 
Morpheu disse:
Incluindo alguns que eu respeitava muito no Fórum
Acho q só pq alguém tem uma opinião diferente da nossa sobre esta questão, isso ñ é motivo para perdermos o respeito pelos colegas.
 
Conheço a diferença entre opinião firme e efeito manada, Varatar... não precisa desprezar a minha inteligência também. ;)
 
Morpheu disse:
Vou responder apenas isto. Você quer dizer que o povo brasileiro é burro e facilmente manipulável (vide artistas na campanha do SIM), e portanto o referendo não é a via mais adequada? Muito bem, vejo muitos dos pretensos inteligentes defendendo o NÃO... apenas porque é o NÃO, é contra o governo, etc.. Incluindo alguns que eu respeitava muito no Fórum. Vamos lembrar que há vidas em jogo, na visão dos dois lados. ;)

Ele não disse que é "burro e facilmente manipulável". Ele disse que existem muitas variáveis que não podem ser analisadas de forma superficial. Existem muitos números pipocando dos dois lados, afirmativas, falácias, etc., cuja opção é aceitar cegamente ou questionar por um momento. Os dois lados vão manipular informações, omitir outras.

E a questão também não é ser manipulável só por serem artistas. Lembre-se que existem muitas pessoas que dão boa-noite em resposta aos apresentadores de telejornal. Outros que sentem uma aversão incrível por alguns "vilões" das novelas e não entendem como podem ser "bonzinhos" na novela seguinte. Existem pessoas simples por todo o país e podemos ter contato com elas em vários momentos. Pegar alguém que essas pessoas vejam como um ídolo, como uma pessoa extraordinária está muito longe do que eu chamo de persuadir. O mesmo vale para a Veja.

Veja bem, se eu passasse por qualquer um deles na rua com uma camisa defendendo o "SIM", para mim seria apenas o cidadão fulano ou beltrano defendendo o seu ponto de vista. Agora, ir para a mídia e explorar seu status é bem diferente.

E sua última frase dá um tom do tipo "quem defende o NÃO é um desumano cruel que não está se importando com vidas em jogo", o que não é verdade.
 
Eu citei um exemplo, e ainda mencionei "na visão dos dois lados", para evitar problemas. Me obrigo a pensar que você não leu direito meu post.

O NÃO alega que a vida dos cidadãos-de-bem está em risco sem armas. O SIM alega que a vida de todos está em risco com armas. Ficou mais inteligível?
 
Traficantes fazem comitê pelo "SIM"

Quem foi que disse que governo e tráfico não estão irmanados?

*TRAFICANTES FAZEM COMITÊ PELO "SIM"!!!*

Traficantes do RJ na campanha pelo SIM

Daniel Pereira Campos, mais conhecido como "Xaxim", líder do tráfico de drogas do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, organizou um comitê paralelo para fazer campanha no referendo sobre o desarmamento que ocorrerá no dia 23 de outubro próximo.

Surpreendentemente, o movimento não está defendendo o "Não", que na prática rejeita a lei que proibiria a venda de armas de fogo e munição no Brasil.
Eles estão fazendo campanha intensiva pelo "Sim".

Os traficantes desejam que a venda de armas seja proibida. Por intermédio de líderes comunitários, a mensagem que os "donos do poder no morro" passam para os moradores é clara: todos devem votar "Sim" ao desarmamento, para garantir a sua própria segurança.

Bancada pelos traficantes, a associação dos moradores confeccionou mais de 3 mil camisetas e 10 mil adesivos, tudo distribuído no morro. Segundo um dos moradores, que não quis se identificar, quem tem o adesivo colado na porta de sua casa aumenta o conceito com os "patrões".

Qualquer material promocional ou discurso a favor do "Não" está proibido nas suas áreas de influência.

"Quem fizer campanha contra o desarmamento aqui, vai levar chumbo", advertem os traficantes.

Até mesmo os comerciantes com estabelecimentos próximos a favela, que já pagam uma "taxa de segurança" para os traficantes, foram convidados a se engajar pelo "Sim" na campanha do desarmamento.

Marcelo Coelho, analista de marketing político e coordenador de um grupo que é contra a venda de armas e também faz campanha pelo "Sim", não aprecia nem um pouco o "reforço" dos traficantes lutando pela sua causa:"É o tipo de coisa que não precisamos e não faz o menor sentido. Como seria possível eles serem a favor do desarmamento?" Para saber se tal influência está ocorrendo em outras comunidades dominadas pelo tráfico, foi realizada uma pesquisa informal, entrevistando cerca de 530 moradores em diversas favelas: 2 por cento disse que votaria "Não", 12 por cento "Sim" e o restante, 86 por cento, não soube ou não quis opinar, provavelmente respeitando a "lei do silêncio" que impera nestes locais.
 
Vocês realmente estão me incomodando com essa história de "o não é contra o governo".

Isso é ilógico, eu já disse né?
 
Última edição:
Vocês tão ficando muito irritados com uma coisa pequena demais, acho que se a discussão desse topico fosse num bar e tivesse alguem armado ja teria saido alguem morto, digam sim a paz e conversemos de forma civilizada :D

Sobre os traficantes, ja to ate vendo a campanha do Não usando isso ai e fazendo mo drama, como sempre.
 
Lordpas disse:
Vocês realmente estão me incomodando com essa história de "o não é contra o governo".

Isso é ilógico, eu já disse né?

desculpa, mas quem tá falando isso? Eu posso ter pulado a parte q alguém escreveu isso.

Acho que nem o sim nem o não tem muito a ver com o governo. Quer dizer tem um pouco, mas é pouco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo