1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dando clima na aventura

Tópico em 'RPG' iniciado por Lukaz Drakon, 28 Set 2002.

  1. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Eu queria saber o q vcs usam/usavam pra dar um clima a mais na aventura

    O meu grupo jogava Mago de madrugada (depois mudamos para tarde para diminuir o numero de pessoas durmindo) e ouviamos algum cd de metal.... :)
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Tipo.. fazer a voz dos personagens diferentes da tua.... mudar o tom da voz durante a narrativa... coisas assim....
     
  3. Tasslehoff

    Tasslehoff Usuário

    fora isso, musica e imagens ajudam muito...

    tem uns bancos de dados de imagens na net muito boas... assim, quando vc descreve uma colina verde e ensolarada, com pequenos dentes-de-leão crescendo, vc pode mostrar uma imagem... facilita bastante a visualização dos jogadores e sua "capacidade de entrar no clima" (isso ficou tooosco!)

    agora, de trilha sonora? Filmes são uma boa pedida (tanto os clássicos, como Conan, Gladiador, Senhor dos Aneis, quanto uns que vem bem a calhar, como Sleepy Hollow, O Corvo - orquestrada, não a de Rock -, Joana D'Arc...). Trilha sonora de jogos também são boas, se vc tiver como gravar mp3 em cd! eu aconselho principalmente Icewind Dale e Baldur's Gate 2. Ambos tem trilhas sonoras bem marcantes (icewind mais tribalzão). Planescape: Torment é uma boa pedida pra jogos mais darks!
     
  4. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    hahahahahaha... pow gente vcs entenderam errado.... mais responderam certo. :lol:

    Eu sei o q fazer pra dar mais clima... mais queria saber tb o q vcs fazem. :lol: :lol:
     
  5. Ptah

    Ptah Usuário

    Além do já foi dito gosto de fazer uma introdução, do tipo, todos em silencio e a narro uma cena isolada, como as introduções dos pockets de Vampire, q faz com os players mergulhem na aventura... funciona q é uma beleza =]
     
  6. Tasslehoff

    Tasslehoff Usuário

    isso é lindo, ptah!

    eu lembro de um jogo de Legend of the 5 Rings (samurais) q um amigo mestrou... ele tentou fazer algo não linear, foi mais ou menos assim: Começou com uma cena de campo de batalha, descrita em detalhes, só narrada pelo mestre, com pouca ação decidida por nós. não sabiamos direito por que estavamos ali, nem quem estavamos combatendo... quando os exércitos começaram a se atacar (e os jogadores, concentradíssimos, ouvindo a narração do mestre), aquele clima de tensão... e a cena muda pruma escola de Kendô, onde um velho mestre conta a história daquela batalha para os alunos. Nossos personagens estavam hospedados ali! foi muito legal! adorei! Então, o mestre puxou mais um flashback depois, explicando como havíamos chegado na hospedaria/dojo.

    foi muito, muito bacana! com certeza, deixou a gente bem no clima da aventura!
     
  7. Ptah

    Ptah Usuário


    Isso mesmo Tasslehof! Fica perfeito. Acho q essas coisas funcionam até mais que musicas... eu já fiz isso que seu mestre fez, de uma maneira um pouco diferente... era um jogo de Hunters e os players estavam guardando uma reliquia... ela sempre emanava uns sonhos em que eles se sentiam dentro...

    Claro que também gosto de interpretar bem os npcs e as maneiras como eles falam... cria um clima otimo.

    foi muito, muito bacana! com certeza, deixou a gente bem no clima da aventura!
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu costumo fazer esses " flashbacks" que vcs falaram... e tb gosto de fazer os pcs jogarem os sonhos deles, como se fossem acontecimentos reais... é bem legal.
     
  9. Goba

    Goba luszt

    EU FAÇO>>>

    OLALALALAALALA!!! eu gosto de mudar entonação de vozes em horas diferentes, por motivos diferentes... como alegria, tristeza, medo, coragem, fadiga, disposição, belo, sombrio... variaa muuuuito!!! e gestos, mimica, quase um live de npcs e monstros!!! pulos, exclamações, gritos, não importa o periodo do dia, mas de noite da um belo clima pra aventuras de terror,,, musica ajuda, mas o mestre é ken dita o clima!!! :aham: :aham: :aham: :D :D :D

    por isso treine bem!!! e mestrará eximiamente!!

    Elen síla lúmenn' omentielvo! :cheers:
     
  10. Elfo legolas

    Elfo legolas Usuário

    É simples !!! torne a discrição a chave do negócio !!!
    Como fazer isso ??
    Apenas explique com mais clareza as coisas, tipo... faça os personagens quererem estar naquela estória, e entenderem, por que daquilo :lily:
     
  11. Thrain...

    Thrain... Usuário

    Nu sei... pra mim sempre funciono uma trilha sonora d fundo...e imitaçãoes das mais bizarras( :oops: ) dos npc´s...
    ms nunca tentei issu dos flashbacks(deve da um trabalh p/ num dexa confuso...)
     
  12. Elfo legolas

    Elfo legolas Usuário

    Trilha

    Realmente uma trilha ajuda dimais !!!

    Uma dica !! pegue a musica ou compre o CD

    The Two Towers - Requiem
     
  13. Stein

    Stein Usuário

    Eu uso miniaturas para auxiliar na descrição dos combates, posicionando os jogadores a vizualizar as cenas de batalha... Funciona muito bem. "Posso dar um sneak attack nesse Ogre?"
    "Não, você não o está flanqueando nessa posição, mas um 5 foot step..."
     
  14. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    descrições detalhadas, mapas envelhecidos com canela no forno, cenários em grades com bonequinhos pra simular movimentos e desenhos, além de músicas que tenham a ver com o clima da aventura na hora de ação :obiggraz:
     
  15. Hildëron

    Hildëron Usuário

    É interessantíssimo jogar jogos medievais ou de terror a noite, com velas e músicas góticas... qnto mais detalhado o cenário e o clima no jogo, melhor e mais sombrio fica...
    se vc for o mestre, sempre rola aquelas mudanças de vozes, entonações e uns BUUU no meio do suspense...
     
  16. Athos

    Athos Usuário

    Hmm... eu não mestro muito. Normalmente mestro mais pela net. E quando faço isso, pela falta de recursos, tento apelar pra trilha sonora (arquivos de MID e MP3), e coisas como oq a Ptah falou. Tem que saber usar bem as palavras na hora de descrever, e saber onde encaixar cada cena. Senão o jogo pela net se torna meio entediante. Outra coisa boa é um bom enredo, que normalmente mantém os jogadores presos.

    Já ao vivo, eu mais jogo. Aí gosto é de usar e abusar do corpo na interpretação! Entonações de voz diferentes pra cada situação e sentimento, expressões faciais o mais expressivas possiveis, e putz, a melhor coisa é não parar sentado.

    Bom, depende do grupo também. O grupo com que jogo mais regularmente é meio... hm... bom, meio sem sal nesse sentido as vezes. Mas ao menos os jogos são engraçados :roll: hehehe, o humor é ótimo. Tem um cara no grupo que joga mais nesse estilo também, mas os outros preferem um jogo mais dinamico eu acho. Indo direto ao assunto :eek:

    * Athos ao som de Anathema - One Last Goodbye *
     
  17. Amortus

    Amortus Usuário

    muito bom so exemplos citados

    eu tb faço exatamente isso na hora q eu mestro

    um bom exemplo de musica pra ouvir durante o rpg é Blackmore's night

    alguem ja ouviu?
     
  18. Elfo legolas

    Elfo legolas Usuário

    Boum msm é ouvir Track of the Middle-Earth. Alguem já ouviu ???? É muuito boum pra RPG. Vou ver se acho a capa na inter pra vcs verem.
     
  19. Deriel

    Deriel Administrador

    Música é a coisa mais batida :wink:

    Eu tive um mestre, Daniel Lira, the Big One, que o cara se empenhava mesmo. Vou dar um exemplo. Nós estávamos joganbdo Al-Qadim que livremente adpatamos pra terceira edição e a cada sessão de jogo ele trazia ou fazia algo diferente. Numa delas tomamos café árabe, por exemplo. Não qtem como não entrar no clima.

    Nas sessões de CoC usávmaos uma toalha com um pentagrama e eele usava um manto preto com alguns símbolos (tudo de mintirinha, claro) mas não precisava mais pra criar o clima.

    (usávamos música tb, mas ficar cuidando das faixas é muito anti-climax)
     
  20. Elfo Mariachi

    Elfo Mariachi Usuário

    realmente atrapalha, o truque é preparar um cd, o problema é que preparar um cd pra cada aventura fica meio phoda...

    Teve uma secao, poderia dizer que a primeira vez que eu mestrei pra valer, eu tinha lido pra k7 sobre clima em aventuras e talz, a aventura era sobre uma sombra que posuiu um elfo , nos comecamos a tarde (ouvindo musica gótica) e foi escurecendo, dae fechei as cortinas e acendi uma vela, foi mto irado, os kras até ficaram paranoicos, o problema é que meu pai chegou nos viu jogando e achou que eu tava metido nesses negocios de ocultismo :eek:
     

Compartilhar