• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Olá a todos! Este é o meu primeiro post por aqui ;)
Bom, estou a tentar aprender Quenya (talvez não fluentemente, mas pelo menos saber um pequeno básico). Terminei as lições mas fiquei com as seguintes dúvidas, que penso serem de fácil esclarecimento.
Espero que me possam dar uma mãozinha :D

1: Diferença entre Pretérito e Pretérito Perfeito. Possivelmente isso deve-se ao facto da diferença entre as nomenclaturas gramaticais em Portugal e no Brasil, mas por aqui, Pretérito Perfeito é um tipo de Pretérito, havendo ainda o mais-que-perfeito e o inperfeito.
Então, afinal, qual é a diferença entre usar o tempo Pretérito e o tempo Pretérito Perfeito descritos no curso?

2: Não entendi nada sobre o verbo de negação, alguém me pode explicar? É simplesmente uma palavra que significa "não sou/estou" ou é algo mais complexo?

5: Baseado no cap. 17, concluí que:
---Substantivos terminados em “o” mudam para a terminação “u” quando vão ser declinados.
---Substantivos terminados em “go” ou “co” formam o plural em “gwi” ou “qui”. Isto acontece também para outras desinências começadas por “i”.
--Isto é verdadeiro?

6: Imaginemos que eu quero traduzir uma expressão que seja, por exemplo, "Rei com poder". Como faria eu este "com"? E se fosse "Rei poderoso"? Como transformaria eu o substantivo "poder" no seu adjetivo correspondente, "poderoso"?

Obrigado desde já pela ajuda!
 
Última edição:
Sem querer parecer grosso ou assim, mas faz 25 dias que postei a minha dúvida e ainda não fui respondido :tsc:

Bem sei que ninguém é obrigado a responder, mas este tópico serve para alguma coisa, e gostava que tivessem um pouco mais de compreensão pelos não-tão-bons-assim em Quenya. :obiggraz:
 
Olá a todos! Este é o meu primeiro post por aqui ;)
Bom, estou a tentar aprender Quenya (talvez não fluentemente, mas pelo menos saber um pequeno básico). Terminei as lições mas fiquei com as seguintes dúvidas, que penso serem de fácil esclarecimento.
Espero que me possam dar uma mãozinha :D

1: Diferença entre Pretérito e Pretérito Perfeito. Possivelmente isso deve-se ao facto da diferença entre as nomenclaturas gramaticais em Portugal e no Brasil, mas por aqui, Pretérito Perfeito é um tipo de Pretérito, havendo ainda o mais-que-perfeito e o inperfeito.
Então, afinal, qual é a diferença entre usar o tempo Pretérito e o tempo Pretérito Perfeito descritos no curso?

2: Não entendi nada sobre o verbo de negação, alguém me pode explicar? É simplesmente uma palavra que significa "não sou/estou" ou é algo mais complexo?

5: Baseado no cap. 17, concluí que:
---Substantivos terminados em “o” mudam para a terminação “u” quando vão ser declinados.
---Substantivos terminados em “go” ou “co” formam o plural em “gwi” ou “qui”. Isto acontece também para outras desinências começadas por “i”.
--Isto é verdadeiro?

6: Imaginemos que eu quero traduzir uma expressão que seja, por exemplo, "Rei com poder". Como faria eu este "com"? E se fosse "Rei poderoso"? Como transformaria eu o substantivo "poder" no seu adjetivo correspondente, "poderoso"?

Obrigado desde já pela ajuda!

1. É uma questão mais importante quando você pensa no inglês "he was/has been". Geralmente eu parto do inglês para traduzir para o Quenya por causa dessas pequenas coisas. Mas basta dizer que, no caso do pretérito vs. perfeito você precisa pensar como dois tempos diferentes: enquanto o pretérito tullen seria o equivalente ao port. eu vim, utúlien resultaria em um port. um tanto forçado eu tenho vindo. A explicação fica mais fácil se considerarmos que as palavras seriam traduzidas no inglês como I came e I have come, respectivamente.

2. O verbo de negação é um que se explica melhor no inglês também. Os verbos ser e estar em português são apenas um verbo no inglês: to be. No Quenya também só há um verbo para ser/estar. O que Tolkien fez foi criar um único verbo para negar o to be, o que refletiria mais ou menos as contrações ain't, aren't e isn't. Esta é a explicação atrás do verbo de negação.

5. Mais ou menos. Seria mais correto dizer que a construção dos plurais desses substantivos terminados em O os força a voltar um estágio na evolução da fonologia do Quenya: em vez de **urcor temos urqui formando o plural. Mas é importante ler tudo, pois existem excessões, como na página 301:

Nos outros casos, onde as desinências casuais plurais não incluem a vogal -i, tudo que se deve lembrar é de mudar o -o final de um substantivo radical U para -u antes de adicionar qualquer desinência que seja relevante. Usando ango, angu- "cobra" como nosso modelo teríamos, por exemplo, o alativo plural angunnar "às cobras" (e não **angwinna ou **angwinnar ou seja o que for [...]

6. Aran as turmë e aran taura, até onde as minhas enferrujadas capacidades de tradução alcançam, são respectivamente as traduções que você pediu. Interessante notar que não existe o substantivo "poder", mas existe o adjetivo "poderoso" (ing. mighty). O s. poder eu precisei criar a partir do verbo tur- "governar, controlar, etc." portanto turmë pode ser traduzido como "poder" ou como "controle".

Espero não ter feito você esperar muito. Não tenho como acessar a Valinor pelo mesmo tempo que tinha antigamente. :(


Tenn' enomentielva!
 
Espero não ter feito você esperar muito. Não tenho como acessar a Valinor pelo mesmo tempo que tinha antigamente.

Não tem problema, não posso criticar alguém por gastar o seu tempo a ajudar-me, não é? XD

Aran as turmë e aran taura, até onde as minhas enferrujadas capacidades de tradução alcançam, são respectivamente as traduções que você pediu. Interessante notar que não existe o substantivo "poder", mas existe o adjetivo "poderoso" (ing. mighty). O s. poder eu precisei criar a partir do verbo tur- "governar, controlar, etc." portanto turmë pode ser traduzido como "poder" ou como "controle".

Sendo assim, "as" significa "com"!
Os substantivos podem-se formar adicionando "-më" a um verbo? Isso facilita imenso as coisas. :D

Outra coisa, tentei traduzir a expressão latina "veni vidi vici" (Cheguei, vi e venci) para quenha, mas não encontrei em lado algum o verbo "vencer" 8-O!

Bom, só para concluir, qual é a regra para criar substantivos a partir de verbos? Ajetivos a partir de substantivos? Verbos a partir de substantivos? (etc...), se é que ela existe? :think:

(Obrigado pela resposta! :cerva:)
 
Sendo assim, "as" significa "com"!
Os substantivos podem-se formar adicionando "-më" a um verbo? Isso facilita imenso as coisas. :D

Com relação a as = com não é sempre assim. Na frase "rei com poder" usa-se as, ou seja, com é uma simples preposição que relaciona uma coisa com outra. Mas na frase "o rei com seu poder deu paz a Gondor", seu poder é o instrumento utilizado pelo rei para realizar uma ação (no caso, dar paz a Gondor) e, neste caso, utiliza-se o caso instrumental, formando a frase I aran ánë sére Ondonóren turmenen.

Outra coisa, tentei traduzir a expressão latina "veni vidi vici" (Cheguei, vi e venci) para quenha, mas não encontrei em lado algum o verbo "vencer" 8-O!

Para vencer use o verbo tur-, que provavelmente é o mais multiuso do Quenya. O substantivo vitória é construído a partir de tur-.

Bom, só para concluir, qual é a regra para criar substantivos a partir de verbos? Ajetivos a partir de substantivos? Verbos a partir de substantivos? (etc...), se é que ela existe? :think:

Leia a Lição 10 para advérbios e 12 onde substantivos verbais são explicados. Nos apêndices do curso (p. 387 se você tem a versão em livro) começa a seção "Afixos do Quenya" que explica todos os afixos que você pode usar. Note que escolhi o afixo -më para *turmë seguindo o exemplo de melme "amor", por serem dois conceitos abstratos. Mas não seria "controle" um conceito abstrato que poderia ser recriado como *turmë? Esse tipo de pergunta você vai encontrar bastante quando criar palavras para suas composições.


Tenn' enomentielva!
 
Quanto ao caso instrumental, já tinha supôsto isso.


"O substantivo verbal é aquele que indica uma acção. Assim, o canto é a acção que se faz ao cantar. Esses substantivos podem ser formados adicionando: -më, -lë, -ië ou –ë. O –pode ser adicionado a qualquer radical-A, como linda (cantar) > lindalë (canto, música)."

É o que eu tenho no meu resumo. E retirando o "-më, lë, ë" obteremos um verbo?




*Obs: Não li os apendices... Erro de principiante, pensava que só tinha curiosidades :disgusti: Vou lê-los.
 
Quanto ao caso instrumental, já tinha supôsto isso.
Outra dúvida: A Valaquenta, Conto dos Valas, não deveria ser escrita Quenta Valaron? Da mesma forma que Quenta Silmarillion é usado para Conto dos Silmarils. -On usando-se para "acerca de"...??
 
E retirando o "-më, lë, ë" obteremos um verbo?
Na maior parte das vezes, sim. Mas isso é só porque o Quenya é muito mais parecido com o Eldarin Comum e, por tabela, com o Quendiano Primitivo. De maneira geral, tente reconstruir palavras a partir das raízes encontradas no HoME V (Etymologies) e no HoME XI (Quendi and Eldar), seguindo as instruções do Helge Fauskanger para o Quenya e do Thorsten Renk para o Sindarin. Não sei se as do Thorsten estão na Ardalambion BR, dê uma procurada para ter certeza.

É complexo, mas é fascinante. Além do quê, era a atividade favorita de Tolkien. ;)

A Valaquenta, Conto dos Valas, não deveria ser escrita Quenta Valaron?
Poderia ser assim, mas eu suponho que a estética falou mais alto neste caso. Silmarilliquenta não ficaria tão bonito. :mrgreen:

Tenn' enomentielva!
 
Hm... Peço desculpa por estar a ser tão chato: última dúvida! :lol:

Nós temos um processo para formar palavras em que acrescentamos "-eiro, -ouro, -dor" etc, para significar "Aquele que..." Por exemplo: "padeiro" -> "Aquele que faz pão"; "contador" -> "aquele que conta", etc... Existe algo parecido para o Quenya?
 
Leia a partir da pagina 391 sobre "Desinências masculinas":

Muitas, ou a maioria dessas desinências [masculinas e femininas], algumas vezes são agentivas, indicando alguém que pratica o que o significado do radical expressa [...]


Tenn' enomentielva!
 
w e v..

eu tenhu uma pekena duvida no Quenya...
eu n entendi no livro "Curso de Quenya" como é a pronuncia de V e W

me parece q V tem som de v em portugues... ou seja Vela...
e W de W em ingles... ou seja Wilson

mas tem algumas palavras... q parece q o w é pronunciado como V...
alguem pode me explicar:????:ahn?:
 
Não. O V é sempre como o "vela", o W é sempre como "water".

A única nota que você pode ter lido é que, em algumas situações no Quenya, o W transformou-se em V, mas não há nenhum "pega-ratão". Você pode pronunciar todo V como V e todo W como W sem pestanejar.


Tenn' enomentielva!
 
Bem, olá a todos, estou começando agora com esse negocio de aprender o Quenya. Espero conseguir pelo menos ter uma noção, para posteriores consultas e poder ler pelo menos o que está no livro.

Boa "aula" a quem estiver como eu, e logo devo postar umas dúvidas também.
 
Estaremos aqui para responder, com certeza. ;)

Tenn' enomentielva!
 
Olha eu aqui com mais dúvidas...:blah:

Como, a final de contas, se pronuncia o "h" e o "y", o "hy", "hw", "ny", "nw", "ty", "ly", "ry"?
 
Mais uma propaganda descarada.

Dê uma olhada na tabela mais abaixo na página. Eu coloquei links para arquivos de audio para os sons mais problemáticos do Quenya, embora a maior parte seja ainda direto da Wikipedia, o que planejo ir substituindo ao longo do tempo com sons criados por mim mesmo. A Valinor estava produzindo também um arquivo que auxiliaria o estudante com relação à pronúncia, mas não sei há quantas anda o projeto.

O único som que ele não cobre é o RY. Para pronunciá-lo, imagine falar o nosso LH de "folha" com um R no lugar do L.


Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo