• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Romance + Novela (até 12/4)

Status
Fechado para novas mensagens.

Ana Lovejoy

Administrador
Ok, baseado neste tópico do Jedan, vamos fazer um consenso do Literatura para chegar a uma lista dos banbanbans segundo o pessoal da Valinor. :eba:

O negócio é simples:

- Liste os DEZ melhores romances de todos os tempos em sua opinião, em ordem de preferência. O primeiro livro vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e por aí vai.

Exemplo:

1. O Menino Maluquinho 10 pontos
2. A Bruxa Onilda 9 pontos
3. Flicts 8 pontos
4. Ou Isto ou Aquilo 7 pontos
5. A Fada que Tinha Idéias 6 pontos
6. O Pequeno Príncipe 5 pontos
7. Vida Acidentada de um Vampirinho 4 pontos
8. Meu Pé de Laranja Lima 3 pontos
9. Marcelo, Marmelo, Martelo 2 pontos
10. A Vida do Elefante Basílio 1 ponto

Aí os pontos serão somados e faremos a lista e tchururur. Então pensem bem e formulem seus top10 aí. :confete:


----------------------------

A Novela

É a forma narrativa intermediária, em extensão, entre o conto e o romance. Sendo mais reduzida que o romance, tem todos os elementos estruturadores deste, em número menor. Por esse sentido de economia constrói-se um enredo unilinear, faz-se predominar a ação sobre as análises e as descrições e são selecionados os momentos de crise, aqueles que impulsionam rapidamente a diegese para o final. Note-se que o clímax e o desfecho coincidem na novela autenticamente estruturada.

Tem aparecido como mais apropriadas à novela as situações humanas excepcionais que, não sendo apresentadas como um flash (o que constituiria um conto), se desenvolvem como um corte da vida das personagens, corte este explorado pelo narrador em intensidade, ao contrário do romance, que se estende por um longo período ou até por uma vida inteira.

O predomínio da ação que, muitas vezes, favorece a construção dialogada, dá à novela uma feição dramática, ao contrário do conto, que se aproxima da poesia.

Não mais estruturada através da moldura ou enquadramento dos episódios, como na novela toscana típica (Decamerão, de Bocaccio), ela hoje pouco se diferencia do romance; até porque muito perdeu ele, em extensão, nestes tempos televisivos.


SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo, Editora Ática, 1989. p.55-56.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

Ainda não li o suficiente para postar uma lista decente aqui. Daqui a uns dois anos talvez...

Enfim, estou para ver em que lugar é que O Senhor dos Anéis vai ficar. Porque sem dúvida a maior parte das pessoas vai escolher a obra.
 
Re: Consenso De Literatura

A idéia não é postar 'uma lista decente', mas uma lista com os 10 que você considera os melhores a partir do que conhece (é mais ou menos como os consensos do cinema, com a diferença que não é dividido por período de tempo).
 
Re: Consenso De Literatura

Tem que ser romance? Ou foi só um exemplo?
 
Re: Consenso De Literatura

sim, só romance (por romance entenda-se "não pode antologia de contos, poesias, tratados filosóficos e afins" antes que alguém venha dizer que não lê "história romântica" :eek: )
 
Re: Consenso De Literatura

Então são só romances românticos? Por que existem vários tipos de romance (indianista, regionalista..SdA é inclusive um romance):think:
 
Re: Consenso De Literatura

A parte do "romântico" foi um comentário direcionado para quem acha que romance é livro com história de casais apaixonados.

É romance, "o gênero", ficou melhor assim?
 
Re: Consenso De Literatura

Sim, "xuxu" :grinlove:

daqui a pouco já mando a minha lista XD
 
Re: Consenso De Literatura

Bom, apesar de ter certeza que a minha lista mudará muito nos próximos anos (ainda que os dois primeiros lugares devem ocupá-la para sempre) lá vai a atual:

1 - Trópico de Câncer [Henry Miller]
2 - Crime e Castigo [Fiódor Dostoiévski]
3 - Cândido, ou o Otimismo [Voltaire]
4 - O Estrangeiro [Albert Camus]
5 - Dom Casmurro [Machado de Assis]
6 - O Silmarillion [J. R. R. Tolkien]
7 - Grande Sertão: Veredas [Guimarães Rosa]
8 - O Processo [Franz Kafka]
9 - Memórias Póstumas de Brás Cubas [Machado de Assis]
10 - Cem Anos de Solidão [Garcia Marquez]

Ana, qual a data limite para postarmos e editarmos nossas listas?
[FONT=&quot] [/FONT]
 
Última edição por um moderador:
Re: Consenso De Literatura

1 - Trópico de Câncer [Henry Miller]
2 - Crime e Castigo [Fiódor Dostoiévski]
3 - Cândido, ou o Otimismo [Voltaire]
4 - O Estrangeiro [Albert Camus]
5 - Dom Casmurro [Machado de Assis]
6 - O Silmarillion [ J. R. R. Tolkien]
7 - Grande Sertão: Veredas [Guimarães Rosa]
8 - O Processo [Franz Kafka]
9 - Memórias Póstumas de Brás Cubas [Machado de Assis]
10 - Cem Anos de Solidão [Garcia Marquez]

Lista com brasileiros, que coisa boa :joy:

Ana, qual a data limte para postarmos e editarmos nossas listas?

Não sei, vamos ver como fica nos primeiros dias e aí fechamos um prazo =]
 
Re: Consenso De Literatura

Ficou. Agora entendi:abraco:

Minha lista ficaria assim (claro que só comecei a ler um ano atrás, li poucos volumes, mas lá vai):


1. Senhor dos Anéis
2. O Arqueiro (Bernard Corwell)
3. O imperador (Conn Iggulden)
4. O Hobbit (O Hobbit é romance??):think:
5. Memótias póstumas de Bras Cubas
6. A Revolução dos Bichos (Gerge orwell)
7. Crônicas de Nárinia (CS Lewis)
8. Dom Casmurro (machado)
9. Cinco minutos e a viuvinha (Zé de Alencar)
10. Vida de droga (Walcyr Carrasco)
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

A idéia não é postar 'uma lista decente', mas uma lista com os 10 que você considera os melhores a partir do que conhece (é mais ou menos como os consensos do cinema, com a diferença que não é dividido por período de tempo).

Bom, ok, eu faço uma lista (embora tenha a certeza absoluta que para o ano já mudou radicalmente). Só têm de esperar que acabe de ler o Crime e Castigo. :dente:

Kris disse:
O Hobbit (O Hobbit é romance??)

Sim. Só não é um dos 10 melhores de sempre. (Enfim, tudo bem, essa é a lista do que você leu, tal... Mas tipo, nunca leu O Senhor dos Anéis ou Silmarillion? Ambos são superiores.)
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

Ficou. Agora entendi:abraco:

Minha lista ficaria assim (claro que só comecei a ler um ano atrás, li poucos volumes, mas lá vai):


1. Senhor dos Anéis
2. O Arqueiro (Bernard Corwell)
3. O imperador (Conn Iggulden)
4. O Hobbit (O Hobbit é romance??):think:
5. Memótias póstumas de Bras Cubas
6. A Revolução dos Bichos (Gerge orwell)
7. O melhor das comédias da vida privada (LF Veríssimo)
8. Dom Casmurro (machado)
9. Cinco minutos e a viuvinha (Zé de Alencar)
10. Vida de droga (Walcyr Carrasco)

O Hobbit é, O Melhor das Comédias da Vida Privada, não. :joinha:

Bom, ok, eu faço uma lista (embora tenha a certeza absoluta que para o ano já mudou radicalmente). Só têm de esperar que acabe de ler o Crime e Castigo. :dente:

Tá lendo também, é? :dente:
 
Re: Consenso De Literatura

Sim. Só não é um dos 10 melhores de sempre. (Enfim, tudo bem, essa é a lista do que você leu, tal... Mas tipo, nunca leu O Senhor dos Anéis ou Silmarillion? Ambos são superiores.)

Eu já li SdA, por isso que coloquei como o melhor de todos os tempos:eek: O Silma nunca li não:osigh: mas vou ler esse ano:joy:
 
Re: Consenso De Literatura

Tá lendo também, é? :dente:

Sim, comecei esta semana. Depois vou ler O Memorial do Convento, do Saramago, e já tenho mais uns excelentes livros planeados para depois disso. Essa a razão pela qual não queria ter de fazer uma lista já. Metam um prazo grande, ok? :g:

Acredito em bruxas disse:
Eu já li SdA, por isso que coloquei como o melhor de todos os tempos

Erro meu. Enfim, siga o meu conselho e leia já o Silma antes de andar estragando as surpresas aí pelo Forum.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

1- Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
2- O Homem que era Quinta-Feira (G. K. Chesterton)
3- Os Maias (Eça de Queiroz)
4- Irmãos Karamazov (Dostoievsky)
5- O Retrato de Dorian Grey (Oscar Wilde)
6- 1984 (George Orwell)
7- Admiravel Mundo Novo (Aldous Huxley)
8- D. Quixote (Cervantes)
9- Os Noivos (Manzoni)
10- As crónicas de Nárnia (C. S. Lewis) (posso incluir aqui os sete?)


P. S. : A lista não pode incluir nem poesia nem teatro, certo? (Estou a pensar em Dante e Shakespeare)
 
Última edição:
O Hobbit é, O Melhor das Comédias da Vida Privada, não. :joinha:

Ok, então coloquei as Crônicas no lugar.:cool:

Erro meu. Enfim, siga o meu conselho e leia já o Silma antes de andar estragando as surpresas aí pelo Forum.


Vou ler quando tiver tempo. Estou lendo 7 livros agora, tenho que esperar um pouco para poder ler com mais tranqüilidade.
 
Última edição por um moderador:
Re: Consenso De Literatura

Aí vai a minha!

1 - A "tetralogia" de Douglas Adams
2 - O Clone de Cristo
3 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
4 - A Guerra de Tróia e a Odisséia de Homero
5 - Vidas Secas
6 - O Vermelho e o Negro
7 - Cem Anos de Solidão
8 - Musashi
9 - Madame Bovary
10 - A Revolução dos Bichos

Não incluí O Silmarillion porque o livro é mais uma coletânea de contos, na minha opinião; apesar de ser o meu livro favorito.
 
Re: Consenso De Literatura

1. Alice no País das Maravilhas [Lewis Carroll - 1865]
2. O Retrato de Dorian Gray [Oscar Wilde - 1890]
3. Lolita [Vladimir Nabokov - 1955]
4. O Conde de Monte Cristo [Alexandre Dumas - 1844]
5. Ulisses [James Joyce - 1922]
6. Madame Bovary [Gustave Flaubert - 1857]
7. Crime e Castigo [Fiódor Dostoiévski - 1866]
8. O Silmarillion [J R R Tolkien - 1977]
9. Memórias Póstumas de Brás Cubas [Machado de Assis - 1881]
10. O Nome da Rosa [Umberto Eco - 1980]

Muito triste essa tarefa de pôr em ordem os melhores romances que eu já li. Ainda mais numa lista só de 10. Eu sempre pensei que autores como Carroll, Wilde, Dumas, Joyce, etc... fizessem parte de uma sociedade secreta onde só gênios podem entrar. Mas nunca comparei Alice com Dorian, nem Edmund com Mulligan ou Dedalus. As narrativas de cada um dos livros citados são demonstrações da genialidade ímpar de cada um desses autores. Por isso é tão ruim dar um 10 pra Alice, 9 pro Dorian e assim por diante. Enfim... prefiro pensar que a nota desempenha uma mera função social e ngm se importará com ela.

=]
 
Re: Consenso De Literatura

1-Memórias Póstumas De Brás Cubas(Machado De Assis-1881)
2-Crime E Castigo(Fiodor Dostoiévski-1866)
3-São Bernardo(Graciliano Ramos-1934)
4-Madame Bovary(Gustave Flaubert-1857)
5-Trópico De Câncer(Henry Miller-1934)
6-Dom Casmurro(Machado De Assis-1900)
7-O Senhor Dos Anéis-Trilogia(J.R.R.Tolkien-1954/55)
8- O Processo(Franz Kafka-1925)
9-A Hora Da Estrela(Clarice Lispector-1977)
10-1984(George Orwell-1949)
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo