• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso de Literatura] Resultado

Eu já li mais romances do que tenho saco para enumerar, mas a minha escolha de SdA como o melhor se baseia não só no gosto mas também na qualidade da obra. Eu o colocaria em primeiro em qualquer outra votação semelhante em qualquer outro fórum ou site ou o que seja, tolkieniano ou não.

Ainda não vi força criativa semelhante em qualquer vertente, escola, estilo de qualquer cultura que seja, e duvido que veja daqui pra frente, considerando a qualidade cada vez mais decrescente dos romances modernos.
 
Os 10 melhores romances/novelas de todos os tempos, segundo os membros do Fórum Valinor:

1. Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
2. Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)
3. 1984 (George Orwell)
4. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
5. Dom Casmurro (Machado de Assis)
Cem Anos de Solidão (Garcia Marquez)
7. O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
8. Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
9. O Nome da Rosa (Umberto Eco)
Musashi (Eiji Yoshikawa)

Até que ficou uma lista interessante, fora o caso d'O Senhor dos Anéis que é bem óbvio e tal. Depois posto números e colocação geral. :yep:
Só votei em 3 dos 10. Acho que está na hora de reler alguns livros. :yep:
 
Os 10 melhores romances/novelas de todos os tempos, segundo os membros do Fórum Valinor:

1. Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
2. Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)
3. 1984 (George Orwell)
4. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
5. Dom Casmurro (Machado de Assis)
Cem Anos de Solidão (Garcia Marquez)
7. O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
8. Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
9. O Nome da Rosa (Umberto Eco)
Musashi (Eiji Yoshikawa)

Preciso voltar a ler mais. Tirando Musashi, já folheei todos da lista. Falta deixar a preguiça de lado e ler.
 
Eu já li mais romances do que tenho saco para enumerar, mas a minha escolha de SdA como o melhor se baseia não só no gosto mas também na qualidade da obra. Eu o colocaria em primeiro em qualquer outra votação semelhante em qualquer outro fórum ou site ou o que seja, tolkieniano ou não.

Ainda não vi força criativa semelhante em qualquer vertente, escola, estilo de qualquer cultura que seja, e duvido que veja daqui pra frente, considerando a qualidade cada vez mais decrescente dos romances modernos.

Não disse que as pessoas colocaram em primeiro porque é um site tolkieniano, mas que é natural ter várias primeiras colocações em um fórum tolkieniano - é diferente. Se estivéssemos em um fórum de horror, teria aparecido muito mais Stephen King nessa lista sim.

E você pode dizer o que quiser, mas essa é uma lista de gosto, sim. A não ser que todos que postaram aqui estudem literatura nas horas vagas, o que acredito não ser o caso. :yep:
 
Não estava falando da lista como um todo, e sim da minha escolha. Que a maioria votou pelo gosto é óbvio. =]
 
Eu não tenho um pingo de vontade de ler Musashi, pelo menos não atualmente. Um dia talvez eu esteja em sintonia com ele e blablabla.

Conheço o samurai japonês, personagem histórico e tal. Seria sobre ele o livro? :think:

Se eu fizer, acho que vai mesmo ter só Sherlock. Não me lembro de ter lido outros contos. :lol:

Hum, é verdade, Sherlock Holmes são contos! Talvez eu consiga reunir dez contos pra postar afinal...:dente:

E você pode dizer o que quiser, mas essa é uma lista de gosto, sim. A não ser que todos que postaram aqui estudem literatura nas horas vagas, o que acredito não ser o caso. :yep:

Mas não era essa a intenção: gosto? Nesse caso, conhecimento literário não teria grandes influências, ou teria?
 
Mas não era essa a intenção: gosto? Nesse caso, conhecimento literário não teria grandes influências, ou teria?

Influência nenhuma, é exatamente esse o ponto. Se fosse uma questão de obras canônicas ou algo que o valha, tem muita romance que nem apareceria na lista.
 
Conheço o samurai japonês, personagem histórico e tal. Seria sobre ele o livro?

Sim, é um romance baseado na vida do Musashi. No Brasil são 2 volumes de umas 1000 paginas cada.
É o livro mais vendido da histoia do Japão, e um dos 5 mais vendidos do mundo se nao me engano, atrás da Biblia, Livro Vermelho, SdA, Alcorão..
 
Achei que ficou uma boa lista dos quais só não li Musashi.
Como disse antes, gostei muito da idéia desse consenso.
Olhando a lista geral descobri uns romances que ainda não li e que agora lerei. Isso foi o melhor de tudo. Boas sugestões de leitura!
 
E me surpreendi ao ver "Vinte Anos Depois" e não ver "Os Três Mosqueteiros". Estranho, não?!

Deveras. Aliás, quase coloquei Os Três Mosqueteiros na minha.

a culpa é minha :hihihi: fui eu quem votou no Vinte Anos Depois. Mas é que eu acho mais bem escrito que os 3 mosqueteiros, acho que os personagens principais ficam mais humanos, com suas falhas e tal.

Da minha lista, acho que só entraram 2, e Orgulho e Preconceito ficou no 'quase'. Mas eu já li (ou tentei, no caso do Dom Casmurro) uma parte razoável da lista, então dá pra ter uma noção do que agrada as pessoas...

Para os que falaram do Paulo Coelho (de quem eu tb não gosto) espero apenas que tenham tentado ler alguma coisa dele...
 
Última edição:
Os mais citados do top10:

Dostoiévski 4
Machado 4
Garcia Marquez 4

Os mais citados fora do top10:

Saramago 3
Graciliano Ramos 3
Neil Gaiman 3
Clarice Lispector 3
Agatha Christie 3
Ítalo Calvino 3
Arthur Conan Doyle 3
Paulo Coelho 3

Eu confesso que Graciliano aparecer com três obras diferentes me surpreendeu, especialmente levando em consideração que a preferência do pessoal aqui é um pouco diferente do estilo dele :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo