• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Deixe-me ver se adivinho: fez curso de quadrinhos com o HDR? 8-O

Não, com alunos dele. Rafael Krás, Rafael Scavone, André Coelho e o tio do roteiro, cujo nome me foge. Eles davam aulas no MARGS. Fiz o básico em 1998 e o avançado em 1999 (consistia em fazer uma história de 8 páginas, larguei na metade sem ter desenhado página alguma). Conheci lá o Rafael Albuquerque, que tinha sido aluno uma turma atrás e vivia lá com eles. Lembro que ele me incentivava a copiar o Joe Madureira (que era exatamente o que eu fazia, mesmo). Cheguei a ir numa aula do HDR em 1999, no Hipólito, mas só pra conhecer. Lembro de não ter simpatizado com ele.

Oh, boy, que saudade. Lembro do meu personagem negociante de armas chamado Sr. Spelton, haha. E também do nosso projeto de quadrinizar o filme... tã-dã... Eu sei o que vocês fizeram no verão passado.
 
Última edição:
eu tb consigo ler + d 1 livro ao mesmo tempo dboa. inclusive, isso tem ajudado mto a manter a minha meta diária d 50 pgs. explico: há livros q é i-m-p-o-s-s-í-v-e-l ler 50 pgs por dia, ainda + pelo tempo q disponibilizo p isso (+ ou - 1h). exemplos: qq 1 da série guerra dos tronos ou do stephen king. são livros repletos d detalhes e com páginas d escritos miúdos. ou seja, se eu dependesse somente deles minha meta diária viveria furada. assim, costumo ler 10 a 15 pgs dos livros + densos e o restante em livros + leves.

tb uso a troca d leituras qdo estou passando por uma parte mto chata do livro. parece q a bateria dá aquela recarregada qdo se quebra o ritmo com outra história. p os q misturam uma história com a outra uma dica é variar estilos: romance, poesia, biografia, teatro... assim treina o cérebro a separar as coisas.

e 1 último motivo é o local. no trabalho, aproveito as horas vagas p ler ebooks, na rua prefiro pockets, em casa os tijolões ou livros + preciosos.

Igual pra mim isso aí! Às vezes um livro fica denso demais, ou simplesmente não flui, então vou pra outro... mas leio vários livros não só por isso: basicamente é pq eu sou afoito e, vendo o montão de livros na estante, dá vontade de ler tudiumavez :dente:

E, como o Jacques, tenho tbm um tanto de livros começados e, quando quero retomá-los, volto de onde parei =P

Esse ano foi quando fiz minha primeira releitura - foi do livro O lustre, da Clarice(:amor:), pois lembrava tão bem do romance que sem querer peguei pra reler as primeiras páginas e o danado me reconquistou, e desse vez gostei mais ainda dele, e me identifiquei ainda mais tbm(eu sou aquele livro, sem mais XD).

E, de novo, como o Jacques, tbm comecei a ler bastante mesmo bem tarde. Sempre lia os livros que passavam na escola e tal, mas sem muito incentivo, nunca fui uma criança que estivesse seeeeeempre lendo, apesar de saber que eu gostava. Aí, quando vi no cinema O leão, a feiticeira e o guarda-roupa e vi que era baseado em um livro, pedi de aniversário pra minha mãe. E começou assim. Logo depois veio Desventuras em série - novamente vi o filme, adorei, percebi que tinham os livros, pedi pra minha vó a col. toda(pq na época era mais caro, hehe) e fui lendo e descobrindo cada vez mais novos autores e assim que virei um leitor :D

---------------

Confesso que estou todo ansioso pra que o carro da entrega do submarino chegue com meus livros comprados na black friday sunday(=P), já que hj é o dia final do prazo que a loja deu pros livros serem entregues... E toda hora vou na janela sempre que ouço barulho de carro :dente:
 
Mas na verdade comecei a ler bem tarde, só com 21, lá em 2007.

E, de novo, como o Jacques, tbm comecei a ler bastante mesmo bem tarde. Sempre lia os livros que passavam na escola e tal, mas sem muito incentivo, nunca fui uma criança que estivesse seeeeeempre lendo, apesar de saber que eu gostava. Aí, quando vi no cinema O leão, a feiticeira e o guarda-roupa e vi que era baseado em um livro, pedi de aniversário pra minha mãe. E começou assim.

olhas as coincidências. tb comecei a virar leitor "profissional" em 2007, lendo exatamente as crônicas d nárnia (q por sinal é o 1º livro resenhado no meu blogue). antes desse ano, devo ter lido no máximo uns 20 livros em 30 anos d vida. digamos q ñ é uma média d leitura q lá me orgulhe mto. mas as pessoas mudam, graças a dios no?
 
Ler muito eu leio desde que aprendi a ler, se intensificando na adolescência mas ler literatura mais substancial, clássica ou moderna, comecei em 2011. Acho que não comecei nem cedo nem tarde, fui lendo mais com o tempo e conforme os interesses intelectuais ou literários iam aparecendo e se desenvolvendo.
 
Confesso que estou todo ansioso pra que o carro da entrega do submarino chegue com meus livros comprados na black friday sunday(=P), já que hj é o dia final do prazo que a loja deu pros livros serem entregues... E toda hora vou na janela sempre que ouço barulho de carro :dente:

Acabou que descobri agora pouco que os livros já estavam aqui quando cheguei em casa... mas meu pai pensou que a caixa fosse da minha mãe e não falou nada :rofl:
 
olhas as coincidências. tb comecei a virar leitor "profissional" em 2007, lendo exatamente as crônicas d nárnia (q por sinal é o 1º livro resenhado no meu blogue). antes desse ano, devo ter lido no máximo uns 20 livros em 30 anos d vida. digamos q ñ é uma média d leitura q lá me orgulhe mto. mas as pessoas mudam, graças a dios no?

Nussa! 8-O. Eu tô com 30 anos agora e acho que li uns 270 livros (o Skoob pode não estar 100% atualizado).
E eu já meio que me envergonho de ter cursado Letras e ter lido tão pouco até hoje.
:hihihi:
 
Tem gente que passa a vida sem ler um livro inteiro.

Confesso que depois da primeira fase do TCC, tô sem ânimo para a literatura. No início de tudo, a professora passou uns livros de literatura que falam sobre autismo (meu tema) e eu fiquei toda animada com a ideia, mas agora que já entreguei a primeira parte, desanimei e quero descansar a cabeça lendo outras coisas. Acho que vou abrir meu Crepúsculo só pra derreter o que restou do meu cérebro. :think:
 
Eu julgo um livro pela capa e pela vizualização do texto (ex: se as palavras são muito espaçadas, o tamanho da letra)
 
Vocês tem o hábito da releitura também?

Porque esse é meu vício desde que aprendi a ler.

Sou mais feito de releituras do que de leituras. Lima Barreto, Graciliano Ramos, Fernando Sabino e Érico Verissimo que o digam.

Sem contar as crônicas do Stanislaw Ponte Preta e do Luis Fernando Verissimo. Essas, é a mesma coisa que assistir Chaves: já sei a estória, já sei a piada e já sei onde vou rir. Ainda assim, a gargalhada é sempre nova.
 
Última edição:
Confesso que conto quanto tempo tempo (em horas) faltam para eu acabar o livro, assim, em geral eu demoro dois minutos em cada página, multiplico isso pela quantidade de páginas e pronto, sei quantas horas faltam para acabar o livro. E não consigo ler um livro e parar no meio do capítulo, se eu vejo que não poderei ler (me baseando no tempo que demorarei para ler até o final do capítulo) eu não leio, fico na ansiedade de continuar, mas não leio.
 
Confesso que tenho certa simpatia pela autora de Crepúsculo (odeio a obra, mas gosto da autora), apesar de nem saber o nome dela. '-'

------------------------EDIT------------------------
Confesso que conto quanto tempo tempo (em horas) faltam para eu acabar o livro, assim, em geral eu demoro dois minutos em cada página, multiplico isso pela quantidade de páginas e pronto, sei quantas horas faltam para acabar o livro. E não consigo ler um livro e parar no meio do capítulo, se eu vejo que não poderei ler (me baseando no tempo que demorarei para ler até o final do capítulo) eu não leio, fico na ansiedade de continuar, mas não leio.

Que gênio velho '-'
Eu lia direto na escola (eu deixava de prestar atenção na explicação e de fazer lição pra ficar lendo O Hobbit e O Silmarillion). As vezes eu ia pro intervalo e ficava meio receoso de começar um novo capítulo, pq não sabia se ia dar tempo de terminar até o fim do intervalo. Nunca pensei em contar o tempo que demoro pra ler uma página '-'

O problema é que tem que fazer isso a cada novo livro que você começa a ler. Tem a diferença do tamanho (largura x altura) do livro, o tamanho da fonte, as bordas, etc... E tem os livros que tbm tem desenhos (na página inteira ou só em uma parte da página). Enfim, tem vários fatores diferentes pra cada livro q vc tem que contar.
 
Última edição:
Mas eu faço por tentativa e erro, eu por padrão defino que demoro 2 minutos por página, se no fim de duas horas eu li 100 páginas então obviamente o tempo/pagina é menor, mas nunca é menos que 1,5 min/página e nunca é mais que 2,5 min/página, então nesse valor tá bom.

Por exemplo, o Senhor dos Anéis é 2,25 min/página, mas depois de um tempo vai tendendo para 2 min/página, o que dá umas 50 horas para lê-lo todo.
 
Última edição:
Interessante. O problema é que se você ver o total de tempo pode ficar "OMG! 20 horas!" e fica meio receoso para ler o livro. Eu faria isto só para ver quanto tempo eu demoro pra ler um capítulo, por exemplo, se cair em 10 minutos: "De boa! Bora ler!". Se for 40min (pra os capítulos maiores): "Nossa, cara, 40min, depois eu leio".
 
Confesso que há palavras que, por mais que eu veja o significado no dicionário, eu sempre esqueço o que elas querem dizer, tipo "sofisma" :dente:

Também, há vezes em que, por falar rápido demais, quero me expressar de uma maneira, mas, não encontrando alguma palavra equivalente, acabo inventando uma, parecida com a que queria usar =P
 
Eu não chego a calcular o tempo das páginas, mas também não paro no meio de um capítulo. Nem quando estou lendo no ônibus, se vejo que não vai dar para terminar antes de chegar no ponto eu paro.
 
Se não rolou a leitura, Cantona, ao menos veja o filme.
É fodão.

E Al Pacino manda muito bem. :D

 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo