• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Confesso que já tentei ler Triste Fim de Policarpo Quaresma TRÊS vezes, em momentos diferentes da vida, mas não rolou. Sei lá, não evolui a leitura, não me prende. Acho que esse eu não pego mais.

E confesso também que preciso me aprofundar mais na Literatura Brasileira.

li ele pro clube d leitura do meia e ñ recomendo a ngm. nem o filme pastelão q fizeram sobre ele recomendo. enfim, vc ñ tá perdendo nada na minha opinião. agora, se aprofundar em lit. brazuca é fundamental. invista nisso.

Li esses dois post comendo uma paçoca e me engasguei. Enchi o teclado de farelo, seus .......................... (botem aí um palavrão).

Seguindo a dica, pelo Lima e pelo Policarpo, tomem:

 
Última edição por um moderador:
Confesso que às vezes confundo a língua-mãe de alguns escritores com outras que são faladas no mesmo continente... exemplo: um dia desses, na saraiva, vi um exemplar em inglês dos contos dos Grimm, e tinha um selo grandão na capa escrito "New translation". Aí fiquei olhando um tempão para aquilo, pensando em como se podia fazer uma tradução de inglês-inglês :think: Depois q lembrei que os carinhas eram alemães :lol:

Algo parecido aconteceu quando pensava no Llosa - por uns momentos ficou na minha mente a ideia de que ele escrevia em português :dente:. Lembrei mais tarde de sua nacionalidade peruana =P
 
Eu nao gosto mais de JK Rowling. Tento reler Harry Potter e me pergunto como eu era tao viciado nisso... mas confesso que ainda tenho carinho por aqueles tempos.
 
Confesso que não consigo ler mais de um livro simultaneamente. Sinto que dessa forma não aproveito nem um, nem outro.

Nada que me entristeça, só deixa uma inveja sabia de quem consegue.

Por isso, também confesso que deixei O Mercador de Veneza para reler, pela terceira vez (só nos últimos dias), O Príncipe, do Maquiavel. Pelo mesmo motivo, larguei O Eterno Marido, lá do Clube da Leitura.

O Príncipe é um baita livro!

Como o Fernando Henrique diz no prefácio, "Que um livro se mantenha nessa condição (clássico) por algumas décadas, já é uma façanha. Atravessar séculos, então, é proeza para poucos autores".
 
Somos três. Mas por alguma estúpida e insondável razão, eu sigo tentando.

O pior é aquelas manias malditas de não conseguir (achar que não consegue) retomar um livro interrompido, aquela obrigação de lê-lo inteiro de novo. Mas eu tive de passar por cima disso à força, senão teria de reler todos os livros de Crônicas de Gelo e Fogo e os 3 volumes do História das crenças e ideias religiosas.
 
Última edição:
Essa neura eu não tenho. Como meu principal objetivo ao ler um livro é poder resgatar o marcador de páginas no final (fetiche, vai entender), eu continuo de onde parei sempre, raramente releio um livro do início. Devo ter uns 30~40 livros iniciados, muitos nem tendo passado das primeiras páginas, mas vou ter que começar a finalizá-los, porque já tou sem meus marcadores da Cultura do Shakespeare e do Pessoa.
 
eu tb consigo ler + d 1 livro ao mesmo tempo dboa. inclusive, isso tem ajudado mto a manter a minha meta diária d 50 pgs. explico: há livros q é i-m-p-o-s-s-í-v-e-l ler 50 pgs por dia, ainda + pelo tempo q disponibilizo p isso (+ ou - 1h). exemplos: qq 1 da série guerra dos tronos ou do stephen king. são livros repletos d detalhes e com páginas d escritos miúdos. ou seja, se eu dependesse somente deles minha meta diária viveria furada. assim, costumo ler 10 a 15 pgs dos livros + densos e o restante em livros + leves.

tb uso a troca d leituras qdo estou passando por uma parte mto chata do livro. parece q a bateria dá aquela recarregada qdo se quebra o ritmo com outra história. p os q misturam uma história com a outra uma dica é variar estilos: romance, poesia, biografia, teatro... assim treina o cérebro a separar as coisas.

e 1 último motivo é o local. no trabalho, aproveito as horas vagas p ler ebooks, na rua prefiro pockets, em casa os tijolões ou livros + preciosos.
 
Vocês tem o hábito da releitura também?

Porque esse é meu vício desde que aprendi a ler.

Eu até tinha, mas quando entrei pra faculdade e comecei a fazer estágio o dia inteiro tive que racionalizar meu tempo. A partir daí a coisa só piorou xD. Aí com o tanto de livros novos na minha estante, esperando para serem lidos, fui perdendo, aos poucos, o hábito de releitura.
O último livro que reli foi Os homens que não amavam as mulheres, e já faz mais de um ano. Tinha a intenção de reler a trilogia inteira, mas não consegui ainda :(
 
Vocês tem o hábito da releitura também?

Porque esse é meu vício desde que aprendi a ler.
é uma das minhas metas secundárias p 2013: a cada 2 meses reler 1 livro q marcou a minha vida. já alguns releio obrigatoriamente todo ano p manter o foco, como a guerra da arte, d steven pressfield, a arte d viver, d epicteto, meditações d marco aurélio.
 
Não sei se era por ter pouca grana (consequentemente, pouca opção) ou por causa do excesso de tempo mesmo sempre li e reli quase todos os meus livros. Exceção feita para alguns mais filosóficos e técnicos mas literatura em geral, eu releio. Os do Dostô, por exemplo, li umas três vezes cada. Na infância então, umas 15 vezes cada Harry Potter, Senhor dos Aneis umas 5 vezes. Ainda retenho esse hábito (aliás, até hoje acho bizarro ouvir gente dizer que nunca relê nada o_O ) apesar da falta de tempo e de ter mais grana e consequentemente bem mais opção. Aí ocorre aquela merda de comprar vários livros e não ter tempo de ler muitos nem pela primeira vez mas sempre tentar reler o Silmarillion. :lol:
 
Bá, acho que eu só reli os do Harry Potter (o cinco, reli pela metade), mais um ou outro livro (Mãos de cavalo esse ano)... Mas na verdade comecei a ler bem tarde, só com 21, lá em 2007. Antes disso, eu dizia que o único livro que eu tinha lido era O mistério do Cinco Estrelas, é, do Marcos Rey. Não era bem verdade (tinha lido O rapto do garoto de ouro também, e uma dezena de livros-jogos), mas dava uma ideia... Comecei a ler porque eu queria escrever, que era uma hábito que eu trazia sem muito método desde os 12, quando eu fiz um curso de história em quadrinhos e acabava escrevendo os roteiros pro pessoal (eles tinham a minha idade). Lembro de ter escrito um livro-jogo a lápis em um caderno naquela época, cheguei a umas 40 páginas, minha maior obra até hoje. Em 2007, daí, li os 7 HPs (ebooks, o último em tradução não oficial da Armada de Dumbledore) em 3 semanas. Depois, pretensioso que só, fui ler Os irmãos Karamázov. Levei 2 meses. Depois li Crime e Castigo em 2 semanas. Depois enchi os dois anos seguintes com livros ruins. Enfim, o hábito da leitura ficou, a ideia de escrever oficialmente se foi. Embora eu devesse confessar que, intimamente, ainda perdura.
 
Deixe-me ver se adivinho: fez curso de quadrinhos com o HDR? 8-O
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo