• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Eu até vi alguma coisa sobre essas artes degeneradas, mas não entendo de arte para falar com mais propriedade, algumas coisas eram consideradas degeneradas por serem modernas, outras por ser de artistas judeus e por aí vai.
 
Por que degenerada?

Música Degenerada (em alemão: Entartete Musik) foi o rótulo que o governo da Alemanha nazista aplicou durante os anos 30 e 40 do século passado para certos tipos de música considerados nocivos ou decadentes. Nestes casos, as autoridades tentaram isolar, desacreditar ou proibir a execução dessas obras.

entartete+musik.jpeg


O governo nazista considerava degenerado certos tipos de música, pelas mais diversas razões, normalmente porque eles eram contra os fundamentos do regime ou filiação política ou ainda a raça de seus compositores e intérpretes. Isto incluiu obras de compositores judeus ou de origem judaica, como Felix Mendelssohn, Arnold Schoenberg, Franz Schreker, Walter Braunfels, Erich Wolfgang Korngold, Kurt Weill ou a obra de compositores considerados partidários do marxismo, como Hanns Eisler.

O termo degenarada também foi aplicado à música de artistas que publicamente mostraram simpatia por opositores do regime nazista, como Anton Webern, que manteve uma forte amizade com Schoenberg durante o seu exílio. A música modernista, como as obras de Paul Hindemith, Alban Berg, Schoenberg e Webern, também foram assim consideradas por julgarem-nas inferiores ao passado da música clássica e, portanto, ofensiva ao sentido do progresso e da civilização nazista.

Fonte: Wikipedia
 
Última edição:
Dia 3 dezembro, nascimento dos compositores:

1332098602_soler_antonio.jpg
Antonio Soler.jpg

Pe. Antonio Soler y Ramos (em 1729, Olot, Espanha), foi monge do Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial e maestro do coro. Ele compôs principalmente música sacra, algumas missas, dois Miseseres, quintetos para órgão e cordas, além de mais de duzentas sonatas para teclado.

anton-webern.jpg
Webern.jpg

Anton Friedrich Wilhelm von Webern (em 1883, Viena, Áustria) é um dos mais importantes compositores do modernismo; pertenceu a Segunda Escola de Viena, liderada por Arnold Schoenberg, cuja técnica musical foi chamada de dodecafônica.
 
No dia 4 de dezembro nasceu o compositor francês André Campra (em 1660, Aix-en-Provence).

acampra.jpg
André Campra.jpg

Cronologicamente, Campra está situado entre Jean-Baptiste Lully e Jean-Philippe Rameau, tendo participado da renovação da ópera francesa.

O que caracteriza a obra deste compositor é a diversidade, a união dos gostos franceses e italianos, que se exprime igualmente tanto em sua obra religiosa como na profana. Ademais, ele soube renovar a tradição lullysta, graças uma instrumentação bem elaborada e uma inspiração original; bem mais que um artista de transição entre Lully e Rameau, André Campra é um dos representantes mais significativos da ópera francesa.
 
Dia 05 de dezembro: nascimento dos compositores Francesco Geminiani (1687, em Lucca, Itália), Vítězslav Novák (1870, em Kamenitz, República Tcheca) e Osvaldo Golijov (1960, em La Plata na Argentina).

Francesco%20Geminiani.jpg
Francesco Geminiani.jpg

Violinista virtuose, Geminiani foi aluno de Corelli e Alessandro Scarlatti. Ele é mais conhecido pelos seus "concerti grossi"; também é autor, entre outras obras, de inúmeras peças para violino solo e de três concertos para violino.

sm-0721-019c-novakC.rw.jpg
Vítězslav Novák.jpg

Aluno de Antonín Dvořák, Novák, além de pedagogo, foi um dos compositores tchecos mais respeitados do início do século passado; podemos considerá-lo uma das figuras principais do movimento pós-romântico.

3651.jpg
Osvaldo Golijov.jpg

Descendente de pais judeus da Europa Oriental, Golijov viveu em Israel e nos Estados Unidos. Sua música reflete esse choque de culturas, pois abarca muitos estilos diferentes; em poucos anos, cruzando na sua música ecos da tradição clássica ocidental, linhas sugestivas de algumas correntes contemporâneas, temperos de world music e usando ferramentas electrônicas, Osvaldo Golijov merece ser designado como o primeiro grande compositor do século XXI. A ópera Ainadamar valeu-lhe dois Grammys em 2007 e um maior número de admiradores.
 
No dia 6 de dezembro comemoramos o nascimento dos compositores:

pr02.jpg
Gideon Klein.jpg

Gideon Klein (1919, em Prerov, Moravia, antiga Tchecoslováquia); em dezembro de 1941 ele foi deportado pelos nazistas para o campo de concetração de Terezín, onde também se encontravam os compositores Pavel Haas, Hans Krasa e Viktor Ullmann.

Klein se transformou em um dos principais compositores daquele campo, pois foi um dos poucos cuja atividade se apresentou intensa; seus trabalhos neste período incluem, entre outros, música para quarteto de cordas, um trio para cordas e uma sonata para piano.

Posteriormente foi deportado para Auschwitz e então a Fürstengrube em outubro 1944, menos de duas semanas após ter terminado o mencionado trio. Não sobreviveu.

Henryk_Miko322aj_Grecki_Polish_composer_EWTN_World_Catholic_News_11_15_10.jpg
Henryk Górecki.jpg

Henryk Mikołaj Górecki (1933, em Czernica, Polônia); trata-se de um dos importantes compositores do século passado.

A música de Górecki cobre uma variedade de estilos, mas tende a ser relativamente simples em sua harmonia. Seus primeiros trabalhos foram no mesmo estilo avant-garde de Pierre Boulez ou outros serialistas, mas sua música mais recente é muitas vezes comparada ao minimalismo.

Sua obra mais conhecida é a sua Sinfonia nº 3, para soprano e orquestra, opus 36 (1976), chamada de Canto das Lamentações.
 
Última edição:
Além dos compositores acima citados, também nasceram neste dia 6 de dezembro:

432447.jpg Orazio Vecchi.jpg

Orazio Vecchi (1550, em Módena, Itália); compositor do período renascentista, é considerado por muitos um precursor na criação do melodramma; figuram entre as suas principais obras a comedia harmonica a cinco vozes L'Amfiparnaso (1597) e um grande número de madrigais.

Johann-Christoph-Bach.jpg Johann Christoph Bach.jpg

Johann Christoph Bach (1642, em Arnstadt, Alemanha); foi organista e compositor, sendo considerado o músico mais importante e respeitado da família Bach antes do grande Johann Sebastian Bach.

Era o filho mais velho de Heinrich Bach e trabalhou em colaboração com seu primo Johann Ambrosius Bach, pai de Johann Sebastian, a quem deu lições de música.
 
Última edição:
Dia 7 de dezembro: data de nascimento do compositor Pietro Antonio Stefano Mascagni (1863, em Livorno, Itália).

mascag01.jpg
Pietro Mascagni.jpg

Para mim, Mascagni é um dos mais importantes compositores de óperas de todos os tempos, apesar de ser basicamente conhecido por apenas uma delas: Cavalleria Rusticana. No entanto, há outras obras belíssimas que merecem ser resgatadas e/ou valorizadas, a saber: L'amico Fritz, Silvano, Iris, Parisina, entre outras.

Também no dia 7 de dezembro, no ano de 1637, em Massa da Valdinievole (Itália), nasceu o compositor, organista e cravista Bernardo Pasquini.

pasquani_02.jpg
Bernardo Pasquani.jpg

Pasquini compôs óperas e música sacra, porém sua reputação vem de suas obras para teclado, especialmente suítes e variações; deve-se salientar que ele foi o primeiro compositor italiano a compor uma suíte, fazendo conhecer na Itália este gênero musical.
 
Dia 8 de dezembro: nascimento dos compositores Johan Julius Christian "Jean" Sibelius (1865, em Hämeenlinna, Finlândia), Bohuslav Martinů (1890, em Policka, República Tcheca) e Mieczyslaw Samuilowicz Weinberg (1919, em Varsóvia, Polônia).

sibelius_j.jpg
Jean Sibelius 1923.gif

Sibelius é, sem dúvida alguma, o maior compositor finlandês de todos os tempos e um dos nomes mais importantes da música erudita do período que vai do final do século XIX ao início do século XX.

Martinu.jpg
Bohuslav Martinů.jpg

Martinů é, por seu lado, um dos principais representantes da música tcheca, da qual sua obra vai buscar inspiração; deve-se destacar que, no final de sua vida, houve um regresso às formas barrocas e clássicas, sem renunciar aos elementos modernos adquiridos.

vainberg_photo.gif
Mieczyslaw Weinberg.jpg

Weinberg, apesar de não ser tão conhecido como os outros dois acima citados, é um dos mais interessantes e prolíficos compositores do século XX. A sua obra continua desconhecida e negligenciada, ficando à sombra da de seu grande amigo Shostakovich; entre sua vasta produção podemos destacar 26 sinfonias, 7 concertos, 17 quartetos de cordas, 28 sonatas para vários instrumentos, música incidental para 65 filmes e música sacra, incluindo um Réquiem.
 
Cavalleria Rusticana está na triha de o Poderoso Chefão III não é?

Acompanhando seus posts Spartaco, fico pensando no quanto o estrago nazista foi grande para o mundo das artes.
A gente sabe da guerra em si, mas aquilo foi uma loucura sem proporções.
 
O dia 9 de dezembro é a data de nascimento dos compositores Charles Émile Lévy Waldteufel (1837, em Estrasburgo, França) e Joaquín Turina Pérez (1882, em Sevilha, Espanha).

waldteufel.jpg Emile Waldteufel.jpg

Waldteufel foi um compositor da chamada "música ligeira", pois compôs basicamente valsas e polcas, das quais podemos lembrar os seguintes títulos: Les Patineurs, op. 183; Estudiantina, op. 191; Pomone, op. 155 e España, op. 236.

Turina.jpg Joaquín Turina.jpg

Turina foi um dos compositores espanhóis mais cosmopolitas, pois, de certa maneira, abandonou a idéia de um nacionalismo espanhol; não obstante, seus trabalhos sofrem influência da música tradicional da Andaluzia.
 
Última edição:
No dia 9 de dezembro é também data de nascimento do compositor alemão Peter Joseph von Lindpaintner (1791, em Koblenz).

lindpai.jpg Peter Josef von Lindpaintner.jpg

Ele é autor de óperas, onde destacamos Der Vampyr, que tem aspectos semelhantes a algumas óperas de Weber, como Der Freischütz, e de Wagner. Compôs ainda obras vocais (oratórios, missas e lieder), música orquestral (sinfonias, concertos e Ouvertüren) e de câmara.
 
Última edição:
Dia 10 de dezembro: data de nascimento dos compositores César-Auguste-Jean-Guillaume-Hubert Franck (1822, em Liège, Bélgica) e Olivier-Eugene-Prosper-Charles Messiaen (1908, em Avignon, França).

cesar-franck-belgian-composer-and-musician.jpg Cesar-Franck-1885.jpg

César Franck, organista e compositor, é um dos grandes nomes do século XIX; ele foi um dos primeiros a utilizar a forma cíclica em suas obras, entre as quais destacaria a sua sinfonia em ré menor (1886-88 ), as variações sinfônicas para piano e orquestra (1885), o prelúdio, coral e fuga para piano solo (1884) e a famosa sonata para violino e piano (1886).

Olivier_Messiaen.jpg Olivier-Messiaen.jpg

Messiaen, que também era organista, foi um dos principais compositores do século XX; sendo aluno de Dukas e Dupré no Coservatório de Paris, Messiaen incorporou em suas obras vários estilos, como o canto gregoriano, elementos onomatopaicos, canto dos pássaros e complexos modos e ritmos antigos e de culturas orientais.
 
Última edição:
Ainda neste dia 10 dezembro comemoramos a data de nascimento de Morton Gould (1913, em Richmond Hill, New York, USA).

MG_small.png Morton Gould.jpg

Pianista, compositor, maestro e arranjador, Morton Gould muito cedo revelou o seu talento mudical. A sua primeira composição foi publicada quando ele tinha apenas 6 anos. Durante a Depressão americana, ainda adolescente, ele foi pianista em salas de teatro. Depois brilhou na rádio: na década de 1940 fez programas radiofônicos na CBS, combinando programas clássicos e populares.

Como maestro, Gould dirigiu todas as grandes orquestras norte-americanas e também no Canadá, México, Europa e Japão.

Como compositor escreveu, entre outras peças, obras para Broadway, música para o cinema e a televisão, sinfonias e balés.
 
Última edição:
No dia 11 de dezembro nasceu um dos mais famosos compositores de todos os tempos, Louis-Hector Berlioz (1803, em La Côte Saint-André, França).

berlioz8.gif
Hector Berlioz.jpg

Berlioz, que foi em sua época mais famoso como regente do que como compositor, é uma das principais figuras do romantismo; ele era aficcionado por literatura, tendo sido amigo de grandes escritores, como Alexandre Dumas, Victor Hugo e Honoré de Balzac. Assim, alguma de suas principais obras foram inspiradas na literatura, com por exemplo: La Damnation de Faust (Goethe), Harold en Italie (Byron) e Romeo et Juliette (Shakespeare).


Também no dia 11 de dezembro nasceram outros dois compositores importantes:

karlowicz.JPG
Mieczysław Karłowicz.jpg
Em 1876, na cidade de Wiszniewo, nasceu o compositor, regente, fotógrafo e alpinista polonês Mieczysław Karłowicz; ele foi o compositor mais representativo da chamada Young Poland, movimento artístico baseado na idéia da união de tendências modernas e da tradição nacional iniciada por Różycki e Szymanowski. Embora ele mesmo não pertencesse inicialmente ao grupo, o seu trabalho refletiu os seus ideais, principalmente os programas de seus poemas sinfônicos, a saber o panteismo e os símbolos wagnerianos do amor e da morte.

Sua excelente técnica de orquestração deriva de Strauss, Wagner, e Tchaikovsky. Não fosse a sua morte prematura em uma avalanche nas montanhas de Tatra, seria possivelmente o compositor polonês mais importante, da mesma estatura de Szymanowski.

Carter_image_01.jpg
Elliott Carter.jpg

Em 1908 nasceu o compositor norte-americano Elliott Cook Carter Jr. (1908, New York, USA).

Elliott Carter foi aluno de Walter Piston e de Gustav Holst e, em Paris, de Nadia Boulanger. Inicialmente influenciado por Stravinsky e Hindemith, trilhou o neoclassicismo; mas, a partir dos anos cinqüenta, não tardou a abraçar a atonalidade, embora de forma moderada, cuja rítmica complexa o levou a inventar o termo modulação métrica, a fim de poder descrever com exatidão as frequentes mudanças de andamento visíveis nas suas obras.

Elliott Carter faleceu este ano aos 103 anos de idade.
 
Dia 12 de dezembro é data de nascimento do compositor e regente sueco Kurt Magnus Atterberg (1887, em Gothenburg).

MediaBinaryLoader.axd
Kurt Atterberg.jpg

Ele é mais conhecido por suas sinfonias, óperas e balés; sua música combina as suas influências (os russos, Brahms e Reger) com melodias folclóricas suecas.
 
Dia 13 de dezembro: data de nascimento do compositor norueguês Iver Paul Fredrik Holter (1850, em Østre Gausdal).

Iver_Holter_1895_L._Szacinski_%28firm%29_Oslo_Museum.jpg Iver_Holter.jpg

Iver Holter começou estudar medicina em Oslo em 1869, e teve a música somente como um passatempo, tocando viola em uma orquestra de estudantes; posteriormente, parou seus estudos médicos, dedicando-se somente à música. Ele foi regente da Bergen Philharmonic Orchestra de 1882 até 1886.

Entre suas composições estão uma sinfonia, um concerto para violino, a peça orquestral St. Hanskvæld e dois quartetos de cordas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo