• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 16 de novembro: nascimento do compositor, maestro, violista e professor alemão Paul Hindemith (1895, em Hanau), um dos expoentes da música erudita no século XX.

paul_hindemith.jpg
Paul_Hindemith 1923.jpg

A música Hindemith foi considerada degenerada pelos nazistas e, em 1938, ele mudou-se para a Suiça. Em 1940 emigrou para os Estados Unidos. Em 1948 naturalizou-se americano, porém regressou para a Europa em 1953, estabelecendo-se em Zurique, em cuja universidade ensinou.
 
Bom dia prestonautas,

Dia 18 de novembro: nascimento dos compositores Carl Maria Friedrich Ernest von Weber (1786, em Eutin, Alemanha) e Ignacy Jan Paderewski (1860, em Kurilowka, Polônia).

552px-Carl_Maria_von_Weber_1814.jpg Carl Maria von Weber.jpg

Weber, primo por parte de pai de Constanze (esposa de Mozart), foi também diretor da orquestra da ópera de Dresden; neste período escreveu suas famosas óperas, Der Freischütz, Euryanthe e Oberon.

Além de sua produção operística, Weber escreveu duas missas, duas sinfonias, oito cantatas, e um grande número de lieder, peças orquestrais e para piano solo.

paderewski.jpg Jan Paderewski.jpg

Paderewski, que foi um exímio pianista, ficou mais conhecido por suas peças para piano solo. Além dessas, suas composições incluem, entre outras obras, a ópera Manru (1901), uma sinfonia intitulada Polônia (1909) e um Concerto para piano e orquestra (1890).

Curiosidade: Em 1919, com o ressurgimento da Polônia como estado independente, Paderewski obteve o cargo de Primeiro Ministro (Janeiro de 1919 - Novembro de 1919).
 
Última edição:
Dia 19 de novembro: data de nascimento do compositor Mikhail Mikhailovich Ippolitov-Ivanov (1859, em Gatchina, Rússia).

ippolitow-iwanow-portrait-01.jpg Mikhail Ippolitov-Ivanov (2).jpg

Em suas obras detectamos a influência de Rimsky-Korsakov, pois foi com este compositor que ele completou os seus estudos de composição.

A produção de Ippolitov-Ivanov inclui óperas, música orquestral, música de câmara e um grande número de canções; com exceção da sua peça orquestral Caucasian Sketches (1894), suas obras são raramente ouvidas.
 
Dia 20 de novembro: nascimento do compositor norte-americano Edmond Dédé (1827, em New Orleans, Louisiana, USA).

z08257oo7xf.jpg
Edmond Dédé.gif

Devido a hostilidade que enfrentou por ser negro, Edmond Dédé viu-se forçado a fugir para o México, onde pode continuar seus estudos musicais; posteriormente, retornou para sua cidade natal.

Quando suas finanças permitiram, viajou à Bélgica e depois à França, sendo admitido no Conservatório de Paris; um de seus professores foi Jacques-François Halévy. Casou-se com uma francesa e serviu como regente em Bordeaux por 27 anos, no Théâtre de l'Alcazar.

Dédé retornou a New Orleans somente uma vez, em 1893. O preconceito racial que encontrou fez com que retornasse à França, onde morreu em 1903. Grande parte de suas composições foi preservada na Bibliotheque Nationale em Paris.
 
No dia de hoje, 21 de novembro, no ano de 1852, em Villareal, nasceu o violonista, pianista e compositor espanhol Francisco de Asís Tárrega y Eixea; ele é considerado o “pai” do violão moderno, pois ele criou os fundamentos da técnica do violão clássico do século XX.

Tarrega.jpg
Francisco Tarrega.jpg

Tárrega enriqueceu consideravelmente o repertório do violão. Além das suas composições (cerca de 80 obras) fez numerosas transcrições para este instrumento (realizou 120 transcrições para violão solo e 21 para duo de violões). Foi professor de alunos que marcaram eles próprios o seu tempo, como foram Miguel Llobet e Emílio Pujol.
 
O dia 22 de novembro é a data em que nasceram três compositores de renome, a saber:
3650430-3x4-340x453.jpg Wilhelm Friedemann Bach.jpg

Wilhelm Friedemann Bach (1710, em Weimar, Alemanha), organista e compositor, era o filho mais velho do grande Johann Sebastian Bach; compôs inúmeras obras, entre as quais incluem-se dez sinfonias, trinta cantatas, sete concertos, além de mais de quarenta peças para teclado.

rodrigo_young_lg.jpg JOAQUIN RODRIGO.jpg

Joaquín Rodrigo Vidre (1901, em Sagunto, Espanha); trata-se de um dos maiores compositores espanhóis, sendo que suas obras mais conhecidas são para violão e orquestra, das quais, sem dúvida alguma, destaca-se o célebre “Concierto de Aranjuez” (de 1939); no entanto, ele também escreveu concertos para outros instrumentos solistas, como o violino, o cello, o piano e a harpa.

benjamin-britten.jpg Benjamin Britten.jpg

Edward Benjamin Britten (1913, em Lowestoft, Inglaterra), dispensa comentários, pois ele é um dos mais conhecidos e influentes compositores britânicos do século XX.
 
Última edição:
Vários compositores nasceram no dia 23 de novembro, são eles:

manuel-de-falla.jpg Manuel de Falla.jpg

Manuel María de los Dolores Falla y Matheu (1876, em Cádiz, Espanha), um dos maiores compositores espanhóis de todos os tempos.

Andre_Caplet.jpg Andre Caplet.jpg

André Caplet (1878, Le Havre, França), foi amigo de Debussy, sendo mais conhecido por ter orquestrado várias das peças deste.

20090806-Claudio%202.jpg Cláudio Santoro.jpg

Cláudio Franco de Sá Santoro (1919, em Manaus, Brasil); trata-se de um dos mais inquietos e polivalentes músicos de nosso tempo.

upm07354.jpg Krzysztof Penderecki.jpg

Krzysztof Penderecki (1933, em Debica, Polônia) é um dos grandes compositores vivos, está fazendo hoje 79 anos. Parabéns!
 
Última edição:
Além disso, hoje é o aniversário de morte do nosso Adoniran Barbosa, um gênio em sua simplicidade, que há 30 anos deixava o mundo

Bem lembrado Mercúcio. O Adoniran Barbosa foi um dos maiores nomes da nossa MPB.
 
Última edição:
O dia 24 de novembro é a data de nascimento do compositor Alfred Garyevich Schnittke (1934, em Engels, Rússia).

36392999.jpg Alfred Schnittke.jpg

Trata-se de um importante compositor pós-moderno, cuja linguagem musical é eclética, pois une vários estilos, o contemporâneo e o tradicional.
 
Última edição:
Dia 25 de novembro: data de nascimento do compositor russo Sergey Ivanovich Taneyev (1856, em Vladimir); sobrinho do também compositor Alexander Taneyev, ele foi aluno de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

x_55297833.jpg Sergey Taneyev.jpg

Além de compositor Sergey Taneyev foi pianista, professor de composição e escritor. Entre suas composições incluem-se nove quartetos de corda, um quinteto para piano, dois quintetos de corda e outras peças de câmara e para piano solo; quatro sinfonias, uma suite de concerto para violino e um concerto para piano, além de outras obras orquestrais e vocais, como a ópera Oresteia, que estreou em 29 outubro 1895.
 
Última edição:
O dia 27 de novembro é data de nascimento de dois compositores, a saber:

4203286692_a7d6b0a6cf.jpg
Charles Koechlin.jpg

Em 1867, na cidade de Paris, nascia o compositor francês Charles Louis Eugène Koechlin. Aluno de Gabriel Fauré, que muito o influenciou, foi também teórico e pedagogo, sendo que, como compositor, deixou um catálogo de 225 números de opus.

Pugnani.jpg
Gaetano Pugnani.jpg

O italiano Giulio Gaetano Gerolamo Pugnani nasceu em 1731, na cidade de Turim; violinista e compositor, Pugnani foi discípulo de Giuseppe Tartini; com 10 anos já tocava violino na Orquestra do Teatro Regio di Torino. Posteriormente, fez algumas viagens ao exterior (Paris em 1754, Londres em 1769), que lhe garantiram a fama de virtuose em seu instrumento.

Obteve também sucesso com as suas composições, principalmente óperas, como Nanetta e Lubino, Adone e Venere e Demetrio a Rodi. No entanto, a sua fama como compositor nunca se igualou a de violininista.
 
Para os amigos foristas que gostam de ler este tópico, informo que agora já podem ser lidas as primeiras mensagens postadas no Meia Palavra, quando foi criado tópico identico.

Cabe ressaltar que ficou faltando apenas os compositores que mencionei entre os dias 28/10 e 03/11, cujos posts foram, infelizmente, perdidos, mas que serão certamente lembrados nas respectivas datas no ano que vem.
 
Continuando,

O dia 28 de novembro é a data de aniversário de nascimento de dois compositores de períodos distintos da história da música, a saber:

Jean-Baptiste-Lully.jpg
Jean-Baptiste Lully.jpg

Jean-Baptiste Lully (em 1632, Florença, Itália); nascido Giovanni Battista Lulli, alterou o seu nome quando mudou-se para a França, tornando-se figura proeminente da vida musical francesa na época do Rei-Sol. A tragédie lyrique, o grande moteto, a ouverture à la française foram algumas contribuições importantes e influentes deste compositor.

anton-rubinstein-7-sized.jpg
Anton Rubinstein.jpg

Anton Grigorevich Rubinstein (em 1829, em Vykvatintsy, Rússia) foi, além de compositor, pianista e regente de renome internacional, rivlizando-se como virtuose ao grande Franz Liszt. Entre suas inúmeras composições podemos mencionar 20 operas, incluindo Der Demon (a mais famosa); 5 concertos para piano; 6 sinfonias; bem como música de câmara, para piano solo e coral.
 
Última edição:
Também no dia 28 de novembro nasceu do compositor alemão Ferdinand Ries (1784, em Bonn).

ries2.jpg
Ferdinand Ries.jpg

Ries foi amigo e aluno de Beethoven; ele compôs oito sinfonias, um concerto para violino e nove concertos para piano, além de várias composições em outros gêneros, como música de câmara e para piano solo.
 
No dia 29 de novembro ocorreu o nascimento de um dos meus compositores favoritos, Domenico Gaetano Maria Donizetti; ele nasceu no ano de 1797, em Bérgamo, Itália.

Donizetti.jpg
Gaetano Donizetti.jpg

Donizetti é um dos gigantes do gênero operístico, não somente pela quantidade, pois compôs cerca de 70 óperas, mas também pela musicalidade e beleza das mesmas, tanto no gênero sério, como no cômico; gostaria de destacar entre suas óperas, Anna Bolena (1830), L'Elisir d'Amore (1832), Lucia di Lammermoor (1835), Il campanello di notte (1836), Lucrezia Borgia (1840) e Don Pasquale (1843).

Não obstante a sua enorme produção operística, ele também escreveu numerosas cantatas, música sacra, sinfônica, vocal e de câmara.
 
O dia de hoje, 30 de novembro, é a data de nascimento de vários compositores, a saber:

Alkan-Charles-01.jpg
Charles-Valentin Alkan.jpg

Charles-Valentin Morhange Alkan (em 1813, Paris, França) foi um dos mais consagrados pianistas de seu tempo; como Chopin, ele escreveu basicamente para o seu instrumento, o piano, onde podemos destacar a Grande Sonata Les Quatre Ages, opus 33, e os Estudos, opus 31 e 35. Deve-se ainda salientar que suas obras, especialmente as composições para piano, são de grande dificuldade técnica.

sergei-lyapunov.jpg
Sergei Lyapunov.jpg

Sergei Mikhailovich Lyapunov (em 1859, Yaroslav, Rússia); como pianista, deu preferência ao piano em sua obra, pois das 71 composições com número de opus, 35 são para piano solo. Escreveu também diversas canções, uma obra de câmara, dois concertos e uma rapsódia, em que o piano tem importância principal. Além de tais obras, Lyapunov escreveu um concerto para violino, duas sinfonias, além de outras obras orquestrais.

250px-Ture_Rangstr%C3%B6m.jpg
Ture Rangström.jpg

Anders Johan Ture Rangström (em 1884, Estocolmo, Suécia) pertence a uma nova geração de compositores suecos da primeira década do século XX, que introduziu o modernismo em suas composições. Entre suas obras destacamos 4 sinfonias, 3 óperas e cerca de 300 lieder.

1aa28e6041.jpg
Hans Krása.jpg
Hans Krása (em 1899, Praga, República Tcheca) estudou com Alexander Zemlinsky; em 1942 foi deportado para o campo de concentração de Terezin, onde devotou-se completamente à composição (infelizmente, nem todos os seus trabalhos sobreviveram). Após ter reescrito sua ópera Brundibar pelo comando das SS, usado em uma película nazista de propaganda, encontrou a sua morte em Auschwitz, juntamente e no mesmo dia que os compositores Pavel Haas e Viktor Ullmann.
 
E no dia 30 de novembro também temos o nascimento do compositor alemão Johann Carl Gottfried Loewe (1796, em Löbejün).

carl-loewe-1.jpg
Carl Loewe.jpg

Carl Loewe foi também cantor (barítono), pianista e regente. Quanto às suas composições, dedicou-se principalmente aos lieder (cerca de 400), o que lhe valeu a ser chamado de o Schubert do norte da Alemanha. Também escreveu peças instrumentais, principalmente no início de carreira; mais tarde deu ênfase à composição de oratórios e óperas.
 
O dia 1º de dezembro é a data de aniversário do compositor italiano Giuseppe Sarti (em 1729, Faenza).

sarti-1-sized.jpg
Giuseppe Sarti.jpg

Praticamente, hoje em dia, só nos lembramos de Sarti, devido a sua ópera Fra i due litiganti il terzo gode, que foi imortalizada por Mozart, que introduziu um de seus trechos em uma grande cena de Don Giovanni.

É de se notar, também, que a ópera de Mozart Le nozze di Figaro deve muito a influência da referida ópera de Sarti, pois o compositor austríaco ouviu-a em Viena em 1784, sendo que o respectivo libretto de Lorenzo da Ponte apresenta situações similares e a intriga final do priimeiro ato de Fra i due litiganti il terzo gode servìu de modelo a Mozart para o final do último ato de Le Nozze.
 
Dia 16 de novembro: nascimento do compositor, maestro, violista e professor alemão Paul Hindemith (1895, em Hanau), um dos expoentes da música erudita no século XX.

paul_hindemith.jpg
Ver anexo 47542

A música Hindemith foi considerada degenerada pelos nazistas e, em 1938, ele mudou-se para a Suiça. Em 1940 emigrou para os Estados Unidos. Em 1948 naturalizou-se americano, porém regressou para a Europa em 1953, estabelecendo-se em Zurique, em cuja universidade ensinou.

Por que degenerada?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo