• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 14 de dezembro: data de nascimento da compositora Maria Agata Szymanowska (1789, em Varsóvia na Polônia).

szymanowska.jpg
Maria Szymanowska.jpg

Maria Szymanowska, cujo nome de solteira era Marianna Agata Wołowska, foi uma das primeiras pianistas virtuoses do século XIX, fazendo concertos por toda Europa, especialmente nos anos de 1820, antes de se estabelecer em São Petersburg, onde ela compôs para a Corte e ensinou.

Ela escreveu predominantemente para o seu instrumento, o piano, mas também compôs canções e algumas peças de câmara; no tocante à obra pianística, o seu estilo era tipicamente brilhante, podendo-se dizer que precedeu Chopin.

Por causa de sua estatura como artista e por causa de seu salão, Szymanowska desenvolveu uma rede de conexões fortes com alguns dos mais notáveis ​​compositores, músicos e poetas de seu tempo, incluindo Luigi Cherubini, Gioacchino Rossini, Johann Hummel, John Field, Giuditta Pasta, Goethe e Adam Mickiewicz. Hummel e Field dedicaram composições a ela. Há rumores de que Goethe ficou profundamente apaixonado por Szymanowska.
 
Dia 15 de dezembro: nascimento do compositor francês Michel-Richard de Lalande (1657, em Paris).

Portrait-de-Lalande.jpg Michel-Richard de Lalande.jpg

Ele, que foi organista, violinista e um prolífico compositor, era contemporâneo de Jean-Baptiste Lully e Francois Couperin. Hoje em dia Delalande é lembrado por ser autor de várias suites orquestrais, conhecidas como Simphonies pour les Soupers du Roy; porém, ele também compôs música sacra de alta qualidade.
 
Última edição:
Hoje, dia 16 de dezembro, é data de nascimento de um dos pilares da música ocidental e, para mim, um dos compositores mais revolucionários de todos os tempos: Ludwig van Beethoven (1770, em Bonn, na Alemnha).

German_composer_Ludwig_van_Beethoven.jpg
Ludwig van Beethoven.jpg

Dispensa comentários.

Também nasceram na data de hoje:

kodaly.jpg
Zoltán Kodály.jpg

Zoltán Kodály (1882, em Kecskemét, Hungria); ele começou a colaboração com seu amigo Bartók colecionando e transcrevendo canções folclóricas de seu país. Verificamos que seus maiores trabalhos, notadamente a ópera Háry János (1926), o Psalmus Hungaricus (1923) e as Danças de Marosszék (1930) e de Galanta (1933), são baseados na música folclórica da Hungria.

Shchedrin_bild2.jpg
Rodion Shchedrin.jpg

Rodion Konstantinovich Shchedrin (1932, em Moscou, Rússia) está completando 80 anos de vida; suas composições seguem a tradição da geração passada - Prokofiev e Shostakovich - porém, ao mesmo tempo, a sua extensa produção reflete a abertura e a constante pesquisa de novas possibilidades de expressão. Deste modo, com Shchedrin, tradição e modernismo seguem um mesmo caminho.
 
O dia 16 de dezembro além de ser a data de nascimento de Beethoven, Kodály e Shchedrin, acima mencionados, é também dos compositores:

Bo%C3%AFeldieu.jpg
François-Adrien Boïeldieu.jpg

François-Adrien Boïeldieu (1775, Rouen na França); destacou-se, principalmente, na composição de óperas, sendo um dos principais autores franceses deste gênero no primeiro quarto do século XIX.

427px-Georgy_V_Sviridov.jpg
Georgy Sviridov.jpg

Georgy Vasilyevich Sviridov (1915, em Fatezh na Rússia); foi aluno de Shostakovich. Embora seus trabalhos instrumentais são mais populares, devemos salientar que são notáveis as suas obras corais, em que se destacam o Oratório Leningrado e o Oratorio Pathetique.
 
Dia 17 de dezembro: nascimento do compositor italiano Domenico Cimarosa (1749, em Aversa, Itália).

domenico-cimarosa-1.JPG
Domenico Cimarosa.jpg

Cimarosa é um dos nomes mais importantes do cenário operístico no classismo; escreveu cerca de 70 óperas, das quais destacamos Il Matrimonio Segreto (1792), L'impresario in angustie (1786), I tre amanti (1777) e Il vecchio burlato (1783). Também compôs numerosas obras sacras e profanas, além de muita música instrumental, como as 81 sonatas para piano.
 
Dia 18 de dezembro: data de nascimento do compositor norte-americano Edward Alexander MacDowell (1860, em Nova York).

300px-Edward_Alexander_MacDowell_1906.jpg
Edward MacDowell.jpg

Edward MacDowell, que também foi um excelente pianista, viveu no período romântico, sendo que, de suas composições, as mais conhecidas são as suítes para piano Woodland Sketches, Sea Pieces e New England Idyls, bem como o seu segundo concerto para piano e orquestra.
 
Dia 19 de dezembro: data de nascimento do compositor e pianista Walter Braunfels (1882, em Köln, Alemanha).

Braunfels.jpg
Walter Braunfels (1902).jpg

Trata-se de um compositor que começou a ser redescoberto a partir de 1990, com algumas gravações de suas obras, incluindo a da ópera Die Vögel (Os Pássaros), Op. 30, baseado na peça de Aristófanes.

Em sua época (anos 20 e 30 do século passado) os trabalhos de Braunfels foram apresentados e valorizados por grandes artistas, a saber Walter, Abendroth, Furtwängler, Jochum, Klemperer e Wand.
 
O dia 19 de dezembro é ainda a data de nascimento de Louis-Nicolas Clérambault (1676, em Paris).

Clerambault_2.jpg
Louis-Nicolas_Clerambault.jpg

Clérambault foi organista e compositor francês. Trata-se de um dos mais importantes expoentes da escola de órgão francês do terceiro período, no qual a música atinge o mais alto grau de inovação. Ele também é conhecido por ter tentado uma fusão de estilos italiano e francês no gênero da cantata. No entanto, seu trabalho é quase esquecido por artistas modernos, como muitos outros compositores desse período.
 
Última edição:
Dia 20 de dezembro: nascimento do compositor Lorenzo Perosi (1872, em Tortona, Itália).

08-Lorenzo_PEROSI.jpg
Lorenzo Perosi.png

Ele foi ordenado padre em 1895 e diretor musical da Cappella Sistina desde 1898 até a sua morte.

Restaurador da música sacra, foi um importante compositor de oratórios (La Passione di Cristo, Il Natale del Redentore, La Resurrezione di Cristo, La Trasfigurazione di Nostro Signore, La Resurrezione di Lazzaro, La Strage degli Innocenti), poemas sinfonicos vocais (Mosè, Transitus animae, Vespertina oratio), missas, motetos e outras peças vocais.

Perosi também compôs algumas obras para órgão, 25 peças orquestrais, um concerto para piano e um para violino, além de música de câmara, em que se destacam 18 quartetos de cordas.
 
No dia 20 de dezembro é também a data de nascimento do compositor e regente norte-americano Henry Kimball Hadley (1871, Somerville, Massachusetts, USA).

image1934.jpg Henry Hadley.png

Hadley foi um prolífico compositor, tendo composto em todos os gêneros musicais, incluindo cinco sinfonias, cinco óperas, várias cantatas e oratórios, poemas sinfônicos, balés, música de câmara e inúmeras canções com acompanhamento de piano e orquestral. Ele também foi o primeiro a escrever trilha sonora sincronizada, para o filme mudo When a Man Loves (1926).

Durante a sua vida, a música de Hadley gozou de popularidade, fazendo parte regular do repertório das grandes orquestras norte-americanas e da Europa; alguns dos mais famosos regentes executaram as suas composições, como Gustav Mahler, Leopold Stokowski, Sergei Koussevitzky e Karl Muck. No entanto, atualmente, a sua obra está em total esquecimento, havendo poucas gravações de sua música.
 
Última edição:
Dia 21 de dezembro: nascimento do compositor tcheco Zdeněk Fibich (1850, em Šerborice).

fibich_zdenek_tcm8-197040.jpg
Zdeněk Fibich.jpg

Ele compôs cerca de 600 obras, entre vários gêneros, onde destacamos 10 operas, 3 sinfonias, poemas sinfônicos, várias obras de câmara, lieder e peças para piano solo.

Junto com Smetana e Dvořák, Fibich é dos mais significativos representantes da música de seu país na segunda metade do século XIX.
 
Dia 21 de dezembro é ainda a data de nascimento do compositor Frank Vincent Zappa (1940, em Baltimore, Maryland, USA).

Frank-Zappa-9540382-1-402.jpg Frank Zappa.jpg

Zappa foi um dos músicos mais prolíficos do século XX; a sua obra musical estende-se desde o rock até à música clássica, passando pelo jazz e a música concreta; ele foi também guitarrista de suprema invenção; apesar de várias vezes, e sem razão, subestimado, deixou, entre variadíssimas outras coisas, um legado fantástico de solos eletrizantes.

Conhecido como grande sátiro pelas suas composições iconoclastas, Zappa foi pioneiro do estilo freak rock, além de ser criador da fusão de jazz e música clássica. Para além da obra musical, realizou filmes e escreveu diversos livros.
 
Última edição:
Dia 22 de dezembro: nascimento dos compositores Karl Friedrich Abel (1723, em Kothen, Alemanha), Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini (1858, em Lucca, Itália), Franz Schmidt (1874, em Pressburg, Áustria, hoje Eslovaquia) e Edgard Victor Achille Charles Varèse (1885, em Paris, França).

300px-Viol_Abel_TGainsborough1765.jpg
Karl Friedrich Abel.jpg

Abel era um virtuose de viola da gamba. Quando da Guerra dos Sete Anos Abel emigrou, fez algumas excursões pela Itália e, depois, estabeleceu-se em Londres, onde fundou com seu amigo Johann Christian Bach os concertos por assinatura, os famosos Bach-Abel Concerts. Mais de 200 composições de Karl Friedrich Abel são conhecidas, enre sinfonias, concertos, música de câmara e sonatas.

Giacomo_Puccini_9.jpg
Giacomo Puccini.jpg

Puccini dispensa quaisquer comentários, pois é, sem dúvida alguma, um dos principais nomes no cenário operístico de todos os tempos. Só para se ter uma idéia as suas óperas estão entre as mais interpretadas atualmente, entre essas destacamos La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot.

Bild.jpg
Franz Schmidt.jpg

Franz Schmidt, que foi pupilo de Bruckner, pertence ao período do romantismo, tendo deixado, entre outras obras, 4 importantes sinfonias, 2 óperas, Notre Dame (1904) e Fredigundis (1916-22), e um magnífico oratório, Das Buch mit sieben Siegeln (1935-37).

edgard-varese-sm.jpg
Edgard Varèse.jpg

Varèse é considerado um dos maiores nomes do modernismo; sua produção foi inovadora, sendo chamada pelos franceses de musique d'anticipation. Varèse é, de fato, um dos grandes criadores do século XX.
 
Última edição:
O dia 23 de dezembro é a data de nascimento do compositor francês Joseph Bodin de Boismortier (1689, em Perpignan).

Boismortier_par_Ranc_cropped.jpg
Joseph Bodin de Boismortier.jpg

Boismortier foi um compositor barroco de música instrumental, cantatas, operas-ballet, além de outras peças de música vocal. Ele acabou sendo um dos primeiros compositores a não ter patrão ou mecenas, vivendo simplesmente dos trabalhos que escrevia.
 
No dia 24 de dezembro nasceram os compositores Giovanni Paolo Bottesini (1821, em Crema, na Itália) e Mauricio Kagel (1931, Buenos Aires na Argentina).

Giovanni+Bottesini+bott5+copy.png
Giovanni Bottesini.png

Exímio em seu instrumento, o contrabaixo, Bottesini enriqueceu com as suas composições o repertório para este instrumento. No entanto, não foi somente o mais famoso contrabaixista da história da música, mas foi também um homem de grande cultura e talentoso regente.

mauricio-kagel-1931-2008,M12892.jpg
Mauricio Kagel.jpg

Kagel foi também regente e cenógrafo argentino, residente em Colônia, Alemanha, desde 1957. Um dos compositores contemporâneos de maior renome internacional, foi autor de peças para orquestra, voz, piano, música de câmara, além de numerosas obras cênicas e para o cinema.

Aproveito este espaço para desejar a todos um FELIZ NATAL :joy:
 
Última edição:
Dia 25 de dezembro: nascimento dos compositores Jean-Joseph Cassanea de Mondonville (1711, em Narbonne, França) e de Joseph Boulogne, Chevalier de Saint-Georges (1745, Basse-Terre, Guadeloupe).

jean_joseph_cassanea_de_mondonville.jpg
Jean-Joseph Cassanea de Mondonville.jpg

Violinista e compositor barroco, Mondonville é mais conhecido por suas sonatas para cravo (op. 3, 1734) e suas peças para cravo e voz ou violino (op. 5, 1748). Em sua época, também foi um autor de óperas de sucesso, entre as quais incluem-se Le Carnaval du Parnasse (Paris, 1749), Titon et l'Aurore (Paris, 1753), e Thésée (1765).

Monsieur_de_St-George-par-Mather-Brown.jpg
Joseph Boulogne.png

Compositor e violinista, Joseph Boulogne foi importante figura da música francesa na segunda metade do século XVIII; apelidado de Mozart negro, ele foi o primeiro compositor de ascendência africana a trabalhar no âmbito da música clássica europeia.

Mais uma vez desejo a todos um FELIZ NATAL.
 
Última edição:
Interessante é o Spartacco encontrar tantos compositores assim. Dá vontade de escutar um pouquinho de cada ><

Eu geralmente procuro fazer isso, ou seja, quando possível tento escutar alguma obra do aniversariante do dia.

Continuando:

O dia 26 de dezembro é a data de nascimento dos compositores alemães:

pisendel.jpg
Johann Georg Pisendel.jpg

Johann Georg Pisendel (1687, em Karlsburg); contemporâneo de J. S. Bach, foi compositor e violinista do período barroco, sendo um dos mais renomados virtuoses de seu instrumento.

readImg.asp
Franz Wilhelm Tausch.jpg

Franz Wilhelm Tausch (1762, em Heidelberg); foi compositor e um dos clarinetistas virtuoses de seu tempo; entre as suas composições destacam-se diversos concertos para o seu instrumento, bem como sinfonias concertantes e música de câmara.
 
Última edição:
Dia 27 de dezembro: data de nascimento do compositor Dobri Hristov (1875, Varna, Bulgária).

DobriHristov.JPG
Dobri Hristov.jpg

Hristov é considerado um dos maiores compositores bulgaros do século XX. Ele escreveu muita música coral, bem como inúmeras canções, música religiosa e música orquestral.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo