• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 24 de outubro: nascimento de vários compositores importantes:

Berio11.jpg
Luciano Berio.jpg

Luciano Berio (1925, em Oneglia, Itália); recentemente falecido (2003), é uma das figuras mais importantes da música da segunda metade do seculo XX. De sua variada produção devemos destacar a sua série para instrumentos solo Sequenza. A primeira, Sequenza I, data de 1958 e é para flauta; a última, Sequenza XIV, de 2002, é para para cello. Tais trabalhos exploram ao máximo as possibilidades técnicas de cada instrumento.

Sofia+Gubaidulina+classical+concerts+online.jpg
Sofia Gubaidulina.jpg

Sofia Asgatovna Gubaidulina (1931, em Tchistopol, então União Soviética); ela, que completa hoje 81 anos de vida, é uma das mulheres mais conhecidas da história da música erudita; como outros compositores da extinta União Soviética, sua obra assimilou a maneira composicional alemã moderna, construindo-a sobre uma base musical russa.

kalman-cigar.jpg
Emmerich Kalman.jpg

Emmerich Kálmán (1882, Siófok na Hungria), que ao lado de Franz Lehár, foi um dos grandes representantes do gênero operetta no início do século XX; e

GeorgeCrumbe1.jpg
George Crumb.jpg

George Henry Crumb (1929, Charleston, USA), que está completando hoje 83 anos de idade, se distingue por explorar em suas composições sons não usuais, utilizando, por exemplo, instrumentos tradicionais de uma maneira não convencional, como o piano preparado.
 
Última edição:
Também no dia 24 de outubro é a data de nascimento do regente e compositor alemão Ferdinand Hiller (1811, em Frankfurt am Main).

Ferdinand_Hiller2.jpg
Ferdinand Hiller.jpg

A sua vasta produção musical está, infelizmente, quase esquecida; ela contém obras em praticamente todos os gêneros, vocal, coral, de câmara e orquestral. Musicalmente, Hiller talvez seja mais lembrado hoje como tendo sido homenageado pelo compositor Schumann, que dedicou a ele o seu Concerto para piano e orquestra; ele também é o homenageado dos três Noturnos para piano, Op. 15, de Chopin.
 
Última edição:
Dia 25 de outubro: data de nascimento dos compositores Johann Baptist Strauß (1825, em Viena, Áustria), Georges Alexandre-César-Léopold Bizet (1838, em Paris, França) e Alexander Tikhonovitch Gretchaninov (1864, em Moscou, Rússia).

Johann_Strauss_(figlio)_II.jpg Johann Strauss Jr..jpg
Strauss Jr. é mundialmente conhecido por suas valsas de concerto, bem como pelas suas operetas, onde se destaca Die Fledermaus ("O Morcego" de 1874).

georges-bizet-bizet-jpg.jpg Georges Bizet.jpg
Bizet é famoso por sua ópera Carmen (1875), apesar de ter composto várias outras; tendo morrido prematuramente, deixou-nos privado do seu grande talento.

gretschaninow-portrait-01.jpg Alexander Gretschaninov.jpg
Gretchaninov, que também foi pianista, estudou com Safonov e Rachmaninov; ele foi um prolífico e versátill compositor, sendo que a sua produção deu continuidade à tradição romântica, destacando-se as suas 5 sinfonias e a sua música vocal, como a Missa Oecumenica, Opus 142, para solistas, coro e orquestra (1936).
 
Última edição:
Dia 26 de outubro: nascimento do compositor Giuseppe Domenico Scarlatti (1685, em Nápoles, Itália), filho de outro famoso compositor, Alessandro Scarlatti.

464px-Domenico_Scarlatti_%28azul%29.jpg
Domenico Scarlatti.jpg

Exímio instrumentista (cravo e óegão), ele escreveu mais de 500 sonatas para teclado. Também compôs música vocal, onde destaca-se o seu belo Stabat Mater.

Embora ele tenha vivido a maior parte de sua vida durante o período barroco, Scarlatti foi, aravés de seu estilo individual, uma enorme influência no desenvolvimento do período seguinte da música, o classicismo.
 
Última edição:
Dia 27 de outubro: nascimento do violinista e compositor Niccolò Paganini (1782, em Genova, Itália).

Niccolo_Paganini01.jpg
Paganini.jpg

Pode-se dizer que Paganini, o mago do violino, antecipou a época dos virtuoses, como Liszt, Chopin e Thalberg. O que Paganini aplicou no violino, Liszt experimentou no piano.

Entre suas composições encontram-se 6 concertos para violino e orquestra, caprichos para violino solo e música de câmara; muitas delas nunca foram publicadas.

Curiosidade: Convidado para jantar, Paganini compareceu ao mesmo e ao entrar o dono da casa perguntou-lhe: "Não trouxe seu violino?" e Paganini respondeu: "Meu violino não janta fora de casa"!
 
Última edição:
Dia 4 de novembro: nascimento do compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernandez (1897, no Rio de Janeiro).

200px-Oscar_Lorenzo_Fern%C3%A1ndez.jpg
Lorenzo Fernandez.gif

Um dos quatro grandes do período de afirmação do nacionalismo musical brasileiro, ao lado de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, de ascendência espanhola, foi um dos mais talentosos compositores do Brasil dentro da música erudita.

Compôs numerosas obras, onde destacam-se a ópera Malazarte (1933), duas sinfonias, dois concertos (um para piano e outro para violino), os balés Amaya e Imbapara, canções e peças para piano solo. Ele é autor do famoso Batuque (1930), terceira parte da suite Reisado do Pastoreio, que mereceu a honra de ser dirigido por Arturo Toscanini, no Rio de Janeiro.
 
Dia 6 de novembro: nascimento do compositor norte-americano John Philip Sousa (1854, em Washington).

john-philip-sousa-nicknamed-the-march-king.jpg
John Philip Sousa.jpg

Souza era regente e ficou conhecido por ser compositor de marchas militares (compôs mais de 130); no entanto, também escreveu outros gêneros musicais, entre tais obras cerca de 10 operetas e várias suítes orquestrais.
 
Última edição:
Dia 7 de novembro: nascimento de compositores pouco conhecidos do grande público, Friedrich Wilhelm Michael Kalkbrenner (1785, em Kassel na Alemanha) e Ignaz Brüll (1846, Proßnitz na Morávia).

Bild.jpg
Kalkbrenner.jpg

Kalkbrenner, exímio pianista, foi também professor, sendo que nesta área desenvolveu uma técnica pianística que permitia manter a força do intérprete nos dedos e nas mãos, no lugar do antebraço. Hoje em dia, suas numerosas composições são menos lembradas do que o seu livro de estudos, que desde a sua época tem sido muito popular entre os pianistas.

Bild.jpg
Ignaz Brüll.jpg

Brüll, que também era pianista, foi um compositor que permaneceu fiel aos modelos que lhe tinham trazido o sucesso em seus primeiros anos de carreira; deve-se salientar que em sua residência, em Viena, tinha como visitantes personalidades musicais como Brahms, Mahler e Fuchs. É autor de dois concertos para piano e orquestra, do balé Ein Märchen aus der Champagne, além de obras orquestrais, música de câmara e para piano solo.
 
Dia 8 de novembro: nascimento do compositor inglês Sir Arnold Edward Trevor Bax (1883, em Londres).

z062809yrwj.jpg
Arnold Bax.jpg

Arnold Bax foi um dos mais importantes compositores da Inglaterra na primeira metade do século XX; atualmente, ele é principalmente lembrado por seus poemas sinfônicos, sua música de câmara e suas sete sinfonias.
 
Dia 10 de novembro: nascimento do compositor François Couperin (1668, em Paris na França).

couperin.jpg
François Couperin.jpg

Couperin, le Grand, como ficou conhecido para distingui-lo de outros membros de sua família, foi também um exímio instrumentista, virtuose tanto no órgão quanto no cravo.

Em suas composições ele conseguiu sintetizar os estilos italiano e francês; do estilo italiano, representado por Corelli e Carissimi, absorveu o gosto pela expressão concretrizada através do cromatismo, do brilhantismo e da energia rítmica, tendo este sido adaptado ao estilo francês, representado por Lully, em que tomou o gosto pelo grandioso e pelo elegante.

Deve-se ainda salientar que foi Couperin quem introduziu a sonata na França.
 
Dia 7 de novembro: nascimento de compositores pouco conhecidos do grande público, Friedrich Wilhelm Michael Kalkbrenner (1785, em Kassel na Alemanha) e Ignaz Brüll (1846, Proßnitz na Morávia).

Bild.jpg
Ver anexo 47343


Nunca pensei em quanto é difícil manter a posição dos braços tocando piano....
 
Dia 12 de novembro: comemora-se o nascimento do compositor Alexander Porfiryevich Borodin (1833, em St. Petersburg, na Rússia).

41_00611253.jpg
Alexander Borodin.jpg

Borodin, que ganhava a vida como professor de química, era membro do famoso Grupo dos Cinco, um grupo de compositores dedicados à produção de uma música essencialmente russa.

Tendo em vista que se dedicava mais a sua outra paixão, a ciência, ele ficou por dezoito anos compondo o que seria a sua obra prima, a ópera O Príncipe Igor (de 1869 a 1887), escrevendo, quadro após quadro, o texto e a música. No entanto, deixou-a inacabada, sendo que, da respectiva partitura, apenas alguns trechos foram interpretados durante a sua vida.

Quando morreu, deixou, além da mencionada ópera inacabada, que foi terminada por Rimski-Korsakov e Glazunov, 3 sinfonias (da 3ª apenas 2 movimentos, que foram terminados por Glazunov), o quadro sinfônico Nas estepes da Ásia Central, 2 quartetos para cordas, um quinteto para piano e vária canções para voz e piano.
 
Dia 14 de novembro: comemoramos o nascimento de vários compositores, a saber:

Leopold_Mozart.jpg
Leopold Mozart.jpg

Johann Georg Leopold Mozart (1719, em Augsburg, na Alemanha); professor e violinista, é lembrado hoje por ter sido pai de Wolfgang Amadeus Mozart;

Gaspare_Spontini.jpg
Gaspare Spontini.jpg

Gaspare Luigi Pacifico Spontini (1774, em Maiolatti, na Itália); compositor que, em sua época, se destacou no cenário operístico, com obras que fizeram muito sucesso, como La vestale e Olimpie;

johann_nepomuk_hummel.jpg
Johann Nepomuk Hummel.jpg

Johann Nepomuk Hummel (1778, Preßburg, atual Bratislava, na Eslováquia); foi pupilo de Mozart e amigo de Beethoven, tendo conhecido a fama como pianista e compositor;

Fanny_Hensel_1842.jpg
Fanny Cäcilie Mendelssohn Hensel.jpg

Fanny Cäcilie Mendelssohn Hensel (1805, em Hamburgo, na Alemanha); compositora talentosa, sendo hoje mais lembrada por ser irmã do famoso compositor Felix Mendelssohn; e

aaron-copland-1971.jpg
Aaron Copland.jpg

Aaron Copland (1900, em Brooklyn, USA); talentoso pianista e um dos maiores compositores norte-americanos de todos os tempos, que se tornou particularmente conhecido por trabalhos que refletem vários aspectos da vida na América.
 
Esse Copland ainda não morreu? Tem o quê? 112 anos?

Acho que você não percebeu, já que neste tópico eu somente menciono a data de aniversário dos compositores, bem como a cidade e o país de nascimento, mas é claro que Aaron Copland já morreu; ele já tinha completado 90 anos ao falecer no dia 2 de dezembro de 1990.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo