• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

O dia 25 de setembro é a data de nascimento do compositor, violinista e pianista inglês George Frederick Pinto, batizado George Frederick Sanders (1785, em Lambeth).

George_Frederick_Pinto_after_Andrew_Robertson.jpg
George Pinto.jpg

A contribuição de George Pinto para o repertório pianístico não passou despercebido; inclusive Johann Peter Salomon, mais tarde, mencionou que se ele tivesse vivido mais tempo (faleceu aos 20 anos), Pinto poderia ter se tornado um Mozart Inglês.

George Pinto também escreveu para o violino, bem como mais de 20 canções, algumas das quais foram perdidas.
 
O dia 30 de setembro é a data de nascimento do compositor, maestro e violinista norueguês Johan Severin Svendsen (1840, em Christiania, atual Oslo)

220px-Johan%2BSvendsen.jpg
Johan Svendsen.jpg

Svendsen passou a maior parte de sua vida na Dinamarca. Ao contrário de seu grande amigo, o compositor Edvard Grieg, ele obteve fama mais por sua habilidade de orquestração do que pelo valor harmônico de suas composições. Enquanto Grieg compôs majoritariamente para pequenos grupos, a maior parte da obra de Svendsen é para orquestra e grandes grupos. Sua mais famosa composição é o Romance para violino e orquestra.

Durante sua vida ele foi muito conhecido na Dinamarca e na Noruega, tanto como compositor quanto como maestro. Porém, essa fama não se difundiu por outros países.
 
Em 2 de outubro nasceu o compositor František Ignác Antonín Tůma (Kostelec nad Orlicí, Bohemia, atual República Tcheca).

tuma_frantisek_ignac.jpg
František Tůma.JPG

Tůma viveu a maior parte de sua vida em Viena, primeiro como diretor de música para o Conde Franz Ferdinand Kinsky, depois em um cargo semelhante para a viúva do Imperador Carlos VI. Além de um importante compositor barroco tardio, ele foi organista, gambista e teorbista.
 
O dia 9 de outubro é a data de nascimento do pianista, maestro e compositor Alexander Ilyich Siloti (1863, em Kharkiv, Ucrania).

8253f538a37849fdb7316c046af906f8.jpg
Alexander Siloti e Tchaikovsky.jpg

Estudou piano no Conservatório de Moscou, sendo que teve aulas de harmonia com Tchaikovsky. Também trabalhou com Franz Liszt em Weimar (1883-1886) e aí fez a sua estreia profissional como pianista em 19 de Novembro de 1883. Retornou a Moscou em 1887, quando começou a trabalhar como editor de Tchaikovsky, particularmente dos dois primeiros concertos para piano deste grande compositor russo.

Devemos salientar que Siloti compôs cerca de 200 arranjos e transcrições para piano e orquestra de obras de Vivaldi, Bach, Beethoven, Liszt e Tchaikovsky.
 
Apesar de no dia 10 de outubro do ano passado já ter mencionado o nascimento do grande compositor Giuseppe Verdi, não poderia deixar hoje de homenageá-lo, pois o mundo da música está comemorando nesta data o bicentenário do mestre italiano.

verdiecchio.jpg
Verdi - Otello.jpg

Sem dúvida, Verdi foi um dos compositores mais influentes do século XIX, sendo que suas obras são executadas até hoje com muita frequência nas casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como La donna è mobile de Rigoletto, Va, pensiero de Nabucco , e a Gloria al Egito e ad Iside (Marcha Triunfal) de Aida.

verdi_ricordi_smaller.jpg
Verdi - Rigoletto.jpg

As obras-primas de Giuseppe Verdi dominam o repertório um século e meio depois de suas composições.
 
12 de outubro: data de nascimento do compositor português Luís Maria da Costa de Freitas Branco (1890, em Lisboa), uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX.

cd_freitas_braga_3.jpg
Luís Freitas Branco.jpg
Nascendo num meio familiar propício a uma sólida formação cultural, Luis Freitas Branco estuda com Augusto Machado, Tomás Borba e Désiré Pâque. Aos vinte anos viaja até Berlim e, depois, Paris. Estuda com Humperdinck, conhece Debussy e mantém-se a par da melhor música europeia.

É tido como uma figura essencial do modernismo português pela qualidade vanguardista de suas obras, como é o casos dos poemas sinfônicos Paraísos Artificiais e Vathek. Mais tarde, enveredará por um caminho de maior inspiração clássica, de que são exemplo as quatro sinfonias, e onde também é notório um profundo interesse pelo passado polifônico português.
 
No dia 27 de outubro nasceu o compositor norte-americano Conlon Nancarrow (1912, em em Texarkana, Arkansas).

Conlon-Nancarrow.jpe Colon Nancarrow.jpg

Nancarrow é quase exclusivamente lembrado pelas peças que escreveu para pianola (piano equipado com dispositivo para executar automaticamente a música, por meio de pedais e alavancas manuais), sendo um dos primeiros a usar instrumentos mecânicos como máquinas, muito além de uma representação da interpretação humana.

Ele viveu a maioria da sua vida em introspecção, não se tornando famoso até a década de 80. Hoje Nancarrow é lembrado como um dos mais originais e incomuns compositores do século XX.
 
Última edição:
Dia 31 de outubro: nascimento do compositor da Idade Média Philippe de Vitry (1291, em Paris, França).

Philippe+de+Vitry.jpg
Philippe de Vitry (2).jpg

Vitry foi o autor do importante texto Ars nova musicae (c.1325), onde expõs os princípios da revolução musical que se operou na França e deu-lhe o nome; nele introduziu inovações teóricas em áreas como o da notação musical.

Ele também foi poeta, teórico musical, diplomata, secretário de dois reis da França, Carlos IV e Filipe VI; acumulou também as prebendas de cônego (Cambrai, Verdun, Soissons e Saint-Quentin) e veio a ser bispo de Meaux (1351), cidade onde morreu, em 2 de junho de 1361. Como compositor escreveu canções e motetos.
 
Dia 2 de novembro: nascimento do compositor austríaco August Carl Ditters von Dittersdorf (1739, em Viena).

dittersdorf.jpg
Carl von Dittersdorf.jpg

Violinista virtuose, von Dittersdorf foi contemporâneo de Haydn e Mozart; como compositor ele foi prolífico, pois escreveu cerca de 45 óperas (como Il finto pazzo per amore, Betrug durch Aberglauben e Das rothe Käppchen), oratórios, cantatas, concertos para violino, sinfonias, música de câmara (incluindo quartetos de cordas) e para piano solo.
 
Dia 3 de novembro: nascimento do compositor Vicenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini (1801, em Catânia, Itália).

p1.jpg
Vincenzo Bellini (2).jpg

Sem dúvida alguma, este compositor é um dos principais nomes no cenário operístico de todos os tempos, notadamente do chamado bel canto. É autor de 10 óperas, dentre as quais destacam-se Norma, La Sonnambula e I Puritani.

Bellini é considerado o grande responsável pela valorização da palavra e da expressão dramática dos cantores nas produções operísticas; suas belas melodias acabaram por influenciar vários músicos como Donizetti, Pacini, Mercadante e Verdi.

Concluindo, a obra de Vincenzo Bellini, apesar de sua morte prematura, é um dos pilares da ópera italiana.
 
O dia 4 de novembro é a data de nascimento do pianista e compositor polonês Carl Tausig (1841, em Varsóvia na Polônia).

Carl_Tausig_-_Project_Gutenberg_eText_16431.jpg
Carl Tausig.jpg

Ele conheceu Franz Liszt em Weimar, sendo que estudou e viajou com ele. Aos 16 anos conheceu Richard Wagner, de quem se tornou devoto seguidor.

Tausig estabeleceu-se na Alemanha e abriu uma escola de piano em Berlim em 1865. Fez turnées por toda a Europa, tornando-se conhecido pela sua técnica exemplar. Morreu em Leipzig de febre tifóide, com apenas 29 anos.

A sua produção como compositor é muito diminuta e pouco explorada hoje. Além das suas obras completamente originais, fez arranjos para piano de obras de vários compositores, além de escrever obras de caráter pedagógico. Entre as suas mais famosas transcrições há uma da Tocata em ré menor, BWV 565, de Johann Sebastian Bach.
 
10 de novembro é a data de nascimento do maestro e compositor francês Henri Benjamin Rabaud (1873, em Paris).

1939__henri_rabaud_dedication.jpg
Henri Rabaud (2).jpg

Rabaud estudou com André Gédalge e Jules Massenet no Conservatório de Paris. Em 1908 ele tornou-se maestro no Opéra-Comique, sendo seu diretor por dez anos.

Quanto às suas composições destacamos a cantata Daphné, com a qual ele venceu o prêmio Grand Prix de Roma em 1894, e a ópera cômica Mâruf, Savetier du Caire, que é um junção de técnicas wagnerianas com estilo exótico. Escreveu também outras óperas, além de música orquestral, vocal e de câmara.

Seu mantra era o modernismo é meu inimigo.
 
O dia 21 de novembro é a data de nascimento do compositor alemão Siegfried Theodor Karg, conhecido como Sigfrid Karg-Elert (1877, em Oberndorf am Neckar).

skargelert02web.jpg
Sigfrid Karg-Elert.jpg

Compositor que gozou de considerável fama no início do século XX, muito conhecido por seus lieder, música de câmara e peças para piano, órgão e harmônio.

Sua música foi influenciada pelos compositores Claude Debussy, Aleksandr Scriabin e Arnold Schoenberg. A popularidade de suas composições, que esteve em declínio durante várias décadas, voltou a intensificar-se a partir do final dos anos 1970.
 
Hoje, 22 de novembro, estamos celebrando o centenário de nascimento de Edward Benjamin Britten, um dos compositores britânicos mais importantes e conhecidos de todos os tempos.

495px-Benjamin_Britten%2C_London_Records_1968_publicity_photo_for_Wikipedia.jpg
Benjamin Britten.jpg

Benjamin Britten foi uma criança prodígio, cresceu como compositor genial que revolucionou a ópera inglesa, sendo intérprete de exceção, pensou a música como meio democrático, acessível a todos.

No site Britten100.org, que acompanha as celebrações desta data estão listados 976 acontecimentos em homenagem ao compositor. Neste dia e nos seguintes a celebração espalhar-se-á pelo mundo todo, de Pequim a Moscou, de Viena a São Francisco, de Berlim a Lisboa.
 
No dia 26 de novembro nasceu o pianista e compositor norueguês Thomas Dyke Acland Tellefsen (1823, em Trondheim).

392px-Thomas_Dyke_Acland_Tellefsen_%281823_-_1874%29.jpg
Thomas Dyke Acland Tellefsen (1823 - 1874).jpg

Thomas Tellefsen deu seu primeiro concerto público em sua cidade natal aos 18 anos. No ano seguinte ele foi para Paris, onde se tornou discípulo de Charlotte Thygeson e, mais tarde, participou de algumas das aulas de Friedrich Kalkbrenner. Durante os anos 1844-1847, ele teve aulas com Frédéric Chopin, de quem se tornou amigo pessoal, e que o influenciou considerávelmente em seu gosto musical, estilo e, ainda, em suas composições.

Após sua bem sucedida estreia em Paris, Tellefsen tornou-se um dos principais pianistas de seu tempo e foi especialmente admirado como intérprete da música de Chopin. Quando este morreu, em 1849, Tellefsen também assumiu alguns dos alunos de seu antigo professor.

Morreu em Paris no ano de 1874.
 
Dia 27 de novembro: data de nascimento do compositor Franz Vinzenz Krommer, originalmente František Vincenc Kramář (1759 em Kamenice, atual República Tcheca).

384px-Frantisek_Krommer_1871_Maixner.jpg
Franz Vinzenz Krommer.jpg

Sua obra, quase que exclusivamente instrumental, é caracterizada por um estilo que está entre o galante do século XVIII e o romantismo. Podemos observar que em suas composições são sempre visíveis as influências das obras de Haydn e Mozart.

Krommer foi um compositor prolífico, com pelo menos três centenas de composições publicadas em 110 números de opus, incluindo 9 sinfonias, vários concertos para os mais diversos instrumentos, 70 quartetos de cordas e inúmeras outras obras de câmara, principalmente para instrumentos de sopro.
 
No dia 3 de dezembro ocorreu o nascimento do compositor Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota (1911, em Milão Itália).

Nino-Rota.jpg
Nino Rota.jpg

Ele ficou conhecido, principalmente, por ter composto a música dos filmes de Federico Fellini, Luchino Visconti, Francis Ford Coppola e Franco Zeffirelli, entre outros; porém, Nino Rota também escreveu óperas, balés, além de uma quantidade infindável de trabalhos para orquestra.
 
O dia 4 de dezembro é a data de nascimento do pianista e compositor alemão Johann Friedrich Franz Burgmüller (1806, em Regensburg).

357px-Friedrich_Burgm%C3%BCller.jpg
Friedrich Burgmüller.jpg

Tanto seu pai August como seu irmão Norbert foram também compositores. Seu pai foi ainda diretor do teatro musical em Weimar.

Nos anos de 1830, Friedrich Burgmüller mudou-se para Paris, onde viveu até sua morte. Nesta cidade ele adotou a música parisiense e desenvolveu seu estilo suave de performance musical, tendo composto muitas peças de música de salão e também estudos descritivos, entre outras obras para piano solo.
 
Dia 8 de dezembro: data de nascimento dos compositores Frantisek Xaver Dušek (1731, em Choteborky, atual República Tcheca) e Manuel Maria Ponce Cuellar (1882, Fresnillo, Zacatecas, México).

dusek_frantisek_xaver.jpg
FRANZ XAVER DUSSEK (1731 - 1799).jpg

Um dos mais importantes cravistas e pianistas do seu tempo, Dušek foi aluno de Wagenseil em Vienna. Ele compôs sonatas, variações e concertos para cravo e piano, além de sinfonias e quartetos de cordas; sua música é de estilo galante do início do classiscismo.

Curiosidade: Quando Mozart esteve em Praga para trabalhar em sua ópera Don Giovanni, ele ficou hospedado na casa de Dušek.


ponce_pic.jpg
Manuel Maria Ponce.jpg

Manuel Maria Ponce foi um importante compositor mexicano do século XX. Seus trabalhos como compositor, professor e pesquisador de música mexicana conectaram o ambiente de concerto com a tradição quase esquecida das canções populares e folclore mexicano.
 
No dia 19 de dezembro nasceu o maestro e compositor alemão Paul Dessau (1894, em Hamburgo).

266px-Paul_Dessau.jpg
Dessau e Bertolt Brecht.png

Dessau compôs óperas, música incidental, balés, sinfonias e outras obras orquestrais, além de peças para instrumentos solo e música vocal.

Deve-se lembrar que desde 1920 Dessau tinha sido fascinado pela música de cinema. Entre outros, ele escreveu composições para os primeiros filmes de Walt Disney, música de fundo para filmes mudos e para filmes alemães.

Depois, em seu exílio em Paris, ele escreveu o oratório Hagadah shel Pessach, com libreto de Max Brod. Na década de 1950, em colaboração com Bertolt Brecht ele centrou-se no teatro musical. Ele também escreveu música para a propaganda da República Democrática Alemã.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo