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O jogo não é tão desequilibrado, no fim tudo acaba se compensando. As magias são apelonas? E o ladrão que dá 10d6 de dano no sneak attack?
E se um jogador vier com apelaçõs intencionais e com grande chances de acabar com a diversão dos outros jogadores, diga NÃO.
Particularmente acho que as classes clêrigo e mago são mais fortes que as outras.
Particularmente acho que as classes clêrigo e mago são mais fortes que as outras. Corrigiram Doença Plena, mas o clêrigo pode: Lançar Poder Divino (+6 na Força, bonus de aprimoramento, e bba de guerreiro) e Força dos Justos +8 na for e + 4 con bonus de crescimento. Um clêrigo de 17 com aceleração faz isso num turno. Total +14 na For, +4 na Con e Redução de Dano. A arma cresce uma categoria. Se tiver Força 16 no inicio fica com For 30! BBA de Guerreiro +17/+12/+7/+2. +27 fora os modificadores, mágico, talesntos e tamanho.
Ou Raio do Enfraquecimento que não tem teste de resistência mais. 1D6 + 5 na For do inimigo.
Dê um ou dois turnos pro mago e pro clêrigo e ele se torna um combatente melhor que qualquer outro.
Depende do ponto de vista. Se tu olhar pelo prisma do nível alto, concordo. Mas se tu mudar a visão pra nível baixo, tu vai notar o contrário. E mais, se tu mudar a visão para o nível médio, tu vai ver que elas são mais ou menos equilibradas.
Você está falando de personagens de 17º nível. É esperado que eles sejam fortíssimos. Nesse nível eles já podem pegar até um Balor, que é o demonio mais foda de todos (basicamente, uma cópia do Balrog).
Na verdade, eu até discordo com o Skywalker, de que as classes que lançam magias são mais fortes nos níveis mais altos. As magias de nível baixo tendem a perder a utilidade e você sempre tem poucas magias de alto nível, e tem que economizar. Mas um guerreiro usa sua força máxima sempre, e praticamente nunca erra seus primeiros ataques. Numa side-quest de nível 12 que jogamos (todos bons advogados de regras), o personagem mais forte era um bárbaro/ranger. Fazia 5 ataques por rodada e acertava quase todos. Além disso, tinha quase o dobro de pontos de vida do clérigo, pra não falar do mago e isso faz muita diferença.
Certa vez um dois amigos ficaram discutindo isso... e marcaram um duelo. Um falando que o guerreiro era igual ou mais forte e o outro defendendo o mago. Advinha quem ganhou? O mago. Fizeram 5 combates e o mago ganhou 4. E os dois eram caras muito experientes e jogavam com essas classes a uns 3 anos.
Certa vez um dois amigos ficaram discutindo isso... e marcaram um duelo. Um falando que o guerreiro era igual ou mais forte e o outro defendendo o mago. Advinha quem ganhou? O mago. Fizeram 5 combates e o mago ganhou 4. E os dois eram caras muito experientes e jogavam com essas classes a uns 3 anos.
Um clêrigo também combate então ele terá uma arma mágica no 17 nível. Colocamos uma +4 e ele tem domínio guerra (foco em arma +1). Ele tinha 27 de ataque sem mod. e com essa arma ele fica com +32/+27/+22/+17. Com certeza tera ataque poderoso... luta como qualquer guerreiro e ainda tem uma pancada de magia para lançar, pode se curar, se proteger com magia.
Um guerreiro de 17 nivel teria: 17 de bba, +5 de arma, +2 de foco em arma e foco maior, For 28 ou no máximo 33 com livro da For +5, Ficaria com total de: +35/+30/+25/+20. Três a menos q o clêrigo. E se o clerigo tivesse For 18 no inicio e arma magica +5 ficaria com +34 gastando um truno pra isso. Claro que o guerreiro tem manobras de combate, mas mesmoassim.
É claro que há outros fatores, mas um mago de nível alto tem inúmeros truques. Muito mais do que qualquer guerreiro. O guerreiro não mataria o mago no primeiro turno. Muito dificil, a não ser que estivessem grudados um ao outro no inicio do combate. O mago poderia ter uma Esfera Resilinte com Contingência, assim que o Guerreiro fosse atacar a esfera era conjurada e o guerreiro teria que fazer testes de Ref para acertá-lo. Erraria muitos golpes, dependendo do tipo do guerreiro é claro. E a CD da concentração é meio irrelevante. Pq o mago só causaria ataque de oportunidade se falhasse em um teste de Concentração CD 15 + nível da magia. CD 24 no máximo. Assim o mago não seria atacado por lançar magias e ai a vida do nosso guerreiro se complicaria. O mago só precisa agir, ou mata-o antes de agor ou morre.Isso depende da situação. Se botar os dois numa arena e o mago poder se preparar antes, é claro que ele vai estar em grande vantagem. Agora se não puder começar com nenhuma magia ativa até comear de verdade é outra história... se o guerreiro começar (afinal, ele tem talento de sobra pra botar Iniciativa Aprimorada) ele tem grandes chances de consegui dar uma boa quantidade de dano, o que já quase que acaba com o mago, que vai ficar difícil conjurar depois por causa da CD de teste de concentração.
Um mago não tem poucas magias assim Barlach. Exstem uns Anéis Mágicos muito baratos e milagrosos que duplicam a quantidade de magia dos magos de magias até de 4 circulo. Um para cada circulo. Bastaria um de 3 e ele teria Bola de fogo e Relampago pra dar e vender. E com uma Int alta você ganha muitas magias. O problema é a CD que os guerreiros custam passar. Um teste de vontade para um guerreiro é um perigo. Os magos podem usar e abusar dele. Truque simples dos vilões conjuradores é o dominar o guerreiro e lança-lo contra os inimigos.Num duelo, o mago pode abusar das suas melhores magias sem se preocupar, enquanto numa história real ele sempre fica com medo de gastar e depois ficar sem, o que obriga ele a usar magias mais fracas. Mas o guerreiro não tem esse problema, ele ataca com força total o tempo todo.
Derrotar inimigos poderosos ou monstros colossais e parte da diversão no D&D e os conjuradores fazem isso melhor do que ninguem...Repete-se isto à exaustão, mas o que importa no fim é a diversão.
E a CD da concentração é meio irrelevante. Pq o mago só causaria ataque de oportunidade se falhasse em um teste de Concentração CD 15 + nível da magia. CD 24 no máximo. Assim o mago não seria atacado por lançar magias e ai a vida do nosso guerreiro se complicaria. O mago só precisa agir, ou mata-o antes de agor ou morre.
Só que a CD é 10+ nível da magia mais dano tomado. E como o guerreiro dá muito dano, ele não iria passar num teste de concentração (CD 60-80 por exemplo para alguns guerreiros... e CD acima de100 para outros!!)
Viu, não é tão fácil assim. Mago é forte? Sim. Mais forte que várias outas classes? Pode até ser, sim, mas dependo da situação ele se ferra.
O Monge é muito fraco.O desequilíbrio entre as classes não é tão gritante assim.
O Monge é muito fraco.