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Como arruinar uma aventura de D&D

Faltou dizer arcanjo que monge tem resistência a magia e uma CA pra toque enorme... Contra as apelações de conjuradores, nada melhor que um monge. Fraco????
 
Eu confesso: em alguns fóruns de RPG, apresentaram-me trocentos argumentos provando-me que a classe Monge era a mais fraca. Mas a verdade é que nunca joguei com um monge até níveis altos - não gosto muito da classe.

Mas foram tantos argumentos que se cristalizou em minha mente a "fraqueza" do monge. De qualquer maneira, não tenho tempo para ir buscar os tais argumentos, nem tenho interesse em sustentar essa discussão.



No fim, talvez as classes de D&D não sejam tão desequilibradas como tentaram me provar... :think:
 
O monge se mostrou, todas as vezes em minhas mesas, mais fraco sim. Também não estou com paciência pra análisar números e fazer comparações, mas os personagens monges eram tão inferiores aos outros que se tornaram motivo de chacota, e vejam só, essas são experiências práticas. Uma das coisas que ficam claras é que o monge é muito genérico e acaba não sendo bom em nada:
- É um personagem de combate corporal mas usa d8, sua AC é podre porque não pode usar armadura.
- Precisa destribuir muito seus pontos ao invés de focar em uma ou duas (como guerreiro em for e cons), Monges invariavelmente investem em for, cons, des, sab e alguns até em int. Assim não fica com nenhum alto, tudo mediano, e no D&D ser mediano e não especialista é prejuiso.
- BAB de clérigo sem poder investir muito em força = ataque muito baixo.
- Falta talentos para melhorar suas habildades em combate.
- Monge tem problema até lvl alto para adquirir ataques mágicos.
- Existem muitas criaturas imunes a stun: constructos, elementais, aberrações, mortos-vivos, etc.

No fim, ele fica com saves bons, hp e dano medianos, AC e bonus de ataque ruins. Claro existem excessões, e estou falando do monge puro, mas isso aconteceu TODAS as vezes que vi um monge jogar.
 
Última edição:
Só sei que um time de monges ganhou o último campeonato de minis... hehehe

Eu não vejo o monge como uma classe puramente guerreira. Ele também tem algumas perícias que o tornam um bom infiltrador.

E pra ele se tornar um pouco mais forte, você precisa comprar Acuidade com Arma. Assim, você pode investir mais pesado em destreza, aumentando seu ataque e sua armadura. Claro que seu dano acaba ficando ruim, mas acertar diversos ataques com dano menor pode ser melhor que errar alguns com dano maior. E se você pensar que você pode arranjar poções de armadura arcana, que são baratas e dão um bônus legal que não acumula com armadura, dá pra melhorar ainda mais a AC. AC e saves bons, já diminui o problema dos poucos hps. E se for precisar de dano mágico, dá pra usar alguma das armas do monge (como o clássico nuncheaku).

E o monge tem outras vantagens, como uma velocidade alta, que entre outras coisas, facilitam criar flancos com o ladino.

No final das contas, o monge tem suas habilidades boas, como qualquer outra classe.
 
Eu fiz um build teste de um monge lvl 20 e matei o Tarrasque rindo da cara dele, etc.

Beleza, agora posta ele aí pra gente ver. Sério, eu fiquei curioso. :mrgreen:

Num dos fóruns de RPG por aí um cara fez uma simulação (hilária) de um Bárbaro vs um Monge (ambos lv20), e o Bárbaro ganharia mesmo usando só uma tanga e um galho. Claro que a simulação foi parcial e desconsiderou uma pancada de detalhes relevantes, como o fato do Monge ter Porta Dimensional, deslocamento exagerado, cura, ataque chi, etc. Eu acho que o Monge funciona muito bem pra o que se propõe.

E sobre o assunto anterior (desequilíbrio em níveis altos)... eu tive que mudar os planos de uma campanha, pra um Lich (Clérigo lv20) não ter que enfrentar um grupo de 5 jogadores, todos no 16lv. Eu consegui imaginar pouquíssimos contextos em que eles se sairiam bem, contra vários outros em que o Lich detonaria todo mundo.
 
Última edição:
Beleza, agora posta ele aí pra gente ver. Sério, eu fiquei curioso. :mrgreen:

Num dos fóruns de RPG por aí um cara fez uma simulação (hilária) de um Bárbaro vs um Monge (ambos lv20), e o Bárbaro ganharia mesmo usando só uma tanga e um galho. Claro que a simulação foi parcial e desconsiderou uma pancada de detalhes relevantes, como o fato do Monge ter Porta Dimensional, deslocamento exagerado, cura, ataque chi, etc. Eu acho que o Monge funciona muito bem pra o que se propõe.

E sobre o assunto anterior (desequilíbrio em níveis altos)... eu tive que mudar os planos de uma campanha, pra um Lich (Clérigo lv20) não ter que enfrentar um grupo de 5 jogadores, todos no 16lv. Eu consegui imaginar pouquíssimos contextos em que eles se sairiam bem, contra vários outros em que o Lich detonaria todo mundo.

Um lich de nível 20 é um desafio de nível épico, CR 24 acho. Com certeza muito acima do que personagens de 16º nível poderiam enfrentar e ganhar...
 

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