• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comentário de Flausino divide opiniões e levanta polêmica sobre picho

Tem "o amor é importante. porra."

Ver anexo 55528

1244482061146_f.jpg


Ver anexo 55529

Isso já vejo como intervenção artística urbana e não como pixo.

O objetivo aí não é o de depredar, competir, sujar ou vandalizar, mas o de transmitir uma mensagem inteligível.Observando, dá pra ver o cuidado do autor em padronizar as letras, dando visibilidade na redução (para ser lida a certa distância), e com a centralização - todo o conjunto objetiva fazer parte da paisagem, e não competir com ela - o que é totalmente diferente daquelas garatujas incompreensíveis feitas pelos pixadores.
 
Eu acho que eles ainda usaram alguns argumentos interessantes. A população decide muito pouco sobre como a cidade se constrói, isso gera revolta e sensação de que nós, como moradores, estamos vitimas dos interesses imobiliários diversos. Quem vive em bairros como a Moóca, aqui em SP, sabe como a verticalização descaracterizou e expulsou diversos moradores antigos daquela região. Isso é inclusive muito estudado no Urbanismo.

Agora, o resto é simplesmente ruim mesmo, falar que passa por cima do grafite pq esse tem autorização, dizer que o picho é "efêmero" e por isso não tem problema. Po, pera lá cara! Se enfrentam diferentes problemas com diferentes abordagens. Se vão abrir um prédio de 30 andares na minha rua, eu posso reunir os moradores e entrar na justiça ara impedir, tento da melhor forma possível garantir que o espaço onde vivo não seja afetado por algo que pode ser considerado negativo pelos moradores, agora, o que o morador pode fazer com relação ao picho? O argumento de que "o prédio incomoda mais" é bobagem, quer dizer que se eu perder a minha vista por causa de um prédio eu então não deveria me incomodar por um simples picho? Se não participamos efetivamente da construção da cidade, então devemos aceitar que essa seja alvo de picho pelo simples fato de que não participamos? Se o morador "não evitou" a construção do prédio em frente a casa dele, então ele deveria "tolerar" o picho? Dedução absurda do rapaz, isso é simplesmente penalizar duas vezes o cara que mora nessa casa.

Acho importante entender o picho como fenômeno urbano, fora dessa formula binária do Grimnir de "vandalismo x não vandalismo". É óbvio que picho é crime, eles sabem disso, assumem isso no vídeo, como a Ana falou: é a lei, não tem muito espaço para discutir, o que é importante discutir é o porque ele existe em praticamente todas as metrópoles do mundo, o que leva esses caras a arriscarem a vida escalando prédio pra pichar essas coisas e etc. E nisso, discordando também do Flausino, eu achei que o video serviu para, pelo menos, esclarecer como eles pensam.
 
Podemos discutir a vontade as complexidades sociais que envolvem os pichos, o que não muda o fato de que é crime e vandalismo.

Apesar de toda a rebeldia dos pichadores, continua a dúvida: Se a revolta é contra as grandes intervenções urbanas não-autorizadas pela sociedade (é possível a sociedade concordar com todas as decisões?), pq picham as casas de pessoas humildes?

Blá-blá-blá.
 
Podemos discutir a vontade as complexidades sociais que envolvem os pichos, o que não muda o fato de que é crime e vandalismo.

Apesar de toda a rebeldia dos pichadores, continua a dúvida: Se a revolta é contra as grandes intervenções urbanas não-autorizadas pela sociedade (é possível a sociedade concordar com todas as decisões?), pq picham as casas de pessoas humildes?

Blá-blá-blá.
Sim, eu concordo com isso, por isso que eu disse que entrar no debate "legal x ilegal" não é necessário, é ilegal e pronto. Assim como eu falei nesse meu primeiro post que pichar a casa de alguém pq esse alguém "não se incomoda com a construção de um shopping" é penalizar duas vezes o morador.
 
Publicando texto do Canal da Direita. Curti. :mrgreen:

Até a direita tem salvação. :lol:

image.jpg
ARTE DE RUA
Seleção brasileira apresenta avião 'grafitado' para a Copa do Mundo
Boeing 737 da Gol ganhou nova pintura especialmente desenhada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Os Gêmeos"
Fonte: O Tempo

Uma coisa eu falo: minha tia pichou o muro da casa da minha vó. "PROIBIDO JOGAR LIXO NESTE LOCAL" e ficou muito ruim :dente:. E se alguém do fórum contar que publiquei isso aqui: vai arrumar pra cabeça.:briga:
 
deu treta aqui em curitiba (matéria completa aqui), aí a gazeta entrevistou um pichador envolvido no caso:

Ele tem 23 anos, é integrante do grupo de pichação Panibop/Grife PD5, e picha desde os 14. O* foi um dos responsáveis pela intervenção no Museu Guido Viaro, semana passada:


Por que o Museu Guido Viaro?

Ja havíamos pichado lá e nunca havia dado nenhuma repercussão.


Vocês sabiam que era um museu?

Óbvio que sabíamos, e um museu pouco conceituado, esquecido...


Pichação é arte?

Não só arte, mas um esporte muito perigoso no qual arriscamos nossas vidas.


O que você diria para quem se sentiu lesado por ter tido sua casa, loja, prédio ou muro pichado?

Não levar para o lado pessoal. Cada um tem seu gosto. Sei que as pessoas xingam, ficam nervosas. Se fossem olhar como arte, veriam as coisas por outro ângulo. Mas nunca aceitariam.

Você ficou sabendo que algumas pessoas de fora do movimento apoiaram a pichação do museu? O que achou?

Não fiquei sabendo de ninguém que apoiou, até duvido, pois o único ponto positivo ao meu ver foi aparecer na mídia.


Por que as obras que foram levadas na ação foram devolvidas?

Quando percebemos que a janela estava aberta, fazendo o rolê, resolvi pegar um deles [duas gravuras], pois sabia que iria dar repercussão. Devolvemos porque não somos bandidos. Trabalhamos e até fazemos faculdade, como eu. [Guido Viaro nega que as janelas estavam abertas].


Vocês escolheram o museu para protestar contra ele? Para protestar contra a arte? Por quê?”

Porque ele está na frente da Reitoria, onde há muitos estudantes. Colocamos nossa cara à tapa como sempre, mas dessa vez para ver o debate. A única forma de conseguirmos ganhar atenção foi fazendo o furto. Não é justo que as obras fiquem expostas no meu quarto, onde só eu veja, ou no museu, onde muito pouca gente vê, infelizmente. Mas lá é o lugar dele. Numa frase na carta, deixada junto com as obras, estava escrito que “a arte paranaense só é reconhecida quando se encaixa no papel de vítima”, como aconteceu na semana passada. [Viaro também nega a existência de uma carta].

continuo sem entender o lado deles. "Não é justo que as obras fiquem expostas no meu quarto, onde só eu veja, ou no museu, onde muito pouca gente vê, infelizmente.". o museu é aberto ao público, wtf.
 
O "glamour" de sair dando opiniões politizadas a torto e a direita está tornando muito fácil diferenciar os seres pensantes dos militrouxas e dos coxinhas. Vcs devem passar por isso tbm, principalmente em redes sociais como facebook. Um exemplo disso, foi uma discussão que eu tive justamente por causa dessa polêmica do Flausino e do pixo.

Pelamordedels, primeiro quero deixar claro, não gosto de jota quest. Segundo, não odeio o pixo nem o discrimino, ele pode até ter sua utilidade, mas é aqui que reside todo o problema.

Um cara estava defendendo os hackers que derrubaram o site do Jota Quest pois o Rogério Flausino foi um idiota ao chamar os pixadores de idiotas (!) quando eles estavam apenas defendendo sua arte marginalizada.

Ok, vamos por partes. Eu parei, respirei. Então te peço pra parar e respirar tbm e então pensar comigo.

1- Não é o pixo que interessa, é a intenção. Se os pixadores do programa quisessem iniciar um diálogo e evocar as pessoas a pensarem e refletirem sobre sua condição, deveriam ter argumentado melhor. ou seja, seu ato de rebeldia, deveria, no mínimo, ter uma causa embasada em argumentos tão solidificados na mente de cada pixador que seria, ou dificil rebatê-los, ou interessante de se discutir. Pq, na boa, os argumentos que eles deram a favor do pixo só demonstram uma completa imaturidade e falta de razão.

2- Os pixadores teoricamente defendem a liberdade de expressão. Mas quando alguém critica sua posição, eles vão lá e derrubam o site do sujeito. Isso é CENSURA. Com que propriedade, essas pessoas criticam o governo de controlar a imprensa? (não que ele não faça isso né)

3- Aos que dizem que Rogério Flausino estava errado ao dizer o que disse pois ele é uma figura públlica e influente e deveria ter pensado melhor antes de dizer o termo "idiota", eu só quero dizer: Não sabia que a liberdade de expressão era limitada a nós, e que pessoas famosas possuem um limite do que pode ou não pode ser dito. Liberdade é liberdade.

Enfim, disse tudo isso ao militrouxa. E ele me respondeu: "acho que vc não entendeu meu ponto de vista". Rsrs... Mas acho que depois desse texto, pelo menos meu ponto de vista ficou bem claro.
 
Discussão a parte, uma coisa que acho legal é ver que muitos donos de estabelecimento, ou mesmo a prefeitura estão liberando fachadas, viadutos e etc...para o Grafite, como forma de inibir a pichação (ou pixação? nunca sei). Onde tem grafite não é pixado nunca, ou quase nunca. E isso vem deixando Sampa mais bonita. Cada dia tem mais grafite espalhado pela cidade, não só no centro expandido, mas nas periferias também. Portões, muros de escola, tudo cheio do grafite, que é lindo e deixa a cidade menos cinza.
 
A oficialização do grafite foi a melhor coisa que aconteceu pras grandes cidades sem dúvida. Trouxe um novo conceito de arte urbana, acabando com aquela coisa de ser uma atividade marginal.
 
Discussão a parte, uma coisa que acho legal é ver que muitos donos de estabelecimento, ou mesmo a prefeitura estão liberando fachadas, viadutos e etc...para o Grafite, como forma de inibir a pichação (ou pixação? nunca sei). Onde tem grafite não é pixado nunca, ou quase nunca. E isso vem deixando Sampa mais bonita. Cada dia tem mais grafite espalhado pela cidade, não só no centro expandido, mas nas periferias também. Portões, muros de escola, tudo cheio do grafite, que é lindo e deixa a cidade menos cinza.

Se bem que o pixador da matéria do primeiro post discorda, né?

“O problema do grafite-moralismo, que é esse grafite que tomou conta da cidade, é que ele virou um antídoto contra a pichação. Mas é assim: a gente resolve na tinta, entendeu?”
 
Se bem que o pixador da matéria do primeiro post discorda, né?

“O problema do grafite-moralismo, que é esse grafite que tomou conta da cidade, é que ele virou um antídoto contra a pichação. Mas é assim: a gente resolve na tinta, entendeu?”

Ué, e com toda a razão. Esses animais (pixadores) não podem ver um espaço vazio que vão lá encher de garatujas. Que o antídoto seja grafite então, ao menos passam boas mensagens e melhoram a estética da cidade.

E o pixador da matéria e seus amiguinhos são a síntese do imbecil revoltadex bebebor de Nescau, que pixa até mesmo grafite. Não merece crédito, é um mero peso morto sobre nosso pobre planeta consumindo oxigênio e ocupando espaço.
 
Eu sei que posso parecer bastante vago com a minha resposta, mas a minha opinião é imutável: são a mais baixa classe de cretinos!

Desejo à todos eles uma morte lenta e dolorosa. Ponto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo