1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Combos D&D 5.0

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Conselheiro, 11 Jun 2016.

  1. Rodm

    Rodm Usuário

    Fala parceiro, tudo certo?

    O personagem que vc enviou ta muito bem montado pro 13ªera... O que eu acho que falta é vc poder usar as mesmas magias criando recursos diferente. Pra isso a gente tem alguns talantos de moldar magia... Não sei o quanto vc gosta disso.
    Outra coisa, eu gosto muito das magias de nível baixo do 13ºera, eu acho que deixar de pegar magias de nivel 1 e 3 pra pegar tantas magias de nivel 6 não é tão legal. Alguns exemplos de magias que não gosto, Tempestade da Vingança, acho que as metamorfoses de nivel 9 são mais fortes... Aprisionar alma, Telepatia, Controlar o Clima e Campo anti-magia são recursos que tenho certeza que como jogador vc não vai usar... Proteção primordial pode ser substituida por poção, Visão da Verdade não faz tanta diferença e Proteger fortaleza so faz sentido se vc estiver sendo invadido.
    Eu definitivamente tiraria Localizar Criatura, visão no escuro e conjurar enxames.

    Agora, no que eu focaria, eu pegaria mais magias de mobilidade, conjurações mais poderosas e não focaria so em mortos vivos. A minha granade sugestão pra vc é pegar magias de metamorfose de longa duração e buffs com efeitos de talentos que deixem por mais tempo.
     
  2. fhellerk

    fhellerk Usuário

    Entendi....


    O que seriam e da onde vem esses 4*d8(BRU)? Fiquei confuso nessa parte.
     
  3. fhellerk

    fhellerk Usuário

    Entendi....


    O que seriam e da onde vem esses 4*d8(BRU)? Fiquei confuso nessa parte.
     
  4. Rodm

    Rodm Usuário

    kkk eu tava pensando que esse comentario era meu... Mas mesmo não sendo, a ideia do Demoniel é tu queimar dois slots de magia e usar Divine Smite do paladino junto com Eldritch Smite do bruxo... Aliado a isso a magia Hex (1ºnivel do bruxo) e uma arma de mão qualquer.

    A build que ele te recomendou é Bruxo 5/Paladino 3...
    Com isso vc tem 2 slots de bruxo de 3ºnivel e 3 slots de 1º do paladino.
    Em um ataque vc pode usar o Smite do paladino que é de 2d8 no 1ºnivel +1d8 pra cada nivel acima (logo se vc usa um slot de bruxo vai ser 4d8).
    No Smite do bruxo, ele é de 1d8 pro nivel 1 e +1d8 pra cada nivel acima... Logo se vc usa o segundo slot de 3ºnivel, vai dar +3d8 de dano.

    Se vc usar uma espada longa - 1d8 + Carisma (por causa do bruxo hexblade) + 7d8 (Smite do paladino e do bruxo) + 1d6 (magia Hex).

    Se vc pegar o truque Booming Blade vc ainda consegue um daninho a mais. Mas toma cuidado com seu recurso, tenta usar quando tirar um critico.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 15 Jun 2019, Data da Mensagem Original: 15 Jun 2019 ---
    Cara, mil desculpas por ter deixado seu comentário passar parceiro... se eu estiver esquecendo alguma coisa puxa minha orelha pra responder.

    Sobre a questão de veneno em melee e veneno ranged. Sobre uma ótica mais critica, aproveitar o veneno uma vez é pior que três. Em arma melee o veneno é consumido após o ataque, se não fosse por isso, seria lindo. Então enquanto tu faz no máximo 2 ataques envenenados com combate com duas armas, vc faz 6 a distância.. Comparando a efetividade eu ainda prefiro distância pra veneno.

    Quanto a build, muito legal cara, curti bastante. E deu pra entender sim, vi que o resultado final ficou em 1014 de dano médio, chegou bem próximo das minhas duas builds. Vou aproveitar e apontar dois erros que cometi durante os cálculos de dano, acabei dobrando o resultado final... mas já recalculei e o dano do bardo ficou em 1029 pts de dano médio e do guerreiro/ladidno 1192 pts de dano médio.

    Quanto a Aljava Veloz, muita gente costuma não lembrar dessa magia, mas ela realmente é incrível. Eu usei ela na verdade com bardo e ele chega aos ataques com:
    Ação - 2 ataques
    Ação bônus - 2 ataques
    Haste - 1 ataque (alguém pode castar em vc)
    Surto de ação do guerreiro - mais 2 ataques.

    Totalizando 7 ataques.

    Então que fique mais do que claro que nunca disse que aljava veloz permite que vc faça 3 ao invés de 2 ataques... Peço por favo que quando apontar um erro que cometi, cole o comentário aqui pra eu ver onde errei, caso contrario eu fico um bom tempo procurando um erro que não cometi.

    Em relação ao Guerreiro/Ladino... Não tem nada de aljava veloz aqui, ele funciona assim:
    Ação - 3 ataques do guerreiro
    1ºSurto de ação - +3 ataques do guerreiro
    2ºSurto de ação - +3 ataques do guerreiro
    Haste - +1 ataque do Guerreiro

    Assim nos totalizamos 10 ataques, não tem nada de aljava veloz aqui.

    Espero ter esclarecido as duvidas.

    obs.: Cara, se tiver alguma dúvida, ou desafio pra me fazer, por favor manda, tu é o primeiro cara, em muito tempo, que entende o sistema... Eu gosto de conversas assim.
     
  5. fhellerk

    fhellerk Usuário


    Perfeito! Muito obrigado, @Rodm

    Seria pedir muito tu fazer um lance detalhadinho desses com a build do bruxo/guerreiro também? Eu curti a ideia de vários ataques, mas eu sou iniciante e tô recém pegando o jeito. Ainda tô acostumado com o tormenta husahusa
     
  6. Rodm

    Rodm Usuário

    Então meu parceiro, o grande problema dessa build é que ela varia muito de acordo com o gosto do jogador, o que posso fazer é te dar alguns exemplos:

    Guerreiro 18/Bruxo 2
    Simplesmente pra pegar visão diabólica, nassa build é mais interessante focar em força do que carisma... Aqui vc vai ter muitos ataques, de 4 a 5 por rodada, com a magia Hex ativa, vc consegue um adicional de 5d6 no melhor dos casos.

    Guerreiro 17/Bruxo 3
    Aqui vc tem a grande vantagem de conseguir a magia escuridão que junto com a visão diabólica é uma ótima forma de combater... Em ambas as builds vc vai ter dois surtos de ação, que é incrivel, vc vai conseguir em 1 rodada chegar a 11 ataques.

    Guerreiro 11/Bruxo 9
    Aqui vc abre mão do segundo surto de ação, porem vc ganha nives de magia e mais invocações de bruxo, isso vai te tornar um personagem mais focado em magia, que se jogado de forma certinha pode te trazer um resultado muito bom... Aqui tbm vc faz menos ataques.

    Bruxo 17/Guerreiro 3
    Aqui vc faz um deep em guerreiro, bom pra vc conseguir usar armadura pesada, alem disso vc vai ter a maior margem de dano. Além disso vc vai ser um conjurador completo, isso faz uma grande diferença.

    Cara, eu posso detalhar melhor essas 4 opções, mas preciso saber qual vc curtiu mais.
     
  7. Não entendo muito disso, mas gostaria da ajuda de quem conhece melhor as mecânicas desse novo D&D: comecei recentemente uma campanha com meus amigos e escolhi por um motivo de história o feiticeiro, alguém sabe uma build legal para combate (não precisa ser aquelas absurdas, mas algo que "facilitaria" um pouco as lutas, porque eu já apanhei muito)?
     
  8. Rodm

    Rodm Usuário

    Parceiro, precisava que vc me descrevesse mais do que vc quer, feiticeiro é uma classe que encaixa com qualquer outra classe do jogo, deep de 2 lv em qualquer classe ai modificar totalmente a mecanica de combate. Por exemplo:

    - Guerreiro 2/Feiticeiro 18 - Vc começa como guerreiro para usar armaduras pesadas, como humano variante, pega os talentos especialista em bestas para usar magias de ataque a distancia próximo ao inimigo, pega o talento sentinela para fazer ataques de oportunidade sempre que um aliado for atacado próximo a vc e o talento Conjurador de Guerra, que vai te permitir usar uma magia no seu ataque de oportunidade.
    Pra se defender, quando precisar, vc vai abrir mão do ataque de oportunidade para usar a magia Shield, que sem nenhum item magico vai te deixar com 26 de CA.
    A cereja do bolo aqui é o combo Metamagia Elevada (Magia)+Surto de Ação Metamagia Elevada (Magia), basicamente va vai pode mandar duas firebolls fazendo os inimigos fazerem o save com desvantagem. Tbm tem o combo Magia Gêmea+Surto de Ação Magia, vc vai conseguir usar uma magia de alvo para bater em dois alvos. Vc tbm pode usar Truque+Magia Rápida Truque+Truque (mas vc não vai ter nenhum truque que compensa).
    O ultimo combo aqui pra comentar é o OTK de Metamagia Elevada (Magia Polimorf) + Surto de Ação Metamagia Elevada (Magia Desintegrate) ou Surto de Ação (Magia Palavra de poder Morte).

    - Ladino 2/Feiticeiro 18 - Aqui vc quer a mobilidade do ladino, vc vai buscar sempre fazer o melhor uso da sua ação bônus. Se o inimigo colar em vc, desengaja e vai pra um lugar seguro. Use a furtividade pra ficar sempre escondido. Pondere sempre o uso de Metamagia Rápida, vc deve penser quando usar a habilidade do ladino e quando fazer algo com sua ação bônus com o feiticeiro.

    - Bruxo 2/Feiticeiro 18 - Aqui a gente finaliza com uma opção de maior dano. Vc começa como Bruxo Hexblade para pegar armaduras medias e escudo, não vai ser uma CA tão solida, usando a magia shield chega a 24, sem considerar itens mágicos. Mas nessa build o que vc quer é manter a distancia e usar o truque Rajada Mistica do Bruxo o maior numero de vezes que vc conseguir. Pra isso usamos Metamagia Rápida, basicamente vc usa Rajada Mistica+Ação bônus Rajada Mistica.
    Caso vc queira fazer esse personagem mais melee, o que te recomendo é pegar os mesmos talentos do Guerreiro 2/Feiticeiro 18 para fazer Rajada Mistica+Ação bônus Rajada Mistica+reação Rajada Mistica.

    Em qualquer uma das builds, cuidado com sua vida e escolha muito bem suas magias. Eu sempre pego:
    1º - Sono e Queda Suave.
    2º- Reflexos e Raio Ardente
    3º - Piscar, Contramagia e Fireboll
    4º - Invisibilidade Maior, Polimorfia, Porta Dimencional
    5º - Animar objetos
    6º - Desintegrar e Sugestão em Massa
    7º - Inverter Gravidade e Teletransporte
    8º - Palavra de Poder: Atordoar
    9º - Desejo e Palavra de Poder: Matar

    Obs.: Em qualquer uma das builds vc vai ter o melhor combo defensivo do jogo que é: Reflexos+Piscar+Invisibilidade Maior. Vc reduz drasticamente a possibilidade de ser acertado, no turno 3, depois de fazer essa combinação de magias, vc não vai precisar se preocupar tanto com sua vida baixa.
     
  9. --- Mensagem Dupla Unificada, 21 Jun 2019 às 22:10, Data da Mensagem Original: 21 Jun 2019 às 22:09 ---
    Valeu! Então, eu tinha pensado em ser um feiticeiro de magia selvagem. As suas builds foram boas, me deram uma ajuda aí pra escolher. Eu foquei no roleplay, mas essas builds ajudaram mesmo. Valeuzão!
     
  10. Demoniel EX

    Demoniel EX Usuário

    Primeiro desculpa por não marcar os comentários (na real sou novo no forum mesmo), segundo obrigado pela consideração (vou começar de trás para frente a responder esse comentário).
    Agora sobre o veneno melee, temos divergências (vai depender do mestre mesmo), porque no livro do jogador (Player's Hadbook - PHB) diz o seguinte:
    -> "You can use the poison in this vial to coat one slashing or piercing weapon or up to three pieces of ammunition. Applying the poison takes an action. A creature hit by the poisoned weapon or ammunition must make a DC 10 Constitution saving throw or take 1d4 poison damage. Once applied, the poison retains potency for 1 minute before drying." (PHB 153)
    Pode-se interpretar que o veneno dura um minuto e todo ataque vai ter esse bônus. logo ela é mais vantajosa para melee do que para ranged. No Guia de mestres também não aparece nenhuma restrição nos venenos (diz, inclusive, que as mecânicas foram apresentadas no PHB).
    Aplicando veneno na build que eu sugeri melee (vou te matei) fica pouco dano a mais, ficaria:

    2*Rapier com veneno de verme púrpura [1*d8 + DES + 12*d6(VENENO)]

    Total:
    40*d8 + 74*d6 + 30 = 469
    Surpresa:
    Se veneno crita
    80*d8 + 148*d6 + 30 = 908
    Se não
    80*d8 + 76*d6 + 30 = 656

    Só para deixar marcado esse build eu fiz sem rodar nos venenos porque a build já é bem condicional na prática (você tem 2 minutos para achar o boss, num da para perder turnos usando venenos e tals)
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 13:29, Data da Mensagem Original: 23 Jun 2019 às 13:25 ---
    Esse "Seguindo a mesma lógica de talentos" (você tinha excluído a magia Hast), mas foi bobagem minha nem me liguei nisso.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 13:36 ---
    Na verdade são 7 não pode usar dois surtos de ação no mesmo turno, com a magia Aljava Veloz seriam 9 ataques
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 13:52 ---
    Cara faz ataque ataque (mais ou menos como eu fiz abaixo) com esse bardo ai, porque eu não sakei como você chegou nesse dano, na build 17 GUE/ 3 LAD fica algo assim os ataques neh?
    Ataques (Besta Pesada virotes envenenados [1*d10 + DES + 12*d6(VENENO)])
    Normal:
    1º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 2*d6(LAD) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    2º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    3º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    Action Surge:
    4º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    5º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    6º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    Hast:
    7º: 1*d10(arma) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    Aljava Veloz:
    8º: 1*d10(arma) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15
    9º: 1*d10(arma) + 12*d6(VEN) + || + 5 || + 15

    Total:
    15*d10 + 110*d6 + 45 : 10 : 135 = 512,5 : 10 : 602.5
    Surpresa:
    Se veneno crita
    30*d10 + 220*d6 + 45 : 10 : 135 = 980 : 10 : 1070
    Se não
    30*d10 + 110*d6 + 45 : 10 : 135 = 595 : 10 : 685

    Como você chegou nos 1192 de dano? Errei em algum lugar? (máximo 1070)
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 14:10 ---
    Cara se for considerar Aljava Veloz na build (o que eu não considerei) o dano fica um pouco maior (1178), segue os ataques abaixo:
    Com Aljava Veloz:
    Ataques
    Normal:
    1º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 2*d6(LAD) + || + 5 || + 15
    2º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + || + 5 || + 15
    3º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + || + 5 || + 15
    Action Surge:
    4º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + || + 5 || + 15
    5º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + || + 5 || + 15
    6º: 1*d10(arma) + || + 5 || + 15
    Hast:
    7º: 1*d10(arma) + || + 5 || + 15
    Emboscada:
    8º: 1*d10(arma) + 1*d8(PAT) + || + 5 || + 15
    Aljava Veloz:
    9º: 1*d10(arma) + || + 5 || + 15
    10º: 1*d10(arma) + || + 5 || + 15

    Total:
    15*d10 + 2*d6 + 1*d8 + 50:10:150 = 144:10:244
    Surpresa:
    30*d10 + 4*d6 + 2*d8 + 50:10:150 = 238:10:338

    Besta Pesada virotes envenenados [1*d10 + DES + 12*d6(VENENO)]

    Total:
    15*d10 + 122*d6 + 1*d8 + 50 : 10 : 150 = 420 : 10 : 520
    Surpresa:
    Se veneno crita
    30*d10 + 244*d6 + 2*d8 + 50 : 10 : 150 = 1078 : 10 : 1178
    Se não
    30*d10 + 124*d6 + 2*d8 + 50 : 10 : 150 = 658 : 10 : 758
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 15:15 ---
    Mas só fazendo a mesma observação, eu fiz essa build de arqueiro, sem rodar veneno nem aljava veloz pois a ideia era ele rodar junto com a melee (eles teriam 1 min para procurar um boss e derrota-lo)
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 15:19 ---
    Bem quer propor um desafio idiota, fazer a build com o maior deslocamento possível em um único turno (sem ligar os rounds de preparação, ou bonecos auxiliares) eu consegui um máximo de 2340m (ou 11700 pés) quero ver você me bater uheuehueheuhe depois de você postar a sua eu posto a minha para compararmos :P
    --- Mensagem Dupla Unificada, 23 Jun 2019 às 15:48 ---
    Te dando um bizu (é provável que nunca mais volte aqui mais vai que...) quando você não manja muito do jogo e vai fazer multi classe, sugiro que pense muito bem antes de fazer para não perder o pico de poder do boneco por erro bobo.
    Por exemplo, se sua multi classe vai ter múltiplos ataques, sugiro que tente pega-los o mais rápido possível. Tenha em mente o caminho e como se comportar em cada nível
     
  11. Rodm

    Rodm Usuário

    Parceiro do céu que tamanho de mensagem... Vou tentar responder tudo.

    A questão do veneno não é interpretativo, vc ta pegando a descrição de um veneno especifico ao invés do tipo da aplicação. Vc deve olhar na parte :

    "Injury: Injury poison can be applied to
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , trap
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , and other
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    that deal piercing or slashing damage and remains potent until delivered through a wound or washed off. A creature that takes piercing or slashing damage from an object coated with the poison is exposed to its
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ."

    Nesse texto fica bem claro que o veneno dissipa após causar um ferimento... Então essa não é uma decisão do mestre, esta no livro de regras.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quanto a questão do guerreiro, vc tem toda a razão... Surto de ação não pode ser usado duas vezes, o que diminui drasticamente o dano ficando nos 7 ataques...
    Infelizmente a magia Aljava Veloz não da pra ser usada nessa build, então não da pra chegar nos 9 ataques, mas a parte boa é que a build ainda é consistente e talvez pensando em arquearia essa seja a build mais "focada", ainda funciona como um grande dano em um turno, em vários turnos e suporte com manobras.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Voltando agora a sua build, Aljava Veloz tbm não funciona na sua build, isso já foi esclarecido no fórum oficial que essa magia funciona self. Basicamente pra que ela funcione vc tem que castar na sua aljava.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Agora vamos ao bardo. Ele é Bardo 10/Bruxo 5/Guerreiro 2/Ladino 3.
    Bardo vai dar acesso ao Aljava Veloz, Bruxo por causa do Hex Curse vai aumentar o dano, Guerreiro vai te permitir usar surto de ação e Ladino vai dar o Assassinar.
    Talentos Franco-Atirador (FA) e Especialista em Bestas.

    Vamos ao numero de ataques:
    Bardo do Valor lv.6 - Multiataque - 2 ataques |
    Aljava Veloz - Bad lv.10 - 2 ataques com ação bônus | TOTAL: 7 ataques (forçando esse haste)
    Surto de Ação - Guerreiro lv.2 - 2 ataques |
    Magia Haste - 1 ataque |

    Agora vamos aos danos: Se são 7 ataques, vamos queimar slots sem dó com o Eldrich Smite. Vamos usar 1 slot de lv.5 pra aljava veloz. Sobrou 1 de 5º (5d8), 3 de 4º(4d8) e 3 de 3º(3d8)... Além disso vamos considerar tbm o Hex Curse (HC). Vou considerar o ataque furtivo, veneno em todos os golpes e tbm o crítico:
    | Arma | CAR | FA | HC | Smite + Veneno | Furtivo
    1º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(5d8 + 12d6) + 2x(2d6) = 11 + 21 + 45 + 84 = 175
    2º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(4d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 36 + 84 = 152
    3º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(4d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 36 + 84 = 152
    4º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(4d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 36 + 84 = 152
    5º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(3d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 27 + 84 = 143
    6º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(3d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 27 + 84 = 143
    7º ataque - | 2x(1d10) + 5 + 10 + 6 + 2x(3d8+ 12d6) - = 11 + 21 + 27 + 84 = 143

    Total de 1060 pontos de dano médio... Acho que não esqueci nada e espero que tenha ficado detalhadinho dessa vez.

    Quanto a pontuação do guerreiro, eu não vou fazer pq sem o segundo surto de ação não faz sentido colocar o dano dele aqui, já que fica bem abaixo do anterior (fica com 862 pts. de dano médio).

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Te confesso que nunca estudei muito a questão de mobilidade... Acho que o melhor que eu consigo é Talento Mobilidade + Elfo da floresta + Druida 18/Ladino 2 + Magia Alterar-se.
    Roc tem 120 ft. de deslocamento, com Wood elf e Mobilit da pra conseguir +15, ai da pra usar a bonus do ladino pra correr e ação correr, chegando a 540 ft de deslocamento...
    Mas eu to ligado que tem raça especifica dessa build de deslocamento e que precisa usar monge... Mas manda ai a sua pra gente dar uma olhada.
     
  12. Beleza, valeu também!
     

Compartilhar