• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[COLUNA] Pequeno dicionário feminista

Na moral, eu sou feminista e não conheço vários dos termos da coluna do Morfindel. "Empoderamento" eu conheço da luta das mulheres pelo parto vaginal a todo custo, parto domiciliar, sem intervenções médicas, e eu sou contra isso. "Queridinha" não pode mais usar? Ops! Por favor, não reduza o feminismo a termos que podem ou não são usados, isso é preguiçoso.
Sobre pisar em ovos em conversas, vou dar um exemplo. Tenho uma panela composta por homens e mulheres. Dois desses homens estão no Tinder e SEMPRE têm histórias pra contar. Eu e as outras mulheres nunca nos incomodamos com as histórias, até que um dia eles falaram que "mulheres que estão no Tinder e transam no primeiro encontro são putas". Se isso fosse uma crença deles, eu até respeitaria, mas eles são homens que estão no Tinder e transam no primeiro encontro! Lógico que eu e minha amiga reclamamos! Mas isso não é porque eles se descuidaram, mas porque foram machistas, porque pensam assim, porque trataram mulheres que transam e homens que transam de forma diferente. Se eles vivem contando essas histórias, é porque se orgulham de serem comedores do Tinder, mas as mulheres são putas?

Só para deixar bem claro, eu discordo da afirmação "mulheres que estão no Tinder e transam no primeiro encontro são putas". Eu concordo com você, as mulheres que procedem assim estão fazendo qualquer coisa, menos se vendendo, isso é, trocando sexo por alguma coisa. Talvez elas estejam atrás de... prazer? Mas isso é simétrico e não existe sem ambos, não há a soma zero que caracteriza a relação de troca.

Sendo um pouco menos literal, tudo bem, vamos assumir que por "puta" eles quiseram dizer "mulher incapaz de serem fiéis em relacionamentos mais longos, trocando de parceiros a todo momento e sem sobreaviso", "mulher só pra transar". Também discordo, mulheres que estão no Tinder e transam no primeiro encontro tampouco são necessariamente "putas" nesse sentido, e falo por conhecer contraexemplos.

Mas o que leva alguém a pensar assim?

A primeira hipótese é um preconceito bobo de alguém que não teve experiências reais com o que estão falando, seja por relacionamentos ou seja dentre as próprias amizades femininas. No caso de um juninho, a moral para falar qualquer coisa é perdida rapidamente assim que o desconhecimento é revelado.

Um segundo caso é um homem que teve relacionamentos dessa forma, e que, devido a alguma razão que pode incluir um preconceito estabelecido, interpretou errado suas experiências. Pode ser que a mulher só estava atrás de uma transa ou de algum lance mais curto, que ele desenvolveu o desejo por algo mais profundo e ela não, pelo que ela deu o pé na bunda do cara, ou qualquer coisa do tipo. Ele não se tocou, e, juntando a fome com a vontade de comer, o preconceito com a tendência humana de jogar a culpa no mundo, demonizou a antiga parceira encontrada no Tinder.

E por fim pode rolar que tenha sido verdade para ele, que mais de uma vez ele tenha passado por situação do tipo, no fim da qual a mulher descumpriu compromissos emocionais que assumiu (de forma declarada ou não). Nesse caso, é necessária a citação de contraexemplos, quanto mais concretos melhores, pro universo de amostras do cara evoluir.

Melhor que reclamar e se sentir ofendido/a é desconstruir essa ideia de "mulher putinha que dá na primeira noite". Em se tratando de amigos ou mesmo de bons colegas, não há motivos para lançar mão de interdições de vocabulário, já que faz parte da razão de ser das companhias o diálogo franco. Pode-se apontar onde está o erro, e, se a pessoa não conseguir conviver com seu equívoco, daí sim, mandar às favas e se retirar do convívio.

Só o reconhecimento da igualdade de homem e mulher enquanto ser humano, enquanto categoria comum que supera as diferenças fisiológicas entre ambos, pode livrar o mundo do mal do sexismo. A não ser que seja necessário para a defesa do próprio espaço, devemos evitar nos projetarmos de maneira hostil para o outro.
 
Sobre esse lance da "puta que trepa no primeiro encontro" (slut shaming), só tenho a dizer que esses conservadores de meia pataca são os mais contraditórios. Eles querem o melhor dos dois mundos: a comodidade de poder dividir as responsabilidades com as mulheres e o poder de antigamente que ainda querem exercer.

Namorei não só um, mas TRÊS dos ditos conservadores. Dois deles, pasmem, só fui saber do conservadorismo depois que terminamos, pra ver como eles nunca se fizeram conhecer de fato pra mim.

Em um dos casos eu ainda era virgem. Fui virgem por mais tempo que as meninas costumam ser hoje em dia e por isso achava que ia ser "respeitada". Um desses "conservadores" disse que eu valia muito por ser assim (alow, toda mulher nasce virgem) mas ao mesmo tempo, com UMA semana de namoro, ficava insinuando que se eu já fosse "liberada" (aka não-virgem) "já estaríamos transando né?"

Outro vivia chamando todas as mulheres de vadia pq davam sem compromisso ou pq já tinham tido mais de 5 parceiros sexuais na vida. MAS... na porra do primeiro encontro só sabia olhar pros meus peitos e forçar intimidade sexual. NO PRIMEIRO ENCONTRO. Eu que era a "direitinha" não queria dar de primeira, mas se vc não dá, não segura o macho.

Esse sujeito q chamava as minas de vadia e enaltecia a minha baixa "rodagem" um dia tentou me estuprar. Só percebi MESES depois do término pq me deram um toque que, alow, um cara querendo arrancar a sua roupa e vc dizendo "não" é tentativa de estupro. E a gente acha que é "fogo de macho", que "tá tudo bem".

Se eu já tivesse dado pra todos os caras q me falaram q queria, eu seria a rodada, a puta. Se eu não dou, sou tachada de chata, que não segura macho.

Como que vc faz? Se dá é puta, se não dá logo de cara é chata?

Em tempo, me encaixo numa categoria chamada de demissexual (uma das zonas cinza da assexualidade) e sim, preciso de um tempinho pra conhecer a pessoa antes de "dar". Preciso me envolver minimamente pra dar o "clique" e querer dar. Não sou totalmente desprovida de desejo, mas ele não surge assim "do nada", como com muitas pessoas acontece.

E por causa disso tem conservador que me acha "menos rodada", "menos vadia" (pq pra homem q pensa assim vc SEMPRE é vadia mesmo que seja virgem, mas enfim), mas não tem pachorra de esperar um pouco pra eu ter vontade de transar com ele.

Quer dizer. Homem que chama mulher de "vadia" nunca deve ser levado em conta. São contraditórios, não respeitam nenhuma, nem as "pouco rodadas" (tanto que amam usar a expressão "falta de rola", mas o excesso de rola é vadiagem...) nem ngm.

NGM. Não adianta se pintar de mulher pra casar pq pra esses caras, nenhuma presta.
 
o fato da mina usar o tinder e dar no 1º encontro e ser julgada é machismo.
Na nossa sociedade o homem pode pegar geral e a mulher não, pois será julgada. Esse é um dos pontos levantados pelo Neithan que tô de acordo. Isso está enraizado na nossa cultura mas aos poucos vem melhorando, se o feminismo luta por isso, ok, é uma boa batalha.
Mas quando o feminismo começa a julgar todo o homem como estuprador em potencial, começa a reclamar de salários diferentes, começa a fazer peitaço na rua, pra mim ele perde toda a credibilidade.
 
Vá numa loja de brinquedo. Veja a diferença dos brinquedos. Menina só tem na "sua seção" brinquedo que simule tarefas domésticas.
Diferenças existem sim. Mas não necessariamente é sempre pra pior, como feminismo sempre gosta de gritar. Aqui na empresa, no fim do ano, dão brinquedos pros funcionários que tem filhos. Esse ano, os brinquedos de filho homem era uma daquelas máquinas agrícolas ou de construção civil. Mas peão de obra as mulheres não querem ser né? Aí ninguém sai pelo facebook dando chilique.

A questão não é sobre lei.
Entendo que a questão não é sobre leis. O meu post era, por isso fiquei confuso com o seu, que claramente não era. Só isso.
E engraçado. Faz sentido isso mesmo que você falou do "Que empregador capitalista que se preze iria contratar um cara que custa mais caro sendo que tem uma mulher que faz o mesmo trabalho por menos? " E ainda sim, empregam. Por machismo. Por muitas vezes acharem que lugar de mulher é cuidando do lar.
Bem simples a solução. Como eu disse, a empresa machista vai perder espaço com o tempo então, se elas custam menos e produzem igual.
Homens cometem 90% dos estupros. E a questão aqui é comportamental, coisa dificil de você entender. Qualquer mulher andando na rua sozinha às 23:00h tem medo de ser assaltada, assim como nós. Só que elas também lidam com o medo de serem assediadas e violentadas. O fato do assalto não invalida a existência do estupro.
Não respondeu nada do que eu falei. Só repetiu o que já tinha dito.
Mulheres também são assaltadas. E sofrem assassinatos por latrocínio. Uma coisa não invalida a outra.
Foi o que eu disse.
Se o cara não assumir ele não paga nada
Mesmo se provar que é dele? Confesso que essa eu não sabia.

Sobre a mulher gostosa, pra não quotar a "wat", a Clara rebateu meu argumento de uma vantagem que mulheres tem simplesmente falando que aquilo só acontecia se a mulher fosse gostosa. O que achei absurdo. Então usei a mesma coisa pra vcs verem como é absurdo.
É o que eu sempre digo às feministas.
Consegue enxergar a diferença?
Entendi que você interpretou o meu termo "ajudar" como se isso significasse que o trabalho é de responsabilidade da mulher. Mas não foi o que eu quis dizer. É só com oa frase foi construída, pode ficar tranquilo. Poderia escrever a frase assim então:
"É simples mulher, não case com um fdp que não cuida da casa nem cria os filhos e para de chorar."

"para de chorar"
Viu que era eu quem dizia isso?!!
Quem falou que você ganhar uma promoção em cima de uma mulher seria machismo?
Mas não é essa toda a argumentação do "homem ganha mais por conta do machismo"? "A maioria dos CEO é homem só por causa do machismo"? "A maioria de atletas é homem por causa do machismo"? Vcs que disserem. Pulou a página anterior?

Você mesmo usou isso ali em cima. Vou te lembrar:

"Faz sentido isso mesmo que você falou do "Que empregador capitalista que se preze iria contratar um cara que custa mais caro sendo que tem uma mulher que faz o mesmo trabalho por menos? " E ainda sim, empregam. Por machismo."

Viu????

E eu nem preciso postar aqui todos aqueles quotes dos feministas (tanto homens quanto mulheres) que ficaram comemorando em outubro o tema da redação do Enem e nesse fim de semana, quando viram que a nota estava ruim, ficaram xingando no Twitter que "minha prova só pode ter sido corrigida por um machista".

Sou obrigado a ser redundante mais uma vez. É isso que o feminismo ta fazendo com os seus integrantes: pessoas burras que querem ganhar as coisas na pirraça, nunca se responsabilizando pelas próprias deficiências. É sempre culpa do machismo, dozomi, do patriarcado, da opreção...

Tem que mandar o "chola mais" é pra esse tipo de gente, isso sim.

Nunca vi piada do mesmo jeito com homem sendo promovido. Por que?
Por que homem e mulher são diferentes. A abordagem é diferente, as vantagens (que existem pros dois lados) é diferente. E na hora do chororô, os argumentos são diferentes. O homem que perde, argumenta que perdeu porque a concorrente deu pro chefe. A mulher que perde, argumenta que perdeu por causa do machismo.

A principal diferença é que o homem sabe que não passa de uma piadinha. A feminista não, ela leva a sério, infectando todas as outras e até os homens a pensar do mesmo jeito. Pouco a pouco isso gera duas coisas: elas nunca vão se responsabilizar ou reconhecer os próprios erros; as pessoas vão acabar prejudicando os homens por medo de dar a promoção ao homem e ser taxado de machista, mesmo que ele mereça mais.
Mas não tem como negar que a indústria pornográfica foi feita para homens.

Sabe, a maioria dos esmaltes é feito principalmente pra mulheres... Isso é a mulher oprimindo o homem? Ou é porque 99,9% de usuários de esmalte é mulher?

Isso aí é natural: homem gosta mais, vai ter mais filme pra ele mesmo. Como que isso não é óbvio pras feministas é que não entra na minha cabeça.

"huuur, duuur, é o contrário, elas so veem menos porque os filmes são produzidos pensando só no homem" Mais uma vez a receita é simples: para de chorar e vai lá fazer filme pornô direcionado a mulheres. Se é realmente assim, vc vai se tornar rico da noite pro dia.
Então também, aceitável homem andar na rua parecendo um animal em fase de acasalamento?
Se eu julgo aceitável ou não é outro assunto. O que eu disse é que as feministas reprimem esse comportamento e depois saem chorando que elas é que são reprimidas.


Aí vai da abordagem, né pedreirão?
Não fui eu que disse que as mulheres devem ter medo de 100% dos homens na rua. Foram as feministas (e vc, no seu post). Ou tem medo, ou não tem, não se pode usar dois argumentos opostos.
Verdade. Só homens são assaltados.
Luizwsp disse: Mas em vez de fazer alguma medida pra prevenir a violência como um todo, já que assalto atinge tanto homem quanto mulher

Neithan interpreta: já que assalto atinge exclusivamente homens, jamais mulheres, em hipótese alguma.

Porque até o Estado entende que a criação dos filhos é responsabilidade feminina, e o homem só tem que ajudar.
HOMEM NÃO TEM QUE AJUDAR EM CASA. NÃO TEM QUE AJUDAR COM OS FILHOS.
Hahahahahahahahahahahahahahahaha

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

 
sim, pq isso não existe, como bem lembrou @LuizWsp o empresário capitalista paga por produtividade e não por sexo.

cara, peloamor. leia o meu post de novo >> http://www.valinor.com.br/forum/top...cionario-feminista.153272/page-5#post-2717737

há diferença, sim. nas mais variadas áreas. e não é achismo meu. apontei números, fatos, ao contrário do luiz que só contra argumenta com "esse argumento é ridículo", "eu não vou responder isso" e achismos baseado no óbvio machismo dele.

deusolivre, às vezes imagino vocês assim na frente do computador:

tumblr_inline_o0e2o4lorB1sb080b_500.gif
 
Simples Ana, pq quando a mulher para com o mimimi do feminismo e vai atrás ela consegue.
Ela vira presidente (Dilma e Merkel por exemplo), ela vira CEO(há uns tempos atrás vi que o CEO da HP, empresa de teconologia, setor majorado por homens, era mulher, não sei se ainda o é).
Diferenças existem mas é comportamental, é questão de escolha, e hoje a maioria das mulheres escolhem uma carreira mais leve, menos envolvimento com política e por aí vai.
 
Dizer que não existe diferença salarial por causa do machismo é tão estúpido quanto dizer que a diferença é só por causa do machismo.
** Posts duplicados combinados **
Nossa, essa galera só pode estar digitando com o cu. Só isso explica tanta merda que estou lendo.
 
Olha, nem vou mais sair quotando tudo, porque ou o @LuizWsp tá de HUE ou é de um nível de cabeça dura que só vai entender isso quando sentir na pele (de alguma mulher que ama), e se bobear nem isso. Só quero tentar desenhar um único item, porque tá osso:

Neithan disse:
HOMEM NÃO TEM QUE AJUDAR EM CASA. NÃO TEM QUE AJUDAR COM OS FILHOS.

Ajudar/auxiliar indica que a tarefa principal é da mulher. E não é. Um pai não ajuda uma mãe a criar filhos. Um pai cria. O homem não ajuda em casa, ele cuida da casa que é tanto dele quanto da mulher.

É isso que pelo jeito você nunca vai entender. Pelo amor...

Eu não ajudo minha mulher em casa. Nem ajudo ela com minhas filhas. Eu limpo a casa junto, eu cuido da minha casa e faço a nossa comida. E crio minhas filhas junto com a Amanda. Consegue enxergar a diferença?

Hahahahahahahahahahahahahahahaha

Neithan disse:
E já parou pra pensar porque as mulheres quase sempre ganham a guarda dos filhos? Porque até o Estado entende que a criação dos filhos é responsabilidade feminina, e o homem só tem que ajudar.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Vamos lá, desenhando:

Correto: Homem não AJUDA a esposa com filhos. Homem CRIA junto com a esposa. Ele não tem que AJUDAR porque ele tem as mesmas responsabilidades da mulher. Ele não é só um ajudante. Um auxiliar.

Consegue entender isso?

Homem tem 50% da responsabilidade na criação do filho. Não mais, não menos. Por isso não AJUDA, e sim CRIA junto. Ok? Se quiser eu faço um desenho no Paint.

Ok. Entendemos isso.

Agora depois disso, eu disse: "E já parou pra pensar porque as mulheres quase sempre ganham a guarda dos filhos? Porque até o Estado entende que a criação dos filhos é responsabilidade feminina, e o homem só tem que ajudar."

Ó, o que será que o Neithan quer dizer?

O Neithan quer dizer que o Estado não consegue entender que a criação é responsabilidade de ambos. O Estado, ou melhor, os juízes que cuidam de casos de divórcios e guarda, entendem que é papel da mulher a criação dos filhos, com os homens apenas AJUDANDO, e não CRIANDO junto. Por isso atualmente, a guarda quase sempre fica com a mulher. Por isso e por muito homens (e mulheres) acharem isso também, de que mulher tem que criar.

Mundo ideal: Homem e Mulher com direitos iguais e deveres iguais na criação de filhos.
Atualidade: Mulher com direito e dever em cima da criação dos filhos. Homens apenas ajudando.

Entendeu agora? Homem não tem que ajudar, mas hoje em dia só falta receber medalha de honra por fazer isso - ajudar. A situação vem mudando em alguns países, como a Suécia, onde ambos (pais e mães) ganham licenças grandes em nascimentos. Mas aqui não. Mulher brasileira tem que criar os filhos. Os pais devem "ajudar". Como se o filho fosse nascimento do espirito santo e o homem não tivesse responsabilidade. Como se não fosse a porra dele que entrou nela e fecundou.

Eu vivo isso todo dia. Cansei de ouvir coisas do tipo "Nossa o Igor (prazer) é um pai incrível, exemplar, nossa olha o tanto de coisa que ele faz pelos filhos", sendo que só faço a obrigação: Criar eles. Não faço mais do que minha mulher. Se bobebar, faço menos. Mas ganho os méritos como se eu fosse um heroi. Por que? PORQUE A GALERA NÃO ENTENDE, A GALERA BOTA A RESPONSABILIDADE NO COLO DA MULHER.

Enfim. Parece que ficou claro. Mas aposto que você vai tentar distorcer tudo ainda :lol:


BTW, faço coro com os demais. Parece que estão digitando com o bumbm sim. :joinha:
 
Um amigo meu, doutor em Direito trabalhista, me explicou essa questão da diferença salarial entre homens e mulheres e vou tentar reproduzir mais ou menos o argumento dele aqui, mas antes queria fazer alguns apontamentos sobre as diferenças nas carreiras de modo quantitativo entre homens e mulheres.

Partindo da minha observação e convívio com muitos amigos e colegas em diversos cursos em diversas Universidades daqui de SP, acho possível afirmar que, entre os cursos de excelência daqui, as mulheres são maioria em alguns cursos da área de humanas (Psicologia, Ciências Sociais, RI, Comunicação, Publicidade, Jornalismo e etc.), em cursos da área de educação (Letras e Pedagogia), em alguns cursos da área médica (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Enfermagem), além de matérias focadas na licenciatura, como História, Geografia, Biologia e etc. As mulheres são expressivas (apesar de não serem maioria) nos cursos de Direito e Medicina, apesar de que no ultimo caso a diferença entre homens e mulheres seja maior do que no primeiro. Os homens, por sua vez, são maioria nos cursos de Exatas, como Engenharia, TI, Informática, Atuariais entre tanto outros. Nas áreas interdisciplinares, como Administração e Economia, as mulheres são uma pequena maioria na primeira, enquanto os homens são uma maioria mais expressiva na segunda.

Isso, claro, partindo simplesmente da minha observação, principalmente na USP, PUC, Mackenzie, FGV, Insper, Belas Artes, ESPM, Senac e algumas outras.

As áreas onde existe predomínio feminino (Humanas, Educação, Comunicação e Saúde) enfrentam problemas históricos no Brasil. Na área de Educação, tanto mulheres quanto homens recebem vergonhosamente mal, e isso se dá desde sempre no nosso país. Comunicação é uma área difícil e muitas pessoas acabam não atingindo os objetivos salariais desejados. A área da Saúde, apesar de bem remunerada no caso da Medicina, não remunera tão bem outros profissionais que não-médicos, falo por experiência própria por ser filho de uma ex enfermeira e amigo próximo de uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional.
O Direito, área onde homens e mulheres são relativamente similares em número de alunos, pode remunerar melhor (apesar de sofrer do mesmo mal que a Engenharia: alunos se formam e acham que, em poucos anos, estarão comprando seus Iates), porém é possível observar que, pelo menos nos concursos públicos e em cargos de alto prestígio, como no STF, a representação feminina é bastante presente e casos de advogadas tão bem (ou até melhor) sucedidas quanto homens são comuns.

Os homens, por sua vez, ocupam a maioria das vagas de áreas profissionais que melhor remuneram, principalmente a Engenharia e a Informática. Há também muitos poucos homens nas áreas que exigem formação que pior remuneram, como na Educação, e menos ainda lecionando nos primeiros anos do ensino básico, setor esse que pior remunera dentro das escolas, sendo a presença de professores homens muito mais comum no ensino médio e no cursinho do que no fundamental.

Com isso em vista, vamos para o argumento daquele meu amigo:
Ele afirma que, em quase 15 anos de carreira, nunca viu um caso de uma empresa que pagasse mais para um homem que faz a mesma função que uma mulher. Isso não apenas é proibido por lei como pode gerar graves problemas para a empresa. Ele então explica a diferença salarial apontada nas pesquisas da seguinte maneira:

A pesquisa mostra que, na categoria de Analista Senior, homens recebem em média 3 mil e mulheres 2.700,00. Isso quer dizer que, no universo geral de analista senior em todas as empresas do Brasil, as mulheres ocupam os cargos em que a remuneração é menor, e não que, dentro da mesma empresa, analistas seniors homens recebam mais que mulheres.

Vou tentar ilustrar: em um universo de 12 pessoas, 6 homens e 6 mulheres, os 6 homens são analistas seniors da Microsoft, enquanto as 6 mulheres são analistas seniors da Kalunga. Na Microsoft, se paga 5 mil reais para a função, enquanto na Kalunga se paga 3 mil. A média salarial por sexo ficaria de 5 mil/Homens 3 mil/Mulheres, entretanto, caso 3 mulheres fossem ocupar o mesmo cargo na Microsoft e 3 homens fossem ocupar os mesmos cargos na Kalunga, alcançaríamos a igualdade total de salários, com 4 mil de média para ambos o sexo.

Isso, evidentemente, é impossível no mundo real, não podemos forças empresas de diferentes setores com diferentes orçamentos a pagarem o mesmo salário para seus cargos de analista, gerente, estagiários, professores, médicos, e etc. E aqui eu busco explicar a diferença salarial pelo fato que apontei no começo do post: mulheres são maioria em cursos que tem profissões que remunerações piores do que os homens, o que acaba afetando a média salarial, mesmo quando ocupando a mesma função em empresas diferentes.

Se fosse possível pagar menos para uma mulher do que se paga à um homem, não tenham duvidas que o mercado capitalista só empregaria mulheres, igual fazem hoje terceirizando a produção na China. Nesse ponto, entre muitas bobagens dita pelo Luiz, ele está correto. A diferença entre salários de homens e mulheres tem origens mais profundas do que simplesmente repetir o mantra "é o machismo". O machismo existe e tudo mais, porém ficar justificando os problemas sempre nele acaba por desfocar das possíveis outras razões e causas muito mais objetivas.
 
Última edição:
É de humanas mesmo. Textão para explicar que quando se observa a diferença salarial média entre homens e mulheres, a diferença não reflete o machismo da sociedade, mas sim as diferenças de ocupação e experiência entre homens e mulheres.

Embora o seu amigo diga que nunca viu um caso de diferença para pessoas fazendo o mesmo trabalho, eu não consideraria isso uma evidência matadora. Seria mais interessante achar algum artigo que tente provar que mesmo considerando diferenças de profissão, formação e experiência, ainda assim encontramos diferenças salariais. Aí sim seria uma evidência de machismo.
 
Embora o seu amigo diga que nunca viu um caso de diferença para pessoas fazendo o mesmo trabalho, eu não consideraria isso uma evidência matadora. Seria mais interessante achar algum artigo que tente provar que mesmo considerando diferenças de profissão, formação e experiência, ainda assim encontramos diferenças salariais. Aí sim seria uma evidência de machismo.
É claro, não é um ponto final para o tema, mas eu levo em consideração esse tipo de observação de pessoas que trabalham com esses temas para formular minhas percepções, apesar de não ter valor acadêmico por si.

Sobre a existência de artigos: acho difícil achar por duas razões: afirmar que a diferença salarial de homens e mulheres não oriunda do machismo é ir na contra-mão do estado da arte acadêmico atual, e sabemos que quando alguém faz isso raramente consegue financiamento ou coisas similares. O segundo ponto é a dificuldade de realizar uma pesquisa quantitativa dessa dimensão (ainda mais se não contar com financiamento). Mas é possível que exista. A galera do Direito trabalhista ai poderia fazer a função pra nós né?
 
É claro, não é um ponto final para o tema, mas eu levo em consideração esse tipo de observação de pessoas que trabalham com esses temas para formular minhas percepções, apesar de não ter valor acadêmico por si.

Sobre a existência de artigos: acho difícil achar por duas razões: afirmar que a diferença salarial de homens e mulheres não oriunda do machismo é ir na contra-mão do estado da arte acadêmico atual, e sabemos que quando alguém faz isso raramente consegue financiamento ou coisas similares. O segundo ponto é a dificuldade de realizar uma pesquisa quantitativa dessa dimensão (ainda mais se não contar com financiamento). Mas é possível que exista. A galera do Direito trabalhista ai poderia fazer a função pra nós né?

Acho que em economia mesmo eu já vi artigos falando sobre gender gap. Enfim, o meu ponto é que assim como careta para o argumento de "mimimi das mulheres" que o fcm usou, eu tb faço quando alguém diz o gap salarial é uma prova inequívoca de machismo.
 
Falando sério, acho que esse ponto é o único apto a gerar uma discussão digna. Não dá pra confundir feminismo com femismo ou com suas distorções, nem pra negar-se a enxergar que a mulher, por sua condição de mulher, sofre violências que exigem um tratamento diferenciado, destinado à equiparação. Eu não vi ninguém apresentar uma visão contrária a essas constatações apresentando argumentos razoáveis. Mas essa sobre a diferença de salários necessariamente ter origem no machismo é interessante, e minha opinião anterior à leitura do tópico de "Sim, óbvio" já sofreu uma balançada.
Postou no fórum já era, autorizou o uso das imagens para zueiras, memes, etc.
Ué, para uso não ofensivo aqui no fórum? Viva a criatividade!
 
Última edição:
uso não ofensivo

mimimi-gif.65099
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo