• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Cinema] Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

Saramago diminui importância de boicote a filme de Fernando Meirelles nos EUA

Lisboa - O escritor português José Saramago, prêmio Nobel da Literatura em 1998, diminuiu hoje a importância do boicote da Federação Nacional de Cegos (NFB) dos Estados Unidos ao filme "Ensaio sobre a cegueira", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Saramago afirmou à emissora "TSF" que os líderes da NFB se pronunciam sobre um filme que "infelizmente não puderam ver" e que julgam por comentários de terceiros.

"Isto não é uma polêmica, pois para que esta exista são necessários dois interlocutores. Neste caso, trata-se de uma associação de cegos que decide ter uma opinião sobre um filme que não viu", declarou o escritor português.

Além disso, afirmou que "a estupidez não distingue entre cegos e não cegos" e que o protesto responde a "uma manifestação de mau humor sustentada em nada".

O Nobel de Literatura afirmou que tanto o livro como a adaptação cinematográfica são perfeitamente atuais, especialmente em uma sociedade como a dos EUA.

"Ensaio sobre a cegueira" vendeu mais de meio milhão de exemplares quando foi publicado nos EUA em 1998.

A adaptação para o cinema do diretor brasileiro Fernando Meirelles relata o caos que aconteceria na sociedade se todos ficassem cegos de repente.

A NFB condenou o filme por entender que os cegos são apresentados como incompetentes e depravados, além de convocar seus membros a protestarem diante das 75 salas nas quais a obra estreará hoje nos cinemas americanos.
 
Ressuscitando tópico...

Eu estava procurando uma entrevista do Fernando Meirelles e acabei achando duas coisas que talvez interesse aos fãs do filme e do livro:

pra quem ainda não viu, a reação do Saramago ao asistir o filme;
uma entrevisa com o Fernando Meirelles na Rádio Eldorado (programa Trip) feita um pouco antes da estréia do filme aqui no Brasil (uma entrevista bem interessante pra quem gosta de cinema, apesar de um fora do entrevistador :lol: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo