1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Cinema] Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

Tópico em 'Cinema' iniciado por imported_Amélie, 8 Mai 2008.

  1. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    A notícia que o livro vai virar filme é velha!

    Mas agora já tem até Trailler...

    http://br.youtube.com/watch?v=r9S2KwhKGO8

    (ok, não consegui fazer a tag do youtube funcionar!)

    Para quem não sabia de nem um, nem outro, segue a matéria velha da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ...

     
  2. Liv

    Liv Visitante

    Bah, to tão curiosa! :)
     
  3. Jorge Leberg

    Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

    O filme abriu esse ano o Festival de Cannes. As críticas da imprensa internacional ainda não saíram. O filme só estreará nos cinemas mundiais a partir de setembro. Leiam uma notícia fresquinha do G1, acerca do filme e do Festival, clicando
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Estou ansiosíssimo tanto para ler a obra do Saramago quanto para ver o filme. Aliás, nunca li nada do José Saramago, já que aparentemente não há livros dele nas bibliotecas públicas da minha cidade e não tenho dinheiro para comprá-los pela Net. Mas, a partir do primeiro ensejo, lerei a referida obra, dentre outras, mergulhando de cabeça no surreal e pessimista universo saramaguiano.
     
  4. Pips

    Pips Old School.

    Tinha certeza de um post meu por aqui.

    Enfim...

    Grande parte das pessoas que eu conheço que fizeram cinema, comunicação e coisas ligadas a arte sempre imaginaram como fazer esse filme, após ler o livro. Alguns textos que li sobre o filme falavam do aspecto que todos gostaria de realizar: o branco leitoso. É realmente uma tarefa dificil para o cinema, ainda mais contando que temos que 'distribuir' a concretização do que imaginamos para os outros. E a narrativa do livro, a voz do autor, é bem difícil de transferir para a tela. Fico com dois pés atrás e vou ver tentando ao máximo, e primeiramente, tirar o livro da cabeça na projeção. E só comparar depois.
     
  5. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Está uma espera quase que ingrata! Justamente pelo que o Pips falou... é um campo minado fazer um filme de um livro como esse!
     
  6. Jorge Leberg

    Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

    Realmente, dizem que este é um livro quase intransponível para as telonas, não só pela temática complexa, mas pela própria estrutura "embaraçada" do romance e por esses detalhes estéticos, como o do "branco leitoso" - se não me engano, refere-se à cegueira dos personagens, que vêem tudo nessa cor, sem distinção de nada.
     
  7. Pips

    Pips Old School.

     
  8. Anica

    Anica Usuário

    Hoje li no G1 que uma revista especializada colocou apenas um filme pornô tailandês (ou algo que o valha) abaixo do Cegueira. Mas o engraçado é que quando a crítica odeia eu fico mais curiosa para ver o filme ô.O
     
  9. Pips

    Pips Old School.

    Criticar todo mundo critica, ainda mais quando é um escritor de renome e sua obra-prima que foram adaptados.
     
  10. Jorge Leberg

    Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

    Uma ressalva, Pips: a crítica é concernente ao filme, e não ao livro do Saramago - o que seria mais injusto e ultrajante ainda.
     
  11. Pips

    Pips Old School.

    Achei que tivesse ficado explicito isso.

    vou arrumar.
     
  12. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    Acho tão difícil assistir a uma adaptação sem me prender ao livro... parece que
    o livro fica na sua cabeça a cada minuto do filme. Vou dar uma chance ao Meirelles,
    sexta é a estréia do filme, depois venho aqui dizer o que achei.
     
  13. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    http://blogdeblindness.blogspot.com/
    Não sabia da existência desse blog. E não verei o filme tão cedo,
    cinemas de cidades pequenas são um problema. Alguém já viu?
     
  14. Anica

    Anica Usuário

    não conhecia o blog também, muito bacana a sugestão, lethaargic ^^
    sobre o filme, ainda não vi, mas estou bem curiosa. é tanto elogio (inclusive do saramago) que ruim não pode ser, hehe
     
  15. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Tava assistindo ao canal Band News hoje de manhã, e tava passando uma matéria lá sobre o filme que estreiou ontem nos cinemas de todo o Brasil, aí passou o Saramago chorando...foi muito emocionante! Não vejo a hora de ver...e já digo que vai ser um sucesso esse longa do Fernando Meirelles! :sim:
     
  16. Breno C.

    Breno C. Usuário

    O novo filme de Fernando Meirelle, Ensaio sobre a Cegueira, já estreou no Brasil (leia a resenha aqui), mas sua exposição nos cinemas estado-unidenses apenas começará no dia 3 de Outubro. E já está sendo preparado um grande manifesto contra este.

    O presidente da Federação Nacional dos Cegos (NFB), Marc Maurer, afirmou que “o filme retrata os cegos como monstros e eu acredito que isto seja uma mentira”, acrescentando que esta imagem pode gerar substanciais danos para os cegos tanto da América quanto do restante do mundo. Os cegos já sofrem muito preconceito e, nas próprias palavras de Maurer, “nós[os cegos] sofremos com uma taxa de 70% de desemprego e outros problemas sociais porque as pessoas acreditam que não somos capazes fazer nada e esse filme não está ajudando - absolutamente”. Esta visão não é compartilhada apenas por Maurer, mas corresponde ao pensamento do restante da Federação, o que gerou uma mobilização enorme dentro dos Estados Unidos e planos para um grande boicote.

    O objetivo da Federação seria realizar um protesto no dia 3, levando os ativistas às portas de 75 cinemas em torno de 21 estados. Seria o maior protesto dos últimos 68 anos. Para conseguir alcançar tal meta, a NFB conta com o apoio de seus membros (50.000) e outros aliados que distribuem panfletos e placas com dizeres como “Eu não sou um ator, mas faço um cego na vida real”.

    Após ouvir ao depoimento de Maurer, a Miramax afirmou que Fernando Meirelles estava indisponível para realizar qualquer comentário pois estaria filmando no momento, mas reportou afirmando: “Nós estamos muito tristes de saber que a Federação Nacional dos Cegos pretende protestar contra o filme Ensaio sobre a Cegueira” e que o Meirelles “trabalhou zelosamente para manter a intenção e a ressonância do aclamado livro”, que por sua vez trata de uma parábola para a falta de comunicação entre os homens no mundo atual (lembrando que o Saramago elogiou o filme, chegando a qualificá-lo como brilhante em uma entrevista para o Globo).

    A esta resposta Maurer afirmou: “eu acho que a falta de entendimento é um problema significativo” e “eu acho que retratar isso através de uma associação com a cegueira é algo incorreto”.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    ************

    Agora até os cegos querem aparecer...
     
  17. Pips

    Pips Old School.

    RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

    Breno, estava na primeira página cara.

    http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=750
     
  18. Breno C.

    Breno C. Usuário

    RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

    po, mas achei isso não fazia parte do filme, porque é uma notícia e tudo mais, ti[o: não é só sobre o filme...
     
  19. Pips

    Pips Old School.

    RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

    É relacionado ao filme, dá na mesma. Se formos abrir um tópico para cada protesto, crítica, boato, vamos encher de tópicos que talvez parem.
     
  20. Breno C.

    Breno C. Usuário

    RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

    sim, ta certo... desculpas, foi mal mesmo, uma das moderadoras pode corrigir meu erro...
     

Compartilhar