• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Cinema] Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

A notícia que o livro vai virar filme é velha!

Mas agora já tem até Trailler...

http://br.youtube.com/watch?v=r9S2KwhKGO8

(ok, não consegui fazer a tag do youtube funcionar!)

Para quem não sabia de nem um, nem outro, segue a matéria velha da Folha Online...

Fernando Meirelles filmará "Ensaio sobre a Cegueira", de Saramago

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo, em Toronto

Em 1997, bem antes de lançar "Cidade de Deus" (2002), o diretor Fernando Meirelles tentou comprar os direitos de "Ensaio Sobre a Cegueira" (1995), romance de José Saramago. O escritor português ganharia o Nobel de Literatura em 1998. Meirelles queria fazer da adaptação do livro seu primeiro longa, mas Saramago não topou, argumentando que não havia muito sentido em transformar em imagens uma história sobre a cegueira.

Dois anos depois, Saramago aceitou vender os direitos à produtora canadense Rhombus Media e, por obra do destino, caberá a Meirelles assumir a direção de "Blindness" (título do romance em inglês).

O filme é uma co-produção entre Brasil (leia-se O2), Canadá, Reino Unido (Potboiler Productions, produtora de "O Jardineiro Fiel") e Japão (Bee Vine Pictures), apresentada oficialmente anteontem, durante o Festival de Toronto.

"Vocês foram mais persistentes do que eu", brincou Meirelles, durante o anúncio do projeto. "O engraçado é que voltou para minhas mãos."

Intercâmbio

O projeto irá se beneficiar de um programa de financiamento dos governos canadense e brasileiro, que hoje promovem encontros entre cineastas e produtores dos dois países.

Niv Fichman, produtor do filme do lado canadense, conta que Saramago se animou justamente pela idéia de co-produção internacional, sem uma "voz dominante", além de uma promessa de que o filme não cairia nas mãos de um grande estúdio hollywoodiano.

Aprovado o contrato, o escritor teria sido solícito, evitando, no entanto, fazer comentários sobre o roteiro. "Ele tinha mais idéias sobre elenco, coisas assim", afirma ele.

"Blindness" será falado em inglês, mas o elenco ainda não foi escolhido. O filme está orçado em US$ 20 milhões (cerca de R$ 43 milhões), e será rodado em meados do ano que vem, nos arredores de Toronto (a equipe começa a procurar ainda nesta semana uma locação para o asilo que aparece no livro) e São Paulo (sobretudo externas, sem identificar, como no livro, a cidade). Os produtores esperam lançá-lo até março de 2008.

Indicado ao Tony

A primeira versão da adaptação ficou pronta há cerca de dois anos e é assinada pelo ator, diretor e roteirista canadense Don McKellar, que havia lido o romance de Saramago pela primeira vez em 1999.

Para McKellar, que neste ano foi indicado ao Tony de melhor roteiro pelo musical "The Drowsy Chaperone", sucesso de público e crítica na Broadway, o desafio de verter para a tela a prosa de pontuação singular de "Ensaio" não assusta.

"A ação do livro é muito simples e clara. E, quando você se acostuma ao estilo, se torna bem fácil, porque a linguagem é bem oral", diz McKellar, mais preocupado com a fidelidade ao espírito do romance.

"Se eu apenas recontar a história, se transformar os cegos em zumbis, o longa será um erro, vai soar como um filme de gênero, de terror ou de ação, com um subenredo de vingança, o que seria uma desculpa para violência gráfica, como em muitos filmes americanos. Isto não seria fiel à obra. O tema essencial do livro é a dignidade humana. E como os artifícios para mantê-la, na nossa sociedade, são frágeis", avalia o roteirista.
 
O filme abriu esse ano o Festival de Cannes. As críticas da imprensa internacional ainda não saíram. O filme só estreará nos cinemas mundiais a partir de setembro. Leiam uma notícia fresquinha do G1, acerca do filme e do Festival, clicando aqui.

Estou ansiosíssimo tanto para ler a obra do Saramago quanto para ver o filme. Aliás, nunca li nada do José Saramago, já que aparentemente não há livros dele nas bibliotecas públicas da minha cidade e não tenho dinheiro para comprá-los pela Net. Mas, a partir do primeiro ensejo, lerei a referida obra, dentre outras, mergulhando de cabeça no surreal e pessimista universo saramaguiano.
 
Tinha certeza de um post meu por aqui.

Enfim...

Grande parte das pessoas que eu conheço que fizeram cinema, comunicação e coisas ligadas a arte sempre imaginaram como fazer esse filme, após ler o livro. Alguns textos que li sobre o filme falavam do aspecto que todos gostaria de realizar: o branco leitoso. É realmente uma tarefa dificil para o cinema, ainda mais contando que temos que 'distribuir' a concretização do que imaginamos para os outros. E a narrativa do livro, a voz do autor, é bem difícil de transferir para a tela. Fico com dois pés atrás e vou ver tentando ao máximo, e primeiramente, tirar o livro da cabeça na projeção. E só comparar depois.
 
Realmente, dizem que este é um livro quase intransponível para as telonas, não só pela temática complexa, mas pela própria estrutura "embaraçada" do romance e por esses detalhes estéticos, como o do "branco leitoso" - se não me engano, refere-se à cegueira dos personagens, que vêem tudo nessa cor, sem distinção de nada.
 
O escritor português José Saramago disse neste domingo que gostou muito do filme "Ensaio sobre a Cegueira", versão cinematográfica de seu romance de mesmo nome realizada pelo diretor Fernando Meirelles.
16.jul.07/Juan Ferreras/Efe
Escritor José Saramago disse que gostou da adaptação de Fernando Meirelles para seu livro
Escritor José Saramago disse que gostou da adaptação de Fernando Meirelles para seu livro

"Gostei muito, muito. Emocionei-me algumas vezes", disse o vencedor Prêmio Nobel de Literatura de 1998.

Saramago, que viu o filme junto com Meirelles, explicou em entrevista coletiva ao lado do cineasta que a adaptação e o roteiro ficaram muito bons.

O escritor português explicou que deixou o diretor do filme trabalhar durante as filmagens e que só se reuniu com Meirelles antes do início da exibição do longa, que estreou no último dia 14 no Festival de Cannes.

"Tenho o princípio de não interferir no trabalho de quem está trabalhando. Não gosto de dar palpites. O diretor tinha que se sentir totalmente livre", disse.

Após assistir à projeção do longa-metragem, Saramago disse que aceitaria se Meirelles quisesse adaptar outra obra sua e minimizou a importância dos comentários negativos feitos por críticos de cinema.

Durante a entrevista, Fernando Meirelles disse ter ficado muito mais nervoso ao exibir o filme para Saramago do que quando o longa foi exibido para três mil pessoas.

O cineasta disse que gostaria que seu próximo trabalho fosse algo "mais leve, como uma comédia", após ter dirigido dramas como "Cidade de Deus" (2002) e "O Jardineiro Fiel" (2005).
 
Hoje li no G1 que uma revista especializada colocou apenas um filme pornô tailandês (ou algo que o valha) abaixo do Cegueira. Mas o engraçado é que quando a crítica odeia eu fico mais curiosa para ver o filme ô.O
 
Criticar todo mundo critica, ainda mais quando é um escritor de renome e sua obra-prima que foram adaptados.
 
Criticar todo mundo critica, ainda mais quando é um escritor de renome e sua obra-prima.

Uma ressalva, Pips: a crítica é concernente ao filme, e não ao livro do Saramago - o que seria mais injusto e ultrajante ainda.
 
Jorge Leberg disse:
Criticar todo mundo critica, ainda mais quando é um escritor de renome e sua obra-prima.

Uma ressalva, Pips: a crítica é concernente ao filme, e não ao livro do Saramago - o que seria mais injusto e ultrajante ainda.

Achei que tivesse ficado explicito isso.

vou arrumar.
 
Acho tão difícil assistir a uma adaptação sem me prender ao livro... parece que
o livro fica na sua cabeça a cada minuto do filme. Vou dar uma chance ao Meirelles,
sexta é a estréia do filme, depois venho aqui dizer o que achei.
 
http://blogdeblindness.blogspot.com/
Não sabia da existência desse blog. E não verei o filme tão cedo,
cinemas de cidades pequenas são um problema. Alguém já viu?
 
não conhecia o blog também, muito bacana a sugestão, lethaargic ^^
sobre o filme, ainda não vi, mas estou bem curiosa. é tanto elogio (inclusive do saramago) que ruim não pode ser, hehe
 
Tava assistindo ao canal Band News hoje de manhã, e tava passando uma matéria lá sobre o filme que estreiou ontem nos cinemas de todo o Brasil, aí passou o Saramago chorando...foi muito emocionante! Não vejo a hora de ver...e já digo que vai ser um sucesso esse longa do Fernando Meirelles! :sim:
 
O novo filme de Fernando Meirelle, Ensaio sobre a Cegueira, já estreou no Brasil (leia a resenha aqui), mas sua exposição nos cinemas estado-unidenses apenas começará no dia 3 de Outubro. E já está sendo preparado um grande manifesto contra este.

O presidente da Federação Nacional dos Cegos (NFB), Marc Maurer, afirmou que “o filme retrata os cegos como monstros e eu acredito que isto seja uma mentira”, acrescentando que esta imagem pode gerar substanciais danos para os cegos tanto da América quanto do restante do mundo. Os cegos já sofrem muito preconceito e, nas próprias palavras de Maurer, “nós[os cegos] sofremos com uma taxa de 70% de desemprego e outros problemas sociais porque as pessoas acreditam que não somos capazes fazer nada e esse filme não está ajudando - absolutamente”. Esta visão não é compartilhada apenas por Maurer, mas corresponde ao pensamento do restante da Federação, o que gerou uma mobilização enorme dentro dos Estados Unidos e planos para um grande boicote.

O objetivo da Federação seria realizar um protesto no dia 3, levando os ativistas às portas de 75 cinemas em torno de 21 estados. Seria o maior protesto dos últimos 68 anos. Para conseguir alcançar tal meta, a NFB conta com o apoio de seus membros (50.000) e outros aliados que distribuem panfletos e placas com dizeres como “Eu não sou um ator, mas faço um cego na vida real”.

Após ouvir ao depoimento de Maurer, a Miramax afirmou que Fernando Meirelles estava indisponível para realizar qualquer comentário pois estaria filmando no momento, mas reportou afirmando: “Nós estamos muito tristes de saber que a Federação Nacional dos Cegos pretende protestar contra o filme Ensaio sobre a Cegueira” e que o Meirelles “trabalhou zelosamente para manter a intenção e a ressonância do aclamado livro”, que por sua vez trata de uma parábola para a falta de comunicação entre os homens no mundo atual (lembrando que o Saramago elogiou o filme, chegando a qualificá-lo como brilhante em uma entrevista para o Globo).

A esta resposta Maurer afirmou: “eu acho que a falta de entendimento é um problema significativo” e “eu acho que retratar isso através de uma associação com a cegueira é algo incorreto”.

mais...



************

Agora até os cegos querem aparecer...
 
RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

Breno, estava na primeira página cara.

http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=750
 
RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

po, mas achei isso não fazia parte do filme, porque é uma notícia e tudo mais, ti[o: não é só sobre o filme...
 
RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

É relacionado ao filme, dá na mesma. Se formos abrir um tópico para cada protesto, crítica, boato, vamos encher de tópicos que talvez parem.
 
RE: [cinema]Cegos protestam contra “Ensaio Sobre a Cegueira”

sim, ta certo... desculpas, foi mal mesmo, uma das moderadoras pode corrigir meu erro...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo