• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Bom, eu estou lendo um livro sobre evolução da vida, e achei legal colocar umas coisas aqui que achei interessantes e curiosas.

O curso da evolução

"Descobriu-se uma impressão medusóide que corresponde provavelmente a uma água-viva, em rochas pré cambrianas do Grand Canyon, assim como algumas algas e esponjas foram identificadas em rochas pré-cambrianas da Escócia, e importantes vestígios de vermes, celenterados e equinodermos, na Austrália."

"Os extintos euripterídeos são os antigos correspondentes aquáticos dos escorpiões. Tinham habitualmente o comprimento de 30 cm., se bem que alguns chegassem a atingir 2,70m de comprimento"

(livro: A evolução da vida- Catherine Jarman - coleção Prisma, 1992)

Eu me pergunto: como pode uma água-viva ser fossilizada? (impressão é o mesmo que fóssil?)
E que legal é pensar que o Grand Canyon já foi um oceano! A história da Terra é realmente uma coisa maravilhosa....
E um "escorpião" de 2,70m! :eek: Já imaginaram uma coisa dessas?!

Uma pergunta: Até onde Paleontologia é próxima à Biologia? Quer dizer, em que áreas as duas se unem?
Vocês que estudam Bio ( ou, claro, quem já sabe bastante coisa à respeito), têm ou terão algum contato com a Paleontologia?

Tá aí pra quem quiser comentar, responder ou colocar algum outro assunto curioso... :wink:

Luna Telperion disse:
Eu me pergunto: como pode uma água-viva ser fossilizada? (impressão é o mesmo que fóssil?)
No mínimo o q EU entendo como sendo essa impressão é qndo a rocha fica só com a forma do bicho. Como nessa foto aqui:
Breyeria_borinensis.jpg

Na descrição da imagem diz q é uma asa fossilizada d Breyeria borinensis (de um grupo já extinto de insetos), mas eu não vejo nenhum resto do bicho na rocha... então presumo como sendo a tal impressão.

E um "escorpião" de 2,70m! :eek: Já imaginaram uma coisa dessas?!
Se quiser procurar mais a respeito na net, tenta digitar Eurypterida num site de busca. Eu dei uma procurada no google imagens agora e só tive resultados com essa palavra. E aqui vai um desenhinho d Eurypterus (q, apesar do nome, NÃO parece ter asas):
3998.png

Uma pergunta: Até onde Paleontologia é próxima à Biologia? Quer dizer, em que áreas as duas se unem?
Bem, é necessário ter um bom conhecimento de anatomia, pra remontar os ossos, saber ter idéia dos hábitos alimentares a partir da boca, etc... tem q saber bastante sobre os bichos atuais pra poder deduzir como eram os antigos, mas acredito q alguem q esteja mais adiante do curso possa te explicar melhor.

Vocês que estudam Bio ( ou, claro, quem já sabe bastante coisa à respeito), têm ou terão algum contato com a Paleontologia?
Temos sim, ou no meu caso, terei! É uma matéria do curso. Na minha facul, q só tem licenciatura e dura apenas 3 anos (acredito q bacharelado precise ser mais longo), eu deveria ter um semestre de Fundamentos em Geologia e Paleontologia mais adiante. Mas em cursos mais longos é um semestre de Geologia e outro semestre inteiro de Paleonto.

Malva Cachopardo disse:
Luna Telperion escreveu:
No mínimo o q EU entendo como sendo essa impressão é qndo a rocha fica só com a forma do bicho.
A impressão é um tipo de fossilização. No caso, onde não se encontra partes da estrutura que foi fossilizada, a fossilização pode ser por 'molde externo', ou seja, são impressões na rocha da superfície externa de um organismo, ou 'impressão', tbém é um molde externo, mas é dado este nome qdo a estrutura fossilizada é mais delicada, como folhas vegetais ou asa de insetos. Como na foto.

Agora, sobre fósseis de água-viva eu nunca ouvi falar. Do filo dos celenterados, eu já vi alguma coisa sobre fósseis da classe Anthozoa, no caso, de corais. Mas de água-viva...eu ACHO q não deve ter não!!! Os corais se fossilizam por causa de seu esqueleto formado por carbonato de cálcio, mas a água-viva vai fossilizar q esqueleto? Como? :think:

Luna Telperion disse:
Eu acho que a Biologia e a Paleontologia se unem em áreas como: identificação de fósseis, pois o biólogo usa seu conhecimento de mofologia animal; a paleobiogeografia, onde pela distribuição atual dos fósseis, é possível determinar a distribuição geográfica da fauna e flora que viveram em antigos períodos; paleoambientes, onde pelo estudos dos fósseis é possível determinar o tipo de ambiente em que ele vivia, etc.

É isso!!!! :D

Elenwë disse:
Agora, sobre fósseis de água-viva eu nunca ouvi falar. Do filo dos celenterados, eu já vi alguma coisa sobre fósseis da classe Anthozoa, no caso, de corais. Mas de água-viva...eu ACHO q não deve ter não!!! Os corais se fossilizam por causa de seu esqueleto formado por carbonato de cálcio, mas a água-viva vai fossilizar q esqueleto? Como? :think:

Justamente por isso eu fiquei intrigada. Como!? :o?:
Vou dar uma procurada pela net, se eu achar alguma coisa, posto aqui. :wink:

Só avisando: acabei de postar no Encontros sobre o passeio ao museu de Zoologia (São Paulo-SP) - vide primeiro post.
Quem quiser ir, coloque o nome lá - espero que dê tudo certo.

Valeu.
:D

Sobre a Paleontologia, qualquer biólogo pode se tornar um paleontólogo; basta se especializar...
Cursarei Paleonto acho que no meu 8º Período... não estou me lembrando ao certo agora...

Pandatur Parmandil disse:
Vou aproveitar e deixar aqui duas frases peresentes no livro "Biologia Evolutiva" de Douglas Futuyma:

Alguns igualaram evolução com "progresso" das formas de vida "inferiores" às "superiores"(...) A própria palavra "progresso" implica direção, se não mesmo o avanço wm direção a um objetivo, mas nem direção nem objetivo são fornecidos pelos mecanismos de evolução.

Assim...essa concepção é nova?de quando é esse livro?....porque eu sempre falei e ouvi meus professores falando de evolução como aprimoramento....tanto que tá no dicionário... :roll:

Nariá, o livro do Futuyma é de 1986. Eu tenho a Segunda Edição brasileira, de uma impressão de 2002. O Futuyma é um grande evolucionista, e o professor que lecionou Evolução para mim é outro grande conhecedor de evolução de décadas de estudo, qu não deixaria certos erros passarem batidos. O que o Futuyma diz está certo, tenha certeza. Seus professores provavelmente estudaram Evolução usando este livro, e talvez até o tenham em casa.

E Dicionário não é lugar para se procurar respostas para questões sobre Biologia. Para se saber mais correta e profundamente, use livros ou sites com renome.

Nariá, o livro do Futuyma é de 1986. Eu tenho a Segunda Edição brasileira, de uma impressão de 2002. O Futuyma é um grande evolucionista, e o professor que lecionou Evolução para mim é outro grande conhecedor de evolução de décadas de estudo, qu não deixaria certos erros passarem batidos. O que o Futuyma diz está certo, tenha certeza. Seus professores provavelmente estudaram Evolução usando este livro, e talvez até o tenham em casa.

E Dicionário não é lugar para se procurar respostas para questões sobre Biologia. Para se saber mais correta e profundamente, use livros ou sites com renome.

Ok....vc pode me passar algum site?
Ainda não entendi o significado correto da palavra "evolução".... :?

Nariá disse:

Não conheço nenhum site que possa te indicar, Nariá. Mas mande uma MP para o Stein, que tenho certeza que ele consegue um fácil fácil. :)

*OFF TOPIC* - A gente se conheceu no Rio? Parece que sim, mas não me lembro de você... :think:

Nariá disse:

Não conheço nenhum site que possa te indicar, Nariá. Mas mande uma MP para o Stein, que tenho certeza que ele consegue um fácil fácil. :)

*OFF TOPIC* - A gente se conheceu no Rio? Parece que sim, mas não me lembro de você... :think:

Farei isso....obrigada :)

Vcs viram a pesquisa da UFRJ ( tomara que eu tenha acertado a universidade hehe) sobre a Bolinha, uma bactéria pluricelular?!?!?! Isso mesmo, eu não estou alcoolizado...pluricelular sim.... li uma matéria no jornal...depois vou procurar na net notícias a respeito.

E uma coisa, vi que estão organizando um passeio em SP. Pois não sei se tem gente de BH aqui, pq se tiver rola um passeio legal no museu de história natural da PUC ( R$ 3,00 a entrada ), ou então no museu de Morfologia do ICB da UFMG. Esse vale muito a pena...quem tiver oportunidade não deixe de ir.... Para estudandes da UFMG entrada franca a qualquer hora que esteja aberto...outras pessoas eu não sei.. Valeu.

Notificando: Bom, o passeio ao Museu de Zoologia (MZUSP/ SP) já foi realizado nesta quarta, dia 21/04. Foi ótimo, e, sem dúvida, muito interessante. Tô aqui avisando pra que, se alguém estiver pensando em fazer alguma coisa do tipo na sua cidade, não hesite, vale muito a pena :obiggraz:

Abraços.

Luna Telperion disse:
Legal esse site Burzum; nesse momento estou dando uma olhada nas fotos 8-)
E aí, você já sabe em que vai se especializar?

O site é bem legal né? Eu ainda não sei, mas tenho uma forte queda por zoologia. Outro dia estava pensando seriamente em estudar mais Herpetologia. Mas conforme a gente avança no curso e vê outras matérias, começamos a gostar de muita coisa ( eu pelo menos sou assim ). Até mais. Abraço.

Burzum disse:
Mas conforme a gente avança no curso e vê outras matérias, começamos a gostar de muita coisa ( eu pelo menos sou assim ). Até mais. Abraço.

Há pouco tempo atrás tinha certeza que queria fazer Zoologia, mas de repente começaram a aparecer outras coisas da área e estou cheia de dúvidas agora. Se eu já estou assim antes de entrar na facul, o que será de mim quando estiver lá? :roll: ( mas é bom ter dúvida quando há excesso de coisas legais; o duro é quando a dúvida é por causa da falta de opção...)

Ah, uma perguntinha: o que é Herpetologia?

hmm... sabe, eu sou uma exceção na minha família: td mundo gosta da área de biológicas... meu pai eh médico, minha irmã pelo jeito tb vai ser e minha mãe amaaaaaaaaava biologia ( apesar de ter feito arquitetura)
mas a área de biológicas eh a q menos me chama a atenção ( exceto genética)... eu sempre gostei mais de exatas (apesar de amar literatura)
mas a zoologia eh uma área interessante, apesar de eu não ter mt p/ falar sobre o assunto, então... boa sorte! :D

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
190 Dias 17 Horas 21 Minutos 49 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
190 Dias 17 Horas 21 Minutos 49 Segundos
Back