• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Gostaria de saber quantas pessoas aqui se interessam pelo assunto, estudam, enfim, gostam de conversar sobre isso.
Eu quero muito fazer Zoologia e seria legal discutir com outras pessoas sobre esse assunto, ampliar os horizontes do conhecimento, e sendo aqui na Valinor, fica uma coisa mais relaxante, mais divertida, entre amigos.

Enfim, ainda sou estudante do Ensino Médio, mas estou buscando formas de entrar nesse mundo maravilhoso da Biologia.
Espero que outros queiram compartilhar esse gosto aqui.

É isso.
 
Algumas áreas da Biologia eu acho interessante. Gosto principalmente de citologia e genética (comecei a esudar genéitica esse ano, é bem mais completo na faculdade que no ensino médio, principalmente porque no meu curso vão relacionando com as doenças). Também gosto muito de ler sobre Evolução...tinha uma época que fiquei vidrado nisso, procurei vários sites sobre o tema.
 
A parte da biologia que eu gosto é a Ecologia, vou tentar vestibular novamente esse ano. :?
Eu gostaria de trabalhar com animais em extinção, preservação de florestas, meio ambiente, conscientização das pessoas, :obiggraz: por exemplo, ou algo relacionado com isso.
A parte das ciências marinhas e botânica também me chamam a atenção. :mrgreen:
 
Esses sites são muito legais, vale a pena visitar:
Biólogo ( tudo sobre a profissão de biólogo, livraria especializada em Ciências Biólogicas e meio ambeinte, e todas as notícias referentes ao mundo científico na hora ) : http://www.biologo.com.br

Tubarão, o ápice da evoluçao: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Cockpit/9470

Sméagol, que curso vc faz?
Indis, vc diz conscientização quanto à proteçao do meio ambiente apenas ou dos animais tb?
Bom, se vc se interessa por proteção dos animais, veja este site:
http://br.geocities.com/AnimaisSOS

Esse ano eu tb vou tentar vestibular :aham: , Zoologia, mas gosto de praticamente todas as áreas das Ciencias Biológicas...Alguem sabe alguma coisa sobre experiencias práticas com animais nas universidades?
 
Sméagol, que curso vc faz?

Medicina, estou no 2º ano agora.

Esse ano eu tb vou tentar vestibular , Zoologia, mas gosto de praticamente todas as áreas das Ciencias Biológicas...Alguem sabe alguma coisa sobre experiencias práticas com animais nas universidades?

Bom...nas Universidades Federais existem pesquisa (pouco, mas existe :lol: ), e algumas utilizam sim animais. Também utilizam animais em aulas práticas de certas matérias...eu, por exemplo, em aulas praticas de fisiologia, já usei rã, ratos e coelho.

EDIT: Acabei de me lembrar de outra coisa. Na Faculdade de Medicina também usamos cachorros, para as aulas de cirurgia. Tem até um canil lá na faculdade. Mas isso só começa no 3º ano, então não tive aula ainda...
 
Luna Telperion disse:
Indis, vc diz conscientização quanto à proteçao do meio ambiente apenas ou dos animais tb?

Proteção de ambos :grinlove: , acho legal o trabalho das pessoas que se interessam em "prolongar" um pouco mais a vida tanto a flora quanto a fauna. Mesmo ainda sendo muito dificil alertar as pessoas, acredito que existem muitas pessoas que se preocupam com esse tipo de coisa...

Obrigada pelas dicas de sites! Garanto que serão úteis!
 
Sméagol disse:
Bom...nas Universidades Federais existem pesquisa (pouco, mas existe :lol: ), e algumas utilizam sim animais. Também utilizam animais em aulas práticas de certas matérias...eu, por exemplo, em aulas praticas de fisiologia, já usei rã, ratos e coelho.

EDIT: Acabei de me lembrar de outra coisa. Na Faculdade de Medicina também usamos cachorros, para as aulas de cirurgia. Tem até um canil lá na faculdade. Mas isso só começa no 3º ano, então não tive aula ainda...

Os animais são mortos pelos próprios alunos? ( referindo-me às rãs e aos ratos....por que coelho e cachorros já vem mortos nao é? )
Em que universidade vc estuda?
 
Os animais são mortos pelos próprios alunos? ( referindo-me às rãs e aos ratos....por que coelho e cachorros já vem mortos nao é? )
Em que universidade vc estuda?

Bem, depende do tipo de aula. No caso das aulas que tive: as rãs morreram sim. Era uma aula de sistema nervoso central, então nós separamos o telencéfalo do tronco encefálico, e vimos que os reflexos da rã ainda existiam; depois separamos o tronco encefálico da medula, aí ela morreu. Aí como já tava morta, a gente aproveitou pra dissecar a rã. O legal é que o coração dela ficou batendo por uns 20 minutos fora do corpa dela... 8O

O experimento com ratos foi mais simples, nós os dividimos em grupos e demos soluções pra ver o quanto eles urinavam, em alguns ingetando um hormônio que nem lembro qual era.

No caso do coelho, ele foi morto pra retirar uma parte do jejuno (que foi utilizado na aula). Mas como a sala é dividida em várias turmas, apenas a primeira turma viu o coelho morrendo (quando foi minha vez já estava só o pedacinho de jejuno).

Já com os cachorros. Bem, eles são anestesiados...mas morrem durante a cirurgia; o pessoal diz que muitos já chegam mortos na mesa de cirurgia. Isso não sei, só vou saber mesmo quando tiver aulas...

EDIT: Esqueci de dizer: estudo na Universidade Federal de Goiás.
 
Valeu pelas explicaçoes Smeagol...bom, eu gosto de estudar as partes do corpo dos seres vivos, acho que aprender como tudo funciona é uma coisa linda, mas nao sei se me acostumaria a ver os animais morrerem desse jeito...Será que na faculdade de Bio as aulas tb sao assim?? :o?:
 
Valeu pelas explicaçoes Smeagol...bom, eu gosto de estudar as partes do corpo dos seres vivos, acho que aprender como tudo funciona é uma coisa linda, mas nao sei se me acostumaria a ver os animais morrerem desse jeito...Será que na faculdade de Bio as aulas tb sao assim??

Provavelmente sim, e possivelmente até mais, pois biologia lida mais com animais que medicina, obviamente. É questão de costume só, apesar que tem gente que não gosta mesmo...
 
Eu tb tenho vontade de fazer ciências biólogicas, mas tô dúvida se realmente faço :think: . Pior q o meu vestibular é esse ano. N sei se faço jornalismo ou biólogicas. Eu sei q as profissões n têm nada a ver :roll: . Eu e a minha dúvida :? .
Eu gosto mt da parte de evolução e zoologia. Eu tb n gosto dessa parte de dissecar os bichos n, tenho pena e acho nojento.
 
Eu tb tenho vontade de fazer ciências biólogicas, mas tô dúvida se realmente faço . Pior q o meu vestibular é esse ano. N sei se faço jornalismo ou biólogicas. Eu sei q as profissões n têm nada a ver . Eu e a minha dúvida .
Eu gosto mt da parte de evolução e zoologia. Eu tb n gosto dessa parte de dissecar os bichos n, tenho pena e acho nojento.

Realmente os cursos não tem muito a ver...bom, você tem uns seis meses pra pensar ainda... :mrgreen:
 
Eu estou no 3º período de bio, numa faculdade particular aqui de niterói...
Até agora só tive aula prática q não lâmina ou química d anatomia, e mexemos apenas em ossos humanos e corações (não nos disseram d q era). Fisiologia vai ter apenas no 5º período, e pelo q a coordenadora do curso falou, nesse semestre agora a faculdade passou a ter laboratório de biologia tb.

Eu, definitivamente, não quero ter q abrir bicho. Eu quero trabalhar com Etologia, e isso me exigirá até uma certa distância pra não alterar o comportamento natural dos bichinhos...

Talvez tb algo d imunologia, pra pesquisar a respeito d uma doença equina específica (talvez eu devesse estar em vet pra isso...), mas nesse caso acho q tb não tem porque abrir. Eu lidaria basicamente com sangue, não?

Ou então tentar dar aula em faculdade, se não conseguir os anteriores mas sim este. Nas áreas de Ecologia, Etologia e/ou Zoologia (esse último com menos certeza d q me interesso... mas acho q sim).



EDIT: Etologia é o estudo do comportamento. Justamente o assunto d ecologia III q eu estou fazendo agora :)
 
Malva, em que ano a pessoa escolhe a especialização? E na sua faculdade tem projetos, coisas do tipo? É quando que se faz a tese?? :roll:
Bom, eu adoro Etologia, já li uns livros sobre comportamento animal, e realmente, é um assunto muito interessante - às vezes intrigante.
Até o momento eu penso em fazer Zoologia, mas ainda não sei MUITO bem sobre como realmente é essa parte da Bio....o que eu sei é que quero estudar animais, em pesquisas de campo...

Ah, lindo o seu avatar e o seu banner :D
 
Malva, em que ano a pessoa escolhe a especialização? E na sua faculdade tem projetos, coisas do tipo? É quando que se faz a tese??

Você só faz especialização depois que se formar. Tese você apresenta quando for tentar seu doutorado...antes disso você precisa apresentar uma disseração para mestrado.

Alguns cursos também exige a apresentação de uma monografia ou uma dissertação ao final do curso (o curso de fisioterapia que eu fazia exigia)...
 
Eu prefiro física, mas estudar alguns aspectos dos animais tbm pode ser interessante...

Ei Sméagol, pq a sua foto parece a do E.T. do filme E.T.?
 
Eu não gosto de ciências bilológias, nunca fui muito fâ de biologia e não me imagindo fazendo esse curso. A parte que eu gosto de biologia é genética.
Eu gosto é de física e matemática.
Por isso eu pensei em fazer engenharia genética =D
Mas sei lah
prefiro fazer engenharia aeronáutica :mrgreen:
 
Na minha faculdade só tem habilitação em licenciatura, então nem tem o q escolher... ¬¬
Acho q nem vou fazer mais a partir do semestre q vem, até conseguir passar em alguma q tenha bacharelado... duvido q eu encare da aulas pra 1º ou 2º grau.

Qnto aos projetos, acho q lá tb não tem não... ou pelo menos se tem eu não cheguei a ficar sabendo, mas no final do curso é necessário a monografia (q eu ainda não sei nem sobre o q q eu vou fazer...)


Ah, e obrigada pelo elogio às minas figurinhas! :grinlove:
 
Virgílio Castelo Branco disse:
A parte que eu gosto de biologia é genética.
Eu gosto é de física e matemática.
Por isso eu pensei em fazer engenharia genética =D
Mas sei lah
prefiro fazer engenharia aeronáutica :mrgreen:


A Genética é linda. Estou aprendendo agora na escola, e já me apaixonei. Puxa, deve ser bom gostar de matemática e física....eu realmente tento entender mas... :doh: Por isso vou fazer umas aulas só de matemática no cursinho, aos domingos, pra ver se finalmente entra na minha cabeça :?
Mas eu adoro Astronomia. Claro que o que eu sei nao é nada demais (bem longe disso), apenas me encanto com o espaço, os planetas, satélites, estrelas, enfim, gosto de ler sobre isso de vez em quando, mesmo que eu nao entenda tudo que está escrito, e sempre que passa algum programa sobre o assunto na Tv eu assisto e adoro.

Genética: no link abaixo há um texto simplificado sobre a descoberta de Mendel, não vou postar aqui por que é muito grande ( pra postar aqui é grande )
http://www.geocities.com/~esabio/Mendel.htm

Ah, Malva, tomara que você consiga fazer algo que vc goste. Minha professora disse uma vez que quem estuda Biologia geralmente acaba sendo professor - :disgusti: - não mesmo! Cada um tem que fazer aquilo no que se realiza. Quem gosta de dar aulas, ótimo, mas quem nao gosta nao deve se resignar por falta de mercado e coisas assim. Temos que ir à luta por aquilo que queremos.
 
Eu também adoro matemática e física...mas acabei fazendo medicina. Genética era meu assunto favorito também no segundo grau. Esse ano estou tendo genética na facul, é muito bom... :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo