• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

A Malva sempre comenta comigo a respeito deste tópico, e eu sempre enrolo...
Mas enfim, hoje eu posto aqui. Desculpem-me por não ter lido toda a discussão e entrar meio que no meio do caminho.

Faço Biologia na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Estou no 5º Período do curso. Aqui funciona daseguinte maneira: você cursa 4 semestres (períodos) de núcleo comum, e, a partir do 5º período, você escolhe uma diversificação que tenha mais afinidade para seguir. Podemos escolher entre Licenciatura e Bacharelado, sendo que há 6 bacharelados aqui: Genética & Biologia Molecular, Zoologia, Botânica, Ecologia, Biologia Estrutural, e Microbiologia.
Estou fazendo Licenciatura e Zoologia, mas creio que agora quem entra no curso já tem que definir logo no vestibular se quer Licenciatura ou Bacharelado, não podendo mais cursar ambos. Idéia do MEC.
O curso é muito bom, sempre obteve nota máxima no Provão, e se não me engano foi considerado neste último ano como o melhor curso de Biologia do país.
Quem quiser saber mais sobre a UFV pode acessar www.ufv.br
 
Ora Pandatur, qualquer informação é sempre bem vinda. Uma pergunta: ao final do curso, a pessoa pode se especializar em uma coisa, e depois que terminar essa especialização ela pode fazer outra? Ou pode fazer duas ou mais ao mesmo tempo?

Mais uma coisa: vc já tem uma idéa do que fazer depois que se formar? Digo, vai trabalhar em institutos, empresas e fazer o exatamente o que? Eu amo Biologia, e é quase certeza que vou fazer Zoologia, mas gostaria de saber exatamente onde e como vou trabalhar depois que me formar...
Será que é difícil para um zoólogo encontrar lugares onde trabalhar?

Por favor, quem puder me esclarecer essa dúvida...

Sobre vegetais e animais: com certeza todos os seres têm o mesmo valor, independente da sua consciência. Mas se um escorpião aparece na sua casa vc não vai matá-lo? Vc nao o mata por que o considera inferior, mas por que representa um perigo para vc. A mesma coisa com aranhas, mosquitos ( que podem transmitir doenças), moscas, e até ratos. Eu detesto ter que matar esses animais quando eles entram em casa, mas infelizmente não posso criá-los junto comigo. Agora, sempre que dá, eu evito matar esses animais. Quando uma lesma aparece na cozinha, ou uma centopéia, qualquer animal que não seja nocivo, eu levo lá pro quintal, que tem bastante terra e árvores, e fica depois do quintal acimentado.

Quanto à alimentação: eu já pensei nisso muitas vezes. Mas nao podemos viver de vento, ou luz...temos que nos alimentar. Então é melhor escolher aquele cuja criação foi menos danosa.
Quem sofreu mais: um animal que viveu apertado com outros, vendo os outros sendo sacrificados, esperando a sua vez, ou uma planta que levou uma vida calma no campo, e encontrou a hora da morte somente no momento em que a pessoa vem cortá-lá?
Bom, ninguém está dizendo que pessoas que se alimentam de carne são ruins, estamos apenas explicando os nossos motivos...É o direito de livre escolha e expressão, nada pessoal :wink:

Ah, vou pôr a sugestão ao passeio pro Museu no primeiro post, com os nomes das pessoas que vão, por enqt. Quem quiser ir, é só falar...
Acho que depois vou colocar um tópico de sugetsão no encontros...
 
Luna, aqui em Viçosa você só pode escolher uma das diversificações do Bacharelado. Eu escolhi Zoologia, então quando termina-la, tenho que colar grau. Não posso fazer outra diversificação depois. Mas posso fazer matérias de outras diversificações, como matérias ligadas à Genética ou à Microbiologia, mesmo que elas não estejam na minha grade de disciplinas obrigatórias. Posso até cursar Zoologia e Microbiologia, por exemplo, fazendo as disciplinas de ambas, mas no meu diploma só constará "bacharel em zoologia". Contudo, no meu currículo constarão todas as disciplinas de Microbiologia, o que mostra que eu também estudei muito de tal área.
Espero ter sido claro.

Quanto ao campo de trabalho, eu mesmo tenho dúvidas. Além de pesquisador, pode-se ser professor, por exemplo. Prestar consultoria fazendo levantamento de fauna é uma coisa que muitos fazem atualmente também.
 
Ah, obrigada pelas informações Pandatur. Então, se vc quiser que uma outra diversificação conste no seu currículo vc tem que fazer todo o curso de Biologia outra vez??

Ah, uma pergunta pro geral, principlamente quem já estudou ou está estudando Bio: vcs já fizeram pesquisa de campo? Tipo, ir estudar alguma espécie, animal ou vegetal, no próprio habitat deste? Não sei se já ouvi falar disso, mas seria legal se tivessem aulas assim....caso alguém tenha tido, fale como foi, em que ano, o que tiveram que fazer...
Na USP tem uma área verde razoavelmente grande para os estudantes de Botânica...
 
Bom, isso aí é só uma curiosidade, que eu achei por aí na net ( mais precisamente no site biologo.com.br :D ), quem quiser falar o que acha...

Juramento do biólogo

Art. 1º - Dar ao Juramento do Biólogo o seguinte enunciado: “Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”.Art. 2º - Este juramento deve ser adotado em todo o território nacional, no ato de colação de grau de Biólogo.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
 
Nossa! Vcs sao todos nazistas!!!

Vcs querem controle de natalidade?? Entao me fala... Em que paises?? em que pessoas?? Contra a vontade delas?? Como ficam os paises que ja tem crescimento negativo??

E desde quando eh problema matar uma vida?? Eu mato bacterias direto... affe...

Respondendo, a carne cozida ajudou no desenvolvimento do cerebro humano pq a carne cozida nao tem seres nocivos, mas tambem a carne fica mais nutritiva cozida (eh fica mesmo)
 
Elfon disse:
Nossa! Vcs sao todos nazistas!!!

Vcs querem controle de natalidade?? Entao me fala... Em que paises?? em que pessoas?? Contra a vontade delas?? Como ficam os paises que ja tem crescimento negativo??
-- Em q países? Nos com superpopulação (na verdade, independente de país, de acordo com a região msm).
-- Em quais pessoas? De preferência aquelas q não tem condições de sustentação, mas nas outras tá bom tb.
-- Contra a vontade delas? Tipo... eu quero um cavalo fodão... vc me dá? E paga a hípica, a ração, o treinador...? Ou ele vai ficar lá num terreno baldio catando lixo pra comer?
-- Onde tem crescimento negativo? Dae depende. Se ainda tem gente demais, está ótimo assim. Depois q a população estiver num bom tamanho, q cresça a taxa pra estabilizar - ou não, num vejo problema na ausência de pessoas.





mas tambem a carne fica mais nutritiva cozida (eh fica mesmo)
Ei... d onde q vem esses nutrientes extra?
Ah, e eu não estou querendo dizer ou te fazer achar q isso tá errado, é só q eu realmente nunca tinha ouvido falar nisso antes... e não me pareceu fazer lá mto sentido...
 
Malva Cachopardo disse:
Elfon disse:
Nossa! Vcs sao todos nazistas!!!

Vcs querem controle de natalidade?? Entao me fala... Em que paises?? em que pessoas?? Contra a vontade delas?? Como ficam os paises que ja tem crescimento negativo??
-- Em q países? Nos com superpopulação (na verdade, independente de país, de acordo com a região msm).
-- Em quais pessoas? De preferência aquelas q não tem condições de sustentação, mas nas outras tá bom tb.
-- Contra a vontade delas? Tipo... eu quero um cavalo fodão... vc me dá? E paga a hípica, a ração, o treinador...? Ou ele vai ficar lá num terreno baldio catando lixo pra comer?
-- Onde tem crescimento negativo? Dae depende. Se ainda tem gente demais, está ótimo assim. Depois q a população estiver num bom tamanho, q cresça a taxa pra estabilizar - ou não, num vejo problema na ausência de pessoas.





mas tambem a carne fica mais nutritiva cozida (eh fica mesmo)
Ei... d onde q vem esses nutrientes extra?
Ah, e eu não estou querendo dizer ou te fazer achar q isso tá errado, é só q eu realmente nunca tinha ouvido falar nisso antes... e não me pareceu fazer lá mto sentido...
Poutz, sinto muito, mas seus conceitos sao simplesmente tao simples que vc acaba falando besteira
Primeiro, seu conceito de superpopulacao se divide por paises... Me fala oq eh superpopulacao? São Paulo nao precisaria de um controle? Sendo q eh uma das maiores cidades do mundo? E a Moçambique?? Tem superpopulacao la comparada com a densidade demografica da China ou Japao (nao precisa nem checar, a desnidade demografica de Moçambique eh menor e isso nao faz juz a querer controlar a populacao la)??

Sustantacao, claro q eh facilimo dizer que aquelas criancas de puro osso e pele vivem em uma familia sem sustentacao, mas agora me diga, como vc colocaria exatamente num relatorio oq seria uma familia sem sustentacao?

E nossa, vc ta comparando o querer e o consumir com um direito da VIDA da pessoa de se reproduzir! E se num exemplo classico a familia vai querer filhos parar honrarem a tribo dela? Vc vai negar a cultura delas tambem??

Poxa vc realmente cabulou suas aulas de geografia no colegio ne? Vc nem sabe como funciona a taxa de crescimento vegetativo (TCV)... Eh, vamo deixar os paises com TCV negativo diminuindo a populacao jovem e aumentando os idoso so para piorar ainda mais desde os problemas de mao-de-obra ate aposentadoria, para diminuir a populacao, ja q de alguma forma magicamente a populacao vai se estabilizar! Como ninguem pensou nisso? Que imbecis sao os Ingleses de nao terem pensado nessa alternativa


E eu num me lembro pq a carne fica mais nutritiva, so vi no discovery q a carne ficava mais nutritiva e fez com q o cerebro humano ficasse maior e mais eficiente
 
Elfon disse:
Malva Cachopardo disse:
Elfon disse:
Nossa! Vcs sao todos nazistas!!!

Vcs querem controle de natalidade?? Entao me fala... Em que paises?? em que pessoas?? Contra a vontade delas?? Como ficam os paises que ja tem crescimento negativo??
-- Em q países? Nos com superpopulação (na verdade, independente de país, de acordo com a região msm).

Poutz, sinto muito, mas seus conceitos sao simplesmente tao simples que vc acaba falando besteira
Primeiro, seu conceito de superpopulacao se divide por paises...
Não, vc q perguntou por países. E eu respondi q seria mais adequado por região. São Paulo e João Pessoa, por exemplo são duas capitais do mesmo país, em situações completamente diferentes. Era uma pegadinha? Pode ver alí q eu não caí.

Sustantacao, claro q eh facilimo dizer que aquelas criancas de puro osso e pele vivem em uma familia sem sustentacao, mas agora me diga, como vc colocaria exatamente num relatorio oq seria uma familia sem sustentacao?
Quem não tem onde morar e depende de esmola, por exemplo. Ou em um emprego onde ganha menos d meio salário mínimo. Ou msm mais, mas ainda assim insuficiente pra alimentar o casal e mais a penca d filhos q costumam ter - mtas vezes até por não conseguirem evitar (seja por falta d informação, por não poder comprar anticoncepcionais/preservativos, por não abrir mão de sexo no período fértil já q não tem mais nada legal pra fazer).

E nossa, vc ta comparando o querer e o consumir com um direito da VIDA da pessoa de se reproduzir!
Vc está se referindo ao cavalo q eu falei? Estava dando exemplo de uma forma de vida. A qual eu pessoalmente, na grande maioria das vezes, prezo mto mais q uma criança.

E se num exemplo classico a familia vai querer filhos parar honrarem a tribo dela? Vc vai negar a cultura delas tambem??
Bem, eu não falei que deveria-se proibir completamente a reprodução, mas impedir q a população continue aumentando (pelo menos até chegar a um certo ponto). E sendo q cultura tb não é algo q deva-se sempre querer manter... ou vc é a favor da mutilação das mulheres mulçumanas, e quebra dos pés das chinesas tb? Afinal, é a cultura deles...

Poxa vc realmente cabulou suas aulas de geografia no colegio ne?
Nope, eu saí da escola no começo da 5ª série, a partir daí fiz provas de supletivo e um pré-vestibular (o qual eu realmente não aguentei geografia ou história... fiz só o primeiro semestre sem a menor concentração nas aulas).

Eh, vamo deixar os paises com TCV negativo diminuindo a populacao jovem e aumentando os idoso so para piorar ainda mais desde os problemas de mao-de-obra ate aposentadoria,
Já me vieram falar disso uma vez q eu estava falando d situações como São Paulo e Rio de Janeiro... Tem tanto jovem sobrando por aqui q por um bom tempo isso não seria problema pra gente...



E outra coisa q tb tem a ver com esse assunto, é q quase todos querem ser jovens pra sempre, não querem morrer, e ainda assim querem ter filhos, mtas mulheres até depois de velhas, dependendo de fertilização artificial e com alto risco durante a gravidez.

Mas parece q esquecem q a procriação é justamente pra substituir os q morrem, e não pra cohabitarem trocentas gerações... (ok, depende da espécie, mas é o nosso caso)
É preciso q alguns morram pra abrir espaço pros novos.
 
Malva Cachopardo disse:
Elfon disse:
Malva Cachopardo disse:
Elfon disse:
Nossa! Vcs sao todos nazistas!!!

Vcs querem controle de natalidade?? Entao me fala... Em que paises?? em que pessoas?? Contra a vontade delas?? Como ficam os paises que ja tem crescimento negativo??
-- Em q países? Nos com superpopulação (na verdade, independente de país, de acordo com a região msm).

Poutz, sinto muito, mas seus conceitos sao simplesmente tao simples que vc acaba falando besteira
Primeiro, seu conceito de superpopulacao se divide por paises...
Não, vc q perguntou por países. E eu respondi q seria mais adequado por região. São Paulo e João Pessoa, por exemplo são duas capitais do mesmo país, em situações completamente diferentes. Era uma pegadinha? Pode ver alí q eu não caí.
Nao, nao era uma pegadinha, perguntei em geral, nao tenho q dizer em q estado, cidade, regiao, ou tenho?? E vc nao respondeu nenhuma das minhas perguntas de superpopulacao, ja q eh um conceito tao geral q vc poderia dizer q a China tem uma superpopulacao assim como Sao Paulo, e isso nao faz com q eles tenham de ser paises com controle de natalidade, ja q, alias, o processo de uma populacao jovem muito grande eh um processo pelos quais os paises precisam passar... Pq vc acha q as mulheres de Angola tem tantos filhos?? Pq a maioria morre e alguns chegam a idade adulta, eh tao conhecido no mundo selvagem como no mundo geografico esse fato...

Sustantacao, claro q eh facilimo dizer que aquelas criancas de puro osso e pele vivem em uma familia sem sustentacao, mas agora me diga, como vc colocaria exatamente num relatorio oq seria uma familia sem sustentacao?
Quem não tem onde morar e depende de esmola, por exemplo. Ou em um emprego onde ganha menos d meio salário mínimo. Ou msm mais, mas ainda assim insuficiente pra alimentar o casal e mais a penca d filhos q costumam ter - mtas vezes até por não conseguirem evitar (seja por falta d informação, por não poder comprar anticoncepcionais/preservativos, por não abrir mão de sexo no período fértil já q não tem mais nada legal pra fazer).
Ah sim, entao no Brasil teremos uma taxa gigantesca de pessoas incapazes de uma sustentacao familiar, principalmente no Nordeste, ja q um Boia-Fria nao tem carteira assinada, ou seja, de acordo com a lei ele nao ganha salario e ele esta abaixo de meio-salario minimo, assim como milhares de pessoas em Sao Paulo que nao tem carteira assinada ou tem trabalho sazonal e logo estao teoricamente desempregados e com menos de meio salario minimo... E entao ja q na sua lei esta clara, vem a ONU, faz uma porcentagem da populacao ficar esteril e onde eles vao, nos ricos? Na sua casa?? Nao, eh obvio q nao, eles vao nos pobres, nos coitados que morrem para sobreviver e possuem filhos trabalhando e precisam de mais filhos trabalhando para a sustentacao da casa.

E nossa, vc ta comparando o querer e o consumir com um direito da VIDA da pessoa de se reproduzir!
Vc está se referindo ao cavalo q eu falei? Estava dando exemplo de uma forma de vida. A qual eu pessoalmente, na grande maioria das vezes, prezo mto mais q uma criança.
Entao sua comparacao de esterilizacao contra a vontade de uma pessoa que quer ter filhos eh totalmente sem sentido, continuo com a pergunta, vc acha q devem esterelizar as pessoas contra sua vontade?? Vc quer tambem um governo ditatorial mandando oq vc fazer com sua vida??

E se num exemplo classico a familia vai querer filhos parar honrarem a tribo dela? Vc vai negar a cultura delas tambem??
Bem, eu não falei que deveria-se proibir completamente a reprodução, mas impedir q a população continue aumentando (pelo menos até chegar a um certo ponto). E sendo q cultura tb não é algo q deva-se sempre querer manter... ou vc é a favor da mutilação das mulheres mulçumanas, e quebra dos pés das chinesas tb? Afinal, é a cultura deles...
A cultura eh algo a ser respeitado, cada pais tem o seu processo de formacao de cultura, vai impor valores contrarios a sua cultura oq acontece? Vide o terrorismo que vc ve todos os dias no jornal e na TV! Isso pq vc pegou os exemplos mais tragicos da cultura, agora pega todo o resto da cultura, construida por seculos, milenios e quer destruir em alguns anos?? E a cultura sim deve-se manter para sempre se alterando ao seu proprio modo de vida de uma forma continua, nao numa quebra dogmatica, q eh o exemplo em si do terrorismo (terrorismo que tem duas faces)

Eh, vamo deixar os paises com TCV negativo diminuindo a populacao jovem e aumentando os idoso so para piorar ainda mais desde os problemas de mao-de-obra ate aposentadoria,
Já me vieram falar disso uma vez q eu estava falando d situações como São Paulo e Rio de Janeiro... Tem tanto jovem sobrando por aqui q por um bom tempo isso não seria problema pra gente...

E dai q nao seria problema para gente a quantidade de jovens?? Eh para uma quase toda parcela dos ditos Paises de Primeiro Mundo (apesar de eu ser contra essa expressao) e eh um problema a ser resolvido, e controle de natalidade eh q nao vai ajudar.


Mas parece q esquecem q a procriação é justamente pra substituir os q morrem, e não pra cohabitarem trocentas gerações... (ok, depende da espécie, mas é o nosso caso)
É preciso q alguns morram pra abrir espaço pros novos.
Ah, quer dizer q a minha mae me teve so para substituir os mortos... Tai uma boa explicacao para quem acha q o amor nao existe, ou muito menos o sentimento de carinho pela maternidade, o desejo de passar adiante todos os ensinamentos e valores adiante na vontade de se fazer um mundo melhor...
Mas eu simplesmente nao sou um desses....
 
Alguns comentários esparsos:

1. Não é correto dizer que um ser vivo é mais "evoluído" que outro; bactérias extremófilas são extremamente simples e existem há bilhões de anos, muito bem adaptadas ao seus respectivos nichos. Aumento da complexidade não é necessariamente uma consequência obrigatória da evolução, como foi o caso de alguns parasitas. E evolução é mudança, não necessariamente "aprimoramento".

2. Quanto à dieta carnívora do homem x aumento da capacidade encefálica, saíram vários artigos no ano passado sobre o tema. Só é necessário tomar cuidado para não cair em lamarckismo; as populações que ingeriam proteína animal ( talvez outros nutrientes derivados da carne, não me recordo ) tinham um melhor desenvolvimento do cérebro _durante as suas vidas_ ( o que traz grandes vantagens, do ponto de vista evolutivo ) sobrevivendo para poder se reproduzir.

3. Frangos e bois morrem em ambiente selvagem. Por quê? Porque são o resultado de milhares de anos de seleção artificial conduzida pelo homem com o objetivo de satisfazer suas necessidades alimentares.

Sou contra a caça de animais terrestres selvagens, mesmo com a finalidade de obtenção de alimento, visto que existem alternativas feitas exatamente para suprir essa necessidade: frangos e bois. A caça pode vir a ser realizada como mecanismo de controle de população, mas talvez eu só considere aceitável nessa hipótese.

4. A mistura de uma leguminosa + um cereal garante 8 dos aminoácidos essenciais para a dieta de um humano adulto. Crianças no entanto necessitam ainda da histidina e arginina, ausentes em vegetais, presentes somente na carne animal.

Vegetais também não são fonte de colesterol, álcool necessário para a formação de diversos hormônios além de estar presente na constituição da membrana celular de animais.

Nós possuímos metros de intestino delgado, suco gástrico contendo pepsina e dentição mista porque somos animais onívoros.
 
Stein disse:
1. Não é correto dizer que um ser vivo é mais "evoluído" que outro; bactérias extremófilas são extremamente simples e existem há bilhões de anos, muito bem adaptadas ao seus respectivos nichos. Aumento da complexidade não é necessariamente uma consequência obrigatória da evolução, como foi o caso de alguns parasitas. E evolução é mudança, não necessariamente "aprimoramento".

O Dicionário fala:
Evolução:Processo lento e contínuo de transformação, esp. aquele em que certas características ou elementos, a princípio simples, parciais ou indistintos, tornam-se mais complexos, mais completos ou mais pronunciados; desenvolvimento:

Bom.......então evolução tb pode ser usada no sentido de desenvolvimento. :wink:
 
Nariá disse:
Stein disse:
1. Não é correto dizer que um ser vivo é mais "evoluído" que outro; bactérias extremófilas são extremamente simples e existem há bilhões de anos, muito bem adaptadas ao seus respectivos nichos. Aumento da complexidade não é necessariamente uma consequência obrigatória da evolução, como foi o caso de alguns parasitas. E evolução é mudança, não necessariamente "aprimoramento".

O Dicionário fala:
Evolução:Processo lento e contínuo de transformação, esp. aquele em que certas características ou elementos, a princípio simples, parciais ou indistintos, tornam-se mais complexos, mais completos ou mais pronunciados; desenvolvimento:

Bom.......então evolução tb pode ser usada no sentido de desenvolvimento. :wink:

O dicionário está errado. Evolução é a mudança na freqüência alélica.
Não necessariamente implicando em desenvolvimento.
Depois eu pego meu livro e posto melhor... a não ser que o Stein apareça antes de mim e resolva a questão... :mrgreen:
 
Pandatur disse:
Nariá disse:
Stein disse:
1. Não é correto dizer que um ser vivo é mais "evoluído" que outro; bactérias extremófilas são extremamente simples e existem há bilhões de anos, muito bem adaptadas ao seus respectivos nichos. Aumento da complexidade não é necessariamente uma consequência obrigatória da evolução, como foi o caso de alguns parasitas. E evolução é mudança, não necessariamente "aprimoramento".

O Dicionário fala:
Evolução:Processo lento e contínuo de transformação, esp. aquele em que certas características ou elementos, a princípio simples, parciais ou indistintos, tornam-se mais complexos, mais completos ou mais pronunciados; desenvolvimento:

Bom.......então evolução tb pode ser usada no sentido de desenvolvimento. :wink:

O dicionário está errado. Evolução é a mudança na freqüência alélica.
Não necessariamente implicando em desenvolvimento.
Depois eu pego meu livro e posto melhor... a não ser que o Stein apareça antes de mim e resolva a questão... :mrgreen:

Gente..."não necessariamente" não quer dizer que não possa significar.....no meu post estava significando desenvolvimento....

E Stein... se vc diz "não necessariamente" não quer dizer que não possa significar...por tanto, é correto sim usar evoluído no sentido de desenvolvimento, aprimoramento.
Uma mudança pode ser pra melhor....a complexidade vem de uma mudança.
 
Eu ñ curto muito mas tenho uma colega que é viciadañ só nisso como em ciencias geral. Ela ama química e quer estudar quimica biologica e
 
Eh claro q vc pode dizer q um ser eh mais evoluido q o outro, inclusive vc pode montar uma arvore de evolucao em muitos casos e dizer quase precisamente em que epoca evoluiu a caracteristica X

As Archeobacterias, ou seja, as que sao extremamente simples e vivem em ambientes extremos sao pouco evoluidas pq elas simplesmente nao podem competir com as bacterias mais complexas, "refugiando-se" em ambientes mais hostis onde nao haveria necessidade de uma Eubacteria gastar tanta energia ou se adaptar nesses meios.

E eu nao disse q a carne trouxe vantagens geneticas ao homem, mas sim evolutivamente, pois o homem vai ingerir melhores nutrientes e uma carne sem seres nocivos fazendo ao longo da evolucao que este deixasse de gastar energia para por exemplo combater esses seres que viviam na carne para um uso melhor na energia para o desenvolvimento do cerebro (e sim eu sei q eh por acertos e erros da mutacao)

E vcs continuam achando certo o controle de populacoes... Que diria um bom filosofo ou um cientista social aqui?? :tsc:
 
Nao sei, eu nem so especialista e eh bem diferente de bacterias, mas eu diria que somos quase identicos evolutivamente, mas somos muito mais evoluidos que os Dinossauros
 
Elfon disse:
Nao sei, eu nem so especialista e eh bem diferente de bacterias, mas eu diria que somos quase identicos evolutivamente, mas somos muito mais evoluidos que os Dinossauros

Eu também não especialista, e não é diferente de bactérias não.
Você se diz mais evoluído que um dinossauro? Coloque-se no Jurássico então e veja se você teria alguma chance. Se os dinossauros persistissem, os mamíferos nunca teriam se desenvolvido e chegado a onde chegaram. Continuariam a serem os mesmos pequenos seres que se escondem durante o dia e atuam na sua grande maioria depois do pôr-do-sol.

Quanto ao golfinho, você não é nem mais nem menos evoluído que ele, porque esse tipo de conceito não existe. E o golfinho ainda é mais derivado que um humano, afinal, trata-se de um animal cujo antepassado saiu da água e posteriormente voltou a viver nela, enquanto no nosso caso, depois de deixar a água, o antepassado permaneceu na terra.

Vou aproveitar e deixar aqui duas frases peresentes no livro "Biologia Evolutiva" de Douglas Futuyma:

Alguns igualaram evolução com "progresso" das formas de vida "inferiores" às "superiores"(...) A própria palavra "progresso" implica direção, se não mesmo o avanço wm direção a um objetivo, mas nem direção nem objetivo são fornecidos pelos mecanismos de evolução.
 
Opa, não sei o q houve q eu não vi a notificação d resposta desse tópico...


Bem, aqui está a resposta ao Elfon, e eu espero q o tópico continue com outros assuntos pq esse aqui tá chato.

Elfon disse:
Pq vc acha q as mulheres de Angola tem tantos filhos?? Pq a maioria morre e alguns chegam a idade adulta, eh tao conhecido no mundo selvagem como no mundo geografico esse fato...
Pois é, lá tem uma taxa d mortalidade infantil relativamente alta (apesar d q, ao q parece - não, eu não tenho qq dado qnto a isso - a d natalidade ainda é MAIOR). E como vc disse, ALGUNS chegam a ser adultos, o q já deixa a população em crescimento caso esse plural represente mais d 2 na média.

E entao ja q na sua lei esta clara, vem a ONU, faz uma (...)
Perae, eu não falei em lei nenhuma. Apenas expressei o meu pensamento, q nunca se tornará uma lei a partir de mim pq eu não tenho a menor intensão d ter q fazer leis - essas coisas da área de ciências sociais e humanas eu acho um saco.

E dai q nao seria problema para gente a quantidade de jovens?? Eh para uma quase toda parcela dos ditos Paises de Primeiro Mundo (apesar de eu ser contra essa expressao) e eh um problema a ser resolvido, e controle de natalidade eh q nao vai ajudar.
Neste caso específico eu estava falando justamente de uma medida dessas aqui no Brasil - e nos outros em situação parecida.

Ah, quer dizer q a minha mae me teve so para substituir os mortos... Tai uma boa explicacao para quem acha q o amor nao existe, ou muito menos o sentimento de carinho pela maternidade, o desejo de passar adiante todos os ensinamentos e valores adiante na vontade de se fazer um mundo melhor...
Mas eu simplesmente nao sou um desses....
Isso td q vc falou aí d amor e etc é um meio q surgiu para q a vida não extinguisse (ou não necessariamente PARA ISSO, talvez POR isso, ou msm indiferente, não atrapalhou - na verdade até deve ter ajudado - então ficou). Amor, carinho pela maternidade, etc existem, mas não excluem o q eu tinha falado.


Essa é a MINHA OPINIÃO, q como eu já disse, duvido mto q eu tome alguma medida pra por em prática, portanto não vejo pq continuar a discutir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo