• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Vocês perceberam como a maioria das pessoas preferem a genética...
E não é a toa, é espetacular estudar genética com as Leis de Mendel, sistema ABO, Rh, transfução de sangue entre muitas muitas outras cositas mas...

Genética é demais, além de que eu também acho muito interessante a Origem da Vida...
 
Eu curto muito Biologia, quero mesmo eh cursar essa materia, ir pra bem longe e trabalhar com meio-ambiente/especie/especies, assim q vai ser a minha vida, bem simples =)
 
Eu sempre gostei muito de Biologia desde pequeno. Especialmente a parte de evolução biológica. No entanto, acho Botânica meio monótono. Genética é bacana.

Não pretendo cursar a carreira me baseando nas duas grandes áreas de mercado de trabalho do bacharelado/licenciatura: pesquisa e docência.

Boa sorte para você, e torça para o Lula liberar uma verba mais generosa para pesquisa de engenharia genética nas faculdades públicas.
 
Genética é a melhor parte de Biologia, é simplesmente soberbo ver "o conhecimento de Deus" e como os seres vivos são na realidade..
 
Esse ano estou tendo muitas matérias ligadas à área de biologia: parasitologia, microbiologia, imunologia, genética, patologia geral...acho q essas matérias (talvez tirando patologia) são ministradas no curso de biologia. To tendo farmacologia também, mas acho que não tem na Biologia.
 
Puxa...só vi este tópico agora... :roll:

Bom......eu sempre quis fazer biologia, adoro animais e tal......eu penso em fazer Zoologia ou ecologia....

Mas de uns dois meses pra cá uma coisa me grilou.....eu sempre fui muito ligada em discutir ética....meu pai trabalha com isso e a gente conversa muito...discussões como "devemos comer mamíferos", "domesticar é eticamente correto" sempre me interessaram muito....alguém leu a super interessante sobre isso?...mas voltando ao "grilo" eu fiquei pensando...será que eh realmente legal tirar o animal de seu habitat natural para estudá-lo?será que os ganhos do estudo dos animais compensam criar animais em cativero?....ah sei lá...isso me tira um pouco vontade de fazer biologia.... :|
 
Eu acho q varia mto... quer dizer, se ele nasceu selvagem eu sou contra domesticação forçada, e se o cativeiro não for etologicamente correto (sei lá se isso existe...) eu tb não acho legal...
Mas no caso de um gato de rua q vc convence a morar com vc, ou msmo se fosse uma jaguatirica, eu acho q é legal sim.


Mas é por isso q eu pretendo estudar o comportameno d cavalos selvagens, pra poder dar o maior conforto psicológico pros cavalos domésticos q eu venha a treinar ou criar.
O modo das hípicas e mtos haras por exemplo é completamente inadequado para eles, q são animais gregários (e nesse quesito os garanhões são quem mais sofrem em haras, e todos nas hípicas), e q foram feitos para ter espaço pra correr, isso q dá segurança a eles: liberdade para correr e fugir de eventuais predadores.
Ou seja, a baia, a casa deles, não é nem um pouquinho adequada (mas há os q se acostumam, e eu acho q talvez isso seja mais triste ainda...)


E qnto aos estudos q envolvam mto desconforto, eu definitivamente não quero ter q participar. Eu não irei trabalhar com isso, e até acho q mtos desses estudos, msmo q venham a nos trazer ou já tenham trazido benefícios, não são necessários a ponto de justificar...
 
Malva Cachopardo disse:
Eu acho q varia mto... quer dizer, se ele nasceu selvagem eu sou contra domesticação forçada, e se o cativeiro não for etologicamente correto (sei lá se isso existe...) eu tb não acho legal...
Mas no caso de um gato de rua q vc convence a morar com vc, ou msmo se fosse uma jaguatirica, eu acho q é legal sim.


Mas é por isso q eu pretendo estudar o comportameno d cavalos selvagens, pra poder dar o maior conforto psicológico pros cavalos domésticos q eu venha a treinar ou criar.
O modo das hípicas e mtos haras por exemplo é completamente inadequado para eles, q são animais gregários (e nesse quesito os garanhões são quem mais sofrem em haras, e todos nas hípicas), e q foram feitos para ter espaço pra correr, isso q dá segurança a eles: liberdade para correr e fugir de eventuais predadores.
Ou seja, a baia, a casa deles, não é nem um pouquinho adequada (mas há os q se acostumam, e eu acho q talvez isso seja mais triste ainda...)


E qnto aos estudos q envolvam mto desconforto, eu definitivamente não quero ter q participar. Eu não irei trabalhar com isso, e até acho q mtos desses estudos, msmo q venham a nos trazer ou já tenham trazido benefícios, não são necessários a ponto de justificar...

Pois eh.....eu tb acho que os que já estão domesticados paciência e tentemos dar uma vida confortavel para eles.
Pra mim o problema é quando acham uma espécie ainda não estudada e logo capturam para estudá-la........a pouco tempo eu vi uma reportagem do cachorro-do-mato, falando que ele eh muito tímido e se esconde.....mas que os pesquisadores já tinham conseguido captura-lo e já tinham filhotes nascidos em cativero......achei horrível....fiquei com a maior pena do bichinho... :(
Você acha mesmo que dá pra fazer biologia sem se meter com essas coisas estúpidas? :roll: tem tanta coisa errada na forma de tratar os animais....mesmo os mais primitivos eu acho que não podemos abusar......quanto mais um mamífero!!

Hoje eu tava pensando....tudo bem comer frango.....faz parte da nossa sobrevivencia, mas eu acho poderíamos fazer com que ele tivesse uma vida boa antes de morrer....tem granjas que deixam as galinhas trancadas até a morte.....é como se vivessem pra nos alimentar....como se fosse seu único papel no ecossistema.....idem o boi! :wink:
 
Quanto a animais em cativeiro, embora eu nao saiba ainda muita coisa, acho que não é algo indispensével. Outro dia eu assisti um documentário sobre um grupo de biólogos/zoólogos, que passaram vinte anos estudando golfinhos em seu habitat natural. Eles começaram na década de 80. Estudar o animal no próprio ambiente dele é mais difícil e demora mais, mas os resultados são bem melhores, pois os animais estão a vontade, e agindo conforme o ambiente a que estão acostumados.

Nós, os futuros ou recentes biólogos/zoólogos, podemos começar a fortalecer essa forma de pesquisa. Quem sabe se nos esforçarmos a gente consiga fazer com que daqui um tempo as pesquisas com animais sejam todas nos habitats deles mesmos.

Mas tem uma coisa que me preocupa ainda mais: as aulas práticas com animais...quero dizer, quando se tem que estudar a estrutura do organismo de um animal e pra isso se faz experiencias com o animal. Muitas vezes os animais são mortos durante as aulas, e às vezes até coisa pior :( ...há métodos alternativos, mas são mais caros, e as universidades - principalmente as públicas- dificilmente aderirão a essa nova forma de experiência.

Agora, quanto aos animais que, dizem, foram feitos pra gente comer, eu sou totalmente contra. Já li sobre a verdadeira história dos matadouros e das granjas, e não são nada bonitinhas...Sou vegetariana há seis anos e nao sinto absolutamente nenhuma falta da carne. Certos grãos suprem muito bem a necessidade de proteína, sem falar das outras vitaminas, TODAS providas pelos vegetais.

Não é só por que dizem que uma coisa é certa, que esta coisa realmente é certa. Devemos parar, pensar e ver se aquilo é mesmo o que queremos. Depois, ver o que podemos fazer para mudar. :wink:
 
Mas tem uma coisa que me preocupa ainda mais: as aulas práticas com animais...quero dizer, quando se tem que estudar a estrutura do organismo de um animal e pra isso se faz experiencias com o animal. Muitas vezes os animais são mortos durante as aulas, e às vezes até coisa pior ...há métodos alternativos, mas são mais caros, e as universidades - principalmente as públicas- dificilmente aderirão a essa nova forma de experiência.

Os poucos métodos alternativos que existem, além de mais caros, são piores que o velho e tradicional ser vivo. Afinal, o que seria melhor pra se estudar, por exemplo, fisiologia com um animal ali, funcionando na sua frente? eu gosto muito de animais, mas vejo isso nada mais nada menos como um mal necessário.
 
Gente, estava eu cá pensando...e se fizéssemos um passeio ao Museu de Zoologia da USP, que fica no bairro do Ipiranga? Faz tempo que eu estava a fim de ir lá; as visitas são monitoradas, e isso é muito bom, porque o monitor vai explicando tudo. A exposição (permanente) segue um caminho, desde a origem da vida ( eu tenho uma reportagem sobre isso, vou ler melhor e depois posto aqui ). A entrada custa dois reais.

Aí, depois de visitarmos o museu, poderíamos fazer alguma outra coisa por perto, tipo tomar um lanche...O que acham? Aqueles que moram em Sampa, e conhecem o Ipiranga, poderiam me dar uma ajuda? E tb aqueles que estiverem dispostos a dar umas dicas para alguém que nunca organizou um encontro?

Bom, a idéia está aí, espero que mais pessoas achem uma boa idéia - e espero que tenha gente pra ir, já que muitas aqui nao são de São Paulo...

Qq coisa, mandem-me mp :D
 
Puxa....adoraria ir...mas eu moro no Rio :(

Quanto a estudar animais no próprio habitat é a uma ótima alternativa :D

Já sobre a dieta eu tenho cá minhas dúvidas.......eu li que a proteína da carne é insubstituível.....nem a da soja tem o mesmo valor nutricional...tirar proteína animal de uma criança é um crime......ela tá em fase de crescimento! Os índios usam a carne só pra sobrevivencia.....se a gente fizesse o mesmo eu acho razoável....por exemplo: Um leão come uma zebra pra se alimentar...porque os homens não podem usar a carne pra se alimentar?
Eu acho que o erro tá é na maneira de tratar os animais! :wink:
 
Nariá disse:
Você acha mesmo que dá pra fazer biologia sem se meter com essas coisas estúpidas?
A carreira eu acho q sim, mas infelizmente o curso eu acho q não... :osigh:

Hoje eu tava pensando....tudo bem comer frango.....faz parte da nossa sobrevivencia, mas eu acho poderíamos fazer com que ele tivesse uma vida boa antes de morrer....tem granjas que deixam as galinhas trancadas até a morte.....é como se vivessem pra nos alimentar....como se fosse seu único papel no ecossistema.....idem o boi! :wink:
Por isso q eu evito comer frango... tá certo q tem criação de boi intensiva tb, mas acho q isso é mais comum com frangos... E evito experimentar carnes novas, pra não correr o risco de gostar (eu já adoro carne, pra mim um prato de almoço sem carne geralmente parece q falta alguma coisa....)

Já com peixe meu problema é mais ou menos oposto, pq eu tb sou contra caça predatória (e pesca não deixa d ser um tipo de caça).

Luna Telperion disse:
Agora, quanto aos animais que, dizem, foram feitos pra gente comer, eu sou totalmente contra.
Hmm... não entendi o q exatamente vc quis dizer com isso... mas eu acho q se alimentar de outros animais não tem problema, afinal todos precisam ter algum predador pra manter a população equilibrada - e é isso q falta entre a gente, pra parar com esse crescimento populacional desenfreado. Ou pelo menos temos q diminuir a taxa d natalidade, se fazemos tanta questão d morrer velhos. É só dar uma vida digna nos criatórios, permitindo-lhes espaço pra se exercitar e sociabilizar (no caso de animais sociáveis), e uma alimentação razoavelmente natural pra eles tb.

Sméagol disse:
Mas tem uma coisa que me preocupa ainda mais: as aulas práticas com animais...quero dizer, quando se tem que estudar a estrutura do organismo de um animal e pra isso se faz experiencias com o animal. Muitas vezes os animais são mortos durante as aulas, e às vezes até coisa pior ...há métodos alternativos, mas são mais caros, e as universidades - principalmente as públicas- dificilmente aderirão a essa nova forma de experiência.
Os poucos métodos alternativos que existem, além de mais caros, são piores que o velho e tradicional ser vivo. Afinal, o que seria melhor pra se estudar, por exemplo, fisiologia com um animal ali, funcionando na sua frente? eu gosto muito de animais, mas vejo isso nada mais nada menos como um mal necessário.
Eu acho q em faculdade de biologia, graduação, poderia-se (aliás, deveria-se) fazer isso com vídeos ou programas de computador, sim. Para podermos mexer com isso novamente é necessário uma pós-graduação, então q deixe-se a parte prática a cargo desse pós!

Afinal mtos irão apenas dar aulas, ou msm outras coisas q não requerem um conhecimento prático apurado.

Luna Telperion disse:
Gente, estava eu cá pensando...e se fizéssemos um passeio ao Museu de Zoologia da USP, que fica no bairro do Ipiranga?
Hunf, eu não sou daí :(
Bom, mas aproveitem bem o passeio, tomara q saia :wink:

Nariá disse:
Já sobre a dieta eu tenho cá minhas dúvidas.......eu li que a proteína da carne é insubstituível.....nem a da soja tem o mesmo valor nutricional...tirar proteína animal de uma criança é um crime......ela tá em fase de crescimento!
Olha, pelo que me deu a entender nas aulas de Biologia Celular e Molecular (eca, q nome chato e complicado), o problema das proteínas vegetais é q elas não tem todos os aminoácidos (q é o q forma a proteína) necessários pra nós, porém com uma boa variedade de vegetais se consegue suprir isso. E como vai ser tudo desmontado na digestão para reotilizar os tijolos em outra construção, não tem (pelo menos não mto) problema. Mas, por via das dúvidas, pra complementar, comam ovo e bebam laticínios! (lembrem-se: o ovo q vai fornecer energia pro embrião se desenvolver, e o leite é a principal fonte de nutrientes pra jovens mamíferos, ou seja, são nutritivos - mesmo q não se digira o açúcar do leite)

Eu até fiquei no grupo q falou sobre proteínas, mas eu não participei das reuniões e nem estudei direito o assunto...
 
Eu gosto de discussao de etica na ecologia, tenho fortes opinioes

Primeiro eu sou vegetariano, mas nao sou por ser boiola de ter dó deles ou pq a morte deles eh cruel, por mim eu mataria um boi sozinho no meio selvagem apenas com minhas unhas e dentes da forma mais facil possivel, sendo dolorosa ou nao, pois eh assim q acontece na natureza. Eu sou vegetariano de carne bovina apenas por questoes ambientais de destruicao de mata, eu nao achei outra opcao senao largar a carna bovina aqui no Brasil por tempo indefinido.

Eu ja dissequei alguns animais, eles sao enviados mortos ja, por mil razoes, seja que a lebre eh odiada em algumas fazendas ou a galinha que eh vendida na padoca para alimento, mas duvido que vc ja viu alguem dissecar um Gibão ou um Quati, tem logica por tras disso hehe. E mesmo assim eu creio q para o bem q eu farei futuramente seja melhor eu me instruir melhor (mas nao, nao sou a adepto de Maquiavel, so creio q a educacao eh necessaria). Metodos alternativos sao boiolices caras, e eu definitivamente nao posso pagar por essa regalia.

E eu adorei a ideia de visitar o Museu de Zoologia da USP :D
 
Já com peixe meu problema é mais ou menos oposto, pq eu tb sou contra caça predatória (e pesca não deixa d ser um tipo de caça).

Eu não sei.....mas eu acho que com o peixe é até um pouco melhor.......td bem que existe criação de peixe mas a vida do peixe até a morte me parece melhor do que a das aves e a dos bovinos por exemplo...eles vivem um pouco mais livres! 8-)
A caça nem sempre eh tão ruim...porque em comparação com a criação eu prefiro a caça....os índios caçam e estão em completa armonia com o ecossistema, eles caçam para sobrevivência e o animal só sofre na hora da morte....enquanto em determinadas criações ele sofre durante toda a sua vida.
 
Quê isso Elfon, desde quando ter dó dos animais é boiolice? :eek: Bom, é claro que é a opinião de cada um....
Quanto às proteínas, eu sou vegetariana desde os dez anos, e a minha alimentação sempre foi muito rica em variados tipos de vegetais, com uns quatro tipos de vegetais em cada refeição. E nao sinto absolutamente nenhuma falta; dificilmente fico doente (uma vez ou outra um resfriado, como todo mundo, mas eu saro rapidinho tomando leite com alho e suco de limão quente :obiggraz: ). Mas é claro, estou apenas falando, caso tenha alguém que queria parar de comer carne mas fica preocupado...

Agora, como disseram, alimentar-se de carne apenas para subsistência ( pra quem nao quer parar de vez) até concordo. Já que nao tem outro jeito, é melhor mesmo fazer de uma forma controlada, evitando o máximo possível o sofrimento do animal. E nas aulas de Bio, se nao tiver outro jeito....entao, como disse o Elfon:

E mesmo assim eu creio q para o bem q eu farei futuramente seja melhor eu me instruir melhor [\quote]

É isso que eu sempre penso quando vejo que nao tem outro jeito nesse caso.

Ah, mais alguém gostou da idéia do passeio?? :D
 
Vamo la pessoal! Bem que esse forum aqui eh pouco visitado hehe vai ser dificil juntar gente por aqui para ir ao museu
 
Nariá disse:
A caça nem sempre eh tão ruim...porque em comparação com a criação eu prefiro a caça....os índios caçam e estão em completa armonia com o ecossistema, eles caçam para sobrevivência e o animal só sofre na hora da morte....enquanto em determinadas criações ele sofre durante toda a sua vida.
Sim, caça pra própria alimentação, de uma comunidade de tamanho razoável (com isso eu quero dizer não mto grande), concordo plenamente. Mas a caça/pesca predatória, industrial, já colocou alguma espécie aí de peixe em risco de extinção (pelo menos foi o q eu lembro d ter ouvido falar, já um tempo atrás, não lembro qual fonte, mas me parece perfeitamente possível)

Luna Telperion disse:
Quê isso Elfon, desde quando ter dó dos animais é boiolice?
Ditto
 
Eh frescura ter dó dos animais para comer, eh a lei da selva, matar para comer

Esse negocio de caçar eh bem complicado, em nossa sociedade hoje em dia, como q, por exemplo, o Japao vai fazer para caçar? Eles sempre foram um dos maiores matadores de baleias no mundo inteiro, superando em primeirissimo deixando o segundo lugar longe, posso afirmar que eles causaram um dano terrivel as baleias azuis. Logo como que uma populacao enorme (nem to afim de ver quantos sao hehe) vai viver a base da caça hoje em dia, seria necessarias baleias e baleias por dia, peixes e peixes interminaveis, pois nao tem oq eles caçarem. Mesmo se vc ver qualquer caso no mundo, para uma populacao como a nossa eh impossivel mesmo.
Tudo bem sonhar com os celtas caçando para se sustentar, em harmonia com a natureza, mas hoje em dia ja eh mto complicado :?
 
Elfon disse:
Eh frescura ter dó dos animais para comer, eh a lei da selva, matar para comer

Esse negocio de caçar eh bem complicado, em nossa sociedade hoje em dia, como q, por exemplo, o Japao vai fazer para caçar? Eles sempre foram um dos maiores matadores de baleias no mundo inteiro, superando em primeirissimo deixando o segundo lugar longe, posso afirmar que eles causaram um dano terrivel as baleias azuis. Logo como que uma populacao enorme (nem to afim de ver quantos sao hehe) vai viver a base da caça hoje em dia, seria necessarias baleias e baleias por dia, peixes e peixes interminaveis, pois nao tem oq eles caçarem. Mesmo se vc ver qualquer caso no mundo, para uma populacao como a nossa eh impossivel mesmo.
Tudo bem sonhar com os celtas caçando para se sustentar, em harmonia com a natureza, mas hoje em dia ja eh mto complicado :?

É.....com certeza...a sociedade já está tão adaptada com a carne que chega ser complicado virar vegetariano....vc teria que mudar muito o seu cotidiano :|

Ah....como eh bom sonhar com os índios...sobrevivendo em armonia com o meio ambiente...sonhar não custa nada né? :wink:
E enquanto isso....a gente faz o que pode.... :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo