• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Elenwë disse:
Malva Cachopardo disse:
Hmm... mas esse SRY SEMPRE se ativa, sendo então o caso da reportagem um crossing-over que retirou esse gen daquela XY, ou apenas ocorreu dele não ser ativado?
Malva, eu sou meio lerda e não consegui entender muito bem o que vc quis dizer....mas, este gene SRY está localizado no cromossomo Y, portanto ele SEMPRE ativará a produção de testosterona em homens e em mulheres, que podem ocasionalmente, ter algum fragmento deste gene adquirido por crossing-over ilícito, como disse o Sméagol.
Deixa eu ver se consigo formular melhor a pergunta...
A mulher da reportagem, ela tem o comossomo Y, onde está localizado o gene SRY.
Então, o q deve ter ocorrido, é q o gene NÃO FOI ativado, ou q aquele cromossomo Y estava SEM o gene?

A ausência desse gene, eu imagino, poderia ser devido à um crossing-over que retirasse o gene SRY do cromossomo Y.
 
Puxa, faz tempo que eu não apareço aqui...

Eu queria perguntar se alguém ficou sabendo de um fato estranho, que passou no SP TV essa semana. Eu não vi, quem me contou foi a minha irmã.
Trata-se de um gorila - ou orangotango- fêmea, que depois de ter ficado alguns dias doente, ao melhorar, passou a andar ereta.

Vou dar uma olhada pela internet, e ver se acho notícias sobre isso...mas, caso alguém tenha ouvido falar, por favor, diga o que acha.

PS: Nossa, legal esse eneb, eu não sabia que teve aqui em São Paulo. Por favor, quem ficar sabendo desses eventos, poste lá no tópico de eventos científicos, além de postar aqui também, assim como a Malva fez. :D
 
Obrigada Arwen pela reportagem...
Malva, lá ta dizendo q o gene não foi ativado e q estava com defeito
mas não q ele tava ausente
Mas uma coisa q eu não entendi: Como é q até as seis primeiras semanas de
gestação o embrião não tem sexo definido, se o q define é o cromossomo Y
e não, ativação ou não ativação do gene SRY ? :o?:
 
*Artanis* disse:
Obrigada Arwen pela reportagem...
Malva, lá ta dizendo q o gene não foi ativado e q estava com defeito
mas não q ele tava ausente
Mas uma coisa q eu não entendi: Como é q até as seis primeiras semanas de
gestação o embrião não tem sexo definido, se o q define é o cromossomo Y e não, ativação ou não ativação do gene SRY ? :o?:
Bom, pelo que eu entendi, só o cromossomo Y não é o suficiente pra determinar o sexo da criança. O que conta de verdade é ter esse cromossomo com o gene SRY ativado. :)
 
Alguém aqui faz ciências biológicas ou biomédicas na unicamp, usp, unifesp, unesp ou ufscar? Se tiver, me manda uma mp por favor! As inscrições para os vestibas já estão chegando e eu queria saber um pouco mais dos cursos nessas faculdades! :wink:
 
(Humm... tinha me esquecido desse tópico...)

Essa história do SRY... A mulhar tinha o cromossomo Y, mas não tinha características masculinas porque tava faltando o SRY?

E quer dizer que, se houve um crossing-over, esse SRY pode ter ido pra um cromossomo X, e assim uma pessoa poderia ser XX mas ter caracteristicas masculinas???? Bizarro...
 
Olha que legal.


UFMG Jovem apresenta MICRODINOSSAURO DE NOVA LIMA

Coordenador " Prof. Mário de Maria"

Quem é o Microdinossauro de Nova Lima?

É um minúsculo crustáceo aquático do gênero Branchinecta, família Branchinectidae. Esta critaturinha alcança, quando adulto, uns 2,5 cm de comprimento e tem coloração esbranquiçada. Parece um camarão em miniatura.

Por que o Branchinecta é um "Microdinossauro"?

O Branchinecta pertence a um grupo animal antigo, denominado ANOSTRACA, que surgiu há uns 400 milhões de anos, durante o período Devoniano. Muitos destes, incluindo o "Microdinossauro", vivem até os dias de hoje e mantém características semelhantes às de seus ancestrais. Durante as modificações na estrutura da Terra, ao longo de sua formação, os anóstracos foram se espalhando por todo o mundo. Enquanto os dinossauros e muitos outros grupos animais e vegetais que existiam no mesmo período dos primeiros anóstracos já se extinguiram, eles sobrevivem até os dias atuais!

Onde exatamente vive os Microdinossauros?

Os Branchinecta são encontrados em poças d'águas temporárias. Estas polas surgem nos períodos das chuvas, têm pelo menos uns sete centímetros de profundidade e duram, em média, um mês e meio, devido à evaporação ou à chegada do período de seca.
Tais poças se formam em diferentes tipos de terrenos, em vários lugares do mundo. No Brasil, são encontradas bem próximos daqui, nos terrenos pertencentes à MBR (Minerações Brasileiras Reunidas - área da Mina Capão Xavier e Reserva dos Fechos) e no Parque Estadual do Rola Moça, em Nova Lima/ MG.

Como é que os Microdinossauros conseguem viver em poças de água temporárias?

É que estes bichinhos têm uma característica muito legal: a CRIPTOBIOSE. Criptobiose é a capacidade que certos animais possuem de ficar inativos por muito tempo, como se estivessem mortos. Entretanto, eles voltam à atividade biológica normal quando as condições do meio ambiente melhoram, indicando que novas poças d'águas estão formadas.
Os Branchinecta produzem ovos com uma casca super-resistente, denominados CISTOS, os quais suportam o calor, o frio e a seca. Estes cistos permanecem no solo e podem ser levados para outros locais pelo vento ou por outros animais, talvez para outras poças de chuvas! Quando volta a chover, forma-se as poças, e dos cistos eclodem as larvas.
Estas larvas passam por metamorfose com váras mudas, até se formarem adultos. Desde a eclosão até a maturidade levam somente 36 horas!
Quando atingem a fase adulta, se reproduzem. A fêmea desenvolve um saco de ovos. Mas atenção: NÃO são todos os cistos que eclodem com a PRIMEIRA ESTAÇÃO DE CHUVAS! Há cistos que só eclodem após seis ou mais estções chuvosas.... outros demoram até SETE anos! E, quando eclodem, sairá um Branchinecta "vivinho da silva"! Não é fantástico!?

...............................................................................................

Não vou colocar o resto pq cansei de digitar. Mas se alguem gostar e quiser ler o resto é só pedir.... ok?

PS: O texto apresenta essa forma simples e descontraída pois destina-se a jovens do primeiro e segundo grau.[/b]
 
Puxa, muito legal essa criatura, que coisa curiosa. A reportagem é muito comprida, Burzum? Não dá pra você colocar o resto aqui?

Alguém ouviu alguma coisa sobre clonagem de animais que estão correndo risco de extinção? Eu ouvi que isso não é muito bom por causa da variabilidade genética - que seria nula por causa da clonagem. Mas, se clonassem dois animais ( cada um a partir de indivíduos diferentes), um macho e uma fêmea, por exemplo, e depois criassem eles juntos, e um dia eles cruzassem, então haveria variabilidade genética como acontece normalmente. Qual o problema, então, se há tantas espécies beirando a extinção?
E falando nisso, esses dias eu assisti um documentário sobre as Galápagos e lá tem uma tartaruga de mais de cem anos, que é a última da sua espécie. Isso é tão triste...
 
de volta ao tópico :obiggraz:

Luna Telperion disse:
E falando nisso, esses dias eu assisti um documentário sobre as Galápagos e lá tem uma tartaruga de mais de cem anos, que é a última da sua espécie. Isso é tão triste...
Acho que ja ouvi alguma coisa sobre essa tartaruga... :think: parece que ja tentaram cruzar ela com outras de outra especie mesmo, só pra tentar salvar a espécie...mas não deu certo...
Não daria pra fazer clonagem ou coisa parecida? ou ja estão fazendo? É uma vergonha uma espécie entrar em extinção bem na nossa cara... :disgusti:
 
Espécie entrar em extinção não é vergonha. Sempre aconteceu e continuará acontecendo. Aqueles que não forem bem adaptados ao meio desaparecerão. É claro que podemos tentar evitar que espécies sejam extintas por culpa das ações humanas.

Quanto ao lance de clonar animais para tentar salvar uma espécie não adianta em nada ué. Primeiro porque nenhuma clonagem animal foi realmente bem sucedida até hoje.

Tentar salvar uma espécie depois que se deixou restar apenas um único indivíduo não adianta merda alguma. É igual fizeram com aquela ararinha azul que só restava um casal. Tá... e daí? Acham que um casal de ararinha iria adiantar alguma coisa??

Não sou entendedor de ecologia e preservação (às vezes acho que deveria fazer mais disciplinas relacionadas a isso) mas creio ser muito mais importante você fazer campanhas para preservar aquilo que ainda pode realmente ser salvo, do que tentar criar idéias mirabolantes para salvar o que não tem mais chance de vingar.
 
É claro que podemos tentar evitar que espécies sejam extintas por culpa das ações humanas.
A maioria dos animais que está em risco de extinção hoje em dia (praticamente todos, alias) está exatamente por causa das ações humanas. O que é vergonha é a humanidade destruir tanto a ponto de espécies entrarem em extinção por causa da nossa destruição. Isso não é nem um pouco natural, e se não me engano com a tartaruga aconteceu exatamente isso...

Não sou entendedor de ecologia e preservação (às vezes acho que deveria fazer mais disciplinas relacionadas a isso) mas creio ser muito mais importante você fazer campanhas para preservar aquilo que ainda pode realmente ser salvo, do que tentar criar idéias mirabolantes para salvar o que não tem mais chance de vingar.
Concordo. Mas se tiver alguma chance de vingar e já que fomos nós mesmos que destruimos, não é mais do que dever tentar salvar, né...

mudando de assunto....
Panda, você ta aí na UFV, né?
Eu tava pensando em prestar esse ano, ams queria saber da universidade. um professor meu disse que ja esteve aí em Viçosa há muito tempo atras e ele disse que a Universidade é ótima, linda, maravilhosa e a cidade é pequena, mas muito charmosa...Isso confere??
 
Gente....alguém sabe de algum site bom sobre insetos?..algo assim que fale sobre as espécies de cada um e principais características? :)
 
Opa, esse vai pros meus favoritos!


E olhem só esse site aqui q eu achei outro dia...

Na verdade, inicialmente, eu achei q seria bem mais engraçado do que é... mas dá pra dar algumas risadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo