• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Luna: já ouviu dizer que as bananeiras vão entrar em extinção? É porque elas não tem reprodução sexuada (talvez eu tenha me expressado mal no outro post). Suas flores não são fecundadas, logo os frutos (bananas) não tem sementes.

O que vemos pra fora da terra são galhos da árvore, que tem o tronco enterrado e horizontal (ou pelo menos eu sempre visualisei como sendo nessa posição), e pra introduzi-la em um novo local pega-se um pedaço de uma bananeira já existente, pra q continue crescendo em outro lugar.

Erm... espero q dessa vez eu tenha consegiudo ser clara... se aina não, pergunta denovo q eu deixo pra outra pessoa explicar! (ou vou procurar em algum lugar pra poder me basear direito).
 
Nossa nam imaginava q existisse um topico desses. Adoro biologia! Qro ser veterinario ou Zoologo e adoro discutir biologia!!!! :D , mas tbm ainda estou no Ensino Medio( 1° ano).
alguem ae cursa veterinaria?
 
Talvez eu ainda venha a cursar!
Mas, pensando na tua pergunta... num lembro d ninguém q curse ou seja veterinário aqui no forum não...


AH, lembrei d uma, mas acho q ela nem frequenta mais a Valinor... acho q o nick dela aqui tb era Elbereth Gilthoniel (eu a conheci através da Toca-RJ, e já quase não postava mais aqui qndo eu entrei).
 
Já estou praticamente decidido que vou fazer faculdade de Biologia. Sou fascinado pela matéria. :grinlove:

Meu único problema é que eu não quero estudar Biologia pra depois ficar trancado no laboratório trabalhando com engenharia genética. Quero trabalho de campo, contato direto com a natureza. E o campo para isso é pequeno e mal-remunerado, pelo que eu sei... :tsc:
 
Bri Guardian e Eönwë, sejam bem vindos ao tópico e ao grupo dos amantes da Biologia. Infelizmente, como eu ainda não terminei a escola, não posso esclarecer muito a vcs...

Mas...( :) ), talvez eu possa te dar uma pequena esclarecida, Eönwë. Se você não quer trabalhar com genética tem muitas outras possibilidades. Vc pode fazer Botânica, Zoologia, Paleontologia... e vc nao precisa tirar o título de licenciado ( para lecionar), apenas o de bacharel ( que é a minha intenção). O bacharel pode trabalhar em instituições de pesquisa, públicas ou privadas, como jardins botânicos, museus zoobotânicos, parques e reservas ecológicas.

No dia 29 que passou, eu fui a uma visita ao Instituto de Biociências da USP, onde conheci o trabalho de um etnobotânico ( uma ramificação da Botânica que estuda as relações entre a História humana - o que inclui crenças, costumes, conhecimentos passados de geração a geração, etc.- e as plantas por nós utilizadas. Esse etnobotânico ( que está cursando o 4º ano) nos falou sobre a sua iniciação científica, que ele faz em um local cujo nome eu nao me lembro ( :roll: ) mas que é no interior de SP, onde os poucos habitantes têm muito contato com a natureza e são bem tradicionais, principalmente no que se trata de crendices populares. Ele vai à casa das pessoas, pede que elas lhe mostrem as plantas que conhecem, com as quais lidam no seu dia-a-dia, ele vai anotando tudo, coleta amostras, e assim vai...
Os zoólogos podem estudar anatomia, fisiologia, comportamento animal, e pelo o que me disse um professor, eles também fazem estudos sobre reprodução animal, que tem que ser feita em campo...

Agora, quanto à remuneração, eu não sei muito - na verdade quase nada- mas eu li uma reportagem sobre a profissão de biólogo uma vez e, segundo a revista, o formando pode receber, num estágio em institutos de pesquisa, salários por volta de R$700,00, por 4 horas de trabalho/ dia. Depois de estagiar, o biólogo pode ganhar 1500,00, e junto com esse salário, dependendo da instituição, ele pode receber uma bolsa de pesquisa, aumentando até para R$ 2200,00. Mas não posso dizer que essas informações são fidedignas. Eu acho que isso depende muito do que vc vai fazer e onde vai travalhar...

Bom, aqueles que fazem Biologia acho que poderão ajudar mais, e aproveitando o tópico, vou fazer aqui uma perguntinha...
Dentro da Zoologia, quais mais possilbilidades de especialização existem?
E alguém sabe alguma coisa sobre a pessoa que estuda comportamento animal? Eu perguntei lá na USP e me disseram que é preciso fazer dois anos de biologia básica, e depois fazer Psicologia animal, se não me engano...mas eu gostaria de saber uma pouco mais; quem puder, por favor... :wink:
 
brigado pelas boas vinda :D
vc cursa biologia na USP/esta em q ano?
eu pensei em biologia tbm, mas nao sei axo q prefiro veterinaria, mas nao pra ficar cuidando d cachorro d madame, trabalho d campo e pesquisa...
Axo q quando prestar vetibular vo presta veterinaria na USP e biologia na UNICAMP (eu moro em campinas).....
alguem mais c enteresa por veterinaria?
 
Como eu já disse, eu me interesso! :)

E respondendo/complementando a Luna:
O nome do ramo q estuda o comportamento animal é a etologia (talvez tenha psicologia animal a parte tb, num sei), q é um dos ramos q eu mais quero seguir, mas ainda num tenho mtoa informação a respeito não... Em ecologia III q tive nesse período a matéria era essa, mas eu achei MUIIITO fraquinha... parece q a professora nem gosta mto dessa disciplina, e não me pareceu saber mais do q dizia nas apostilas q pediu pra gente xerocar.

E sobre bacharelado ou licenciatura, bem, eu não estou nem um pouco afim d fazer licenciatura, mas o q tá todo mundo me dizendo é q pra conseguir vaga pra fazer outra coisa, é nescessário uma pós-graduação. E por isso é melhor licenciatura, o q abre a possibilidade de se dar aula e ainda pode fazer a pós nas msmas áreas q o bacharel, e depois desse pós já não faz mais diferença ser licenciado ou bacharel. Na verdade, pensando bem, acho até q um recém-licenciado pode fazer as msmas coisas q um recém-bacharel e ainda dar aula (mas disso eu não tenho certeza).
 
Na verdade, pensando bem, acho até q um recém-licenciado pode fazer as msmas coisas q um recém-bacharel e ainda dar aula (mas disso eu não tenho certeza).
numa palestra q eu tive, a palestrante disse pra gente fazer o bacharelado e a licenciatura q era melhor e mais garantido.....
mas, se naum me engano, ha coisas q um bacharel pode e um licenciado naum pode fazer, mas vou tentar saber mais do assunto...

andei lendo uns posts....acho q tb vou seguir etologia...eh mais a minha cara.queria zoologia, mas naum to mto afim de abrir bichinhos no meio.... :( ..foi exatamente por isso q desisti de veterinaria....
 
Eönwë disse:
Quero trabalho de campo, contato direto com a natureza. E o campo para isso é pequeno e mal-remunerado, pelo que eu sei...
O campo é pequeno para a pesquisa, seja ele em engenharia genética ou com trabalhos na área de zoologia. A área de pesquisa é limitada....

Luna Telperion disse:
o formando pode receber, num estágio em institutos de pesquisa, salários por volta de R$700,00, por 4 horas de trabalho/ dia. Depois de estagiar, o biólogo pode ganhar 1500,00, e junto com esse salário, dependendo da instituição, ele pode receber uma bolsa de pesquisa, aumentando até para R$ 2200,00
Um tanto utópico isso...
No fim, o formando mal consegue um emprego, ainda mais com pesquisa. Ele acaba sendo professor mesmo, para não passar fome!!!

Malva Cachopardo disse:
Na verdade, pensando bem, acho até q um recém-licenciado pode fazer as msmas coisas q um recém-bacharel e ainda dar aula (mas disso eu não tenho certeza).
Um licenciado só pode ministrar aulas em Ciências ou Biologia.
O bacharel que é na verdade o "biólogo", é ele que está habilitado para trabalhar com pesquisa e dar aulas para o ensino superior.

Por isso é interessante fazer licenciatura e bacharelado, pois dificilmente vc vai conseguir emprego de cara em algum órgão de pesquisa ou em alguma universidade.
Ainda mais nesta profissão onde os títulos contam muito!!! Sem um mestrado, no mínimo, dificilmente vai conseguir trabalhar com pesquisa ou dar aula em alguma universidade (pesquisa e ensino).

É um tanto complicado se pensar na profissão de biólogo, depois da faculdade é que o bicho pega!!! :|
 
É, Elenwë, esses pensamentos às vezes me oprimem. Não tenho jeito nenhum pra professora, queria mesmo era fazer pesquisa de campo, mas infelizmente, as coisas não são sempre como a gente quer...o jeito é não perder as esperanças, se dedicar, e torcer pra ter sorte e conseguir aquele trabalho com que sonha. É claro que é preciso muito trabalho, e trabalho duro. Não excluo a possibilidade de ter de fazer alguma coisa que não me agrade tanto quanto aquilo com o que eu gostaria qd for bióloga, mas tenho convicção de que mais dia menos dia eu vou chegar lá.

O meu lema é: Desde que você faça uma coisa com convicção, e por prazer, e se esforçar muito para conseguir o que quer, você consegue.
Alguns podem achar isso bobo, mas se a gente não acredita na pópria força, vai acreditar em que?


Bri Guardian disse:
vc cursa biologia na USP/esta em q ano?
hehe, quem me dera já estar lá...Mas por enquanto estou no terceiro ano do colegial.

eu pensei em biologia tbm, mas nao sei axo q prefiro veterinaria, mas nao pra ficar cuidando d cachorro d madame, trabalho d campo e pesquisa...
Axo q quando prestar vetibular vo presta veterinaria na USP e biologia na UNICAMP (eu moro em campinas).....
alguem mais c enteresa por veterinaria?

Teve um tempo que eu fiquei em dúvida entre Biologia e Veterinária, mas logo vi que não tenho jeito pra abrir bicho...
 
Ah, sim..eu sei que terei que abrir pelo menos algum bicho durante a faculdade, mas não preciso seguir uma carreira em que isso seja feito o tempo todo, isto é, como veterinária...E acredito - espero- que se for preciso fazer alguma(s) aula(s) prática com animais, que não seja com animais vivos...

Sméagol disse:
Abrir bicho??? Você não precisava ser uma cirurgiã veterinária...

Mas durante a faculdade não é preciso fazer aulas práticas?? Bom, eu acho ( com meus limitados conhecimentos) que na faculdade de veterinária esse tipo de aula é bem mais frequente do que na faculdade de Biologia.
Ainda mais se eu seguir por um ramo como a Botânica, ou a Etologia...
 
ae pessoal eu queria saber quem aqui se interessa sobre efeitos especiais entre no topico(efeitos especiais e vejam como saum feitos)

vlw! qqr me mandem mp's!
 
bem sobre a faculdade de veterinaria meus companheiros.... vou falar uma coisa para vcs.... sabe como eles sao conhecidos nos CAMPUS? CAPAGATOS ...... afinal eh so isso q eles fazem..... tah bom.... nao eh SO isso.... mas 90% do trab eh ..... portanto.... acho q vcs vao ter q cortar bixinhus sim ... e varios..... mas acho tb q vcs vao estudar muito sobre anatomia comparada afinal se nego chegar com um cavalo na sua clinica de "capargato" vc vai ter q saber no minimo onde fica o coraçao do bixo e saber q ele nao tem os 3 estomagos do boi *minha namorada esta dizendo q acha q sao dois... e eu como faço fisica nao vou discutir... afinal vcs biologos e capagatos q sao malucos q se entendam..... :lol: *

bacharel nao pode dar aula ( mas isso eh so na teoria ... afinal isso aki eh Brasil)

Dwarf
 
Luna Telperion disse:
Ah, sim..eu sei que terei que abrir pelo menos algum bicho durante a faculdade, mas não preciso seguir uma carreira em que isso seja feito o tempo todo, isto é, como veterinária...E acredito - espero- que se for preciso fazer alguma(s) aula(s) prática com animais, que não seja com animais vivos...

Sméagol disse:
Abrir bicho??? Você não precisava ser uma cirurgiã veterinária...

Mas durante a faculdade não é preciso fazer aulas práticas?? Bom, eu acho ( com meus limitados conhecimentos) que na faculdade de veterinária esse tipo de aula é bem mais frequente do que na faculdade de Biologia.
Ainda mais se eu seguir por um ramo como a Botânica, ou a Etologia...

Entendi. Mas com certeza você terá de abrir algumas rãs e alguns ratos, por exemplo, nas aulas de fisiologia...

Realmente na veterinária devem ter aulas básicas de cirurgia, como na medicina tem, mesmo não dando o título de cirurgião aos formandos...
 
Deixar de ser veterinário pq tem q abrir alguns bichos
soa um pouco estranho pra mim. Eu penso assim, se vc quer seguir carreira veterinária é pq vc gosta mt de animais e quer ajuda-los e se vc tem conhecimento pra isso por que não faze-lo? Por que não ser veterinário cirurgico? As pessoas tem uma grande repulsa em ver o interior de algum ser,
ou só de ver sangue alguns ja enjoam
mas eu acho q deveriam encarar de uma forma mais normal esse tipo de coisa
afinal somo feitos assim, todos somos feitos de um organismo super complexo
q é maravilhoso estudar e ver q existem tantas coisas para se pesquisar e descobrir. Acho q conforme vc estuda e aprende mais sobre os organismo
este sentimento de repulsa vai se distanciando.
Agora na faculdade as coisas mudam um pouco, vc abri os bichos mas não para
ajuda-los mas para aprender sobre eles, cobaias é um assunto um pouco complicado, e torço para q um dia o uso das mesmas em estudos ou em pesquisas seja o menor possível.

O meu lema é: Desde que você faça uma coisa com convicção, e por prazer, e se esforçar muito para conseguir o que quer, você consegue.
Alguns podem achar isso bobo, mas se a gente não acredita na pópria força, vai acreditar em que?

Concordo com vc Luna, temos q torcer e lutar para q a carreira q escolhemos seguir creça e tenha mais investimentos. Sem dúvida, as pesquisas científicas
são essenciais para a evolução humana, e poderia mt bem ser melhor investidas num país tão biodiverso como o Brasil.
 
:wink: Mais um no tópico :lol:

Biologia? Eu adoro biologia, exceto pela parte de botânica (eu acho muito chato estudar plantas ¬¬')... Na verdade minha mãe é bióloga e dá aulas em três escolas, então eu sei algo sobre o curso. É claro que em alguns momentos bichos serão abertos !

Sméagol:
Você faz faculdade de medicina? =D Deve ser muito legal! Eu quero ser médico, mas ainda não decidi se quero ser cirurgião ou não :? Pelo que li vc vai ser cirurgião, certo? Eu simplesmente acho o corpo humano bonito e não conheço muita gente que faz medicina, por isso seria legal se eu pudesse conversar com você sobre o assunto =P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo