• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cavalheirismos

Sobre o que diz o Peregrin, cavalheiro é por definição uma pessoa nobre, educada, gentil. Pessoalmente não acho que tenha nada de machismo alguém se preocupar em abrir portas, andar no lado do meio-fio quando estão na calçada, etc.

É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza.

Vendo poresse ângulo, eu concordo, mas vamos analisar também que cavalheirismo e machismo andaram de mãos dadas por muito tempo. Talvez por isso eu prefira ser uma pessoa gentil a me considerar um cavalheiro...

Peregrin disse:
Eu carrego as compras pra minha mãe.

Até aí eu também...

Minha mãe tem mais de 50 anos, é bem mais velha que eu, é uma questão de respeito, afeto e educação. Aliás, é mais do que cavalheirismo... pra mim isso é uma questão de bom senso, quase uma obrigação.

Eu acho que a maioria das pessoas confunde cavalheirismo com gentileza e educação, esse é o problema. O cavalheirismo é um resquício da cultura machista e patriarcal que dominou (e de certa forma ainda domina) o país e, como tal, deveria ser evitado.
Agora, isso não impede ninguém de ser gentil e educado.

Inclusive mini-dicionários.

Gentil adj. 2 gên. 1. Que tem nobreza; 2(fig) delicado;amável; 3. Delicadeza

Cavalheiro s.m 1. Homem educado e de bons sentimentos; 2. homem que acompanha uma mulher; adj. 3. distinto, nobre, cavalheiresco.

Eu acho que cavalheirismo é bem diferente de gentileza. Algumas pessoas insistem nisso, mas é bem diferente.
Leiam isso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u29736.shtml
Bom, a verdade é que a discriminação sexual é uma coisa muito maior do que a gente pensa, e ocorre muito mais do que a gente vê.
Essa "atitude" de cavalheirismo, é uma coisa ultrapassada. Surgiu no início do século passado(eu não tenho certeza, mas acho que sim).
E a verdade é que é uma coisa machista sim. Não que seja uma agressão as mulheres; já que a maioria delas gostam disso; mas isso surgiu em uma época em que as mulheres eram totalmentes submissas aos homens.
E isso não passa de uma forma de discriminação sexual. Uma discriminação leva à outra, e assim vai. Portanto uma hora vamos chegar ao estágio de países muçulmanos, em que mulheres que andam na rua com uma calça jeans são apedrejadas.
Eu acho que alguns homens manifestam essa atitude por pura inocência e desejo de agradar as mulheres, e outros só pra posarem de "educadinhos".
Mas é uma forma de discriminação sexual, por mais sutiul que seja. Da mesma forma que se eu tiver uma pequena discriminação contra pobres, nem que seja dizer que eles não são muito inteligentes, esse preconceito vai crescer; a mesma coisa acontece com o cavalheirismo.

I am Gandalf disse:
E a verdade é que é uma coisa machista sim. Não que seja uma agressão as mulheres; já que a maioria delas gostam disso; mas isso surgiu em uma época em que as mulheres eram totalmentes submissas aos homens.

Como disse Ana Lovejoy: "É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza."

Machismo é uma agressão contra a mulher. Cavalheirismo não pode ser considerado machismo porque é uma gentileza, uma delicadeza.

E isso não passa de uma forma de discriminação sexual. Uma discriminação leva à outra, e assim vai. Portanto uma hora vamos chegar ao estágio de países muçulmanos, em que mulheres que andam na rua com uma calça jeans são apedrejadas.

Nossa, de onde foi que você tirou isto??? Apedrejamento pela mulher usar calça jeans??? Isso nunca aconteceu e nunca acontecerá no Brasil.
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher? No dicionário tem os sinônimos de cavalheirismo: nobreza, gentileza, delicadeza, distinção. Essas são todas virtudes.

Eu acho que alguns homens manifestam essa atitude por pura inocência e desejo de agradar as mulheres, e outros só pra posarem de "educadinhos".

Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio! O cavalheiro valoriza a mulher. Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?

Siëlenor disse:
I am Gandalf disse:

Como disse Ana Lovejoy: "É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza."

Machismo é uma agressão contra a mulher. Cavalheirismo não pode ser considerado machismo porque é uma gentileza, uma delicadeza.

Nossa, de onde foi que você tirou isto??? Apedrejamento pela mulher usar calça jeans??? Isso nunca aconteceu e nunca acontecerá no Brasil.
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher? No dicionário tem os sinônimos de cavalheirismo: nobreza, gentileza, delicadeza, distinção. Essas são todas virtudes.

Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio! O cavalheiro valoriza a mulher. Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?

a voz do povo é voz de deus , ninguem melhor que elas para dizer se é ou naum machismo ... se elas dizem que naum esta acabado , pq os homens insistem tanto nesta ideia ? :roll:

Ana Lovejoy disse:
I am Gandalf disse:
Eu acho que cavalheirismo é bem diferente de gentileza. Algumas pessoas insistem nisso, mas é bem diferente.

Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza :roll:

Pois é...

Acho que vocês é que estão confundindo o real significado de "cavalheirismo".

*Parem de tacar pedra!Ai!*
Olha, não é questão de delicadeza, ou enxegar nisso virtude ou fraqueza. O que vc disse não fez muito sentido pra mim...
Eu disse em países muçulmanos... Eu disse isso pq uma professora minha contou como foi a "agradável" viagem dela a um país muçulmanos, exceto por esse incidente, claro.(Começaram a tacar pedra nela no meio da rua, e ela teve que sair de lá correndo)
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher?
Eu disse discriminação sexual. A imagem de frágil que homens, e as próprias mulheres; tem de si mesmo como frágil, é uma discriminação sexual! Mulherr frágil não serve pra ser chefe, não serve pra ser presidente de multinacional, não serve pra governar um país, não serve pra ser astronauta. E se vc parar e observar são justamente as mulheres que se livram do estereótipo de frágil, é que tem uma carreira bem-sucedida.
Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio!
Inocência pq no desejo de agradar as mulheres, alguns acabam discriminando elas.
Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?
Muita gente gosta de fazer pose...
a voz do povo é voz de deus , ninguem melhor que elas para dizer se é ou naum machismo ... se elas dizem que naum esta acabado , pq os homens insistem tanto nesta ideia ?
Se a voz do povo, fosse a voz de Deus, na época do nazismo na Alemanha, deus seria a favor.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus, Deus seria a favor da guerra no Afeganistão; nos EUA.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus; muitos absurdos aconteceriam.
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza
Eu realmente acho incrível algumas pessoas insistirem nisso. Mas vamos lá...
Sim, o dicionário define cavalheiro como gentil. Mas gentil em relação a mulher. Se outro homem for educado comigo eu vou dizer que ele é cavalheiro? Não. Ele é educado. Um pouco de interpretação é bom... Não sigam dicionários, e textos cegamente....

I am Gandalf disse:
Eu disse discriminação sexual. A imagem de frágil que homens, e as próprias mulheres; tem de si mesmo como frágil, é uma discriminação sexual!

Pois é, isso toca no ponto que você disse que não entendeu. É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.

I am Gandalf disse:
Mulherr frágil não serve pra ser chefe, não serve pra ser presidente de multinacional, não serve pra governar um país, não serve pra ser astronauta. E se vc parar e observar são justamente as mulheres que se livram do estereótipo de frágil, é que tem uma carreira bem-sucedida.

As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista. :wink:

I am Gandalf disse:
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza
Eu realmente acho incrível algumas pessoas insistirem nisso. Mas vamos lá...
Sim, o dicionário define cavalheiro como gentil. Mas gentil em relação a mulher. Se outro homem for educado comigo eu vou dizer que ele é cavalheiro? Não. Ele é educado. Um pouco de interpretação é bom... Não sigam dicionários, e textos cegamente....

Se for gentil e educado com outro homem, ainda assim é um gentleman. E, na boa, as palavras e seus significados não estão em um dicionário de alegres. Se estão lá, é porque são assim. Agora, interpretar textos como bem entender, já é outra coisa.

Era só o que me faltava... revolta contra o léxico. :roll:

E sobre uma conta...

Vcs consideram cavalheirismo ou machismo qdo um homem não gosta de dividir o pagamento de uma conta de um jantar ou cinema com a mulher?

É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.
Mulheres frágeis são diferentes de delicadas. Mulheres podem ser delicadas sem serem fragéis.
As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista.
Não, eu não quis dizer isso. Tá no texto, e tá bem claro... :roll:
Se for gentil e educado com outro homem, ainda assim é um gentleman. E, na boa, as palavras e seus significados não estão em um dicionário de alegres. Se estão lá, é porque são assim. Agora, interpretar textos como bem entender, já é outra coisa.

Era só o que me faltava... revolta contra o léxico.
Olha, eu não vou entrar nessa discussão com vc. Pra mim isso é uma coisa tão óbvia que seria estúpido eu ficar discutindo com vc.

Vcs consideram cavalheirismo ou machismo qdo um homem não gosta de dividir o pagamento de uma conta de um jantar ou cinema com a mulher?

Sei lá...
Eu não gosto que paguem nada pra mim e, se posso, ainda pago a da outra pessoa, independente de ser amigo, amiga, namorada ou interesse sexual. E não gosto mesmo que me banquem, fico mal, fico chateado.

Mas já aconteceu de eu estar com a minha namorada, sem grana nenhuma, ela saber disso e me convidar pra sair e pagar minha conta. Foi um ato de gentileza da parte dela e, mesmo eu não gostando muito, aceitei, pois vi que ela queria fazer aquilo, ia se sentir bem me fazendo esse "carinho" também.

Talvez pelo fato de eu ter sido criado numa família basicamente matriarcal, eu tenha muita facilidade em ver a mulher como um igual, um ser que merece imenso e intenso respeito, assim como qualquer outra pessoa nesse mundo.

Legolas Greenleaf disse:
Todos aqui já devem ter ouvido falar de cavalheirismos. São aquelas pequenas coisas que desde antigamente os homens fazem pra serem gentis com as mulheres. Entre elas estão carregar as sacolas pra elas, pagar a conta do restaurante, puxar a cadeira pra ela sentar, deixá-la andar à frente e sempre do lado de dentro da calçada, entre outras coisas.
(...)

E pras garotas: o que vcs acham desses cavalheirismos? Acham importante? Bonitinho? Indiferente? Normal? Desnecessário? Inútil? Ridículo?

eu acho legal. só por ser gentileza.

Não espero que façam pq mulher é frágil etc, etc. isso eu acho bobagem.
num é obrigação, mas pra mim é algo que tem a ver com gentileza mesmo.

por exemplo:
essa de carregar coisas por exemplo, se se nota que a pessoa está com dificuldade, não custa ajudar.
No caso de pagar a conta. tbm acho bobagem... mas isso já depende de etiqueta... se vc convidou, vc paga, se tão indo juntos, combinem de rachar ou um paga dessa vez, daí na outra o outro paga...

acho que fui meio confusa, mas é o que acho.

Minha namorada raramente me deixa pagar as coisas pra ela... abrir porta, essas coisas.
Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo...

eu não me sentiria submissa. mas o exagero (e destaco exagero) nos gestos pode dar idéia tipo: ah, como ela é frágil, não pode fazer nada, que fraquinha...

mas hj em dia é menos penoso pra quem naum é cavalheiro com as mulheres pq elas tem um padrão de igualdade com os homens e assim pode parecer q vc "cuidando" dela seja uma atitude incorreta...

daí volta o lance do exagero...
normal vc cuidar e querer preservar as coisas e pessoas que vc gosta. no caso das pessoas esse cuidado não pode significar limitar a liberdade dela, inclusive a de errar...

Acho que é educação que anda fora de moda ultimamente... cavalheirismo vai junto.

é isso aí...

Homens e Mulheres gentis estão em extinção, campanha de preservação pra eles

sim. aliás, por mais incrível que possa parecer tenho visto, inclusive no trânsito, muito mais homens gentis que mulheres....

É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza.

que legal isso, Ana :mrgreen:

I am Gandalf disse:
É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.
Mulheres frágeis são diferentes de delicadas. Mulheres podem ser delicadas sem serem fragéis.

Era exatamente isso que eu estava falando :wall:

I am Gandalf disse:
As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista.
Não, eu não quis dizer isso. Tá no texto, e tá bem claro... :roll:

Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente :assobio:

I am Gandalf disse:
Olha, eu não vou entrar nessa discussão com vc. Pra mim isso é uma coisa tão óbvia que seria estúpido eu ficar discutindo com vc.

Uhum :)

Era exatamente isso que eu estava falando
Então pq vc citou? Eu não confundi nada! Eu hein :doido:
Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente
Mas minha opinião ficou clara no texto! Aposto que se eu disser pra vc que eu tenho uma chuva de dúvidas, vc vai imaginar extamente uma chuva com vozes fazendo perguntas! Sinceramente cada um nesse fórum...
Essa discussão tá começando a ficar repetitiva:zzz:

I am Gandalf disse:
Era exatamente isso que eu estava falando
Então pq vc citou? Eu não confundi nada! Eu hein :doido:

Citei porque pelo seu discurso você deu a entender que não compreendeu lhufas do que eu disse :roll:

I am Gandalf disse:
Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente
Mas minha opinião ficou clara no texto! Aposto que se eu disser pra vc que eu tenho uma chuva de dúvidas, vc vai imaginar extamente uma chuva com vozes fazendo perguntas! Sinceramente cada um nesse fórum...

Não estamos falando de metáforas mal compreendidas, mas de argumentos. A coisa é bem diferente.

I am Gandalf disse:
Essa discussão tá começando a ficar repetitiva:zzz:

Na falta do que dizer -> :shhh:

Gentileza não é força nem fraqueza. É sinal de cultura e evolução. :wink:

Eu não sei se cavalheirismo seria a palavra mais adequada pra o que está sendo discutido aqui, mas educação e polidez.

Gentileza não nos torna mais fracos ou fortes, nos torna mais merecedores de consideração e reciprocidade dessa gentileza. E isso vale para homens e mulheres, crianças, adultos, ricos, pobres...

Citei porque pelo seu discurso você deu a entender que não compreendeu lhufas do que eu disse
Então, tá, vou te explicar:
Olha, o que me parece é que você está fazendo uma ligação entre frágil e delicada; como se os dois não andassem separados. Ou talvez vc vê como delicada o que eu vejo como frágil; mas são duas coisas bem diferentes. Pq vc não se explica melhor? :wink:
Não estamos falando de metáforas mal compreendidas, mas de argumentos. A coisa é bem diferente.
Novamente, eu vou te explicar:
Quando eu disse que a mulher que consegue se livrar do estereótipo de frágil, é que são mais bem sucedidas; vc me perguntou se eu estava me referindo as mulheres parecidas com homens, e vc disse que isso era um pensamento machista.
Eu não estava me referindo as mulheres parecidas com homens, e sim a mulheres que não tem medo de enfrentar obstáculos parater uma carreira bem-sucedida. E isso não é um pensamento machista. Ex: Vc viu aquela advogada iraniana que ganhou o Nobel da paz? Então; ela é uma mulher delicada, mas não frágil, pois ela enfrentou toda a política extremista e preconceituosa que o país dela tem contra as mulheres, para defender o direito delas.
Quando eu disse que tava claro no texto, é pq eu achei que eu tivesse explicado bem. Mas se não, não tem problema; eu explico de novo. 8-)
Na falta do que dizer ->
Não, não teve "falta do que dizer". Eu simplesmente achei que a discussão estava ficando repetitiva pq pra mim, eu estava repetindo tudo que eu já tinha dito! Mas como eu disse aí em cima; se vc não entendeu, não tem problema eu explica de novo! :)

Francis Drake disse:
as mulheres podiam dividir a conta, né???

podiam!!!

mas tipo só se for em um bar ou cisa poka, mas se eu fosse convidar uma mina pra sair pra jantar em um bom restaurante eu com certeza pagaria a conta...

Eu divido a conta com qualquer pessoa independente de ser quem seja, assim como o Peregrin, não me sinto bem quando pagam pra mim, mesmo que seja uma festa onde tá minha família, quando estou trabalhando divido o restaurante com eles, questão de não me sentir constrangida, é uma forma de ser, quando não tenho devido a estar sem trabalho ai peço pra pagarem, mas tento acertar a divída quando tiver condições

Agora aceitar que um homem ajude não creio que seja sinal de fragilidade de uma mulher, mas também de gentileza para com aquela pessoa, desde que não seja exagerado, o que vocês gostariam que não se aceita-se e começasse a ser estúpida com alguém só porque ele fez um gesto amável perante a sua pessoa, não acharia justo, gentileza não se paga com brutalidade

E mulheres são fortes de outras formas e não precisam imitar os homens para se mostrarem competentes.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back