• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cavalheirismos

Glorwendel disse:
Eu não acredito que vocês estão discutindo com uma criança de 12 anos... :gotinha:
Nessa idade ainda impera a razão "meninos X meninas".

Sei lá, eu tenho visto cada bizarrice por aí que andei tendo que rever meus conceitos. :?
 
Peregrin disse:
Os conservadores que me desculpem, mas eu não gosto de cavalheirismos, pelo menos não da maneira como ele é visto.

O cavalheiro parte do princípio que a mulher é inferior, que deve ser constantemente amparada e ajudada, pois não sabe se virar sozinha. E a mulher que gosta de cavalheirismos geralmente se coloca na posição de submissa, aceitando os galanteios e as "ajudas" como se fosse realmente um ser dependente.

Educação e bons modos independem de sexo. Eu costumo respeitar e ser educado com o ser humano, independente do sexo. Esse lance de "não discuto com você porque você é mulher" eu acho tão retrógrado e ultrapassado... quer dizer que os direitos iguais terminam na hora que é cômodo pra mulher se colocar na posição de vítima, e o homem, na de dominador? Sou totalmente contra isso...

Se alguém é grosseiro comigo e eu acho que merece uma resposta, vou responder à altura, independente de cor, raça, sexo ou religião. É óbvio que é preciso ter o bom senso de respeitar os limites de cada um, como idade avançada ou imaturidade, deficiências mentais, estado emocional alterado por algum motivo extra. Mas, no geral, abomino esse conceito totalmente ultrapassado de que a gentileza deve sempre partir do macho dominante para a fêmea dominada.

Gentileza, educação e bons modos devem partir de ambas as partes, igualmente. É uma questão de bom senso e de saber valorizar o outro.

Discordo plenamente , se vc disse não realizar por motivos adversos tudo bem , mas dizer que o cavalheirismo é machista é um erro.
O cavalherismo é fazer com que o homem fique responsavel pela mulher , ajudando-a assim como NOSSAS LEIS tb o fazem.
Quanto ao tema de dizer que o homem se coloca ao lado da calçada por causa dos dejetos ( fezes ) jogadas pela janela , existe sim uma verdade , mas só no brasil , pois na Inglaterra não se jogava "merdas" pela janela . ( o brasil possuia precario sistema de esgoto )
Alias , falando em jogar , aki vai uma curiosidade :
- D. Pedro II adorava arremessar coisas nos outros , mas detestava recebe-las de volta ( jura ? :roll: ) bem , uma mulher já foi presa por jogar um limão nele
 
Acho que atos de cavalheirismo são válidos quando a intenção é boa. E isso é perceptível.

Meu pai é cavalheiro porque é machista, por exemplo, e isso se torna óbvio pra quem o conhece. Mas um ato de gentileza, ou mesmo de amor, é facilmente percebido desta forma por quem o recebe.
 
O cavalherismo é fazer com que o homem fique responsavel pela mulher , ajudando-a assim como NOSSAS LEIS tb o fazem.

Não é mais assim. Código Civil mudou etc. Homens e mulheres têm plena igualdade de direitos, em todos os sentidos, inclusive na hora de pedir pensão no caso do divórcio.

E você, com essa frase, só veio a reafirmar o que eu disse sobre o machismo. Por que a mulher é um ser que necessariamente precisa ser sempre ajudado? E por que não um homem não pode ser amparado por uma mulher quando precisa?


Acho que atos de cavalheirismo são válidos quando a intenção é boa. E isso é perceptível.

Meu pai é cavalheiro porque é machista, por exemplo, e isso se torna óbvio pra quem o conhece. Mas um ato de gentileza, ou mesmo de amor, é facilmente percebido desta forma por quem o recebe.


Mas aí cai no que eu falei. Segundo você falou, seu pai sabe ser gentil e educado, e isso não é somente porque ele é a favor do cavalheirismo.

Existe uma diferença enorme entre você tratar bem uma pessoa porque respeita ela como um ser humano igual e tratar bem porque acha que ela é um serzinho frágil e não sabe se virar sozinha.
 
Sim, mas o cavalheirismo de que estamos falando e do qual as mulheres gostam é justamente o que envolve respeito e gentileza. :)
 
Não é mais assim. Código Civil mudou etc. Homens e mulheres têm plena igualdade de direitos, em todos os sentidos, inclusive na hora de pedir pensão no caso do divórcio.
E você, com essa frase, só veio a reafirmar o que eu disse sobre o machismo. Por que a mulher é um ser que necessariamente precisa ser sempre ajudado? E por que não um homem não pode ser amparado por uma mulher quando precisa?

Sabia que diria isso , mas é de total importancia para o homem buscar a proteção da mulher assim como da criança , e vc me dirá : MAS A MULHER SABE SE VIRAR !
Sim sabe , e quem afirmou o contrario ? Vc presisa entender que cavalheirismo é muito mais que abrir portas para as mulheres.
Se um lápis cair , e vc pegar para ela é machismo ? Ora eu sei que ela tem mão para pegar , mas estou ajudando-a da mesma forma que seria se fosse um homem tb .
Cavalherismo é ajudar o prossimo , seja homem ou mulher , é um estado social , muito mais que apenas abrir portas e ficar do lado esquerdo ou direito dela . :wink:
A mulher gravida por exemplo , presisa de ajuda , ceder um lugar para ela sentar é cavalherismo . E olha só ! Os homens naum ficam gravidos .... entaum será que somos iguais perante a lei ? Se fosse assim naum iria existir lei para as gravidas.
Então , em tudo neste mundo posso ver preconceito , poderia dizer que vc esta discordando de mim por eu ser negro ( suponha , eu naum sou um ) por ser eu ser mulher ( nem vou comentar ) por eu ser indio , mulato , pobre , rico , famoso.... etc ... etc ... etc ...
Ou eu poderia pensar que vc esta discordando de mim por nós nos considerarmos colegas pelos quais podemos conversar .
Percebe como as coisas são abstratas apratir dos olhos de um ser ?
 
Quantos posts-que-contêm-apenas-um-smiley. Bom, as vezes um gesto vale por mil palavras, mas não vamos exagerar :lol:

Acho que os cavalheirismos são interessantes, sim. Mas também acho que isso vai depender da opnião da garota. Se ela gostar, continue. Se ela não gostar, aí você para.
Mas eu me sinto obrigado a ajudar com peso. Pô, a compleição física masculina faz com que nós carreguemos sacolas, livros e fichários com muito menos esforço... :mrgreen:
 
Peregrin disse:
Pensando: eu acho que tenho os valores do século XVII.

Hum, acho que você não sabe do que fala. Você aceita os valores do século XVII para o que lhe convém, né? Senão você já deveria estar procurando um marido, pois 13 anos é uma boa época pra se casar.

Sim, eu sei do que falo. E sim, aceito os valores do século XVII no que me convém, no caso, o cavalheirismo. Não aceito a desigualdade como eram tratados homens e mulheres, pois ela era vista como propriedade do homem. Vivo no século 21 e me casarei quando achar que devo; admiro o cavalheirismo de séculos passados mas também admiro a igualdade e liberdade dá época em que vivemos.

Que coisa mais nada a ver menino!!!

Não é nada a ver não. O cavalheirismo nada mais é do que a imposição da superioridade do homem sobre a mulher.
Gentileza é outra coisa, e como eu disse antes, independe de sexo. Educação idem.

Você acha que se o homem for cavalheiro com uma mulher ele está se impondo sobre ela? Para mim isso significa exatamente o contrário e gentileza é sinônimo de cavalheirismo. Tente ser cavalheiro com uma mulher para ver se ela não vai gostar. Eu gostaria, e não sou submissa ou reprimida por homem nenhum.
É claro que respeito independe de sexo, cor, religião, raça. Respeito é uma coisa, gentilza é outra.

Imadofus disse:
por uma questão física ele pode carregar nossas malas e sacolas pesadas.
suponho que isso também inclua pagar as contas?

Não.

Eu disse questões FÍSICAS e não financeiras.
 
Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.

De gentileza, creio eu, todo mundo gosta. Quem não acha legal?

Só que cavalheirismo não é SÓ ser gentil. Implica em tudo aquilo que eu já falei antes.

E se o lance é ser gentil, ser educado, isso independe de sexo, e aí o assunto deixa de ser o cavalheirismo. Assim como o hoem, uma mulher também pode ajudar outra a carregar compras, levantar para dar lugar a grávidas e idosos etc. Isso não é exclusividade do homem.
 
Peregrin disse:
Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.

De gentileza, creio eu, todo mundo gosta. Quem não acha legal?

Só que cavalheirismo não é SÓ ser gentil. Implica em tudo aquilo que eu já falei antes.

E se o lance é ser gentil, ser educado, isso independe de sexo, e aí o assunto deixa de ser o cavalheirismo. Assim como o hoem, uma mulher também pode ajudar outra a carregar compras, levantar para dar lugar a grávidas e idosos etc. Isso não é exclusividade do homem.

vc naum leu oque eu escrevi , eu estava justamente dizendo que o cavalheirismo naum é apenas de homem pra mulher é tb de H pra H , oque quer dizer que não é um machismo
 
Imadofus disse:
Não.

Eu disse questões FÍSICAS e não financeiras
Eu estava sendo sarcástico...

Pensei que estivesse sendo incoerente. ( agora sim estou sendo sarcástica 8-) )

Peregrin disse:
Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.

De gentileza, creio eu, todo mundo gosta. Quem não acha legal?

Só que cavalheirismo não é SÓ ser gentil. Implica em tudo aquilo que eu já falei antes.

E se o lance é ser gentil, ser educado, isso independe de sexo, e aí o assunto deixa de ser o cavalheirismo. Assim como o hoem, uma mulher também pode ajudar outra a carregar compras, levantar para dar lugar a grávidas e idosos etc. Isso não é exclusividade do homem.

Sim, concordo com o lance do respeito, mas temos visões diferentes sobre cavalheirismo. :wink:
 
Eu acho muito legal esse negócio de cavalheirismo! Eu me sinto tão... mocinha!!! é legal... Mas existem coisas que já são exagero, então como a revolução francesa já passou, as mulheres podiam dividir a conta, né???
 
Francis Drake disse:
as mulheres podiam dividir a conta, né???

podiam!!!

mas tipo só se for em um bar ou cisa poka, mas se eu fosse convidar uma mina pra sair pra jantar em um bom restaurante eu com certeza pagaria a conta...

Ainda sou bem tradicional quanto a isso. Acho que os homens devem pagar a conta (claro, tudo isso depende da condição econômica de ambos). Mas não pq isso é machismo ou pq a mulher é um "serzinho frágil", mas pq ela é alguém que eu realmente me importo e sinto necessidade de cuidar, demonstrar meu afeto. Não que o pagamento de uma conta de restaurante vá provar qualquer coisa sentimental, como carinho, etc, mas não deixa de ser algo simbólico. :obiggraz:
 
Rafael Prado disse:
Ainda sou bem tradicional quanto a isso. Acho que os homens devem pagar a conta (claro, tudo isso depende da condição econômica de ambos). Mas não pq isso é machismo ou pq a mulher é um "serzinho frágil", mas pq ela é alguém que eu realmente me importo e sinto necessidade de cuidar, demonstrar meu afeto. Não que o pagamento de uma conta de restaurante vá provar qualquer coisa sentimental, como carinho, etc, mas não deixa de ser algo simbólico. :obiggraz:

Pois é, cavalheirismo é isso. É uma demonstração simbólica.
 
Não vou ler três páginas de tópico agora, desculpem-me. Mas, seguindo a pergunta inicial...

Bom... Não tem motivo, mas eu faço isso... Sempre fiz, acho que é costume. Não que eu ache que as mulheres precisem ou algo assim, mas é meio mecânico... Deixar passar na frente, puxar cadeira, subir na frente na escada para o caso de que caiam...

Nunca parei para refletir sobre isso... Vocês daqui tem umas perguntas estranhas, heheh =)
 
Eu carrego as compras pra minha mãe.

Até aí eu também...

Minha mãe tem mais de 50 anos, é bem mais velha que eu, é uma questão de respeito, afeto e educação. Aliás, é mais do que cavalheirismo... pra mim isso é uma questão de bom senso, quase uma obrigação.

Eu acho que a maioria das pessoas confunde cavalheirismo com gentileza e educação, esse é o problema. O cavalheirismo é um resquício da cultura machista e patriarcal que dominou (e de certa forma ainda domina) o país e, como tal, deveria ser evitado.
Agora, isso não impede ninguém de ser gentil e educado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo