• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cavalheirismos

Todos aqui já devem ter ouvido falar de cavalheirismos. São aquelas pequenas coisas que desde antigamente os homens fazem pra serem gentis com as mulheres. Entre elas estão carregar as sacolas pra elas, pagar a conta do restaurante, puxar a cadeira pra ela sentar, deixá-la andar à frente e sempre do lado de dentro da calçada, entre outras coisas.

Pois bem... eu estava conversando com uma amiga, e fiquei espantado pq ela me disse que nunca viu nenhum homem fazer nada assim pra ela. Perguntei pra outras, e todas elas ou disseram que nunca viram alguém fazer isso, ou que era muito raro.

Pois bem, aqui está minha pergunta. (ou minhas perguntas, melhor dizendo)

Pros homens: Vocês fazem alguma dessas coisas? Vcs carregam as sacolas pras garotas, abrem as portas para elas ou coisas do gênero?

E pras garotas: o que vcs acham desses cavalheirismos? Acham importante? Bonitinho? Indiferente? Normal? Desnecessário? Inútil? Ridículo?


___________________________________


Como manda a tradição, vou responder primeiro.

Bom, eu faço boa parte dessas coisas sim, não pq acho que as mulheres precisem disso, longe de mim, sempre fui à favor de que as mulheres fazem tudo ou mais do que nós fazemos. Na verdade nunca me perguntei realmente o pq disso, mas não me imagino de outra maneira. :think:

Eu sei que isso causa algumas situações engraçadas. Eu me lembro quando saía com minha (ex) namorada, e nós íamos comer alguma coisa. Eu sempre puxava a cadeira pra ela, mas ela não entendia e sentava em outra, me deixando com cara de bobo com a cadeira na mão. :lol:

Fora isso, eu sempre faço isso de abrir portas, carregar as coisas, deixá-las andar à frente, e outras coisas. (caraca, falando desse jeito parece que virei um burro de carga :eek: )
Na verdade isso já ficou bem instintivo. Quando uma garota está carregando muito peso eu já pego da mão dela sem pensar, assim como não penso quando vou entrar por uma porta e seguro-a até que ela passe.
Deve ser por isso que eu me espantei quando soube que poucos homens fazem isso ultimamente. :?


Mas enfim, agora é a vez de vocês darem sua opinião. As perguntas já estão acima. :wink:
 
Eu só faço essas coisas quando é muito peso, quando eu quero ajudar mesmo... Porque a constituição física dos homens nos permite fazer essas gentilezas com um pouquinho esforço.
 
putz..eu soh conheço um minino assim..ele eh mt limpeza!mas ele sofre doido..tipo..tinha uma minina q ele ficava, mas ele disse q morgou pq sentia uma barrera entre os dois..ele eh o tipo de cara perfeito para os romanticos
 
Ah, eu procuro sempre fazer essas coisas qnd possível...abrir a porta p/ uma mulher passar já é como você falou instintivo...aliás eu tenho mania de fazer isso com todo mundo...carregar algo tb...pagar a conta eu não pago inteira não, posso até pagar uma parte maior, mas eu não tenho todo esse dinheiro :mrgreen: ....puxar a cadeira eu tb nunca tive o costume e mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...

Sei lá, acho que essas coisas são um agrado que não custa nada fazer né...
 
mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Para protege-la de qualquer coisa que venha da rua!

Sempre tento fazer essas coisas, mas o que ouço em troca? Risinhos, algo do tipo "que bunitinho!" :x
Odeio essa sociedade atual! Minha mãe sempre me disse 9e eu concordo com ela ) que eu nasci no país errado e na época errada! E isso se prova cada vez mais correto! :x
 
Minha namorada raramente me deixa pagar as coisas pra ela... abrir porta, essas coisas.
Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo... :roll:
 
Os cavalheirismos andaram "fora de moda" há um tempo atrás, por causa daquele lance de igualdade entre os sexos. Acho que por vontade das proprias mulheres ou por rivalidades mesmo....

Mas hoje, acho que muito disso está voltando. O que eu acho disso? Acho que qqr tipo de gentileza é sempre bem vindo. Seja por gosto ou por pura educação... E se a resposta for, no mínimo, um sorriso, com certeza vale a pena continuar fazendo! :wink:

O que me espantou, Legolas Greenleaf, foi o fato de suas amigas não conhecerem gente gentil assim, ou se preferir, cavalheiros. Daí passo a pensar que tenho muita sorte de conhecer bastantes homens gentis assim, a começar pelo meu namorado! :grinlove:
 
Algumas dessas ocisas ai eu faço como abrir a porta, garregar peso e tal... mas hj em dia é menos penoso pra quem naum é cavalheiro com as mulheres pq elas tem um padrão de igualdade com os homens e assim pode parecer q vc "cuidando" dela seja uma atitude incorreta... :P :wink:
 
Para protege-la de qualquer coisa que venha da rua!

Sim, eu sei, mas tb pode muito bem vir coisas dos prédios ou lojas...não faz muita diferença...

Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo...

Mas mulheres são submissas :twisted:
(to brincando viu gente?)
Sei lá, não acho não, eu iria gostar que me tratassem bem...
 
Pois bem, eu adoro homens e pessoas gentis, é o máximo!
importa sim, e faz muita diferença ser educado, ou ter algumas ações diferentes as vezes :obiggraz: .
O que lembro que fizeram pra mim foi um menino que carregou minha mala uma vez, não lembro de mais nada. :disgusti:
e parece que hoje o cavalheirismo está um tanto em baixa mesmo, faltam cavalheiros por aí :osigh: .
 
Faerum disse:
mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Para protege-la de qualquer coisa que venha da rua!

Sempre tento fazer essas coisas, mas o que ouço em troca? Risinhos, algo do tipo "que bunitinho!" :x
Odeio essa sociedade atual! Minha mãe sempre me disse 9e eu concordo com ela ) que eu nasci no país errado e na época errada! E isso se prova cada vez mais correto! :x

Sem duvidas , talvez em 1880 na inglaterra hehehheheh este seria o lugar ideal !

Mas voltanto ao tema , eu acredito que os homens pararam de fazer porque as mulheres começaram a olhar com outros olhos , eu faço o basico , só não avanço mais no tema justamente por "elas" não gostarem .
Se as mulheres não tivessem aceitado a mudanças do homem , eles não o fariam. :D
Mas acima de tudo , eu acho incorreto a utilização de palavras de baixo calão na presença de uma mulher.
Acredito que tanto o home quanto a mulher podem falar asneiras para seus colegas de mesmo sexo , mas uma mulher falar - Caralho. , FDP , Vai tomar no cu. !
Bom , é ridiculo , o mesmo vale para um homem que fala isso para uma mulher que ele conheceu à 5 minutos.


Para deixar o tema mais NOBRE , vou expor alguns custumes dos "Gentlemans" ingleses . ( por sinal nem sei escrever a palavra )

1) Quando procurar formalmente uma pessoa ,vc deve deixar seu cartão com o mordomo , se o canto esquerdo estiver dobrado , significa que vc não presisa de resposta ( que lhe procurem ).

2) Gorjetas enormes é rebaixar-se , dê no maximo 2% ( coitado dos garçons de 1800 )

3) Um convite real jamais é recusado ( com o Lula agente naum presisa se preucupar)

4) Maridos e esposas não presisam ir à mesmas festas todas as noites.

5) damas casadas não podem ter amates até apresentarem Herdeiros légitimos ( ou nem tanto pois DNA naum existia ).

6) Ao cavalgar ou caminhar o cavalheiro se coloca a esquerda da esposa e a direita da amante , para elas não brigarem ( eta sociedade boa ! :mrgreen: )

7) Nenhum cavalheiro deve fumar na presença de uma dama . ( hj as "damas" fumam pra ... )

8) Em uma festa , baile ou concerto , nenhuma dama deve permanecer em local reservado , à não ser que seu acompanhante seja seu marido ( embora ainda assim era mal visto ).

9 ) Damas só procuram cavalheiros para discutir negocios ( oque não impedia de simular um negocio enquanto na verdade o NEGOCIO era outro hehehehe :mrgreen: )

10 ) Jamais dance mais de duas vezes com um emsmo par.

11)Não mude de direção em uma valsa.


bem , como vimos alguns dos custumes eram machistas , talvez as mulheres que quizeram mudar a soceidade , retiraram estas vantagens dos homens , mas junto com estas , elas tb perderam algumas. Afinal , raros são os homens que fazem uso de regras de etiqueta . :obiggraz:
FALOW !!!! :mrgreen:
 
:grinlove: O homem tem que ter a dose certa de cavalheirismo, se for exagerado pode acabar se sentindo sufocada, agora ...certos atos de cavalheirismo são essenciais e deixam qualquer mulher pisando em nuvens :grinlove:
 
Olha, eu acho q se as mulheres querem " igualdade" elas deviam menosprezar o cavalheirismo. Mas igualdade entre os sexos é só um conceito feminista hipócrita...
Mas como essa não é a discussão.... Eu acho que eu sou solidário, e não cavalheiro. Se tem uma mulher precisando de ajuda eu ofereço ajuda e tudo mais. Agora, ficar puxando cadeira e abrindo porta é rídiculo! Que coisa mais ultrapassada!
Mas a verdade é q todas as mulheres gostam de cavalheirismo. Faz elas se sentirem valorizadas. Então se eu quiser agradar uma...
 
Olha, eu acho q se as mulheres querem " igualdade" elas deviam menosprezar o cavalheirismo. Mas igualdade entre os sexos é só um conceito feminista hipócrita...
Nenhuma mulher exige cavalheirismos, não é mais necessário justamente devido a essa igualdade entre os sexos, que não foi alcançada ainda mas está fazendo o possível. No entanto, não vejo no que essa igualdade deveria impedir-nos de sermos gentis com elas. Não é algo que realmente seja sofrível ou muito difícil, e mesmo assim é bastante agradável.

Agora, ficar puxando cadeira e abrindo porta é rídiculo! Que coisa mais ultrapassada!
Cuidado ao usar palavras pejorativas sem argumentações, principalmente em meio a uma discussão. De qualquer maneira, vou te responder com uma frase da Earin.
Pode ser considerado o quão ultrapassado for na sociedade egocêntrica em que estamos vivendo, mas.... "se a resposta for, no mínimo, um sorriso, com certeza vale a pena continuar fazendo!" :wink:

Mas a verdade é q todas as mulheres gostam de cavalheirismo. Faz elas se sentirem valorizadas. Então se eu quiser agradar uma...
Não foi vc que acabou de chamar o conceito de igualdade entre os sexos de hipócrita por dizer uma coisa mas fazer outra se lhe for conveniente? :eek:

Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo...
Sabe, do meu ponto de vista os cavalheirismos estão mais ligados à vassalagem emocional do que à idéia de que as mulheres são submissas. :think:

Além do mais, se vc sai com um cara e ele fica abrindo portas pra vc, puxando a cadeira, pagando as contas, andando atrás de vc e coisas assim, o submisso é ele. :mrgreen:
 
Realmente... Mas ele faz isso pq quer, não pq é obrigado. Assim como a garota, que pode falar para parar com as gentilezas, pq naum gosta. Ninguém é obrigado a nada nesse mundim... :mrgreen:
 
O que eu acho ridículo é quando as feministas protestam contra o cavalheirismo. Afinal, que mal há em ser gentil? Gentileza nunca foi fora de moda ou ultrapassado. Ultrapassado é quem pensa que educação é coisa de velho.

Machismo não tem nada a ver com ser cavalheiro e, acreditem, as mulheres percebem bem a diferença.

Eu particularmente adoro rapazes cavalheiros. :grinlove:
 
Sherlock disse:
Faerum disse:
mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Para protege-la de qualquer coisa que venha da rua!

Sempre tento fazer essas coisas, mas o que ouço em troca? Risinhos, algo do tipo "que bunitinho!" :x
Odeio essa sociedade atual! Minha mãe sempre me disse 9e eu concordo com ela ) que eu nasci no país errado e na época errada! E isso se prova cada vez mais correto! :x

Sem duvidas , talvez em 1880 na inglaterra hehehheheh este seria o lugar ideal !

Mas voltanto ao tema , eu acredito que os homens pararam de fazer porque as mulheres começaram a olhar com outros olhos , eu faço o basico , só não avanço mais no tema justamente por "elas" não gostarem .
Se as mulheres não tivessem aceitado a mudanças do homem , eles não o fariam. :D
Mas acima de tudo , eu acho incorreto a utilização de palavras de baixo calão na presença de uma mulher.
Acredito que tanto o home quanto a mulher podem falar asneiras para seus colegas de mesmo sexo , mas uma mulher falar - Caralho. , FDP , Vai tomar no cu. !
Bom , é ridiculo , o mesmo vale para um homem que fala isso para uma mulher que ele conheceu à 5 minutos.


Para deixar o tema mais NOBRE , vou expor alguns custumes dos "Gentlemans" ingleses . ( por sinal nem sei escrever a palavra )

1) Quando procurar formalmente uma pessoa ,vc deve deixar seu cartão com o mordomo , se o canto esquerdo estiver dobrado , significa que vc não presisa de resposta ( que lhe procurem ).

2) Gorjetas enormes é rebaixar-se , dê no maximo 2% ( coitado dos garçons de 1800 )

3) Um convite real jamais é recusado ( com o Lula agente naum presisa se preucupar)

4) Maridos e esposas não presisam ir à mesmas festas todas as noites.

5) damas casadas não podem ter amates até apresentarem Herdeiros légitimos ( ou nem tanto pois DNA naum existia ).

6) Ao cavalgar ou caminhar o cavalheiro se coloca a esquerda da esposa e a direita da amante , para elas não brigarem ( eta sociedade boa ! :mrgreen: )

7) Nenhum cavalheiro deve fumar na presença de uma dama . ( hj as "damas" fumam pra ... )

8) Em uma festa , baile ou concerto , nenhuma dama deve permanecer em local reservado , à não ser que seu acompanhante seja seu marido ( embora ainda assim era mal visto ).

9 ) Damas só procuram cavalheiros para discutir negocios ( oque não impedia de simular um negocio enquanto na verdade o NEGOCIO era outro hehehehe :mrgreen: )

10 ) Jamais dance mais de duas vezes com um emsmo par.

11)Não mude de direção em uma valsa.


bem , como vimos alguns dos custumes eram machistas , talvez as mulheres que quizeram mudar a soceidade , retiraram estas vantagens dos homens , mas junto com estas , elas tb perderam algumas. Afinal , raros são os homens que fazem uso de regras de etiqueta . :obiggraz:
FALOW !!!! :mrgreen:
Nunca leu Castelo Falkenstein, hein? :mrgreen:
 
Sra. Alme disse:
Pois bem, eu adoro homens e pessoas gentis, é o máximo!
importa sim, e faz muita diferença ser educado, ou ter algumas ações diferentes as vezes :obiggraz: .
O que lembro que fizeram pra mim foi um menino que carregou minha mala uma vez, não lembro de mais nada. :disgusti:
e parece que hoje o cavalheirismo está um tanto em baixa mesmo, faltam cavalheiros por aí :osigh: .

Pois é, o máximo q fazem pra mim é abrir a porta e olhe lá. Tb adoro homens gentis, mas é uma pena q tá em falta hj em dia. N conheço quase nenhum homem q seja cavalheiro.
 
Acho que é educação que anda fora de moda ultimamente... cavalheirismo vai junto.

Bem eu não deixo meu bichinho carregar coisas porque ele se cansa mais rapidamente. Principalmente compras. Acho uma judiação fazer ele carregar compras. :grinlove:

Mas entendo a motivação. Apenas sei que ele vai ficar mais cansado que eu, já que não gosta de carregar coisas desnecessárias (e como eu gosto de carregar um monte de coisas desnecessárias, e comprar coisas desnecessárias etc... fica pesado pra ele :mrgreen:)
 
Boa educação, porque a má educação se prolifera

É raro hoje ver uma pessoa dar Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, desculpa, Obrigada e com licença pra qualquer coisa, isso se alguém não vier apressado te topar e você quase cair fora da calçada ou pisar no seu pé

Deve ser nossos tempos estressantes, onde até dar um lugar pra uma senhora idosa no ônibus tá díficil ou pra uma mulher carregando um bebê, essas coisas sairam de moda, o que é uma pena, ser gentil faz bem

Quanto ao cavalherismo, se o minímo que citei já tá sumindo do mapa- que é parte da educação doméstica, do dito cavalherismo eu me lembro pouco

Homens e Mulheres gentis estão em extinção, campanha de preservação pra eles

Sim, sim estou ranzinza hehehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo