• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cavalheirismos

Não é questão de ser radical, é questão de defender um ponto de vista, que, nesse caso, é contrário ao seu.

Mas já concordei com vc algumas vezes em outros tópicos, e vice-versa... não quero ofender ninguém... :wink:
 
Sim, Legolas, concordo com a sua última afirmação, mas, não sei se ela se encaixa, ao meu ver, nesse caso. Beijo de língua é unânime, não há quem não goste.
Minha ex não gostava muito, mas não sei se era no geral ou se era só comigo. :?

Agora, o cavalheirismo, como vimos aqui, mta gente não gosta. Gostamos da boa educação, não do sexismo (como a própria palavra cavalheirismo já diz)... acho que a ideologia não mudou mto não... e, quem defende o cavalheirismo, parece q tbm não mudou mto essa visão... basta ler os posts da Lis...
Existem pessoas e pessoas. Voltando à analogia com o beijo, alguns gostam pq vêem como uma demonstração de carinho, outras vêem como um modo de se exibir pros amigos e pagar de gostosão por beijar várias garotas. Pode até ser que todos gostem, mas vai me dizer que todos o vêem da mesma maneira? Idem com o cavalheirismo. Alguns gostam por serem machistas, outros por educação, e ainda outros como eu que não se vêem de outra maneira. A diferença é que nesse caso tem pessoas que não gostam, mas não deixa de seguir o mesmo principio. :obiggraz:



Além do mais, admitindo-se hipotéticamente que cavalheirismo seja um ato de machismo, com a quantidade de homens que já vi que tratam as mulheres como simples objetos sexuais ou que falam delas como se fossem bonecas infláveis (cerca de 4 em cada 5 homens que conheço), eu fico feliz que exista um modo tão agradável de demonstrar esse machismo, já nunca vi um homem que ao mesmo tempo fosse cavalheiro e que falasse das mulheres de modo desrespeitoso. :wink:
 
Citação:

Realmente essa comparação foi muito boa, eh eh!!!
1)Utilidade de abrir a porta para mulher? Opções: a) ela não pode b) Por educação(muito discútivel) c)Por cavalheirismo(????) e d) nenhuma na maioria das vezes
2)Utilidade do beijo? a) Os dois gostam de se beijar b) mostrar para o próximo que gosta dele c) um carinho d)todas as resposta anteriores.


Meio parciais essas suas opções, não? Eu até pensei em responder uma por uma ou no geral, mas do jeito que foi colocado aí nem rola.
[/quote]

É verdade que fui meio parcial neste tópico, talvez tenha até me excedido e peço desculpas. Mas é verdade que não acho a sua comparação boa...

O beijo tem como função o prazer, o cavalheirismo tem como função ajudar poor entender a função do próximo como necessitado de ajuda, sendo que essa função é : ser mulher... Não acho isso legal.

Legolas disse tembém:
Além do mais, admitindo-se hipotéticamente que cavalheirismo seja um ato de machismo, com a quantidade de homens que já vi que tratam as mulheres como simples objetos sexuais ou que falam delas como se fossem bonecas infláveis (cerca de 4 em cada 5 homens que conheço), eu fico feliz que exista um modo tão agradável de demonstrar esse machismo, já nunca vi um homem que ao mesmo tempo fosse cavalheiro e que falasse das mulheres de modo desrespeitoso.

Não discordo totalmente de você nesse ponto, é verdade que não a desvantagens para quem recebe a ação do cavalheirsmo, se te faz bem agir assim continue, só não acho que os homens que o fazem não falam mal das mulheres... Isso acontece muito, e outra coisa que discordo é o de considerar o cavalheirismo pelo cavalheirismo como uma qualidade, ajudar o próximo é.

Minha namorada faz história na Uff temos várias discussões sobre idéias, considero ela super inteligente...(babão)


Poutz, que inveja. Quem me dera ter uma namorada que entendesse e se interessasse por história ou outros assuntos desse tipo pra conversar.
_________________

Pô, valeu...
Ela é muito f :mrgreen: da!!!!!!!!!!!!!
Elas existem, cara. Vai por mim.

Saudãções Cordiais!
 
É verdade que fui meio parcial neste tópico, talvez tenha até me excedido e peço desculpas. Mas é verdade que não acho a sua comparação boa...

O beijo tem como função o prazer, o cavalheirismo tem como função ajudar poor entender a função do próximo como necessitado de ajuda, sendo que essa função é : ser mulher... Não acho isso legal.
Agora sim dá pra responder. :obiggraz:

Novamente, eu não falei que os dois têm a mesma função, mas sim que a origem dos dois é parecida (essa parte do parecida tb é importante, eu não disse que são iguais. É uma analogia). Ambos surgiram de uma maneira machista, mas foram tendo o pensamento por trás deles mudando de acordo com o tempo, até se tornarem algo exatamente como era antes, mas com outro significado.

Você, na hora de dizer a função deles, misturou tudo. O beijo é mesmo um modo de demonstrar carinho a outra pessoa.... HOJE! Esse foi o rumo que tomou o pensamento por trás dele, de um modo de saber se as mulheres tinham bebido (o que não era permitido) para uma demonstrtação de carinho. O cavalheirismo também surgiu de algo machista, a idéia de que as mulheres eram incapazes, e se tornou algo bonito, uma forma de demonstrar atenção.

Explicando: Eu não faço uso do cavalheirismo com objetivo nenhum, na verdade, nunca parei para pensar pra que serve isso ou aquilo, mas se eu tivesse que responder a essa pergunta, eu diria que o utilizo como uma maneira de demonstrar a uma pessoa que me importo com ela. Não fazendo algo que julgo que ela não possa fazer, mas sim através de atos e gestos atenciosos, que eu denomino cavalheirismos.

Claro que tem a gentileza, educação, bom senso, etc, e eu tento seguir tudo isso tb. Eu sou educado com qualquer um, seja homem ou mulher, novo ou velha. Cavalheirismo é apenas a palavra que uso para definir esses gestos atenciosos que servem para mostrar a alguém que me importo com ela.

Não discordo totalmente de você nesse ponto, é verdade que não a desvantagens para quem recebe a ação do cavalheirsmo, se te faz bem agir assim continue, só não acho que os homens que o fazem não falam mal das mulheres... Isso acontece muito, e outra coisa que discordo é o de considerar o cavalheirismo pelo cavalheirismo como uma qualidade, ajudar o próximo é.
A parte de cavalheirismo pelo cavalheirismo eu já expliquei acima.
Agora quanto aos caras que falam mal das mulheres ao mesmo tempo que são cavalheiros, temos que lembrar que existem cavalheiros e cavalheiros. Tem aqueles que são cavalheiros pelo simples ato de ser, pensando nos motivos bons para tal. Mas tem aqueles que se fazem de cavalheiros quando estão perto das mulheres para impressioná-las e conseguirem... o que querem, se é que me entende, e ainda os que são cavalheiros pq acham que as mulheres precisam mesmo disso. Esses dois ultimos eu desconsidero.

Agora.... eu tive vários amigos que eram cavalheiros, sempre demonstravam atenção pela pessoa de quem gostavam através desses gestos e talz, e era legal pra caramba. Até evitavam usar palavras como "catar", "comer" ou similares, pq elas são, de certo modo, pejorativas para a mulher. Só que o que houve? Todos eles perceberam que ser cavalheiro não dá em nada, que as mulheres preferem mesmo os "bad boys", e deixaram tudo isso de lado. Esqueceram os cavalheirismos e passaram a falar das mulheres como objetos sexuais, como eu disse no outro post. Aí se deram bem, tão felizes pra caramba até agora.

Bom, deixando de lado a questão das mulheres preferirem os "mauzinhos", eu não sei se o cavalheirismo e o respoeito pelas mulheres estão ligados ou se foi coincidencia os dois terem sido esquecidos ao mesmo tempo. Pode ser que existam pessoas cavalheiras de verdade que falem pejorativamente das mulheres, mas eu não conheço. Sempre vi ambos andarem juntos.
 
olha, eu acho q tbm nasci an epoca errada. ¬¬ eu sou super branca, de olhos claros, e todos dizem q tenho cara de dama da era medieval.. LOL
e eu acho cavalheirismo legal, sim. desde que nao seja exagerado. acho q ser gentil é uma coisa melhor do q cavalheirismo exagerado.
nunca fizeram algo do tipo comigo, nem meu namorado. Ele é tao grudento, argh, odeio essa pegaçao sem respeito tbm. Respeito e gentileza, pronto, é isso oq deviam ter os caras!
 
Eu acho q cavalheirismo é o minimo q um homem pode fazer pra ser digno hj em dia, ja q estamos na nojenta epoca do ficar onde a futilidade tomou conta de td o romantismo.

Uma vez eu sai com uma garota e a gente tinha ido no cinema e depois fomos comer algo e eu puxei a cadeira pra ela sentar e ela ficou impressionada como se isso fosse coisa do outro mundo... teve outra q eu dei um buque de rosas e um poema pra alguem q eu gostava e ela ficou com cara de boba e disse q ninguem tinah dado rosas pra ela... eu q fiquei chateado em saber q esses atos hj em dia naum sao mais comuns e olha q rosa é um presnete tao simples, porem tao especial e pode dizer td com apenas uam so rosa e um poema? naum precisa ser nada espantoso, apenas deixa seu coração falar, naum tem como naum sair feio...

Eu adoro fazer essas "surpresas" pq acho q as pequenas coisas q fazem a devida diferença...

Eu na minha opiniao eu acho q homens cavalheiros sao poucos, mas tb sao poucas as garotas q dao o valor merecido qndo acham um...
 
Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:
 
Legolas Greenleaf disse:
Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:

rsrs putz... melhor levar para o lado do elogio mesmo, pq se a pessoa quis dizer isso td é pq ela naum gosta nenhum pouquinho de dizer rsrs :twisted:

O lance do elogio é pq dve parecer uma donzela... :wink:
 
Lestat disse:
Eu acho q cavalheirismo é o minimo q um homem pode fazer pra ser digno hj em dia, ja q estamos na nojenta epoca do ficar onde a futilidade tomou conta de td o romantismo.
Discordo infinitamente de você, não sei se você sabia, mas Gandhi não era cavalheiro... acho que nem Jesus...
A bondade sim...
E com relações a flores se eu der pra minha namorada, acho que ela vai achar graça. E poemas, bem, eu gosto de escrever... :oops:

Agora Legolas:
Não sou contra o cavalheirismo como demonstração de carinho(algumas coisas eu realmente acho demais... mas deixa pra lá), o p roblema pra mim é fazer as coisas por "elas" apenas por serem elas... Acho que o alvo da bondade devem ser todas as pessoas que precisem de alguma forma delas, e não acho que o quesito:"ser mulher" as qualifiquem, porém eu acho que chegamos em um ponto na discussão que começamos a dar voltas.
Respeito seu ponto de vista e considero até que o cavalheirismo no seu caso... QUASE uma qualidade....
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
(você não acho que ia dar o braço a torcer, né?)

Saudações Cordiais!
 
Lestat disse:
Legolas Greenleaf disse:
Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:

rsrs putz... melhor levar para o lado do elogio mesmo, pq se a pessoa quis dizer isso td é pq ela naum gosta nenhum pouquinho de dizer rsrs :twisted:

O lance do elogio é pq dve parecer uma donzela... :wink:

é.. bom , nao teria sentido como xingamento pq eu nao tenho nenhuma dessas marcas X_x
LOL
 
Bom.... conheço pouuuucas pessoas assim, e qdo acho um garoto que é cavalheiro ( ou bem educado, entenda como quiser) acho massa, pq hj em dia é raro, quase impossivel achar alguem q tenha essa educação.
E tb não acho que nessa hora o homem pensa em ajudar a mulher porque ela é incapacitada ou algo do genero, acho q realmente é educação, ou talvez tb porque ele goste da garota e queira fazer um "agrado" rs.... :obiggraz:
Mas como vários assuntos, é polemico e depende mto do ponto de vista da pessoa.... :roll: :tsc:
 
Mariana Greenleaf disse:
Por exemplo, se eu estou cheia de sacolas, o homem deve ajudar, claro, mas não pelo fato de eu ser mulher, simplesmente por educação! Se eu fosse um cara cheio de sacolas pra carregar tbm ia querer ajuda!

Bom... nisso eu concordo com vc Mariana! Meus amigos me ajudam, mas eu tb gosto de ajudar eles..... :wink:
 
Discordo infinitamente de você, não sei se você sabia, mas Gandhi não era cavalheiro... acho que nem Jesus...
A bondade sim...
Digamos q tenha me expressado errado... hj em dia seria um dos fatores q estaum em falta e mais notaveis, claro existem outros fatores q fazer a dignidade de uma pessoa, se bem q naum vamus comecar a falar sobre dignidade pq é algo q vai dar muito pano pra manga e cada um tem seu ponto de vista...

E com relações a flores se eu der pra minha namorada, acho que ela vai achar graça. E poemas, bem, eu gosto de escrever...

Achar graça??? bom pelo menos ela vai sorrir e isso é bom... e se vc gosta de escrever ta mais q certo... as vezes uma bela carta, ou uma poesia feita com o coração pode fazer uma pessoa ganhar o dia ao receber... :wink:
 
Sabe de onde veio o cavalheirismo? Exatamente dessa época (anos 50), mas o pq é q é interessante: simplesmente pq as mulheres dessa época não podiam ter o próprio emprego, não sabiam dirigir nada além do fogão, pouco saíam de casa para se divertir... daí q vem o cavalheirismo, uma forma extremamente machista de tratar a mulher.

:stop: Sinto informar que temos um equívoco aqui. De onde você tirou que o cavalheirismo veio dos anos 50? :eek:

E mais... vem de uma época anterior ao fogão elétrico, etc... É um código de conduta que remete ao novecento e, se estendermos mais, tem raizes na idade média.


bah cavalherismo hj em dia eh coisa rara, conheço soh uma pessoa assim...

Eu conheço um monte, eu incluso. Mas tudo bem, só ando com gente excêntrica, maluca e anacrônica. :lol:
 
Alcalimë Alassë disse:
E tb não acho que nessa hora o homem pensa em ajudar a mulher porque ela é incapacitada ou algo do genero, acho q realmente é educação, ou talvez tb porque ele goste da garota e queira fazer um "agrado" rs.... :obiggraz:
Mas como vários assuntos, é polemico e depende mto do ponto de vista da pessoa.... :roll: :tsc:


sim... concordo com vc com relação ao jeito q deve ser tratado q deve ter boa vontade e naum de querer aparecer... :wink:

Bom... mas isso pode ser hj em dia pq na epoca do renascimento, as mulheres na idade media eram um amontoado de contradições, como a pecadora eva e a sagrada maria representando os dois aspectos do sexo feminino. elas mesmo naum tendo o direito a propriedade eram vistas com muito respeito como o tema central da literatura e da cavalaria cortesã, da mesma forma q o numero de mulheres alfabetizadas era pequeno e elas trabalhavam geralmente com seus maridos... elas bem ou mal eram consideradas inferiores (eram machista sim a sociedade naquela epoca) e dai o motivo tb de tanto respeito por parte dos homens, parte do cavalheirismo vem dai... hj em dia como a mulher foi conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade ate sua total idependencia (o q eu acho otimo, acho de da desgosto ver mulheres submissas) pode naum ter a visao machista daquela epoca, mas o motivo de respeito continua...
 
Bem, eu considero muito bom e são raros os amigo que tenho que de uma forma ou outra não fazem este gesto...

As vezes eu penso que estou acostumada até demais :oops: pois quando não ocorre eu me espanto...

Recebo beijos na parte superior da mal quando encontro um amigo (indicando "olá" ou "seja bem vindo" ou "que bom te ver") e as vezes no momento da despedida o ato se repete...
Meus amigos abrem a porta do carro, levam a cadeira p/ trás p/ eu poder sentar, seguram meus materiais, ou bolsa, ou sacola (sem que seja necessário eu pedir), deixam-me entrar ou passar na frente... entre outros atos que p/ mim indicam gentileza, respeito, carinho...
E ñ sou tratada assim somente por amigos de determinada idade... tanto os mais velhos, os mais jovens, como os de idade próxima a minha são atenciosos desta forma comigo... desta forma ñ posso considerar que essa atitude ocorre mais com pessoas de determinada geração.

...e querem saber??
Eu gosto! :wink:

Qto a pergunta se é ou ñ importante...
ñ sei dizer, mas sei que gentilezas são retribuídas com outras gentilezas e qto mais amor vc demonstra a outrém mais vc recebe o retorno equivalente...
Acredito que no tumulto que vivemos hj as pessoas esquecem de ações simples como estas relatadas aqui, mas ñ devemos deixá-las de lado... ou nos tornaremos "frios e duros" assim como são nossos objetos...

...
E... eu ñ penso q isso tenha haver com inferiorização da mulher... acredito que tenha mais relação com costume, cultura e até em determinados casos nível de intimidade e/ou amizade...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo