• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caráter do Frodo

Re: Caráter do Frodo.

Faço de minha palavras as palavras de Icril e Erulasto.
Eu acredito que frodo fraquejou, mas não é fraco.
Nós não temos noção do quão pesado era o anel, era muito pesado para qualquer um, inclusive para Frodo, que teve que aguentar um poder que estava muito acima dele, e que era muuuito mais maligno do que ele podia imaginar.
Frodo teve garra, não teria conseguido sozinho, cedeu ao anel, sofreu mais do que qualquer um.

A questão não é ser herói, a questão é se superar, ele deu o máximo de si, o tempo todo, se arriscou, ele achava que não iria conseguir, e na hora H ele não conseguiu mesmo, mas ele se esforçou o máximo para destruir aquele anel.
O que vale é a intenção, sei que ele não era tão heróico como o Aragorn ou Gandalf. Mas querendo ou não Frodo era o único, era necessário.
Sérë!
 
Re: Caráter do Frodo.

Caríssimos, toda a questão sobre Frodo, repito: TODA A QUESTÃO sobre ele é respondida por Tolkien, salvo engano na Carta nº 306, onde ele responde à pergunta: "Frodo fracssou?"

Tolkien diz que não e diz tb:

- ali, na Fenda da Perdição, tlavez somente Gandalf resistiria à tentação final do Um Anel;
- fracasso, para Tolkien, não era "falhar", e sim NÃO DAR O MÁXIMO DO PRÓPRIO ESFORÇO POSSÍVEL...

Recomendo a vcs todos a leitura desta Carta ESPETACULAR! Qndo eu a li, nossa! Que surpresas e que pensamentos ricos os do mestre J.R.R.Tolkien...

Nesta mesma carta, Tolkien analisa o que teria acontecido SE FRODO TIVESSE CONSEGUIDO FICAR COM O UM ANEl (isto merece um tópico...).
Mais ainda: Tolkien fala de outras possibilidades: Gollum matar Sam e Frodo e retomar o Anel; Sam tomar o Anel etc.
Incrível...

Acho que a Carta está disponível aqui, em Valinor.

Ah, repondendo à pergunta: FRODO NÃO FRACASSOU; NÃO DESEJAVA APARECER (LEMBREM QUE ELE CONTOU TUDO AOS OUTROS, SOBRE SUA FRAQUEZA FINAL). ELE VENCEU SUA PROVA... PASSOU NO TESTE, COMO DIRIA GALADRIEL...
 
Re: Caráter do Frodo.

Shantideva disse:
Frodo aceita a tarefa livremente:
" - Mas o fardo é pesado. Tão pesado que ninguém poderia impô-lo à outra pessoa. Não o imponho à você. Mas se o toma livremente, direi aque a escolha foi acertada."
Então pense, se não fosse ele, quem seria? Aragorn? Gandalf? Glorfindel? Poque vc acha que algum deles faria mais do que Frodo fez? Se algum deles achasse isso, teriam se oferecido pra tarefa. No entanto nenhum deles se pronuncia.
Bom tbm tem esse negocio, ninguém falou nada dde ir, mas será q outra pessoa nao teria feito melhor?

Shantideva disse:
Vc esquece que o anel tem o poder de seduzir seu portador. Nenhum outro teria feito diferente dele. Poderia até apostar que teria feito pior, e ter cedido ao seu poder antes daquela hora.
Eu so lembrei, nao foi bem uma comparaço


Shantideva disse:
Ninguém ali estava preparado pra lidar com o poder do Anel. Todos, grandes ou pequenas estavam fadados à ceder ao seu poder. Se lidar com o poder fosse algo que realmente fizesse diferença, Gandalf, mas que qualquer outro alí, seria o mais apto à tarefa.
Ok, tudo bem concordo,nesse ponto vejo q eu estava equivocada
Vou tentar reler o livro esse mes
 
Re: Caráter do Frodo.

Lady Ellwen disse:
Bom tbm tem esse negocio, ninguém falou nada dde ir, mas será q outra pessoa nao teria feito melhor?

Creio que não. De todos que a Shantideva citou, nenhum faria melhor provavelmente. Gandalf disse que não queria tomar o Anel para sí, muito menos a missão de destruí-lo, pois sabia que se tornaria perigoso tal fardo em suas mãos.
 
Re: Caráter do Frodo.

Lessandri disse:
A questão não é ser herói, a questão é se superar, ele deu o máximo de si, o tempo todo, se arriscou, ele achava que não iria conseguir, e na hora H ele não conseguiu mesmo, mas ele se esforçou o máximo para destruir aquele anel.
O que vale é a intenção, sei que ele não era tão heróico como o Aragorn ou Gandalf. Mas querendo ou não Frodo era o único, era necessário.
Eu vejo de outra forma, Frodo foi heróico sim. Ser um herói não é realizar atos de bravura, muitas vezes é apresentar a resistência, lutar por aquilo que acredita, etc., etc. Aragorn e Gandalf foram grandes líderes, sem a ajuda deles dificilmente o reino dos homens estaria de pé, mas por quanto tempo poderiam resistir a Sauron? Ele havia reunido em torno de si um grande exército e era um maia, ainda haviam os espectros que inspiravam medo em praticamente todos que os enfrentavam.

Se Frodo tivesse falhado completamente (ou seja, o Anel não fosse destruído no fim, seja por vontade própria, seja por Gollum tropeçando de felicidade), os capitães do oeste teriam sucumbido diante do portão negro, isso seria fato. Eles fizeram todo o possível para dar o maior tempo e segurança que pudessem para Frodo cumprir sua missão.

E como o próprio professor disse em uma de suas cartas (não me lembro exatamente a citação literal), é provável que Frodo, mesmo fraquejando pelo poder do Anel, pudesse ter se lançado por inteiro no abismo, se Gollum não tivesse tomado o Anel e caído no fogo. Isso fica no campo das suposições, mas não é uma idéia descartável.
 
Re: Caráter do Frodo.

Erulasto disse:
Se Frodo tivesse falhado completamente (ou seja, o Anel não fosse destruído no fim, seja por vontade própria, seja por Gollum tropeçando de felicidade), os capitães do oeste teriam sucumbido diante do portão negro, isso seria fato. Eles fizeram todo o possível para dar o maior tempo e segurança que pudessem para Frodo cumprir sua missão.

O que prova que Frodo não foi um fraco e merece o título de herói também. A ele foi dada uma das piores partes de toda a missão contra Sauron. E se existisse fraqueza por parte dele, ele não teria assumido para sí tal fardo - embora não tivesse noção, no início, de que inferno seria ter o Um por todo esse tempo até a hora de sua destruição.

Muitas vezes atribue-se o título de Herói àqueles que só lutam em campo e matam milhares, ou aos que lideram grandes batalhões numa guerra. Muitos fecham os olhos para o outro significado de heroismo, que é o lado que Frodo representa.


Erulasto disse:
E como o próprio professor disse em uma de suas cartas (não me lembro exatamente a citação literal), é provável que Frodo, mesmo fraquejando pelo poder do Anel, pudesse ter se lançado por inteiro no abismo, se Gollum não tivesse tomado o Anel e caído no fogo. Isso fica no campo das suposições, mas não é uma idéia descartável.

Seria provável, mbora eu ache que ele só se jogaria se não tivesse em mente o pensamento "ele era meu e o Gollum o pegou de mim". Mas vamos brincar de SE novamente. XD

Frodo reluta na hora H, quando vai destruir o Anel. Ele também, num momento extremo como foi aquele, poderia não resistir e ficar com o Anel para sí. E o destino seria o mesmo se Gollum tivesse pego o UM: uma missão inteira teria ido por água abaixo.
 
Re: Caráter do Frodo.

Colegas, eu devo corrigir uma informação equivocada: A CARTA EM QUE TOLKIEN ANALISA O SUPOSTO FRACASSO DE FRODO, NA FENDA DA PERDIÇÃO É A DE Nº 246, DISPONÍVEL AQUI EM VALINOR.
 
Re: Caráter do Frodo.

Acredito que as escolhas de Frodo são muito nobres, como no conselho onde ele aceita o fardo e decide levá-lo, como também na hora que decide ir embora da comitiva(perto de Rauros...) sem querer levar ninguém consigo, já que sabia não haver esperança para sua função...porém em contrapartida, pensa que ele fraqueja, e mostra momentos que não conseguiria ir em frente, caso nãp estivesse sendo amparado pelo mestre Samwise, como quando corre "loucamente" na fuga da toca de Laracna....seria o fim da missão, se o Sam não o tivesse seguido...:obiggraz:
 
Re: Caráter do Frodo.

Elrohir Tinúviel disse:
Acredito que as escolhas de Frodo são muito nobres, como no conselho onde ele aceita o fardo e decide levá-lo, como também na hora que decide ir embora da comitiva(perto de Rauros...) sem querer levar ninguém consigo :obiggraz:

Eu admiro isso no Frodo, ele poupar os amigos
 
Re: Caráter do Frodo.

Lady Ellwen disse:
Eu admiro isso no Frodo, ele poupar os amigos
É...realmente uma escolha muito nobre, e sábia, sabendo que não há muita esperança de que a missão seja feita...imaginem, preferir caminhar por Mordor e lugares como os pântanos mortos sozinho, para não ter de colocar seus amigos sobre esse mesmo risco:joy:
 
Re: Caráter do Frodo.

Elrohir Tinúviel disse:
...imaginem, preferir caminhar por Mordor e lugares como os pântanos mortos sozinho, para não ter de colocar seus amigos sobre esse mesmo risco:joy:

Esta passagem mostra a coragem e a humildade de Frodo, seu heroísmo e grandeza, que são aspectos de seu caráter que me encantam!

Frodo forever!
 
Re: Caráter do Frodo.

É muito duro julgar toda a jornada de Frodo com base em apenas um de seus atos. Na Montanha da Perdição muita coisa deve ser levada em conta: o cansaço, a fome, a sede, a tristeza e o desespero devido a luta que Frodo travava em sua mente há muito tempo. Será que não devemos levar em consideração que aquele era o papel do anel: tentar, trair e enlouquecer. Frodo aceitou levar o anel. Muitos sequer queriam chegar perto dele, Boromir enlouqueceu com a possibilidade de tê-lo. Frodo tambem não esperava fama ou gloria, quando Bilbo pediu que o ajudasse a escrever o livro Frodo só imaginava finais desagradaveis para si mesmo. Sam realmente carregou Frodo, mas não suportou o peso do anel enquanto fez isso Frodo pesava como uma criança hobbit. Frodo realmente cedeu a tentação mais foi somente no ultimo minuto. Antes de julga-lo com tanta severidade devemos pensar em uma coisa que o Gandalf disse "nem mesmo os mais sabios conseguem ver o quadro todo".
 
Re: Caráter do Frodo.

Não acho que ele foi fraco de maneira alguma... apenas lhe faltou força. :mrgreen:

Agora sem graças... ele foi muito forte, pois, pense assim....

Você tem um bolo de chocolate, e é encarrecado a leva-lo a um lugar muito distante e cheio de perigos, já que ninguém iria conseguir leva-lo sem que a tentação de come-lo aquele lindo bolo falasse mais alto, e você nem se quer tinha um tesão por ele... Mas após anos nessa jornada, privado dessas regalias, de comer apenas um simples bolo, mesmo que fosse de trigo sem nenhuma cobertura... e vc já não tivesse foças para lutar contra a vontade de come-lo após ter passodo por tantos perigos, e aquele bolo suculento e maravilhoso ficasse a sua espreita quase dizendo "me coma, me coma..."
Sabendo que sua mãe iria birgar depois porque vc não entregou o bolo a vizinha doente. :chibata:

Você resistiria? Eu acho que não (só se você não gostasse de bolo de chocolate, que não é o caso...)

Sei que foi uma comparação bem TOSCA:mrgreen: . Mas imaginem se fosse o Anel que vocês portassem...
Vc seria mais forte que Frodo?:eek:
 
Re: Caráter do Frodo.

Alguem teve a coragem de abrir um tópico falando sobre um pequeno grande ser que ajudou extremamente na salvação de nosso mundo.


vcs falam que ele era fraca, mas pera ai se naum fosse ele o que seria da terra hoje?


sim quasse no final ele fracassou, mas quem aguentaria? Sim Sam ajudou muito ele tambem fez parte de nossa historia.

ninguem aguentaria caregar O UM sozinho, pois ele possuia a exencia de Sauron o maior do Maiar.

A comitiva (sociedade) do anel foi feita por varias pessoas pois alguem sabia que isso era um grande pesso para se carregar sozinho, sem a ajuda dos outros todos ele nunca teria conseguido.

Ele aceitou esse "caso" (pesso), naum para se aventurar como Bilbo e sim porque o anel era dele, foi concedido por Bilbo a ele, e Frodo teve um coração grande para aceitar essa batalha que quasse os elfos jah tinham desistido, e naum foi para se mostrar e sim para SALVAR.
 
Re: Caráter do Frodo.

Elrohir Tinúviel disse:
É...realmente uma escolha muito nobre, e sábia, sabendo que não há muita esperança de que a missão seja feita...imaginem, preferir caminhar por Mordor e lugares como os pântanos mortos sozinho, para não ter de colocar seus amigos sobre esse mesmo risco:joy:

É, parece q isto encerra (maneira de falar, amigos...) as discussões...
 
Re: Caráter do Frodo.

Acredito que o Frodo ou apenas outro hobbit conseguiria levar o anel até a Montanha da Perdição. No conselho mesmo vemos a influência do anel sobre os homens e os elfos, e até mesmo Gandalf se nega a pegá-lo com medo do que pode acontecer. Realmente Frodo só consegue chegar ao seu destino com a ajuda de Sam, mas concordo com quem disse que Frodo não era Cristo para se sacrificar sozinho. Na vida nada melhor que um amigo para ajudar nos ajudar com nossos fardos e acho que foi isso que JRRT quiz mostrar.
Quanto ao fato dele não ter jogado o anel no fogo e se rendido ao poder do anel, acredito que Frodo estava tão exausto com a demanda que não teve mais forças para lutar contra a malícia do anel, que acredito por estar nas terras de Mordor e perto de Sauron fosse extrema!
 
Re: Caráter do Frodo.

Não acho que Frodo simplesmente se ofereceu para carregar o Um, acho que o Anel estava tentando ele a fazer isso, como quando no conselho e na Montanha o Anel "falou" com Frodo antes dele tomar sua decisão.
No começo do livro SdA Frodo pensou um pouco antes de dar o Anel a Gandalf estava escrito mais ou menos assim: "Sentiu que o Anel estava muito pesado, como se o Anel ou o própio Frodo estivessem relutantes em entregar o Anel a Gandalf. Acho que ele não fez nada disso [ir a Mordor e tudo o mais] por vontade própria.
 
Re: Caráter do Frodo.

Aqui vai minha opinião: Frodo herdou o Um Anel, era uma pessoa especial com um espirito resistente mas o sucesso de sua demanda foi fruto do amor de Sam por ele e todos os seu amigos o ajudaram muitas vezes ele mostra o quanto é egoista por exemplo quando Sam o encontra e resgata na torre em Mordor, e em na ocasião que encontram água e Sam quis beber primeiro p/ certificar se tinha veneno e Frodo agiu egoisticamentedizendo: "A espaço para nós dois bebermos...
Mas é claro que ele tem o seu valor, mas o verdadeiro heroi que a todo tempo lutou pela demanda e ainda assim era considerado um simples e tolo jardineiro foi SAM
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo