• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caráter do Frodo

Acho que Frodo tinha um bom caráter e era forte, porém não de ferro...e é provável que nem isso resistisse ao Anel. O fardo era pesado para qualquer ser de Arda, homem, anão, elfo ou hobbit e ele o carregou com bravura. Verdade que poderia ter fracassado na hora H, mas aí entra Gollum, que de fato tinha algo a desempenhar, isso sabe-se desde o início.

Frodo e Sam não eram super-heróis, mas salvaram a Terra-Média, e tornaram-se, bem como outros grandes personagens da história. E acho que o mais importante de tudo isso é que um não teria vencido sem o outro...a velha história..."juntos somos fortes".
 
Eu já falei sobre isso em dois posts, mas convém reafirmar minha simplória tese, para mim realmente Frodo não teria conseguido sem as ajudas extras, mais ele foi muito corajoso em aceitar a missão quando os membros da comitiva entararam em conflito e não concordo que ele não tenha acreditado sobre tudo que Gandalf falou para ele sobre a influência do anel sobre o portador, muito pelo contário ele deixou transparecer muito medo e insegurança, justamente por saber disso e mesmo assim aceitou carregar o fardo, não devemos nunca esquecer do poder do UM e sua influência nas atitudes de Frodo que mesmo com isso ainda conseguiu por diversas vezes tomar as rédeas da situação. Mas volto também a reafirmar que sem a ajuda de Sam, Frodo jamais teria conseguido o que o próprio Frodo foi o primeiro a reconhecer, logo ele não ficou tomando heroísmo pra si...
 
Não concordo que Frodo foi fraco,ele apenas cumpriu sua obrigação que foi levar o anel e por que era a obriação dele porque ele era o único que poderia levar.
 
Há uma frase muito interessante, acho que é de Heróclito, se não me engano.
Ele dizia que; O caráter do homem é o seu destino!
Acho que só de Frodo ter aceitado a missão, isso já nos dá uma grande prova do seu caráter.
Para mim, Frodo é um herói, porque acho que em uma caminhada o passo mais importante é o primeiro, e esse passo foi dado por Frodo.
Como já disse antes, Sam foi de extrema importância na Jornada, disso ninguém pode ter dúvidas.
Mas pensemos um pouco.
Olhe quanto tempo o Um anel levou para tomar posse de Frodo, será que em Sam ou qualquer outro demoraria tanto assim?
Pensem nisso, antes de julgar o Senhor Frodo!
Salve o puro coração de Frodo!!!
E obrigado ao Sam pela sua bravura!

Bem, é isso que eu penso.
 
Frodo não fracassou.
Ele carregou o mais pesado fardo até o fim e assim como Sauron se fortalece em Mordor, o Anel também(acredito eu)e com o Um mais poderoso, Frodo cedeu.

Será que Sam agüentaria carregar o Um Anel como Frodo?
Talvez, mas acho que não até onde Frodo o carregou.

De fato, Gollum destruiu o Anel, mas se este tivesse se apoderado dele antes ele não iria à Montanha para destruí-lo.
 
Nossa desenterraram um post da Tia Neera :D, muito bom, novas opniões sobre velhos temas...

*estrala os dedos e prepara-se pra digitar mais um longo post*:hihihi:

Então pessoas, quanto a caráter muito já foi dito, pontos de vista interessantes, diferentes e importantes de serem analisados. Mas suscito agora uma nova questão dentro desta, que sirva para refletir sobre as atitudes de frodo.
Primeiramente, tenham em mente, que o Frodo como qualquer ser vivente não é nem bom, nem ruim, temos em nós diferentes características que poderiam ser encaixadas em momentos diferentes nessas duas categorias, no entanto em cada pessoa transparece e prevalece um modo de agir e pensar, bom ou ruim, mas isso não faz com que o outro deixe de existir realmente.
Mas não era aí que eu queria chegar, o que eu queria dizer é referente a atitude do Frodo na beira da montanha da perdição. A atitude dele prova que O anel era indestrutível, pois ele foi pensado para voltar ao seu dono e para "controlar" e "fascinar" aquele que o possuísse, o que impediria que qualquer um o destruísse, foi realmente genial, no entanto o destino nem sempre segue os caminhos da lógica e nada é perfeito, nem para o bem nem para o mal. E assim foi com O anel, ele teve sua destruição causada pela sua própria criação, ou seja, creio que se o Gollum não fosse tão vidrado e portanto tão persistente em seu desejo de possuir seu "precioso" O anel nunca seria detruído, pois pouco tempo na posso de qualquer ser já o impediria de querer destruir, e convenhamos é muito mais inteligente impedir que as pessoas QUISESSEM destruí-lo, do que tentar impedir que elas PUDESSEM destruí-lo. A essencia dO anel é genial realmente, e só falhou por culpa e obra dele, não fosse isso ele nunca seria destruído.
Assim sendo acho falha qualquer tentativa de julgar e comparar o caráter do Frodo por tal atitude, pois não era uma questão de caráter de quem possuísse O anel, e sim de poder que ele tinha.
 
Frodo não era mau, em sua essência ele era bom e feliz, por isso foi capaz de resistir ao Anel por tanto tempo. Seu problema era ser ingênuo e fraco, Tolkien em diversos momentos põe a prova seu caráter e em todos ele falha, precisando depender de Sam para poder sobreviver e chegar onde chegou, e no derradeiro desfecho de sua vida, nem Sam conseguiu salvá-lo, o que aconteceu fom uma hironia que acabou trazendo a tona a verdadeira utilidade de Gollum, aquela da qual Gandalf se refere em Moria. Mas, por tudo isso Frodo acabou se conhecendo e percebendo que a TM não era seu lugar, ele deveria partir para um lugar onde pudesse esquecer de tudo o que tinha vivido e crescer sendo que isso demonstra toda a maturidade que lhe faltava e que ele conseguiu adquirir. Frodo era basicamente o adolescente que cresce com seus erros e com o apoio de seus amigos, sua força está naquele que o cerca e isso faz parte da beleza da história e de Tolkien, sempre nos dando lições.
 
Frodo não era mau, em sua essência ele era bom e feliz, por isso foi capaz de resistir ao Anel por tanto tempo. Seu problema era ser ingênuo e fraco, Tolkien em diversos momentos põe a prova seu caráter e em todos ele falha, precisando depender de Sam para poder sobreviver e chegar onde chegou, e no derradeiro desfecho de sua vida, nem Sam conseguiu salvá-lo, o que aconteceu fom uma hironia que acabou trazendo a tona a verdadeira utilidade de Gollum, aquela da qual Gandalf se refere em Moria. Mas, por tudo isso Frodo acabou se conhecendo e percebendo que a TM não era seu lugar, ele deveria partir para um lugar onde pudesse esquecer de tudo o que tinha vivido e crescer sendo que isso demonstra toda a maturidade que lhe faltava e que ele conseguiu adquirir. Frodo era basicamente o adolescente que cresce com seus erros e com o apoio de seus amigos, sua força está naquele que o cerca e isso faz parte da beleza da história e de Tolkien, sempre nos dando lições.


Assim, só pra eu entender melhor o que está pensando e chamando por caráter, pode citar pelo menos alguma das citações que menciona o teste e a falha do caráter do Frodo??? Receio não estar pensando nas mesmas situações que você...
 
Concordo com você Rougue.Frodo não era fraco.Todos sabiam do poder do anel e isso pode ser comprovado quando é feita a reunião em Valfenda:ninguém se prontificou de imediato para destruir o anel, muito pelo contrário, ficaram discutindo e o único que aceitou a missão mesmo sabendo dos riscos que correria e nunca tendo se afastado do Condado.Durante toda a jornada,penso que Tolkien quis mostrar que deve haver um pouco de companheirismo entre as pessoas:Sam não tinha nada a ver com essa história,nem Merry e nem Pippin, mas foram pessoas que ajudaram o Frodo, principalmente o Sam.Existe um elo entre eles e Frodo não teria conseguido se fosse sozinho.

"Anar caluva tielyanna"
Nolyë de Ulca
Nossë:Alassenóre
 
Nunca parei para analisar a questão se Frodo fraquejou ou não à beira do Sammath Naur. Creio eu que ele tenha chegado, não, ultrapassado os limites do suportável para alguém que carregou um objeto com um poder tão maligno por vários meses sem tirá-lo um momento sequer para recobrar a lucidez.

Sob este aspecto, Frodo foi formidável e mesmo quando parecia que, finalmente, sucumbiria a tentação do Anel Governante, o hobbit ressurgia com mais força de vontade para rechaçar o controle do Um. E Tolkien fez questão de mencionar que Frodo estava dentro da Câmara onde o Grande Anel foi forjado e onde todos os outros poderes (inclusive o dos Ainur) são subjugados. Frodo caiu, não por falta de bravura e sim porque já não aguentava mais a pressão esmagadora do Anel sobre si.
 
Eu imagino que o poder do anel de dissuadir ficava mais forte se estivesse a ponto de ser destruído. Após a vitória contra Sauron Isildur não foi capaz de se livrar do objeto, apesar das palavras de Elrond e dos elfos. Muito poucos na Terra Média teriam jogado o anel nas chamas, provavelmente a tarefa estava dividida entre portar o anel e destruir o anel. Era como jogar um pedaço de Sauron no fogo. Talvez alguém como Elendil conseguisse fazer isso e jogar o anel no fogo(ele conseguiu resistir a tentação de Númenor e ao reino de Sauron em sua própria terra), mas nunca saberemos. Outro que valeria experimentar seria Beren...
 
Assim, só pra eu entender melhor o que está pensando e chamando por caráter, pode citar pelo menos alguma das citações que menciona o teste e a falha do caráter do Frodo??? Receio não estar pensando nas mesmas situações que você...


Quando ele teve que escolher entre Sam e Gollum. Na Colina dos Mortos quando se desviou do caminho do Norte. Mas eu não vejo como falha de caráter e sim como falha no aprendizado e como parte do caminha que ele seguiu, Frodo tinha caráter, somente era fraco e não enchergava algumas coisas que estavam a sua frente, e que passou a vê-las depois que sua jornada foi completa.
 
Desculpe Hiswen, mas quando foi que Frodo escolheu Smeagol em depreciação de Sam? Não me lembro disso.
Alem do que, não acredito que seguindo smeagol frodo tenha errado ou deixado de ver algo! Pelo contrario, ele viu e muito mais do que poderia (talvez o anel ajudou?) E avaliou o smeagol, subjugou o smeagos com uma força de carater que espantou o proprio sam! sam achava frodo gentil e ingenuo, uma exelente pessoa, mas fraca. Que supresa sentiu qdo viu o poder de frodo, sua força em lidar com o smeagol, e com a anel....
concordo com a Prímula, na obra não e citada nenhuma prova que frodo tenha sido reprovada....
 
Quando ele teve que escolher entre Sam e Gollum. Na Colina dos Mortos quando se desviou do caminho do Norte. Mas eu não vejo como falha de caráter e sim como falha no aprendizado e como parte do caminha que ele seguiu, Frodo tinha caráter, somente era fraco e não enchergava algumas coisas que estavam a sua frente, e que passou a vê-las depois que sua jornada foi completa.

Hum....compreendo! E concordo que foi um aprendizado, como tudo o que vivemos o é, agora se foram atitudes falhas ou erradas...já não me arriscaria a dizer que sim, já que o acaso provou ser o melhor que poderia ocorrer.:think:
 
Hum....compreendo! E concordo que foi um aprendizado, como tudo o que vivemos o é, agora se foram atitudes falhas ou erradas...já não me arriscaria a dizer que sim, já que o acaso provou ser o melhor que poderia ocorrer.:think:


Suponho que as coisas, como tudo em SDA, aconteceram do jeito que tinham que acontecer, Tolkien não pregava prego sem estopa, ou seja, todos os seus personagens foram planejados, assim como todas as falhas de Frodo, afinal ele era seu protagonista falho. Livre de defeitos era Aragorn, o grande rei, Frodo era o menino que deveria aprender, uma espécie de anti-heroi obrigado a lutar do lado do bem por força das circustâncias, apenas para manter sua morada intacta, afinal essa era a motivação de Frodo, salvar o Condado, o resto da TM era detalhe.
 
Suponho que as coisas, como tudo em SDA, aconteceram do jeito que tinham que acontecer, Tolkien não pregava prego sem estopa, ou seja, todos os seus personagens foram planejados, assim como todas as falhas de Frodo, afinal ele era seu protagonista falho. Livre de defeitos era Aragorn, o grande rei, Frodo era o menino que deveria aprender, uma espécie de anti-heroi obrigado a lutar do lado do bem por força das circustâncias, apenas para manter sua morada intacta, afinal essa era a motivação de Frodo, salvar o Condado, o resto da TM era detalhe.

Concordo, menos com a parte de que o Aragorn era livre de defeitos, e faço uma ressalva, o intuito principal do Frodo e inicial era salvar o Condado, mas isso até ele perceber a grandiosidade do que fazia, porém não deixando de se preocupar enormemente com sua terrinha...:yep:
 
É um tanto quanto curioso isso como a gente semrpe tem que separar e dividr as coisas em lados oposto: Ex - bom/mau; corajoso/covarde; fraco/ forte; triste/feliz. O ser humano semrpe tem essa tendência a exergar as coisas smepre com dois lados, e embora Shakespeare diga que jamais podemos julgar um historia e/ou pessoa por que tudo sempre possui dois lados, duas versões de uma realidade, eu tenho para mim que a realidade muitas vezes possa possuir diversos lados, de diversos pontos de vista.

Lendo os posts do tópico eu reparei que muita gente tem Frodo como um fraco quase (um gay ¬¬') Enquanto outros o tem com um quase herói. Eu li aquela carta do Tolkien que foi citada num post mais atrás, e ele realmente me impressiona.

Eu acho que quando Frodo chegou a Valfenda, ele não imaginava de forma alguma como as coisas iriam se passar, quando ele no meio de toda aquela confusão diz que levará o anel embora ele não saiba o caminho, não foi uma tentativa de se mostrar, ou de conseguir fama; por qeu caso ele queria conseguir fama ele teria um pensamento semelhante ao de Boromir - de que o Anel era um presente e que eles deviam usar ele para contra atacar Sauron.

Frodo demonstrou durante toda a demanda uma capacidade incrível, ele amadurece, cresce com as experiências passadas, ele conseguiu ir mais longe do que qualquer outro jamais havia conseguido. Frodo viu que havia algo de bom em Gollum, viu que embora a Comitiva dos Nove fosse repleta de amigos o poder do Um era forte o bastante, e para o bem dos "amigos" ele resolveu partir sozinho. Sam foi fundamental, ele foi um suporte e não uma "bengala"...imaginem o quanto deve ser dificil cumprir uma tarefa dessas, passando pelos perigos que passou sem que você tivesse alguém para orientá-lo ou um amigo com o qual pudesse desabafar e dar algumas risadas.

No fim quando chegam a Montanha da Perdição ele não demonstrou uma falha de cárater ao não conseguir destruir o anel, o que ele nos mostra mais uma vez é que ele é humano e possui fraquezas, mas isso não denota que ele possua um mau caráter. Quer dizer então que se você chegasse numa situação extrema e não conseguisse fazê-la quer dizer que você seria uma pessoa FRACA?

Para mim quando Tolkien resolve colocar Frodo como portador do Anel, ele quis nos mostrar que todos somos passiveis de sermos testados com as situações da vida, e que nem sempre aquilo que parece ser é.

Sei que ficou meio confuso, espero que tenham entendido o meu ponto de vista =)
 
É um tanto quanto curioso isso como a gente semrpe tem que separar e dividr as coisas em lados oposto: Ex - bom/mau; corajoso/covarde; fraco/ forte; triste/feliz. O ser humano semrpe tem essa tendência a exergar as coisas smepre com dois lados, e embora Shakespeare diga que jamais podemos julgar um historia e/ou pessoa por que tudo sempre possui dois lados, duas versões de uma realidade, eu tenho para mim que a realidade muitas vezes possa possuir diversos lados, de diversos pontos de vista.

Lendo os posts do tópico eu reparei que muita gente tem Frodo como um fraco quase (um gay ¬¬') Enquanto outros o tem com um quase herói. Eu li aquela carta do Tolkien que foi citada num post mais atrás, e ele realmente me impressiona.

Eu acho que quando Frodo chegou a Valfenda, ele não imaginava de forma alguma como as coisas iriam se passar, quando ele no meio de toda aquela confusão diz que levará o anel embora ele não saiba o caminho, não foi uma tentativa de se mostrar, ou de conseguir fama; por qeu caso ele queria conseguir fama ele teria um pensamento semelhante ao de Boromir - de que o Anel era um presente e que eles deviam usar ele para contra atacar Sauron.

Frodo demonstrou durante toda a demanda uma capacidade incrível, ele amadurece, cresce com as experiências passadas, ele conseguiu ir mais longe do que qualquer outro jamais havia conseguido. Frodo viu que havia algo de bom em Gollum, viu que embora a Comitiva dos Nove fosse repleta de amigos o poder do Um era forte o bastante, e para o bem dos "amigos" ele resolveu partir sozinho. Sam foi fundamental, ele foi um suporte e não uma "bengala"...imaginem o quanto deve ser dificil cumprir uma tarefa dessas, passando pelos perigos que passou sem que você tivesse alguém para orientá-lo ou um amigo com o qual pudesse desabafar e dar algumas risadas.

No fim quando chegam a Montanha da Perdição ele não demonstrou uma falha de cárater ao não conseguir destruir o anel, o que ele nos mostra mais uma vez é que ele é humano e possui fraquezas, mas isso não denota que ele possua um mau caráter. Quer dizer então que se você chegasse numa situação extrema e não conseguisse fazê-la quer dizer que você seria uma pessoa FRACA?

Para mim quando Tolkien resolve colocar Frodo como portador do Anel, ele quis nos mostrar que todos somos passiveis de sermos testados com as situações da vida, e que nem sempre aquilo que parece ser é.

Sei que ficou meio confuso, espero que tenham entendido o meu ponto de vista =)

Ótimo post, ficou claro sim e concordo em gênero número e grau, se leu meus primeiros posts aqui verá que é a mesma idéia contra a dicotomia que eu defendo!:yep:

Só uma observação que eu também costumo errar, o Frodo era um hobbit e não um homem! :hihihi: (mas não perdeu o sentido de sua oração!)
 
Ótimo post, ficou claro sim e concordo em gênero número e grau, se leu meus primeiros posts aqui verá que é a mesma idéia contra a dicotomia que eu defendo!:yep:

Só uma observação que eu também costumo errar, o Frodo era um hobbit e não um homem! :hihihi: (mas não perdeu o sentido de sua oração!)
HAIuhaiUHAIuhaiHAIUhaiHA

Eu sei, foi uma forma de dizer sabe ^^
 
Concordo, menos com a parte de que o Aragorn era livre de defeitos, e faço uma ressalva, o intuito principal do Frodo e inicial era salvar o Condado, mas isso até ele perceber a grandiosidade do que fazia, porém não deixando de se preocupar enormemente com sua terrinha...:yep:


eu sei, mas sempre tem a intenção por tras de tudo. e de qlqr forma o viggo era livre de defeitos XD

e com relação ao intuito inicial, isso faz parte daquilo o que eu disse sobre o crescimento dele, Frodo cresceu e foi percebendo aquilo o que estava acontecendo.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo