• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caráter do Frodo

Re: Caráter do Frodo.

original de Rouge
Mas é claro que ele tem o seu valor, mas o verdadeiro heroi que a todo tempo lutou pela demanda e ainda assim era considerado um simples e tolo jardineiro foi SAM
Sam não lutou pela demanda, Sam lutou por Frodo. Frodo era o mestre, o melhor amigo de Sam. Sam se compromete a ir até onde Frodo fosse, não porque o anel era importante para ele, ele até quis que Frodo entregasse o anel para Galadriel. Frodo nunca achou que Sam era simples ou tolo ele o chama de amigo dos amigos e percebe seu esforço em ajuda-lo" mas está esquecendo um personagem principal, Frodo não teria ido longe sem o Sam" . O episodio em que Frodo é rude com Sam é devido ao amor que Frodo tinha pelo anel. Sam é valoroso, sim claro mas acreditar que todo o "heroismo" deva recair sobre ele é desprezar todo a agonia fisica e psicologica pela qual o Frodo passou voluntariamente, diga se de passagem. Bem ficou muito comprido, mas é no que eu acredito:oops:
 
Re: Caráter do Frodo.

Não acredito que mesmo entre os "Grandes" Sam fosse considerado um tolo jardineiro, Galadriel percebe seus sentimentos e seu valor quando o convida a olhar no Espelho, Uma coisa que vale lembrar e acrescentar ao texto da laninha é que Sam não está na demanda por se oferecer, como Frodo, ao contrário, ele desencoraja Frodo a seguir (desculpem, não me lembro se isso faz parte apenas do filme ou consta do livro, mas não posso consulatr agora), além disso não é apenas o amor de Sam por Frodo que o move, mas também o amor pela terra onde vivia, o desejo de poder retornar ao Condado e perceber que tudo estava como era antes tornando-o um personagem importante, mas não heróico ao mesmo nível de Frodo.
 
Re: Caráter do Frodo.

eu não acho que Frodo era "fraco". o Anel corrompeu ele, por isso ele quase falhou no final, e também não acho que Gollum destruiu o Anel ( e esse é um assunto que pode levar dias), mas voltando ao Frodo, se ele não fosse um hobbit de muito bom coração, um hobbit bastante sensato em suas decisões, talvez a coisa poderia ter tomado um rumo drastico.
 
Re: Caráter do Frodo.

Concordo com a Amanditas. O poder do Um anel era extremamente corruptível(tá certo isso?). Temos que lembrar que se fosse assim Gandalf e Galadriel poderiam muito bem ter carregado esse fardo mas nenhum dos dois se achou a altura de tal tarefa. O Sam só não foi corrompido porque ficou pouco tempo com o anel em seu poder, do contrário ele também fraquejaria nesta tarefa...
 
Re: Caráter do Frodo.

Carta 246
"(...)
Frodo realmente 'falhou' como um herói, na forma como o herói é concebido por mentes simples: ele não suportou até o fim; ele cedeu, esquivou-se. Não uso o termo 'mentes simples' com desprezo: eles freqüentemente vêem com claridade a verdade simples e o ideal absoluto para os quais o esforço deve ser dirigido, até mesmo se for inacessível. Porém, a sua fraqueza, é dobrada. Não percebem a complexidade de qualquer determinada situação no Tempo, na qual um ideal absoluto é enredado. Eles tendem a esquecer daquele elemento estranho no Mundo que nós chamamos de Piedade ou Clemência (...)
Eu não penso que Frodo foi um fracasso moral. No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto. Frodo tinha feito o que ele pôde e se exauriu completamente (como um instrumento da Providência) e tinha produzido uma situação na qual o objeto da saga dele poderia ser alcançado. A sua humildade (com a qual começou) e os seus sofrimentos foram recompensados justamente pela honra mais alta; e o seu exercício de paciência e clemência para com Gollum obtiveram pra ele Clemência: o seu fracasso foi reparado.
(...)
Frodo empreendeu sua expedição por amor - salvar o mundo que ele conhecia do desastre às suas próprias custas, se ele pudesse; e também em completa humildade, reconhecendo que ele era completamente inadequado para a tarefa. O seu real contrato era apenas fazer o que pudesse, tentar achar um caminho, e ir tão longe na estrada o quanto a sua força de mente e corpo permitissem. Ele fez isso. Eu mesmo não vejo que a sua mudança de opinião e vontade sob uma pressão demoníaca depois de tanto tormento fosse um fracasso moral mais do que a fratura do seu corpo teria sido - digamos, por ser estrangulado por Gollum, ou esmagado por uma pedra que caísse. Esse parece ter sido o julgamento de Gandalf e Aragorn, e de todos que tiveram conhecimento a história integral da sua jornada. Certamente nada seria omitido por Frodo! (...)
Ele parece não ter tido nenhuma sensação de culpabilidade no princípio (III 224-5) (nota 01)1; ele foi restituído a sanidade e paz. Entretanto pensou que tivesse dado a sua vida em sacrifício: ele esperava morrer muito em breve. Mas não morreu, e pode-se observar a inquietação crescendo em seu íntimo. Arwen foi a primeira a observar os sinais e lhe deu a sua jóia para conforto, ela pensou em um modo de curá-lo (nota 03) . Lentamente ele enfraquece 'fora de cena', dizendo e fazendo cada vez menos. Eu acho que está claro na reflexão para um leitor atento que quando os seus tempos escuros o descobriram e ele estava consciente de ser 'ferido por faca, dente e um por longo fardo' (III 268) não foram só recordações de pesadelos de horrores passados que o afligiram, mas também o remorso sem motivo: ele viu a si mesmo e tudo o que ele tinha feito como um fracasso infringido: “Embora eu possa vir para o Condado, não parecerá o mesmo, porque eu não serei o mesmo.” Isso era de fato uma tentação da Escuridão, uma última centelha de orgulho: o desejo de ter retornado como um 'herói', não contente em ser um mero instrumento do bem. E isso estava misturado com outra tentação, mais negra e ainda (de certo modo) mais merecida, pois ainda porém essa pode ser explicada, ele não tinha de fato jogado fora o Anel por um ato voluntário: ele foi tentado para lamentar sua destruição, e ainda o desejava: “Se foi para sempre, e agora tudo está escuro e vazio”. Foram as palavras de Frodo, como se despertado da sua doença em 1420. (...)
J.R.R. Tolkien

Para qualquer um que tenha um pouco mais de sensibilidade.
Não havia lido a carta até hoje e quando o fiz, percebi que minha perceptividade é exatamente a mesma que o Mestre.
Frodo é em seu caráter, em sua identidade, em seu juizo e em sua ideologia um grandioso Hobbit. Coisa que poucos homens sabem ser.

(Um ponto de vista meu)
:abraco:
 
Re: Caráter do Frodo.

Para mim qualquer humano ou elfo que carregasse o Anel até a Montanha estaria fadado a não jogá-lo e desejar o Anel para si. Aí está a, talvez, a esperteza de Sauron, e também a necessidade do "fator divina sorte", que no caso apareceu com Gollum simplesmente caindo.
 
Re: Caráter do Frodo.

Todos nós somos Frodo,fracos,por asism dizer,afinal,tods achamos que possuimos habilidades de Aragorn,mas pelo eu dessitiria da missão assim como Frodo quis desistir,porém todos nós temos uma chama que se acende para completar a nossa missão.Mas Frodo não nasceu nobre como Aragorn,tornou-se nobre,assim como nós,eu não sou um herói,não nascí como herói.

Afinal,não seria "do patinho feio a Frodo"?

Obs:Foi só uma visitinha,aidna estous em tempo pra postar mais
 
Re: Caráter do Frodo.

Frodo fracassou em sua missão, isso é indiscutível, mas ao ser piedoso com Smeagol anteriormente, num momento crucial, sua boa ação foi recompensada e conseguiu sua redenção, como disse Gandalf, "Gollum ainda tem um papél a cumprir, seja para o bem ou para o mal".

Não arrisco a afirmar algo sobre o caráter de Frodo, pois qualquer um em sua situação seria seduzido, digo até que o pequeno foi mais longe do que eu esperava... Muitos sequer chegariam a Mordor...
 
Re: Caráter do Frodo.

Em minha opinião, Frodo não foi fraco.
Frodo foi a peça fundamental para o jogo do destino: uma peça que não chamava a atenção, inerte, simples e fraca, que, porém, guardava em si uma força que o guiou até o fim e nem mesmo a corrosão que o anel lhe fez pode impedir de cumprir o destino dele. Como algo tão pequeno como Frodo pôde resistir à persuação do anel até na Montanha da Perdição, onde a presença da sombra de Sauron era tão esmagadora? No fim, quase falhou, mas Gollum interveio, além da força que provinha de seu amigo Sam.
Frodo é um dos personagens mais intrigantes em SDA. Ao meu ver, incialmente, ele, sim, representa um caráter fraco e acomodado, mesmo possuindo um desejo de aventurar-se e participar dos capítulos da história da Terra Média, um tanto quanto contraditório. Entretanto, ao tomar posse do Um, ele se vê no dever de cumprir o que lhe foi destinado e parte, negando seu conforto. Durante sua trajetória, é visto uma bipolaridade em seu ego, consequência decorrente do anel. Devemos analisar a parte que representa o verdadeiro Frodo, aquela que o impulsiona até o topo, esgotada, e que quase falha, pois o fardo do anel a esgotou, e auqela sua outra personalidade ambiciosa e patética é a doença mental que se instala nos portadores do anel.
Espero que tenha ficado claro minhas idéias,

Abraços.
 
Re: Caráter do Frodo.

Tia, eu concordo totalmente com vc!!
Acho que muita gente pensa isso do Frodo. Afinal de contas, se ele estivesse realmente preparado para carregar tamanho fardo, não teria necessidade de tanto auxílio por onde fosse!

Por isso, acho que Sam realmente deveria ter sido o escolhido para carregar o Anel. Como Frodo se ofereceu, Sam teve que ir junto para assegurar q as coisas iriam dar certo. No livro, Frodo parece ser um pouco mais maduro do que Sam, e pode até ter havido um preconceito na obra [inclusive pq Frodo era o riquinho e Sam o jardineiro]. Mas, definitivamente, foi mto precipitado e imaturo de sua parte aceitar uma missao que ele nao tinha condições de lidar.
 
Pra mim, o Frodo foi um herói. Observando e analisando o contexto de toda a situação, ele foi um dos que mais promoveram o sucesso da demanda, e o mais importante: com essa intenção. No fim ele falhou, mas pq qualquer um que estivesse em seu lugar, com mente poderosa ou não, teria sucumbido a vontade do anel, mesmo o Sam.
O que importa é que Frodo suportou o peso do anel em sua mente mais do que qualquer um, mais até do que gollum, na minha opinião, pois este nunca teve a intenção de destrui-lo, e portanto não passou pela mesma situação que o hobbit, que já é considerada extrema. Ele conseguiu chegar até lá, quando ninguem mais faria, e se o fizessem cairiam na mesma armadilha (desesperada, e ao mesmo tempo genial) preparada por Sauron a quem chegasse tão perto de concretizar tal intento.
 
Última edição:
Frodo foi um trunfo na mão dos Povos Livres. Discreto e pequeno. Foi a peça fundamental na Demanda. Mostrou que os pequenos podem ter uma importância muito maior que os grandes, e também podem ser heróis. Mostrou que mesmo os heróis falham. Pois, se Frodo estivesse sozinho em Orodruin, a missão teria falhado. Frodo e Sam foram as duas pessoas mais importantes em toda a Demanda. Eles cruzaram Mordor sozinhos. Reconheço a importância de Aragorn, Gandalf, e tantos outros, que foram muito úteis a Frodo, especialmente esvaziando Mordor. Mas Frodo era pequeno, desarmado, e com um fardo terrível em mãos, dentro da terra do Inimigo. Agüentou até o último instante todo o peso e tentação do Anel. Falhou, sim, mas acho que ninguém exceto Gollum foi tão torturado pelo Um como ele. Um viva a Frodo dos Nove-Dedos, o maior herói da Terceira Era.
 
não creio que ele seja fraco.
ele só recebeu uma demanda inevitável, pesada e perigosa e não estava preparado para tal, assim como ninguém estaria.
acho que todos os outros foram responsáveis pela integridade de frodo e por não deixá-lo "cair em tentação". cada um teve sua importância e sua funcionalidade.

no filme eu acho o frodo um tonto: parece uma criancinha que não sabe o que fazer... affffffffffff... super frágil, enfim...

nos livros ele até pode ser frágil e indeciso, simplesmente pq a demanda é praticamente um atestado de suicídio, mas ele é inteligente, conhecedor da cultura do mundo que não seja só os hobbits, especialmente sobre os elfos, tinha uma intuição perspicaz, enfim... não o bunda mole que aparece no filme!
 
Acho que Frodo não foi mais do que qualquer outro ser seria se tivesse que levar o Um para destruição!
Vemos um grande exemplo com Galadriel! E se fosse ela quem recebesse o Um?
Ela conseguiria chegar lá?
Acho sinceramente que não!
Até mesmo Gandalf rejeito o Um! Pois sabia que ele mesmo seria corrompido pelo Um!
Mesmo quando ele se dispos a levar o anel, não acho que foi para aparecer, creio que foi porque se sentia resposabilizado por ele!
Pois ele o havia recebido de "presente" do seu Tio!
Creio que ele foi uma fundamental em todo o desenvolver da historia!
Acho que ninguém, por mais forte que fosse, ou mesmo se tivesse o melhor carater!
Conseguiria chegar onde Frodo chegou!
 
bom na minha opiniao ,frodo nao foi um fraco e muito menos uma criança querendo se apareçer(para os outros) acho que frodo sabia que a unica soluçao para destruir o anel seria ele leva-lo .
pois vimos que na reuniao que elrond promeveu havia presentes elfos,anoes,e homens .vimos a discurçao horrivel que teve ,e frodo vendo aquele cituaçao, se ofereçeu para leva-lo ,mas isso nao por aventura de criança mas por ser a unica soluçao ,creio que ele nao queria faze-lo ,mas nao viu outra soluçao .e quanto a sam e ,gollum e aos ,outros integrantes da sociedade ,que o ajudou ,era o minimo que eles podiam fazer ,dps te frodo assumir a responsabilidade,sam realmente foi um grande apoio de frodo ,nao pq ele era fraco ,mas sim pq sam sabia que era um fardo muito pessado para um pequeno hobbit carrega-lo sozinho .é por fim tolkien sempre sabia o que fazia e sempre nos mostrou o lado da amizade,do amor,da compaixao,e da sabedoria ,ele nunca iria colocar um fraco para esta grande missao !!!!
 
Frodo pode ter sido fraco em certos momentos, mas foi o único a oferecer-se a levar o Um, tendo em vista que ele não tinha escapatória, ou era ele ou ninguém iria.
Ele não tinha conhecimento do fardo que carregava por isso tomou essa decisão, que até então só seria até Valfenda, e Sam sem duvidas foi o braço a mão e até o pé direito de Frodo, ele estava acomodado em sua vida pacata no condado e derrepente teve de abandonar tudo para seguir na saga do Anél, onde tuda a atenção se voltava para ele, tudo girava em torno dele e do Um, ele se sentiu um fardo para a sociedade e tomou a decisão de ir sozinho até a montanha da perdição, mais uma vez teve uma atitude um tanto reprovável, ter ido sem o Sam poderia ter sido a pior das loucuras do Frodo ele teria sucumbido muito mais rápido e não teria conseguido chegar ao seu destino.
Mas você há de convir que Frodo foi muito corajoso em ter tomado tal posição(portar o Um).
 
Re: Caráter do Frodo.

certamente ninguém melhor do que ele para carregar o fardo, qualquer outro teria sido dominado


Também acho que ele era o mais indicado. Será que se o escolhido fosse Sam, ele teria a mesma força e equilíbrio mental pra levar o Anel tão longe? E Pippin? E Merry? Ou qualquer outro hobbit do Condado? Frodo não foi fraco. Foi mais forte do que muitos imaginavam. Mais forte do que qualquer um dos grandes poderia ser, mesmo se tivessem um Sam do lado.


:roll:
 
Preparado? não acho que não estava preparado para carregar o anel...se não, não teria sofrido tanto... se ele não tivesse tido ajuda..acho que náo teria conseguido....de seu caráter: forte e decidido ...teimoso tb...
 
Não li todos os comentários... mas parece-me que quem subestima o poder do Anel são vocês!... Frodo não escolheu carregar o anel! O poder que o anel já exercia nele, foi o que o fez aceitar a missão! Além disso, apesar de tudo, Frodo foi muito muito forte! Boromir, por exemplo, não resistiu até mais longe que Amon Hen (não me lembro se é este o nome)... Gandalf temia usá-lo pois poderia socumbir! Apesar de tudo, Frodo aguentou até ao Monte da condenação! Só aí, o poder do anel se sobrepôs completamente à sua vontade própria!

Não concordo que fosse um fraco, mostrou ser mais forte que muitos outros que o rodeavam, resistiu sempre a usar o anel, mesmo fracassando às vezes, essa sua resistência mostrava o quão forte ele era!

E, como já disse, Frodo não escolheu carregar... o poder do anel obrigou-o!
 
Então, torugo28, não sei se concordo com você.

Frodo estava destinado a destruir o Anel. Por mais que o objeto "sentisse" que estaria cada vez mais próximo de reencontrar seu mestre, ele pareceu "resistir" o tempo todo, sempre impelindo Frodo a voltar.

Concordo que ele pode até ter sido um pouco forte no final da história, quando o Anel exercia nele um poder monstruoso para nao ser destruído. Mas aí entra a parte em que, sem Sam, Frodo jamais teria conseguido. Principalmente sem Gollum, já que foi ele quem realmente jogou o Anel no fogo das Orodruin.

Além disso, a influência do Anel sobre Frodo na hora da escolha do Portador [Conselho de Elrond] não era tão grande quanto no final, quando o hobbit teve que realmente resistir à tentação [e, ainda assim, quase não conseguiu!!]. E mesmo essa pequena influência atormentava Frodo, porque ele sabia que somente destruindo o Anel teriam paz, e estava impelido pela força de vontade do Anel a não fazê-lo.

Se Frodo possuísse o Anel por mais tempo, teria sido mais influenciado [e prejudicado] do que o próprio Bilbo foi, quando ficou 60 anos em posse do objeto. Ele poderia, muito bem, ser um próximo Gollum.

[esse último parágrafo foi viajation, então nem repara :lol:]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo