• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"CAPITÃES DA AREIA" (Jorge Amado)

  • Criador do tópico Angélica
  • Data de Criação
Muito bom esse livro. Junta os elementos mais comuns do estilo Jorge Amado de escrever, tematizando sobre um problema que alfige nossa sociedade até hoje: os menores abandonados.
 
Pips disse:
É um livro que com o passar dos anos não me dá a minima vontade de ler outra vez. Sou apenas eu? Ou depois de um tempo parece que a história não é tão forte quando eu era mais novo.
Dois.
 
Não é nem de longe a melhor obra do Jorge Amado, mas...ainda assim considero um bom livro. Sou muito mais Tocaia Grande - A Face Obscura ou Gabriela Cravo e Canela.
 
Do Jorge Amado só lí Capitães da Areia, e há muito tempo!...Na época gostei bastante.

Lucas_Deschain disse:
Não é nem de longe a melhor obra do Jorge Amado, mas...ainda assim considero um bom livro. Sou muito mais Tocaia Grande - A Face Obscura ou Gabriela Cravo e Canela.


Em uma das bibliotecas que frequento, há uma coleção bem completa das obras de Jorge Amado. Dos livros por você destacados, qual acha o melhor?
 
Gostei muito do livro. Jorge Amado acertou duplamente ao escrever a obra, primeiro na escolha do tema, crianças de rua são uma mazela social que nos aflinge até hoje. E, por último, na concepção dos personagens: conseguem cativar o leitor de alguma forma, mesmo quando cometem as coisas mais vis, todos unidos por um ideal superior de companheirismo e união.

Só que tbm concordo com o que foi dito, com o passar do tempo, minha vontade de ler a obra vai se esvaindo.
 
Omnius disse:
Do Jorge Amado só lí Capitães da Areia, e há muito tempo!...Na época gostei bastante.
Em uma das bibliotecas que frequento, há uma coleção bem completa das obras de Jorge Amado. Dos livros por você destacados, qual acha o melhor?

Bom, Gabriela Cravo e Canela é o mais lembrado e o mais clássico, se você quiser tomar como base esses argumentos. Mas Tocaia Grande é um livro ótimo também, se fosse você leria o primeiro antes. Com o tempo você pode ir lendo os outros, muitos deles bons também, como Seara Vermelha, Terras do Sem Fim,, por exemplo. Tenda dos Milagres e Mar Morto são dois que não li, mas ouvi dizer que são ótimos.
Quando ler poste no tópico do Jorge Amado que criei no sub-fórum Autores Nacionais, OK?
 
Lucas_Deschain disse:
Omnius disse:
Do Jorge Amado só lí Capitães da Areia, e há muito tempo!...Na época gostei bastante.
Em uma das bibliotecas que frequento, há uma coleção bem completa das obras de Jorge Amado. Dos livros por você destacados, qual acha o melhor?

Bom, Gabriela Cravo e Canela é o mais lembrado e o mais clássico, se você quiser tomar como base esses argumentos. Mas Tocaia Grande é um livro ótimo também, se fosse você leria o primeiro antes. Com o tempo você pode ir lendo os outros, muitos deles bons também, como Seara Vermelha, Terras do Sem Fim,, por exemplo. Tenda dos Milagres e Mar Morto são dois que não li, mas ouvi dizer que são ótimos.
Quando ler poste no tópico do Jorge Amado que criei no sub-fórum Autores Nacionais, OK?

Talvez por cisma de Gabriela Cravo e Canela ter se tornado uma série de tv da globo, eu meio que desprezei esse livro por algum tempo, sei que é besteira, mas sempre tive esse preconceito bobo.:dente:
Faz algum tempo que não leio nada de literatura brasileira, acho que optarei por Gabriela, obrigado pela dica!
 
Não vais se arrepender não, Omnius. É bem legal, quero ler Dona Flor e seus dois maridos, mas não estou encontrando tempo. É uma obra clássica da Literatura Brasileira. Estou muito curioso para ver do que se trata. Bom, há muito opção se você quer ler Jorge Amado, o cara tem uma obra invejável.
 
Li esse livro só no ano passado porque quando a prof. de Português do ginásio (ops, acabo de me delatar hehehehe) lá pela 7a ou 8a série tentou incluí-lo no currículo, foi um levante de pais (corriam os anos de 60-70 ... ). Então, eu precisei ultrapassar uma auto-censura para chegar até ele mas gostei da trama, do retrato dos meninos, a relação entre eles e a influência de uma menina... Um Peter Pan sem fantasias.

Será que alguém já respondeu? O título é Capitães dA areia, referência ao trecho de praia que eles dominavam, ao fato de serem um grupo de crianças que não tinha residência nem família e que constituiam ameaça à classe média de Salvador. Acho fantástica a abertura do livro, com as matérias publicadas em jornais!
 
[align=justify]Que interessante, cara! O livro, de uma forma ou de outra, põe o dedo numa ferida que continua aberta até hoje. Por mais que possa, às vezes, parecer que é lugar-comum fazer esse tipo de crítica social, acho ela muito interessante, pois ao mesmo tempo em que retrata a penúria dos moleques do trapiche, também abre espaço para aquele lampejo de esperança, elementos que mostram que, por mais deplorável que seja essa situação, ainda assim existe potencial de mudança, tanto nos necessitados quanto naqueles que lhos devem estender as mãos. Tudo isso com aquela narrativa tão agradável do Jorge Amado.[/align]
 
Jorge Amado dá uma vida, um carisma aos personagens que me deixa fascinada. Embora não seja um dos meus autores preferidos, admiro o modo como escreve, e com "Capitães da Areia" não foi diferente. Temática chocante, ás vezes o livro me deixava deprimida XD. Não é um livro pra se "gostar" de fato, mas apreciado, pensado, refletido.
 
Confesso que chorei como uma desmilinguida desamparada no final do livro, bem, Jorge Amado faz isso com a gente, ele dá aos seus personagens um carisma tão grande e tão idealista que é impossível não ser tocado pela sua obra...
outros que li dele e não me arrependi foi Gabriela, cravo & canela e Mar morto, esse último me tirou o chão literalmente...
 
Pips disse:
É um livro que com o passar dos anos não me dá a minima vontade de ler outra vez. Sou apenas eu? Ou depois de um tempo parece que a história não é tão forte quando eu era mais novo.
Li a muitos anos. Gostaria de ler de novo mas tenho a mesma impressão do Pips.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo