• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"CAPITÃES DA AREIA" (Jorge Amado)

  • Criador do tópico Angélica
  • Data de Criação
A

Angélica

Visitante
Olá pessoal! :)

Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre essa obra.

Também gostaria de saber se o título correto desse livro é Capitães DA Areia ou DE Areia.

Devo ser sincera e dizer que não sou “aquela” apreciadora de Jorge Amado, todavia, reconheço o seu talento e já li muitos de seus livros e até tenho uma coleção deles.

Há os que foram adaptados pra telinha, pra telona e também pro teatro, como Dona Flor e Seus Dois Maridos; Gabriela, Cravo e Canela; Tieta; Tenda dos Milagres, etc. Seus títulos foram traduzidos para, aproximadamente, 50 idiomas.

De todos que li, tem um que me tocou muito mais do que os outros, Capitães da Areia, talvez pura e simplesmente por falar da realidade nua e crua das crianças de rua.

Os personagens dessa história: Pedro Bala, o líder; Volta Seca, o que odiava e era chamado de parente de Lampião; Professor, o que gostava de ler; Gato, o malandro; Boa Vida, o homossexual; Sem pernas, o traidor; João Grande, o negro bom; Querido-de-Deus, o amigo; Pirulito, o que acreditava em Deus; Dora, a mãe de todos do trapiche (barracão abandonado onde viviam) e amada por Pedro Bala e pelo Professor.

O que poderá resultar desse bando de crianças abandonadas, todos homens e uma única mulher, mãe de todos? Amante de quem? Sozinhos, eles viviam roubando, matando, morrendo, amando... Traziam consigo toda a fragilidade de uma vida, exatamente como diz o título, Capitães - donos de suas vidas - de Areia - que num sopro de vento se desfaziam.

Boas leituras, bj da angel ;)
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Caraca, como minha mãe fala desse livro e desse tal Pedro Bala! E eu não li ele até hoje...foi bom você ter colocado esse tópico aqui Angélica, assim eu acordo pra vida, e leio essa bendita obra do Jorge Amado.:doh:

-Me parece que é Capitães da Areia mesmo...
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Amei esse livro. Lembro li o finzinh dele no metro e fiquei morrendo de vergonha, pq eu estava começando a chorar em plena hora do rush paulista :rolleyes:

O nome é capitães DA areia. Mas eu adorei o pensamento de "capitães de areia, que num sopro de vento se desfazem". Acho que fica bem de acordo com a idéia do livro, né?
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Acho que eles resistiram a muito vento.

Da obra do Jorge, esse não é meu predileto não. Tem Tereza Batista Cansada de Guerra, que eu acho excelente, e Jubiabá.
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Acho que fica bem de acordo com a idéia do livro, né?

Também acho, Pepper, por isso que sempre fico em dúvida quando alguém cita DE areia, faz todo sentido...

Acho que eles resistiram a muito vento.

Com certeza Daniel, essas histórias de meninos de rua são uma das mais tristes realidades do Brasil...

Valeu meninos... bj da angel
;)
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Capitães da Areia me marcou bastante, foi aquela coisa de indicação pessoal da professora :)

De todos os personagens o que mais me marcou foi o Sem-pernas.
Ele simplesmente odeia todo o mundo, mas pelos garotos do trapiche ele é fiel. Ele meio que é capaz de voltar para sofrer junto com eles e, dentre todos os garotos, acho que ele acaba o mais "nobre" nessa parte.


E, poxa, o seu "de areia" tá genial!
*clap, clap, clap*
XD
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Oi Cleo, o Sem Pernas é o tipo de personagem que costumo classificar como "ruim-bonzinho"... Legal você ter falado dele...

bjs, menina, da angel
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Nossa, faz tanto tempo que o li, foi bom terem feito lembrança
por aqui! Vou procurá-lo pela casa e ler novamente. Lembro que
na época que pediram a leitura na escola, fiquei muito apegada
ao livro e acabei lendo antes da data determinada. (:
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Eu tb lí na escola, (faz tempão!!!) . Lembro que não me desgrudei dele enquanto não acabei de ler, e como a Pepper, a emoção fava alto e eu tb chorei.... O Sem pernas era meu favorito.
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Esse livro eh simplesmente demais. O retrato que Jorge Amado faz da sociedade eh muito bom, sem contar com os personangens ultracarismaticos, que mesmo fazendo coisas ruins vc se sente do lado deles. Eh meu livro preferido do Jorge Amado, ja li outros mas nenhum contem esse "sex appeal":rofl:
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Bom como eu disse acima, a minha mãe adora esse livro, e me fala muito bem dele, e numa dessas conversas ela me disse que o tinha, e que estava aqui em casa, numa dessas gavetas. Bem...eu já revirei cada cantinho e ainda não achei nada, mas se caso não achar eu pego em alguma biblioteca mesmo, fazer o que né.
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Amo Jorge Amado!! E adorei ler Capitães de Areia!!!
:winner: Muito bom!! Indico para todo mundo!!
 
RE: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

Pepper disse:
Amei esse livro. Lembro li o finzinh dele no metro e fiquei morrendo de vergonha, pq eu estava começando a chorar em plena hora do rush paulista :rolleyes:

O nome é capitães DA areia. Mas eu adorei o pensamento de "capitães de areia, que num sopro de vento se desfazem". Acho que fica bem de acordo com a idéia do livro, né?

ah fiquei curiosa para ler agora =D
deve ser bem legal, eu q não li nada de Jorge Amado ainda XD
 
Também não posso ser considerada A fã de Jorge Amado. Nem tanto por não gostar de suas obras, mas sim pelo fato de ter lido tão poucas... Até onde me lembro, li Capitães da Areia e Terras do Sem Fim. Se li mais algum, nem vai valer nada, já que nem me lembro :timido:

Mas, quanto aos Capitães da Areia: é lindo! Eu gostei bastante. E se as outras obras forem tão boas, logo, provavelmente, poderei mudar a primeira frase desta resposta.
O que mais me chocou na obra é o fato de que me flagrava torcendo para que os meninos se dessem bem! Ora, na vida real, eu seguramente Nunca iria querer que um menino que eu adotasse com tanto carinho acabasse me roubando, ou algo assim.
Daí, é claro, vem aquele monte de divagações sociais e tal.

Ah, Angel, estou na lista dos que acharam a explicação do porquê de "da Areia" genial ;)
 
Bem, Capitães da Areia foi o único livro do Jorge Amado que eu já li, lembro que li pro seriado, em 2007.

É do tipo de livro que eu li por necessidade (no caso o seriado) mas que leria por "diversão".

Gostei muito, e como já falaram, tinha horas que eu parava e ficava torcendo pros moleques se darem bem mesmo, a emoção que o livro passa é bem legal, e acima disso, a questão social abordada por Jorge Amado, em relação aos meninos de rua, uma coisa que existe, todo mundo vê, mas que dificilmente vai acabar, não é de hoje que é assim.

Visualizar isso e transformar em uma história tão é legal é demais!
 
É um livro que com o passar dos anos não me dá a minima vontade de ler outra vez. Sou apenas eu? Ou depois de um tempo parece que a história não é tão forte quando eu era mais novo.
 
Esse livro é fantástico. Li por conta da Fuvest mas adorei. Por conta disso cheguei a comprar o Dona Flor e Seus Dois Maridos, apesar do meu professor de literatura dizer que não é de uma fase boa do Jorge Amado. Vamos tentar em breve. :)
 
Mesmo quem não gosta de literatura brasileira fala bem desse livro!
E nas minhas aulas de literatura o povo costuma fazer o seguinte comentário sobre essa obra: " Esse é o livro da minha vida..." "Chorei muito..." etc e tal...
Ainda não lí!Mas está aqui na minha lista....:clap:
 
Eu adorei este livro.
Foi uns dos primeiros livros que li na minha vida.
Pela minha idade estar próxima das dos personagens, na época era adolescente,
foi um livro muito marcante.
Caso eu leia de novo, provavelmente terei uma outra visão do livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo