• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro - Série C

Wilzterman

Banned
Essa é a unica divisão que por ter uma formula de disputa bem mais simples já está tudo praticamente definido.. só falta a definição do título Não caiu pra D nenhum time importante e ao menos o tradicional América mineiro subiu mostrando melhora do futebol mineiro

Já estão na série B:
ASA de Arapiraca - AL
Guaratinguetá-SP
Icasa-CE
América-MG

Rebaixados pra série D:
Sampaio Correia-MA
Confiança-SE
Mixto-MS
Marcílio Dias-SC
 
ASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Alagoas de volta para um lugar de destaque...acho q o ASA tem mais condições de mostrar futebol melhor do que o CRB...vamus ver!! Asa e Icasa agora para v quem vai a final...

PS: achei muito enxuta essa formula de disputa..a CBF pelo menos poderia promover uma disputa melhor na segunda fase...bancando...dois grupos de 4 times..axo que seria mais justo..enfim...
 
Tomara que em 2011 o América volte a primeira divisão. É um time muito querido por todos os mineiros.
 
Como é a formula de disputa? Me surpreendi qdo vi q já estava tudo decidido. O Icasa enfiou 6 a 2 no Paysandu q não conseguiu subir.
 
Como é a formula de disputa? Me surpreendi qdo vi q já estava tudo decidido. O Icasa enfiou 6 a 2 no Paysandu q não conseguiu subir.

A fórmula foi bem simples..
Os 20 clubes participantes foram divididos em 4 grupos de 5, onde o lanterna de cada grupo cai direto pra série D e os dois primeiros de cada grupo se classificam pro mata-mata.
Já nas quartas de final como são 8 times e 4 vão subir.... quem vencer nessa fase já se garante na série B... bem mais rápido que nos anos anteriores.. já que pra subir um time só precisa ir bem em apenas 10 jogos...
Então ficou um campeonato bastante enxuto de se disputar e agora só restou apenas as semifinais e finais pra definir o título... mas o mais importante que era definir quem vai subir e cair já foi decidido.
Eu sinceramente não entendi porque a CBF adotou essa fórmula pra conter despesas de viagens pros clubes.. mas fica meio sem lógica já que a série D será mais longa que ela.
 
Última edição:
A fórmula é mt ruim, pq não fizeram como é a da A e B?

A fórmula realmente é ruim em termos de "justiça".

Esse tipo de divisão em grupos acaba rebaixando times não tão ruins e promovendo times não tão bons simplesmente porque eles tiveram sorte ou azar nos sorteios.

Por outro lado, essa fórmula é boa em termos de emoção e renda para os clubes.

De certo, essa fórmula foi acertada entre os clubes para que não houvesse muitas viagens de longa distância. Clubes menores, de regiões de menos tradição futebolística, não suportam disputar um campeonato de pontos corridos, em turno e returno, ao longo de quase um ano inteiro.

Se a TV viesse a se interessar por esse campeonato futuramente, essa fórmula poderia mudar. Talvez seja necessário que um time mais tradicional dispute a Série C, para que isso aconteça.

Vamos torcer então para que o Fluminense volte pra 3ª divisão e resolva esse problema do futebol brasileiro! :mrgreen:
 
Sim, é mais viável de início os clubes jogarem contra times da mesma região...

Os clubes não tem como pagar passagens de avião, hotéis toda semana se fossem jogar contra equipes de regiões distantes.. e a CBF também não.


E o Fluminense não cai para a terceira... Nem com virada de mesa.
 
A fórmula realmente é ruim em termos de "justiça".

Esse tipo de divisão em grupos acaba rebaixando times não tão ruins e promovendo times não tão bons simplesmente porque eles tiveram sorte ou azar nos sorteios.

É verdade.. um exemplo típico é o ASA de Arapiraca que foi 2° colocado no seu grupo nas quartas de final sem precisar vencer, porque empatou duas vezes com o Rio Branco do Acre e se garantiu na série B pelo discutível critério do gol fora de casa. Talvez se fosse pelo regulamento do ano passado quando a fase final era um octogonal em pontos corridos esse time não teria a menor chance.
Acho que a maior zebra da competição foi essa... apesar desse time já ter aprontado uma vez pra cima do Palmeiras logo na 1a rodada da Copa do Brasil
 
A fórmula realmente é ruim em termos de "justiça".

Esse tipo de divisão em grupos acaba rebaixando times não tão ruins e promovendo times não tão bons simplesmente porque eles tiveram sorte ou azar nos sorteios.

Por outro lado, essa fórmula é boa em termos de emoção e renda para os clubes.

De certo, essa fórmula foi acertada entre os clubes para que não houvesse muitas viagens de longa distância. Clubes menores, de regiões de menos tradição futebolística, não suportam disputar um campeonato de pontos corridos, em turno e returno, ao longo de quase um ano inteiro.

Se a TV viesse a se interessar por esse campeonato futuramente, essa fórmula poderia mudar. Talvez seja necessário que um time mais tradicional dispute a Série C, para que isso aconteça.

Vamos torcer então para que o Fluminense volte pra 3ª divisão e resolva esse problema do futebol brasileiro! :mrgreen:
Ou o Sport. :lol:
 
Não é sorteio, a divisão segue critérios de regionalidade, salvo em alguns casos, como o de São Paulo, onde tinha um time jogando pelo grupo "central" e outro jogando pelo grupo do Sul. A intenção seria cortar gastos, já que a maioria das equipes não têm recursos para viajar o Brasil inteiro por um grande número de partidas.

Mas a atual forma é bem curta (se jogar até a final, são apenas 14 jogos, tornando a série C menos dispendiosa do que a D em termo de viagens) e, mesmo que com algum esforço, as equipes conseguiriam viajar. Então, acho que seria uma boa ideia criar um índice técnico para cada equipe e distribui-las nos grupos, com cabeças de chave, e etc. Melhor ainda seria formar dois grupos de 10 com playoffs em seguida. É a questão probabilística, ou você aumenta o número de eventos (partidas) para que os fatos convirjam para as previsões estatísticas ou você distribui as equipes de forma a maximizar a chance da melhor vencer, ou os dois.

Edit: Quanto ao América ser querido por todos os mineiros, é relativo. Os torcedores mais jovens em geral gostam do Coelho por ser um time mineiro e de muita tradição, enquanto os mais velhos ainda parecem se recordar dos tempos de rivalidade e zombam da ruína do time.
 
Última edição:
É verdade.. um exemplo típico é o ASA de Arapiraca que foi 2° colocado no seu grupo nas quartas de final sem precisar vencer, porque empatou duas vezes com o Rio Branco do Acre e se garantiu na série B pelo discutível critério do gol fora de casa. Talvez se fosse pelo regulamento do ano passado quando a fase final era um octogonal em pontos corridos esse time não teria a menor chance.
Acho que a maior zebra da competição foi essa... apesar desse time já ter aprontado uma vez pra cima do Palmeiras logo na 1a rodada da Copa do Brasil

voce devia pesquisar melhor antes de falar besteira!

Eu acho que o campeonato foi muito enxuto e poderia ser melhor elaborado nessa fase principalmente...mas o resultado do Asa foi justo sim..

o time do Asa é um time bem armado e mereceu o acesso, ano passado nao foi para o octagonal por pouco...nunca que foi zebra!!

inclusive o ASA era o melhor time da competição até a 5ª rodada, se n me engano, junto com o America mineiro..o problema é que o grupo dos nordestinos era melhor do que o grupo do pessoa do norte...e acabou prevalecendo na disputa...

mas ainda assim axo que poderiam fazer um campeonato melhor

Primeiro jogo da semi Asa e Icasa empataram em Arapiraca-AL...agora é lá em Juazeiro\Ce...
 
Sim, é mais viável de início os clubes jogarem contra times da mesma região...

Os clubes não tem como pagar passagens de avião, hotéis toda semana se fossem jogar contra equipes de regiões distantes.. e a CBF também não.


E o Fluminense não cai para a terceira... Nem com virada de mesa.
A CBF tem sim.
 
voce devia pesquisar melhor antes de falar besteira!

o time do Asa é um time bem armado e mereceu o acesso, ano passado nao foi para o octagonal por pouco...nunca que foi zebra!!

Time que se classifica apenas empatando com outro em 180 min não prova absolutamente nada.. e olha que eu tenho antena parabólica digital e pela TV Cultura do Pará que transmitiu os jogos da série C, vi boa parte do 2° tempo do 2° jogo entre Rio Branco x ASA que foi decidido lá no Acre. O empate não mostrou o que realmente foi a partida já que o ASA foi um time que bateu muito, teve dois jogadores expulso e nos ultimos 15 minutos foi pura retranca não conseguindo passar do meio campo. Classificou mais por sorte do que competência.
Num mata-mata isso até dá certo... mas sinceramente não espere grande coisa desse time na série B já que lá é ponto corrrido e nesse tipo de campeonato time que joga assim não vai longe.
 
Última edição:
blz..mas se fosse 0 a 0 e o Rio Branco se classificasse seria justo? cada um joga com o que lhe é conveniente...quando o ASA precisou dos gols ele fez...
 
blz..mas se fosse 0 a 0 e o Rio Branco se classificasse seria justo? cada um joga com o que lhe é conveniente...quando o ASA precisou dos gols ele fez...

O mais justo seria em caso de empate levar em conta a campanha da fase anterior e nesse caso o Rio Branco havia sido campeão do seu grupo e o ASA em 2°.. esse era o critério que sempre foi usado nos brasileirões quando era mata-mata.
 
eu nao acho justo..porque os grupos podem ser desequilibrados..como parece ter sido o caso...o grupo nordestino era mais forte do que o grupo do norte...inclusive a pisa que o Paysandu levou do Icasa so demonstra isso...o Asa, na fase de grupo, ganhou do Icasa em Arapiraca e empatou la!!

Justo por justo ainda preferia que fizessem nessa fase 2 grupos de 4 times...ai sim seria melhor!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo