• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Basta um livro e a vida muda.

Pepper disse:
De certa forma, O Senhor dos Anéis. Nem tanto pela literatura, eu já lia bastante (também, pra encarar aquele trambolho né!), mas especialmente porque foi o livro que me fez conhecer a Valinor há muuu(...)uito tempo atrás, e consequentemente conhecer todas as pessoas que passaram pela minha vida graças àquele lugar. Acho que dá até medo de imaginar onde e como eu estaria agora se não fosse isso :rolleyes:

O mesmo comigo.

O Senhor dos Anéis foi o livro que mais marcou minha vida. Tantos livros, tantas áreas do conhecimento, tantos filmes, tantas músicas, que eu nunca teria conhecido ou me interessado se não tivesse levado um pontapé inicial de Tolkien. Isso sem falar nas pessoas que conheci em função da Valinor (aliás, a Valinor por si só foi fator determinante de muitas mudanças no meu modo de ver as coisas - a Anica e a Carol devem se lembrar de como eu era :hihihi:).

Mas concordo com a Amélie quando disse que todo livro lido tem importância para nós. Sempre tem alguma experiência apresentada que nos faz pensar sobre algo direta ou indiretamente relacionado ao que é narrado.
 
Foram tantos os livros que auxiliaram a mudar minhas perspectivas e visões acerca da vida! Claro que não procuro um livro majoritariamente para transformar minhas opiniões e conceitos - embora, além do prazer, conhecimento, sabedoria e aprimoramento do senso crítico sejam frutos que eu sempre procuro auferir de um livro. E às vezes um livro te surpreende, te dá uns "baques", te acorda para alguns fatores da vida e te redimem da alienção. Aliás, uma coisa que sempre digo é que a literatura salva o ser humano da alienação.

Citaria como grandes exemplos Crime e Castigo (me fez refletir sobre outras facetas do crime e do criminoso), Memórias Póstumas de Brás Cubas (consolidou minha visão pessimista acerca da vida), Vôo Noturno (me revelou um novo sentido para a coragem e para a ousadia) e A Enfermaria n° 6 (me fez enxergar até que ponto o homem pode ser hedonista, e como a própria filosofia é passível de nos ajudar a construir uma identidade hedonista).
 
"Os Miseráveis", de Victor Hugo, mudou a minha vida!

Eu nunca mais olhei para o mundo a mesma forma.. por mais que eu leia e releia aquele livro, de alguma forma (quase que mística) ele ainda me emociona e ensina algum valor. Mesmo já conhecendo a história, esse livro sempre me prende a atenção.
Todos que tem alguma consciência de si, do mundo e da sociedade, deveriam ler essa obra. E aqueles que não possuem esse predicados, tbm deveriam ler, para conhecerem mais sobre o mundo e sobre si mesmo.



:lendo:
 
Concordo com você, Chay. Os Miseráveis é uma obra-prima espetacular, também me marcou profundamente.
 
Ray disse:
O Senhor dos Anéis foi o livro que mais marcou minha vida.

Comigo também! Assim eu procuro não colocar um livro que muda a minha vida, mas que muda o meu momento! E o SDA me vez sair um pouco da depressão, justamente por propor ao leitor referências de um mundo bem particular e privado: A Terra Média, criada por Tolkien...foi ai que eu li também O Hobbit mais tarde, enfim, foi foda ter lido esse livro!
 
É até engraçado, mas esse último livro que foi debatido no meia, O Processo o qual achei uma leitura muito difícil, acabou me trazendo um novo ponto de vista, o processo pelo qual K sofre, pode ser entendido metaforicamente como os empecilhos que sofremos no dia a dia cujos muitos são desconhecidos, mas mesmo assim tentamos nos livrar deles...é engraçado tentar se livrar de algo que desconhecemos, porém sempre acabamos caindo nessa cilada igual a K, nem paramos para pensar: - Mas, pq isso?
Às vezes, uma pessoa fica meio assim contigo e já pensamos que o problema é com a gente e tentamos reverter esse "processo", porém não pensamos na essência desse processo, "pq esse processo?"
Li outra coisa que me chamou muita atenção que as religiões já pregam que a vida neste mundo é o resgate de suas dívidas,ou seja, já nascemos com dívidas e consequentemente um processo a ser enfrentando...mas, pera aí...o que eu fiz???isso se torna uma pressão que muitos só acreditam que através da morte irão conseguir se livrar desse processo..
Então, fiquei pensando nessas coisas e cheguei a conclusão que a vida está cheia de processos que nem sabemos os motivos pelos quais estamos sendo processados,como as preocuapações que surgem do nada,logo se tem algo a ser reparado vamos acertar as contas, no entanto se não houver o melhor é relaxar e não pensar =]
 
bom, um livro que mudou minha maneira de pensar? 1984 do orwell. Lembro-e me de
ler e ficar espantado com as coisas que ele dizia e a forma com que tudo a minha volta
parecia mais simples e compreensível depois de ler.
é um livro que me arrepio de lembrar alguns capítulos.
 
Tive vários. Acho que cada livro bom (na minha opinião) influencia um pouco em mim de maneira positiva (algunas vezes negativas tb).
Teve livros que me guiaram pra um outro caminho na vida, se é que posso colocar assim. Eu tenho vergonha de falar um que mudou meu caminho, mas eu vou mesmo assim: eu não suporto Paulo Coelho hoje, mas foi graças ao Nas Margens do Rio Piedra eu Sentei e Chorei que acabei conhecendo meu lado pagão e que me levou pra wicca, e através de alguns livros wiccanos eu conheci os Celtas e por consequência cheguei no Reconstrucionismo Celta. Eu falo mesmo sentindo vergonha pq tenho vergonha do PC, mas não do caminho que escolhi. :)

Yeats e Emily Brontë tb mudaram bastante coisa em mim, e acho que por isso acho que amo tanto os dois.
 
Nanda, eu também conheci meu lado pagão pela literatura. Mas acho que tive um pouquinho mais de sorte que você porque o livro que me levou pra esse caminho foi As Brumas de Avalon, passei longe do Coelho... Daí eu também cheguei na Wicca... ;)
 
Maiara Jansen disse:
Nanda, eu também conheci meu lado pagão pela literatura. Mas acho que tive um pouquinho mais de sorte que você porque o livro que me levou pra esse caminho foi As Brumas de Avalon, passei longe do Coelho... Daí eu também cheguei na Wicca... ;)

Teve mais sorte mesmo! Mas não posso reclamar, meu primeiro livro wiccano mesmo, que li pouco tempo após o Paulo Coelho, foi A Dança Cósmica das Feiticeiras (considerados por muitos a "bíblia" da Wicca). Então foi tipo assim "ah, cuma, tem mais de 1 lá em cima é?" e tive um clique, ai fui na Saraiva e me deparo com esse único exemplar esperando por mim. Demorei anos até ver esse livro em alguma livraria novamente.

Então talvez seja melhor dizer que Starhawk mudou minha vida? :P Pelo menos ai sim eu teria orgulho :)
 
Ah, sim... :) Starhawk é realmente indispensável e ainda bem que você não ficou nessas de Coelho e Eddie Van Feu como muitos... :rofl:
 
Maiara Jansen disse:
Ah, sim... :) Starhawk é realmente indispensável e ainda bem que você não ficou nessas de Coelho e Eddie Van Feu como muitos... :rofl:

A Eddie eu fiquei sabendo que existia eu tava aqui no Rio e já era veia de guerra. Fiquei com os cabelos em pé qdo vi as coisas da figura.
Starhawk eu comprei em 1996/1997 (não lembro o ano exatamente o_O To ficando velha) Acho q a Eddie nem existia nessa época (ainda bem).

The Apple Branch, do Alexei Kondratiev me mudou definitivamente pro Reconstrucionismo Celta. Mas acho q nem conta tanto aqui, já q é livro que explica sobre isso mesmo :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo