• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Abylos [2.0]

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Introdução:

Já que é lista 2.0, não repetirei nenhum dos da primeira lista, até porque estou tratando o assunto dessa vez bem mais como uma indicação do que da outra vez, quando mandei os meus favoritos da época. Fiz uma seleção que contem, a meu ver, livros marcantes ou que induzem a reflexões importantes.

1- A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

41vJpYfFiXL._SY344_BO1,204,203,200_QL70_ML2_.jpg


Li bem depois da epoca de escola, quando a gente costuma ler mais esses clássicos (eu pelo menos
:P
), mas é meu clássico de literatura luso-brasileira (ou seja, dos que obrigavam a gente ler na escola) favorito
:)


Um fato curioso: O final do livro se assemelha a cenas que imaginei tantas vezes em meus devaneios, que encaixou perfeitamente rs

Não os detalhes de locais e objetos, mas as emoções envolvidas. E isso torna esse livro especial pra mim.

2- Eu, robô - isaac asimov

93acae16d484414a19a9cceb6c3697dbf8dc893f.jpg


livro muito importante para nos darmos conta das incoerencias que podemos estar aplicando em nossas vidas a titulo de logica e princípios. E uma boa aula de porque devemos programar bem as maquinas
:D


3- Para Poder Viver - Yeonmi Park

1643755982240.jpeg

Um aviso. Não é para os de coração fraco. Um relato veridico de uma refugiada da Coreia do Norte.
O que ela passou, fez e superou para poder ser livre ultrapassa o que a maioria de nós poderia aguentar.
Considero essa moça uma das pessoas mais fortes do mundo se não a mais forte

4- A Garota da Terra do Vento (crônicas do mundo emerso) - Licia troisi

1643755731989.jpeg

Voltamos a minha amada fantasia. Este é o primeor livro da trilogia cronicas do mundo emerso e por isso indico ele.
Acompanhar a trajetoria da protagonista Nihal é uma viagem gostosa e interessante, embora possa ser irritante pra quem, como eu, se afeiçoa a ela e torce para sua felicidade rs
Mas no seu crescimento temos muitas lições importantes que podemos tirar
:)


5- O Contrato Social - Jean-Jacques Rousseau

o-contrato-social-jean-jacques-rousseau.jpg


Livro que pôs em palavras muito do que sinto sobre a sociedade e me ajudou a articular argumentos do porque certas coisas tidas como normais nunca foram nem serão certas.

Ótimo para despertar a necessidade de participar e/ou acompanhar de perto os processos sociais e políticos de onde se vive.
 
Listinha interessante e bem diversificada, os robôs de Assimov não serão bem adaptados tão cedo,
Ainda acho estranho ver que alguem gosta, e como favorito um livro obrigatório da escola é novidade para mim, normalmente saímos todos traumatizados, eu mesma não chego perto de nenhum dos nove malditos da época do vestibular.
 
Listinha interessante e bem diversificada, os robôs de Assimov não serão bem adaptados tão cedo,
Acho que dava uma boa série antológica, mas... :P

Ainda acho estranho ver que alguem gosta, e como favorito um livro obrigatório da escola é novidade para mim
Problema nem é ser obrigatório, é querer que você, adolescente, entre com os dois pés num universo de leitura que trata muito de aspectos adultos da vida em meio a um estilo de escrita algo distante. Sei lá, fico com a impressão do que depreendi de uma palestra com o João Cezar de Castro Rocha: literatura brasileira e portuguesa deveria ser ensinada, sim, porque trata da (ideia de) construção do país. Problema é como muitos professores tratam a questão, entregam o livro, mandam decorar aspectos das escolas literárias e pronto, já pode ir pro vestibular. ¬¬

5- O Contrato Social - Jean-Jacques Rousseau
Deve ter sido um dos primeiros utópicos que li. Agora, se na época que eu li - aos 15 - achava ingênua a proposta das cidades-estado, hoje então... Mas tinha bom coração e o livro reflete bem as ansiedades sociopolíticas da Europa naquele tempo.
 
Última edição:
A Moreninha é o único que li e ao mesmo tempo não li totalmente, por ter lido uma versão mais resumida que foi o suficiente pra ir bem numa prova. (sim, admito)
 
Eu nunca li A Moreninha — nem no colégio nem na faculdade de Letras (shame on me! rs). Corrigirei isso em breve. :timido:
 
O único livro que eu li dessa lista foi A Garota da Terra do Vento, foi uma das primeiras fantasias que eu li, nem lembro quando - tenho certeza que foi antes de ter lido Senhor dos Anéis, porque eu lembro que depois de ter lido SdA que comecei a achar que o livro não era tão bom e antes eu achava que era maravilhoso... - eu sei que eu tinha um box com os três livros dessa trilogia e devo ter lido, no mínimo, umas 3 vezes a trilogia toda. Aliás, nem sei o que eu acabei fazendo com ele, dei fim. Devia ter guardado pra leituras adolescentes.
 
Essa Garota da Terra do Vento peguei de graça numa promoção da Amazon logo que começou a pandemia, mas nunca li. Estou cogitando dar uma chance. Não é a primeira vez que vejo alguém o elogiando.

Daí só li a Moreninha, na escola. Apesar de ter sido uma leitura obrigatória, foi bem agradável.

Eu, robô está na minha lista eterna de logo logo eu leio, mas não sei por que cargas d'água não o li até hoje. Acho que não tem na biblioteca que costumava frequentar. Vou ver se descolo um ebook baratinho. Asimov vira e mexe aparece no prime reading, quem sabe...
 
Listinha interessante e bem diversificada, os robôs de Assimov não serão bem adaptados tão cedo,
Ainda acho estranho ver que alguem gosta, e como favorito um livro obrigatório da escola é novidade para mim, normalmente saímos todos traumatizados, eu mesma não chego perto de nenhum dos nove malditos da época do vestibular.
Bom, eu não li esse na escola, embora tem outros que li e gostei, como amor de perdição/amor de salvação rs

Memórias póstumas tinha gostado e não gostei tanto quando li de novo 😅

Agora 2 que realmente não foram boas experiências: São Bernardo, único livro que adormeci lendo e capitães da areia, que apesar de hoje reconhecer a importância como critica social, detestei a história...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo